Potenciômetros tipo A ou B, 500K ou 250K. Tire suas dúvidas definitivamente

Autor Mensagem
MusicDan
Veterano
# jan/15


Existem quatro tipos básicos de potenciômetros nas guitarras:
B500k, B250k, (Lineares) A500k e A250k (logarítmicos)

Assista esse video e tire suas dúvidas definitivamente
https://www.youtube.com/watch?v=j6eAq3IYP08

ogner
Veterano
# jan/15
· votar


Estou usando um linear 250k no volume numa strat, e a diferença é q o curso pra diminuir o volume é bemmm maior.

Javé
Veterano
# jan/15 · Editado por: Javé
· votar


falando nisso mandei por um potenciômetro push poll e ficou ruim para controlar o volume tipo fica bem alto ou bem baixo não tem meio termo , sera que é o potenciômetro linear , se for vou ter que trocar

NeoRamza
Veterano
# jan/15
· votar


Aproveitando o tópico, eu li uma matéria na qual vi que a maioria dos potenciômetros logarítmicos são na verdade falsos logarítmicos, e na verdade uma mistura de dois lineares:

http://www.premierguitar.com/education/images/pic_200808_getwired_1.gi f

Sendo assim é intuitivo pensar que podem existir logarítmicos de todos os jeitos, reais, combinação de 2 lineares, e combinação de (quem sabe) vários lineares.

Então gostaria de saber das pessoas que testaram várias marcas se perceberam grandes diferenças entre potenciômetros logarítmicos de marcas diferentes e mesmo valores.

Ismah
Veterano
# jan/15
· votar


testaram várias marcas

Pot é alfa. O resto é balela.

No mais, percebi que os log servem como um LPF, do 8~8,5 ao 10, o volume muda praticamente nada, apenas é cortado os agudos,

DOF Hard
Membro Novato
# jan/15
· votar


Otimoo

Strato.Freitas
Membro Novato
# mar/15
· votar


Telecaster com 500k é normal?

Estou começando a entender mais de dentro de uma guitarra agora só, e a minha são dois Singles Coil de 500k. Está tudo no "padrão Fender"?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


Strato.Freitas
Telecaster com 500k é normal?
Não.
É 250K
Abç

Headstock invertido
Veterano
# mar/15
· votar


Se não me engano, 500k em uma Tele vai dar uma sonoridade inaudivelmente estridente.

__________

Falando em pots, estou usando logarítmicos pela primeira vez. Bem legal.
Só tinha usado linear até hoje pois meu uso era apenas liga/desliga.

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


Headstock invertido

Pq não um switch então?

DimeMegadeth
Veterano
# dez/15
· votar


Olá, pessoal!

Tenho uma SX stratocaster com 3 singles (de fábrica) e vou comprar dois mini-humbuckers (ponte e braço).
O potenciômetro de volume é logaritmo e os de tonalidade são lineares (é isso mesmo?). Pelo menos foi o que li nos blogs da vida. hehehe
Então, li também que preciso trocar o potenciômetro de volume pra um de 500k. No entanto não encontrei nenhuma informação sobre os potenciômetros de tonalidade; devo mantê-los com 250k ou, com o advindo dos mini-HB, devo também substituí-los por outros de 500k?
Essa é minha dúvida. Obrigado pela ajuda desde já!

PS: por hora não me importo com o pickup do meio. No futuro ele, provavelmente, será substituído também por um mini-humbucker.

o/

morais.sc
Membro Novato
# dez/15
· votar


DimeMegadeth

1. Pickup de tonalidade não faz diferença, apenas o de volume.

Obs: acredito que vc esteja colocando na sua guitarra "humbucker em formato de single"... mini-humbucker é outra coisa...

