Potenciômetros 500k ou 250k

Autor Mensagem
Ernesto Victor
Veterano
# fev/11


Posso usar um pot de 250k na ponte e um de 500k no braço (2 single coil)? A guitarra é uma de marca desconhecida a qual estou reformando e, o esquema de de ligação dos captadores dela é igual a do Jazz Bass da Fender. Sei que o pot de 500k dá um som mais agudo e é usado nas guits com humbucker. Eu queria fazer uma combinação diferente.

Stevenzin
Veterano
# fev/11
· votar


Sempre é bom usar pot de 250k pra single, pois single já tem muito agudo, então se vc usar o de 500k vai ficar muito estridente

Will Bejar
Veterano
# fev/11
· votar


Ernesto Victor
Eu queria fazer uma combinação diferente.
Cara, se for um experimento, vale tudo... só tem que tomar cuidado pra não gostar demais.. kkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Falando sério, os pots são baratinhos, faz um teste, ué!!!

buddy guy
Veterano
# fev/11
· votar


Ernesto Victor

Posso usar um pot de 250k na ponte e um de 500k no braço (2 single coil)? A guitarra é uma de marca desconhecida a qual estou reformando e, o esquema de de ligação dos captadores dela é igual a do Jazz Bass da Fender. Sei que o pot de 500k dá um som mais agudo e é usado nas guits com humbucker. Eu queria fazer uma combinação diferente.




Velho,pots de 500 é para captadores que exigem saída alta,como humbucker por exemplo.Single convencional,é 250 k.Não adianta ficar inventando !!!!

salton
Veterano
# fev/11
· votar


sem contar que dá pra "editar" a resistência desses pots, colocando o devido resistor na jogada, ou o famoso "treble bleed mod"...

um artigo em inglês sobre o assunto:
http://www.projectguitar.com/tut/potm.htm

Excel Lion
Veterano
# fev/11
· votar


buddy guy
Stevenzin

Tem gente que põe pot de 500k em Texas Special (single), e fica um som bem interessante porque o Texas é bem 'escuro', cheio de médio e grave.

salton
Veterano
# fev/11
· votar


tem que experimentar mesmo... por exemplo: pegando um pot de 500k e ligando um resistor de 750k nas "perninhas" das pontas deixa o pot com um valor de 300k... já permite um pouco mais de agudos... e por aí vai.

buddy guy
Veterano
# fev/11
· votar


Excel Lion

buddy guy
Stevenzin

Tem gente que põe pot de 500k em Texas Special (single), e fica um som bem interessante porque o Texas é bem 'escuro', cheio de médio e grave.



Eu acho que neste caso como vc comentou,os caps ficarão ardidos pra caramba !!! Tem um video do Fernando Noronha,que não sei se ele usa texas special(mas tá meio na cara de ser),que achei o som ardido pra caramba !!!! Quer ver,se liga só !!





buddy guy
Veterano
# fev/11
· votar


Excel Lion


E tem um detalhe,heim,repare na altura dos caps como estão bem baixos.Creio que isto tenha sido feito para tentar um equilíbrio de saída dos caps.Mas mesmo assim,ainda achei bem ardido o som !!!

sidguitar1
Veterano
# fev/11 · Editado por: sidguitar1
· votar


Eu queria fazer uma combinação diferente.
Cara, se for um experimento, vale tudo... só tem que tomar cuidado pra não gostar demais.. kkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Falando sério, os pots são baratinhos, faz um teste, ué!!!

+1 ponto pra vc will. o negocio e colocar e ver como fica,vai vc acha seu som, imagine se o EVH perguntasse pra galera se dava pra fazer algo hehehe nao era o monstro na musica e criatividade q é,Ernesto Victor compre o pot ligue e teste ,se nao gostar so vai ter q esperar o ferro de solda esquentar e desmontar a guitarra,coisa q vc faz em uma tarde e tira sua duvida pra sempre,abraço

buddy guy
Veterano
# fev/11 · Editado por: buddy guy
· votar


Ernesto Victor



Outra coisa:Vale lembrar que para timbre de strato,o lance é caps de saída baixa !!! Falo em relação aquele quack e os estalados característicos de strat !!



EDIT E os pots de 250k com capacitor 047 uf !!

Will Bejar
Veterano
# fev/11
· votar


sidguitar1
+1 ponto pra vc will
Opa, valeu.

buddy guy
Vale lembrar que para timbre de strato,o lance é caps de saída baixa !!! Falo em relação aquele quack e os estalados característicos de strat !! E os pots de 250k com capacitor 047 uf !!


