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MusicDan Veterano |
# jan/15
Existem quatro tipos básicos de potenciômetros nas guitarras: B500k, B250k, (Lineares) A500k e A250k (logarítmicos)
Assista esse video e tire suas dúvidas definitivamente https://www.youtube.com/watch?v=j6eAq3IYP08
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ogner Veterano
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# jan/15
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Estou usando um linear 250k no volume numa strat, e a diferença é q o curso pra diminuir o volume é bemmm maior.
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Javé Veterano |
# jan/15 · Editado por: Javé
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falando nisso mandei por um potenciômetro push poll e ficou ruim para controlar o volume tipo fica bem alto ou bem baixo não tem meio termo , sera que é o potenciômetro linear , se for vou ter que trocar
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NeoRamza Veterano |
# jan/15
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Aproveitando o tópico, eu li uma matéria na qual vi que a maioria dos potenciômetros logarítmicos são na verdade falsos logarítmicos, e na verdade uma mistura de dois lineares:
http://www.premierguitar.com/education/images/pic_200808_getwired_1.gi f
Sendo assim é intuitivo pensar que podem existir logarítmicos de todos os jeitos, reais, combinação de 2 lineares, e combinação de (quem sabe) vários lineares.
Então gostaria de saber das pessoas que testaram várias marcas se perceberam grandes diferenças entre potenciômetros logarítmicos de marcas diferentes e mesmo valores.
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Ismah Veterano |
# jan/15
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testaram várias marcas
Pot é alfa. O resto é balela.
No mais, percebi que os log servem como um LPF, do 8~8,5 ao 10, o volume muda praticamente nada, apenas é cortado os agudos,
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DOF Hard Membro Novato |
# jan/15
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Otimoo
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Strato.Freitas Membro Novato |
# mar/15
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Telecaster com 500k é normal?
Estou começando a entender mais de dentro de uma guitarra agora só, e a minha são dois Singles Coil de 500k. Está tudo no "padrão Fender"?
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# mar/15
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Strato.Freitas Telecaster com 500k é normal? Não. É 250K Abç
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Headstock invertido Veterano |
# mar/15
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Se não me engano, 500k em uma Tele vai dar uma sonoridade inaudivelmente estridente.
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Falando em pots, estou usando logarítmicos pela primeira vez. Bem legal. Só tinha usado linear até hoje pois meu uso era apenas liga/desliga.
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Ismah Veterano |
# mar/15
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Headstock invertido
Pq não um switch então?
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DimeMegadeth Veterano |
# dez/15
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Olá, pessoal!
Tenho uma SX stratocaster com 3 singles (de fábrica) e vou comprar dois mini-humbuckers (ponte e braço). O potenciômetro de volume é logaritmo e os de tonalidade são lineares (é isso mesmo?). Pelo menos foi o que li nos blogs da vida. hehehe Então, li também que preciso trocar o potenciômetro de volume pra um de 500k. No entanto não encontrei nenhuma informação sobre os potenciômetros de tonalidade; devo mantê-los com 250k ou, com o advindo dos mini-HB, devo também substituí-los por outros de 500k? Essa é minha dúvida. Obrigado pela ajuda desde já!
PS: por hora não me importo com o pickup do meio. No futuro ele, provavelmente, será substituído também por um mini-humbucker.
o/
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morais.sc Membro Novato |
# dez/15
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DimeMegadeth
1. Pickup de tonalidade não faz diferença, apenas o de volume.
Obs: acredito que vc esteja colocando na sua guitarra "humbucker em formato de single"... mini-humbucker é outra coisa...
Obs2: Depois que instalar, veja como ficou o som das posições 2 e 4, é comum ficarem captadores "fora de fase". Dá uma googleada nisso.
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# dez/15
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DimeMegadeth O potenciômetro de volume é logaritmo e os de tonalidade são lineares Não. É EXATAMENTE ao contrário... Em princípio não substitua nada. morais.sc Pickup de tonalidade não faz diferença, apenas o de volume. Se vc quis dizer que o potenciômetro de tonalidade não faz diferença... Você errou, pois é exatamente ao contrário...
