Dúvida sobre Emuladores e Guitarras

    Autor Mensagem
    Hugo.Costa
    Membro Novato
    # jan/15


    Olá a todos, meu nome é Hugo e Desejo a Todos vocês um Feliz Ano Novo!

    Eu tenho uma dúvida com relação a emuladores do tipo o Guitar Rig e o Amplitube.

    Sei que quanto mais top de linha a guitarra for e os equipamentos utilizados melhor será o som.

    O meu amigo tem um teclado e ele usa o kontakt, com vários instrumentos e todos eles considerados os melhores do mundo, o som que sai é realmente fantástico, e é nesse cenário que eu to com dúvida.

    Se pegarmos duas guitarras uma top e outra bem fraquinha e tocarmos elas separadamente, é claro que a top vai ser melhor, mas e se liga-las no computador com um emulador? essa diferença vai deixar de existir porque será o emulador que vai dar a qualidade final e com isso tanto faz uma guitarra top ou não? ou eu estou pensando de forma errada e a qualidade da guitarra faz sim diferença mesmo usando emuladores?


    Desde já agradeço a ajuda de todos.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/15 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Hugo.Costa: Se pegarmos duas guitarras uma top e outra bem fraquinha e tocarmos elas separadamente, é claro que a top vai ser melhor, mas e se liga-las no computador com um emulador?

    Podem soar diferente. Nem melhor, nem pior. O que comanda é o som que você, ser humano, almeja em detrimento da música.

    essa diferença vai deixar de existir porque será o emulador que vai dar a qualidade final e com isso tanto faz uma guitarra top ou não? ou eu estou pensando de forma errada e a qualidade da guitarra faz sim diferença mesmo usando emuladores?

    A tendência é soar diferente. hehe

    Sei que as respostas não foram conclusivas, mas é pq não há uma resposta definitiva, no meu entender. É questão de experimentar de acordo com a música que estará tocando. Tudo é relativo e a música/músico comandam!

    Abs!

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Hugo.Costa

    Feliz Ano Novo prá ti também.

    Cara, o que nosso amigo MauricioBahia respondeu, procede.

    No entanto o que, principalmente novatos, demoram a captar é a pergunta certa a ser feita.

    Explico:

    Se uma guitarra top e uma furreca vão soar iguais, então porque uma é considerada top?

    Quando você investe em um instrumento, por mais louco que pareça, não é somente o som final que será importante. Na verdade o som final é o MENOS importante, porque ele depende de uma série de coisas certas ou erradas feitas entre a guitarra e o teu ouvido. O MAIS importante é o som inicial, o que saí da guita, antes de qualquer equipo.

    Teoricamente uma guitarra top, tem pelo menos:

    - Melhor projeto e construção.
    - Melhor Material utilizado.
    - Melhor afinação e timbre.
    - Melhor tocabilidade.
    - Melhor captação.

    Ou seja o som que SAI é "teoricamente" melhor. E quanto melhor o som original a ser captado, menos você terá de processá-lo no caminho.

    Daí prá frente, você poderá deixa-lo maravilhoso ou uma merda. É o músico, ou seus técnicos, que manipulam o que sai.

    O "teoricamente", grifado acima, é fácil de entender. Um músico do naipe de um Eric Clapton, por exemplo, vai tocar melhor e timbrar melhor do que um Zé Ruela feito eu.

    Neste caso, mesmo hipoteticamente com um instrumento inferior a tendência é ele extrair mais do que eu num instrumento top.

    Entende?

    krixzy
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: krixzy
    · votar


    Hugo.Costa
    Se pegarmos duas guitarras uma top e outra bem fraquinha e tocarmos elas separadamente, é claro que a top vai ser melhor

    Nem sempre, e isso vale tanto num amp quanto emuladores.

    essa diferença vai deixar de existir porque será o emulador que vai dar a qualidade final e com isso tanto faz uma guitarra top ou não? ou eu estou pensando de forma errada e a qualidade da guitarra faz sim diferença mesmo usando emuladores?

    Com emuladores também nota-se a diferença entre as guitarras, como usuário de VST's posso te dizer que uma simples alteração de posição no capitador, ou uma troca de cordas (cordas novas) causa alteração bem perceptível aos ouvidos, eu acho os emuladores, pelo menos os que uso, bem transparentes, tenho 3 guitarras, e mesmo testando com a mesma afinação e mesmo set, nota-se a diferença sonora entre elas.

    Então não é porque você ta usando VST's que qualquer guitarra vai soar como uma top, mas com certeza vai soar melhor do que um amp SS de estudo, da mesma forma que se vc plugar uma guitarra fraquinha em um amp top, ela vai soar mais perto de uma top.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/15
    · votar


    Hugo.Costa

    O Kontact, especificamente, é para processar um sinal midi (o midi é um padrão de transmissão de dados). Ou seja, o teclado envia um sinal midi pro computador dizendo a ele qual tecla foi pressionada, por quanto tempo e a sua intensidade. Tendo esses dados o software modela algum som existente no computador (biblioteca). Você tem um simples teclado com o recurso midi e obtém através do software sons fantásticos de orquestras e instrumentos específicos, além de disparar samples, entre outros recursos. Tem alguns tópicos que tratam especificamente do Kontakt:

    Tópicos sobre o Kontakt

    Pra utilizar este software com uma guitarra você vai precisar de um captador midi e talvez uma interface midi também.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/202798/

    Hugo.Costa
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Obrigado a todos pela atenção, agora com a explicação de vocês eu entendo melhor esse cenário, sempre tive essa dúvida, bom então ainda vale o esforço para comprar a guitarra que tanto quero.

    Obrigado mesmo pelos esclarecimentos.

    carlcarl
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Hugo.Costa
    se um musico toca muito bem e se apresenta com um instrumento que não tem marca e nem qualidade dirão----o cara toca muito ,merece ter um instrumento melhor!!!
    no caso inverso:musico ruim X instrumento excelente dirão----que desperdício o cara não toca nada e olha a guitarra que ele tem,vai estudar!!!!
    sempre sera o musico que vai fazer a diferença e não o instrumento.

    Flipe J.
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Também a interface de audio interfere no som: um guitar link generico nunca será uma apogee.

    Só não tenho certeza pois nunca tive uma apogee kk

    Ismah
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Flipe J.

    Diria que nem tanto, já que posso manipular as perdas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre Emuladores e Guitarras