Ernesto Victor
Lendo isso lembrei de uma coisa, tenho uma Fender Jaguar que tem 2 singles que (se não me engano) são iguais aos captadores de strato... a diferença é que os pots são de 1M (não sei qual o nome do valor correto).

Ernesto Victor
Veterano
# fev/11
· votar


Valeu galera! Agradeço à todos pelos comentários!!! Vlw!!!

Arimoxinga
Veterano
# set/11
· votar


galera estou enfrentando uns problemas com o pot da minha guitarra ela tá tipo tocou nele e o som fica falhando estou aqui pronto para remover o chato mas vi que é de 500k, e eu tenho dois de 250k novos que tinha comprado para outra ocasião.

A pergunta é minha guitarra é uma memphis mg230 HSS, se eu por o de 250k vai ficar ruim o som? ou tem algo que eu possa fazer para aumentar esses 250k para 500k?

Peace!!

Arimoxinga
Veterano
# set/11
· votar


up

Bender
Veterano
# set/11
· votar


Arimoxinga
Rapaz estou usando 250K ate agora nda a reclamar (ae pq eu nao sei como eh o som desse Humb. com 500K kkk).
Inclusive nas pesquisas q eu fiz por ai na Config. de HSS é até comum usar pot de 250K mas na real nao sei se prejudica o som do Humb.

Espero ter ajudado.

Arimoxinga
Veterano
# set/11
· votar


Bender

então cara obrigado mesmo ufa! pensei que niguém fosse me ajudar pq sei que tem muita gente que saca disso aqui hehe.

Eu andei pesquisando tbm e vi que tem guitarras com humb. com pots de 250k inclusive descubri que a Gibson usa pots de 300k nas guitarras que no caso tem humb. vou esperar ver se alguém mais se manifesta e dai então colocarei o de 250k para ver no que dá.

Peace!!!

Arimoxinga
Veterano
# out/11
· votar


pessoal voltei aqui só para postar que consegui arrumar o pot sem precisar trocar! usei uma dica que o MauricioBahia postou em algum tópico que não me lembro agora.

era um video com o cara limpando um pot de um equipamento lá com um produto chamado limpa contato. Bom como eu não tenho isso e pensei que o pot já estivesse condenado coloquei um pouco de oléo singer e fiquei rodando do min. para o max. esperei uma hora e o pot tá funcionando beleza e bem molinho \o/ hehe se eu achar o video venho postar aqui

Peace!!!

biscoitomusic
Membro
# mai/13
· votar


e se for hot noiseless? tbm é melhor 250k? e qual capacitor? esse lance de posts a ou b alguem sabe?

geronimo.correa
Veterano
# mai/13
· votar


Arimoxinga
era um video com o cara limpando um pot de um equipamento lá com um produto chamado limpa contato. Bom como eu não tenho isso e pensei que o pot já estivesse condenado coloquei um pouco de oléo singer e fiquei rodando do min. para o max. esperei uma hora e o pot tá funcionando beleza e bem molinho \o/ hehe se eu achar o video venho postar aqui

O lance do limpa contatos é que ele não é não deixa residuos, diferente do óleo que, com tempo, pode ajudar a juntar mais sujeira, devido a suas caracteristicas "grudentas" hehehe Abraço!

maspn
Veterano
# mai/13
· votar


biscoitomusic


A - Algaritmo
B - Linear

Vamos começar entendo o que o capacitor de TONALIDADE faz.

250k - Ele corta mais os agudos, de forma geral, ele é mais fechado

500k - Pouco mais aberto que o de 250 k

1MB - Bem aberto, Apesar que tem gente que já vi que fala que se você usa muito cabo precisa de um capacitor desses, não tem nada haver. o que acontece que ele é um potenciometro que te fornece um som mais natural, usado mais em capatores de saída alta / vintage e também no NOISELESS.

Algaritmo é mais usado em volume

Linear é para a Regulagem do tone, por que?

O algaritmo ele é um potenciometro mais sensível, imagine que você está em um show, com o potenciometro linear, o pouco que você mexe, o som do seu instrumento já iria aumentar ou diminuir demais, já no algaritmo a sensibilidade é mais lenta e devagar, soa mais natural, como o linear é mais bruto, funciona como liga e desliga, pode notar, pouco que você mexer no tone ele já corta o agudo.

O capacitor, quanto mais Forte mais corta o agudo.
Já vi guitarras com capacitores de .018uf.

Singles geralmente vem com .047uf.;
E humbucker .022uf.
mas nada diz a respeito.

Hoje fui comprar um potenciometro e tinha um potenciometro original fender com um capacitor de .022uf. de brinde. (se é que era brinde, custou 100 reais cada x4)

Por se cortar muito bruscamente, as empresas estão escolhendo padronizar o de .022uf.