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inExperienced Veterano |
# dez/15
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Eu prefiro os potenciômetros "B" mas sempre me confundo na hora de comprar.
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DimeMegadeth Veterano |
# dez/15 · Editado por: DimeMegadeth
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morais.sc "acredito que vc esteja colocando na sua guitarra "humbucker em formato de single"... mini-humbucker é outra coisa..." Qual a diferença?
Mauricio Luiz Bertola Tive essa dedução lógica pela "Descrição Geral" em http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1378-potenciometro_500 k .
Eu pretendo trocar os captadores sozinho, sem a ajuda de um luthier. Não preciso comprar potenciômetros novos? O_o
Acho que fiquei mais confuso com tudo isso agora. hehehe
Obrigado pela ajuda que estão dando, senhores.
PS: desculpa pelo "flood".
EDIT: esse aqui tem um papo um pouquinho diferente -> http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1377-potenciometro_250 k . Por que ele indica 500k pra guitarra sem escudo e 250k pra guitarra com escudo?
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# dez/15
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DimeMegadeth Como lhe disse: Não precisa trocar nada. Se, por acaso, você sentir que sua guitarra ficou com som "opaco", aí sim faça a troca por 500K. Abç
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DimeMegadeth Veterano |
# dez/15 · Editado por: DimeMegadeth
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Mauricio Luiz Bertola
"Se, por acaso, você sentir que sua guitarra ficou com som "opaco", aí sim faça a troca por 500K." Se eu sentir que ficou "opaco", qual deles eu troco por 500k: o de volume? Os de tonalidade? Todos? E se o de volume for "X (A ou B)" e os de tonalidade forem "Y (A ou B)", quando/se for trocar pelos de 500k sigo o exmpleo dos que já estavam?
Desculpa a ignorância, amigo. Não entendo nada mesmo. Mas quero aprender! Muito obrigado pela força que está dando! Abç
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Ismah Veterano |
# dez/15
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Só para registrar... eu sinto um pouco de arrependimento de ter usado pot's de 500k lin no tone (22nF), com singles. Ficou bem agudo, com quis mas ela ficou muito específica para meu objetivo de tocar regional na época...
Pode ter sido azar de colocar caps agudos, com cordas finas (009), numa guitarra sem resposta de graves, mas... Vou trocar por 250k log assim que der, ou até menos.
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# dez/15
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DimeMegadeth Como eu te disse, ouça 1º. Se ficar "opaco" demais, troque TODOS os pots para 500K. Ismah Com capts singles, raramente 500K fica bom... Abçs
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DimeMegadeth Veterano |
# dez/15
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Mauricio Luiz Bertola
Valeu, Mestre! Agora ficou claríssimo hehehe
Abç.
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DimeMegadeth Veterano |
# dez/15 · Editado por: DimeMegadeth
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E esse cara agora; [i][500k = humbucker, 250k tonalidade e single coil/i], diz ele.Acho que vou fazer um cursinho de eletrônica... hehehe https://www.youtube.com/watch?v=j6eAq3IYP08
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E quanto a parte de resistores, Mauricio Luiz Bertola, como que fica?
Obrigado pela força que está dando, amigo!
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Ismah Veterano |
# jan/16 · Editado por: Ismah
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Mauricio Luiz Bertola
Pode ser porque fiz na gambiarra. Quis testar e ver o som dos anos 50, e sintonizei o filtro RC próximo disso. Parece que a deficiência com reprodução de agudos era enorme rsrs
A combinação acho que devia ser 250K com .47uF (1 355Hz), eu usei 500K com .22uF (1 447Hz)... nunca 100Hz fizeram tanta diferença.