Obs2: Depois que instalar, veja como ficou o som das posições 2 e 4, é comum ficarem captadores "fora de fase". Dá uma googleada nisso.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15
· votar


DimeMegadeth
O potenciômetro de volume é logaritmo e os de tonalidade são lineares
Não. É EXATAMENTE ao contrário...
Em princípio não substitua nada.
morais.sc
Pickup de tonalidade não faz diferença, apenas o de volume.
Se vc quis dizer que o potenciômetro de tonalidade não faz diferença... Você errou, pois é exatamente ao contrário...

inExperienced
Veterano
# dez/15
· votar


Eu prefiro os potenciômetros "B" mas sempre me confundo na hora de comprar.

DimeMegadeth
Veterano
# dez/15 · Editado por: DimeMegadeth
· votar


morais.sc
"acredito que vc esteja colocando na sua guitarra "humbucker em formato de single"... mini-humbucker é outra coisa..."
Qual a diferença?

Mauricio Luiz Bertola
Tive essa dedução lógica pela "Descrição Geral" em http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1378-potenciometro_500 k .

Eu pretendo trocar os captadores sozinho, sem a ajuda de um luthier. Não preciso comprar potenciômetros novos? O_o

Acho que fiquei mais confuso com tudo isso agora. hehehe

Obrigado pela ajuda que estão dando, senhores.


PS: desculpa pelo "flood".


EDIT: esse aqui tem um papo um pouquinho diferente -> http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1377-potenciometro_250 k . Por que ele indica 500k pra guitarra sem escudo e 250k pra guitarra com escudo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15
· votar


DimeMegadeth
Como lhe disse: Não precisa trocar nada.
Se, por acaso, você sentir que sua guitarra ficou com som "opaco", aí sim faça a troca por 500K.
Abç

DimeMegadeth
Veterano
# dez/15 · Editado por: DimeMegadeth
· votar


Mauricio Luiz Bertola

"Se, por acaso, você sentir que sua guitarra ficou com som "opaco", aí sim faça a troca por 500K."
Se eu sentir que ficou "opaco", qual deles eu troco por 500k: o de volume? Os de tonalidade? Todos? E se o de volume for "X (A ou B)" e os de tonalidade forem "Y (A ou B)", quando/se for trocar pelos de 500k sigo o exmpleo dos que já estavam?

Desculpa a ignorância, amigo. Não entendo nada mesmo. Mas quero aprender!
Muito obrigado pela força que está dando!
Abç

Ismah
Veterano
# dez/15
· votar


Só para registrar... eu sinto um pouco de arrependimento de ter usado pot's de 500k lin no tone (22nF), com singles. Ficou bem agudo, com quis mas ela ficou muito específica para meu objetivo de tocar regional na época...

Pode ter sido azar de colocar caps agudos, com cordas finas (009), numa guitarra sem resposta de graves, mas... Vou trocar por 250k log assim que der, ou até menos.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15
· votar


DimeMegadeth
Como eu te disse, ouça 1º.
Se ficar "opaco" demais, troque TODOS os pots para 500K.
Ismah
Com capts singles, raramente 500K fica bom...
Abçs

DimeMegadeth
Veterano
# dez/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu, Mestre! Agora ficou claríssimo hehehe

Abç.

DimeMegadeth
Veterano
# dez/15 · Editado por: DimeMegadeth
· votar


E esse cara agora; [i][500k = humbucker, 250k tonalidade e single coil/i], diz ele.Acho que vou fazer um cursinho de eletrônica... hehehe
https://www.youtube.com/watch?v=j6eAq3IYP08


/////////////////////////////////////////


E quanto a parte de resistores, Mauricio Luiz Bertola, como que fica?

Obrigado pela força que está dando, amigo!

Ismah
Veterano
# jan/16 · Editado por: Ismah
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Pode ser porque fiz na gambiarra. Quis testar e ver o som dos anos 50, e sintonizei o filtro RC próximo disso. Parece que a deficiência com reprodução de agudos era enorme rsrs

A combinação acho que devia ser 250K com .47uF (1 355Hz), eu usei 500K com .22uF (1 447Hz)... nunca 100Hz fizeram tanta diferença.

