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marcelosz Membro Novato |
# jan/16
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http://fratermusic.com/potenciometros-linear-ou-logaritmico-250k-ou-50 0k/
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pedropohren Membro Novato |
# jan/16
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DimeMegadeth
Fico feliz que ninguém citou o que eu vou falar agora, porque eu tava me mordendo pra falar disso quando vc mencionou resistores :P
A questão dos resistores que tu disseste, é simples: Tendo uma guitarra com humbuckers E single coils, dificilmente um potenciômetro conseguiria agradar a gregos e troianos. 250k nos humbuckers deixaria o som muito opaco, e 500k nos singles deixaria o som muito estridente. Mas o John Suhr há algum tempo propôs uma solução bem simples pra esse problema. Basta vc usar um potenciômetro de 500k, ligado direto em todas as posições onde vc tem humbuckers, e onde tiver singles, vc coloca um resistor de 250k, soldado exatamente na ponta da chave seletora que leva ao captador single e na ponta que leva, daquele captador, ao controle tonal dele. Isso vai filtrar os 250k a mais que tornariam o som "desagradável"... Isso resolve tranquilamente o problema, e vc pode usar potenciômetros de 500k à vontade e o som de nenhum dos captadores vai sair prejudicado. E de quebra, é uma modificação ridiculamente fácil de se fazer, quase nem aparece na elétrica da guitarra. Discreta, elegante e eficiente. (Como todo o trabalho do Suhr, aliás :P )
Espero ter ajudado ^^
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Ismah Veterano |
# jan/16
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marcelosz
Continua sem sentido, porque o log tem uma curva lenta, rápida, lenta... Enquanto o linear vai subindo aos poucos...
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Ismah Veterano |
# jan/16
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pedropohren Tens algum esquema disso? Ficou um pouco confusa sua explicação... O que aumentar a resistência do LPF dos singles traria menos brilho, sendo que o filtro de sintonia está cada vez mais alto?
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# jan/16
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pedropohren Já trabalhei com guitarras Shur (são excelentes!), e, de fato ele usa esse esquema de resistores como "filtros" de corte de frequência em pots de 500K para "single-coil". Abç
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pedropohren Membro Novato |
# jan/16
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Ismah
O blog Loucos Por Guitarra fez um post explicando isso (mando o link do post inteiro porque nunca consegui postar um link de imagem aqui :P ), de onde o resistor deve ser soldado pra filtrar esses 250k a mais do pot de 500k nos captadores single... Mas a modificação abordada no post deles serve pra uma guitarra HSS, não HSH, então seria a questão de adaptar o esquema... ^^
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Ismah Veterano |
# jan/16
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Fico no aguardo, porque isso não faz sentido na minha mente. rsrsrs
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DimeMegadeth Veterano |
# jan/16
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pedropohren
Bah... coloca esse link aí, meu bruxo! Tu falou tudo o que eu queria ouvir... hehehehe
Eu havia pensado também em colocar um pot de 500k só pro HB, um de 250k só pros singles eu e apenas um pot de tonalidade em comum a todos os captadores. Mas digamos que eu fizesse isso, o pot de tonalidade seria 500k ou 250k? [por que eu for fazer o que você falou, quanto ao resistor, aí essa minha gambiarra toda de um pot de volume pra cada tipo de pickup fica meio (totalmente) desnecessária e sem sentido.] hehehehe
Abraço, brow.
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marcelosz Membro Novato |
# jan/16 · Editado por: marcelosz
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Ismah Continua sem sentido, porque o log tem uma curva lenta, rápida, lenta... Enquanto o linear vai subindo aos poucos... Nenhuma das guitarras/baixo que tenho usam POT tipo B no tone, mas um dia eu ainda vou fazer um teste pra comprovar esse lance de "virar um switch on/off"
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BTW, a Emerson Custom só trabalha com POTs tipo A em todas as posições.
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Ismah Veterano |
# jan/16
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marcelosz
Cara continuo achando que vc entendeu errado. O linear não age assim, quem faz isso é o log... E foi o que entendi do texto que transcreveste também.
O logarítmico tem 10% da resistência no começo do curso, e 90% no resto, por isso que ele atua como on/off. Quando vc passa dos 10% entra na área de "on".
O que já vi é usar um filtro fixo, e regular o volume do agudo no pot. Isso sim faz sentido.
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Ismah Veterano |
# jan/16
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marcelosz Membro Novato |
# jan/16 · Editado por: marcelosz
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Ismah Temos que lembrar que um POT de tone é utilizado de maneira diferente ao de volume. Enquanto no de volume o 10 (todo aberto) significa resistência mínima, no de tone o 10 significa resistência máxima, afinal o que se deseja com o POT nessa posição é minimizar o sinal que irá para o terra através do capacitor.
Esse vídeo eu já tinha visto. Aliás, esse cara tem vários vídeos legais sobre POTs e capacitores. Foi através de um vídeo dele que aprendi o funcionamento do POT de tone + capacitor um tempo atrás (extremamente didático).
Tive a mesma percepção que a dele nos POTs da Alpha usados para volume: são quase lineares. Os CTS são melhores, o problema é que o "knurling" do eixo é mais fino, se o knob não for compatível vc tem um problema de encaixe. Os POTs Emerson são CTS modificados, melhores ainda (variação de no máximo 8% no valor de resistência, contra até 20% dos concorrentes...).
Edit: esqueci de botar o link para o vídeo sobre tone POT linear x log:
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pedropohren Membro Novato |
# jan/16
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DimeMegadeth
Desculpa ai, vey... Acabei na correria esquecendo de postar o link pro post :P
Segue ai:
http://guitarra99.blogspot.com.br/2012/10/o-grande-problema-de-guitarr as-com.html
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Ismah Veterano |
# jan/16
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marcelosz
Comecei a entender seu post, mas não é via de regra volume ser A/Log
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jaca86 Veterano |
# out/16
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Bom, não entendia bulhufas de potênciometros e to meio confuso aqui nesse Tópico.
Estou comprando peças para montar uma Guitarra, com o devido cuidado para não fazer cagada (risco grande) Dúvida; Estou montando uma Strato HSS. Quero um push-pull no Humbucker. Quais potênciometros devo usar A,B, 250, 500 e em qual coloco o push-pull Tone ou Volume?
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Ismah Veterano |
# out/16
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Quais potênciometros devo usar A,B, 250, 500?
Sempre lembre que A vem de Audio (sem acento, pois vem do inglês), e ele cresce de forma logarítmica a resistência. Basicamente até
- um quarto do curso tens 1% do valor - metade do curso (12hs, posição 5) ele entrega 10% do valor. - três quartos do curso 50% do valor - até o fim, onde há 100% do valor nominal
Eu uso A250 no volume, e B500 nos tones que atuam sobre cada single. Normalmente o do meio fica fechado por volta de 4~6, e o do braço aberto. Uso bastante o jogo de volume para tirar o estalado.
O usual seriam 3 A250k, para uso com single-coils. E A500k para os HB. Mas não é via de regra.
Existem ligações diversas, nenhuma é a certa, e cada uma tem seus benefícios. Acho que a de maior destaque seria a que o John Suhr desenvolveu usando pot's de A250k, mas quando selecionado o HB, entra na jogada um resistor, o que faz parecer que tem-se um A500k...
Existe um tópico falando apenas sobre "wiring" de guitarras. Sugiro que dê uma lida, o primeiro post contém até esquemáticos para.
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