Arimoxinga
Veterano
# mai/13
· votar


geronimo.correa

Exato! mas, desde dessa ocasião que postei aqui o POT não deu mais problema hehehe!

maspn

Cara gostei das informações! obrigado!

makumbator
Moderador
# mai/13
· votar


maspn
A - Algaritmo
B - Linea


Acho que você quis dizer logarítmico, e não algarítmo.

No mais, sua explicação foi bem legal!

alhestertolino
Veterano
# set/13
· votar


olá amigos, sobre essa diferença de timbre e agudus e talz entre pots de 250k e 500k, fiquei com uma duvida:
Isso não se aplica ao volume no máximo né? tendo em vista que neste caso a resistencia oferecida pelo potenciometro ao sinal seria 0, ou seja o sinal nao passaria pela trilha da resistencia do pot.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/13
· votar


alhestertolino
Errado. Passa sim...
Exceto nos pots CTS "no load" que já são construídos assim.
Abç

alhestertolino
Veterano
# set/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mas colocando o volume no máximo não dá resistencia zero entre o conector que vem do cap e o que sai pro jack?
Ou seria ao contrario? ele dá os 250k ou 500k quando coloca no máximo e não deixa passar corrente para o outro conector, e vice-versa?
A diferença é muito grande entre pots de 250k e 500h para um set de jb e 59 da seymour? Fazendo Treble bleed num pot de 250k elimina a ausencia de agudos que ele eventualmente teria?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/13
· votar


alhestertolino
Potenciômetros comuns sempre dão resistência, mesmo totalmente "abertos".
A resistencia é com o pot "aberto" e no seu curso. O "treble bleeder" não elimina a resistência de um pot de 250K.
Para capts Hb's usam-se pots de 500K ou 1 M.
Abç

Handerseep
Veterano
# dez/13
· votar


Seguinte galera!

Eu tenho uma condor stratocaster que está atualmente com dois singles um no braço e um no meio e um humbucker na ponte.
Só que eu vou trocar o single da ponte por um Humbucker formato single e vou trocar o outro Humbucker por um melhor.
Eu pretendo trocar todo o sistema elétrico chave seletora, potenciômetros, jack e os caps só vou deixar o single que ta no meio.

A minha dúvida é qual potenciômetro botar no volume e nos outros 2 tones.
Eu boto de 500k 400k 330k 250k...?
E o que cada um deles vai mudar em questão da sonoridade da minha guita ?

vou colocar um TESLA Plasma-X1 na ponte [
e um TESLA Plasma RS2 no braço

obs: nao sei qual o valor do potenciômetro que está agora

LeandroP
Moderador
# dez/13 · Editado por: LeandroP
· votar


Handerseep

Tenho uma strato com dois humbucker (um na ponte e um no braço) e um single (meio). Utilizo um potenciômetro logarítmico de 500k para o volume e um potenciômetro linear de 500 k (push-pull) com um capacitor de 0,022uF para o tone. Pra splitar (desligar uma das bobinas do humbucker transformando num single) eu utilizo uma chave de onda de 3 posições, onde a posição central deixa os humbucker com as duas bobinas ligadas, e nas posições 1 e 3 splita cada humbucker. A chave seletora é de 5 posições.

Estou finalizando a parte elétrica porque precisei substituir algumas peças devido ao desgaste. Veja a foto:

http://oi42.tinypic.com/3169ste.jpg

Geralmente as guitarras com single utilizam os potenciômetros de 250k. Os humbucker, por terem o dobro de bobinas utilizam 500k.

Isso na verdade é o quanto de agudos o potenciômetro deixa passar. Como os singles são mais agudos, o potenciômetro permite até 250k. No caso dos humbucker, mais grave, o potenciômetro permite passar mais, numa proporção direta: 2 bobinas, 2x 250k = 500k

Um "problema" é quando você anula, através de uma chave, uma das bobinas, transformando o humbucker num "single", onde o valor do potenciômetro permanece o mesmo, passando mais agudos. Eu não me importo, porque se me incomodar demais, posso fechar um pouco o tone.

Me desculpe se fiz alguma afirmação errada. Sou só um experimentador, não tenho conhecimento técnico sobre o assunto.

Handerseep
Veterano
# dez/13
· votar


LeandroP

Muito abrigado pela explicação me deu uma boa noção
Mais eu usaria o 500k no volume e nos dois tones
ou um de 500 e dois de 250k ?
e o que é esse capacitor de 0,022uF nuca reparei se tem na minha guita cara no que ele ajuda ?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Potenciômetros 500k ou 250k