Presumo que realmente a baixa qualidade do instrumento (é uma guitarra de 350 pila, não vamos tapar o sol com a peneira), mais os captadores Malagoli Standart S2 (mid e neck) que são mais agudos (vintage), soam estridentes (não ruim, mas acho que não precisava ser tanto).

Ela encaixa no estilo regional
A57 no cone off axis > https://soundcloud.com/don-ismah/a-culpa-sua-d
A57 hanging > https://soundcloud.com/don-ismah/a-culpa-sua-hanging
A57 on axis borda* >https://soundcloud.com/don-ismah/a-culpa-sua-borda

Ignore que eu me perdi uma meia dúzia de vezes nas gravinas.

*Aqui soou melhor de todos, e é como venho gravando, quando não gravo com ambiência e deito o mic em cima do head (funciona, porque gravo com master "aberto" rsrs

DimeMegadeth
E quanto a parte de resistores, Mauricio Luiz Bertola, como que fica?

Os potenciômetros são teus resistores (variáveis).

DimeMegadeth
Veterano
# jan/16
· votar


Ismah

Os potenciômetros são teus resistores (variáveis).
... Ok... hehehheheheh

Devo colocar ou não? Se sim, onde (Tone 1? Tone 2? Volume? Todos?)? E se sim, de que tipo devo usar?

Mais uma vez me perdoem pela ignorância no assunto e muito obrigado pelos esclarecimentos!
Abç.

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


Bem, conforme a elétrica da guitarra, muda a configuração...
LP geralmente é 1 tone e um volume pra cada captador;
Strato geralmente é um volume geral, um tone pro meio e um pro braço;
Tele é um tone geral e um master;
LP com tone stack (bass/mid/treble) e volume geral;
Strato com três volumes, e 5 estágios de ganho master;
Tem guitarras sem tone, ou sem volume...!
Enfim, tem N ligações possíveis, cada uma com um resultado.

O mais usual é tone com pot logaritmíco e volume linear. Mas não é uma via de regra...
Eu prefiro o volume log, pelo efeito de LPF que falei acima: se consegue cortar rapidamente agudos, sem perder quase nada de volume. Uso os tones hoje lineares, mas acho que acabarei voltando para os log também, por questão de ser menor o curso para se perceber uma diferença.

Se tem vontade de testar essas paradas, compre um kit com conectores (compra-se avulso também), acho que vendem sob nome de fast connect, e vc poderá mudar sempre que desejar.

Ismah
Veterano
# jan/16 · Editado por: Ismah
· votar


Duplo.

DimeMegadeth
Veterano
# jan/16
· votar


Ismah

Pode crê, obrigado pela força, cara! Mas ainda não entendo onde entram os resistores nessa história..

PS: minha guitarra é uma Strato S-HB/S/S-HB.

Abç.

DimeMegadeth
Veterano
# jan/16
· votar


Bah... perdão a todos. Eu queria saber sobre capacitores e estava perguntando sobre resistores... perdão. Capacitores!!!

Strato HSH. Capacitores... ?

Obrigado, senhores!

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


DimeMegadeth

Agora quem se perdeu fui eu... Mas acho que te respondi lá noutro tópico.

marcelosz
Membro Novato
# jan/16
· votar


Sobre POTs, o de volume é preferível ser "A" (audio tapper), devido à curva logarítmica de variação da resistência. Essa curva é similar á forma como nossos ouvidos "respondem" ao aumento de volume, ou seja, de forma NÃO-LINEAR.

Nada melhor que um POT de volume tipo A com "treble bleed" (volume mod), pra manter um pouco os agudos mesmo em volumes mais baixos.

Já o POT de Tone tem que ser tipo "A", pois se for linear (tipo "B") atua como um switch on-off, sem regulagem nenhuma do corte de agudos (sinal que vai pro capacitor e depois terra).

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


marcelosz

Acho que vc se confundiu em algum momento. O linear vc tem um LPF semelhante ao que teria numa mesa de som. Já com o log vc teria sim, quase uma chave on/off.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Potenciômetros tipo A ou B, 500K ou 250K. Tire suas dúvidas definitivamente