Presumo que realmente a baixa qualidade do instrumento (é uma guitarra de 350 pila, não vamos tapar o sol com a peneira), mais os captadores Malagoli Standart S2 (mid e neck) que são mais agudos (vintage), soam estridentes (não ruim, mas acho que não precisava ser tanto).
Ela encaixa no estilo regional A57 no cone off axis > https://soundcloud.com/don-ismah/a-culpa-sua-d A57 hanging > https://soundcloud.com/don-ismah/a-culpa-sua-hanging A57 on axis borda* >https://soundcloud.com/don-ismah/a-culpa-sua-borda
Ignore que eu me perdi uma meia dúzia de vezes nas gravinas.
*Aqui soou melhor de todos, e é como venho gravando, quando não gravo com ambiência e deito o mic em cima do head (funciona, porque gravo com master "aberto" rsrs
DimeMegadeth E quanto a parte de resistores, Mauricio Luiz Bertola, como que fica?
Os potenciômetros são teus resistores (variáveis).
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DimeMegadeth Veterano |
# jan/16
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Ismah
Os potenciômetros são teus resistores (variáveis). ... Ok... hehehheheheh
Devo colocar ou não? Se sim, onde (Tone 1? Tone 2? Volume? Todos?)? E se sim, de que tipo devo usar?
Mais uma vez me perdoem pela ignorância no assunto e muito obrigado pelos esclarecimentos! Abç.
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Ismah Veterano |
# jan/16
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Bem, conforme a elétrica da guitarra, muda a configuração... LP geralmente é 1 tone e um volume pra cada captador; Strato geralmente é um volume geral, um tone pro meio e um pro braço; Tele é um tone geral e um master; LP com tone stack (bass/mid/treble) e volume geral; Strato com três volumes, e 5 estágios de ganho master; Tem guitarras sem tone, ou sem volume...! Enfim, tem N ligações possíveis, cada uma com um resultado.
O mais usual é tone com pot logaritmíco e volume linear. Mas não é uma via de regra... Eu prefiro o volume log, pelo efeito de LPF que falei acima: se consegue cortar rapidamente agudos, sem perder quase nada de volume. Uso os tones hoje lineares, mas acho que acabarei voltando para os log também, por questão de ser menor o curso para se perceber uma diferença.
Se tem vontade de testar essas paradas, compre um kit com conectores (compra-se avulso também), acho que vendem sob nome de fast connect, e vc poderá mudar sempre que desejar.
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Ismah Veterano |
# jan/16 · Editado por: Ismah
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Duplo.
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DimeMegadeth Veterano |
# jan/16
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Ismah
Pode crê, obrigado pela força, cara! Mas ainda não entendo onde entram os resistores nessa história..
PS: minha guitarra é uma Strato S-HB/S/S-HB.
Abç.
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DimeMegadeth Veterano |
# jan/16
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Bah... perdão a todos. Eu queria saber sobre capacitores e estava perguntando sobre resistores... perdão. Capacitores!!!
Strato HSH. Capacitores... ?
Obrigado, senhores!
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Ismah Veterano |
# jan/16
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DimeMegadeth
Agora quem se perdeu fui eu... Mas acho que te respondi lá noutro tópico.
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marcelosz Membro Novato |
# jan/16
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Sobre POTs, o de volume é preferível ser "A" (audio tapper), devido à curva logarítmica de variação da resistência. Essa curva é similar á forma como nossos ouvidos "respondem" ao aumento de volume, ou seja, de forma NÃO-LINEAR.
Nada melhor que um POT de volume tipo A com "treble bleed" (volume mod), pra manter um pouco os agudos mesmo em volumes mais baixos.
Já o POT de Tone tem que ser tipo "A", pois se for linear (tipo "B") atua como um switch on-off, sem regulagem nenhuma do corte de agudos (sinal que vai pro capacitor e depois terra).
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Ismah Veterano |
# jan/16
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marcelosz
Acho que vc se confundiu em algum momento. O linear vc tem um LPF semelhante ao que teria numa mesa de som. Já com o log vc teria sim, quase uma chave on/off.
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