Transformar Guitarra analogica em instrumento MIDI

Autor Mensagem
Gilian
Veterano
# jan/09


Ola, gostaria de saber se existe um programa, ou se tem algum
geito sei lá, pra transformar uma guitarra normal em um instrumento
midi...

tipo, um programa q reconheça as frequências das notas e crie um
arquivo midi, ou q transforme num teclado midi...

valeu a atenção!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


Gilian
Vc tem que instalr nela um captador MIDI.
Abç

Gilian
Veterano
# jan/09
· votar


Aaah tah, intendí...

é caro um desses?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


Gilian
Sim, é. Ademais a instalação é complexa, só pode ser feita por um luthier que tenha experiência no assunto.
Abç

Gilian
Veterano
# jan/09
· votar


Oh my God...

Gilian
Veterano
# jan/09
· votar


Mas quem tem experiencia em guitarra num pode fazer a instalação nao?

Manticore
Veterano
# jan/09
· votar


Gilian
Oh my lord tbm!!!

Atum Bluesman
Veterano
# jan/09
· votar


Gilian
Da para ser feita por qualquer pessoa mas dá um trabalho encontra a posição correta do captador.
EU mandaria para um luthier que já conhece esse tipo de equipamento para ele colocar o captador.

Gilian
Veterano
# jan/09
· votar


Uhum... tá blz

vo procurar uns preços aki..

alguem aê sabe alguns sites de boas lojas de instrumentos e
acessórios musicais?

vo procurar aki no submarino e nas americanas mas num sei se tem..
flw

Gilian
Veterano
# jan/09
· votar


tava vendo aki, tem uma história de interface midi??
o que é isso?
já vem incluso quando se compra o captador?

erico.ascencao
Veterano
# jan/09
· votar


Gilian
Existe uma pedaleira da Roland chamada GR-20. É uma pedaleira de timbres de sintetizador. Para usá-la, você deve usar um captador MIDI para a guitarra, o GK-[algum número]. Pelo o que li sobre ele, é fácil de instalar. Existem outro processador da Roland, o VG-99, que também necessita de captador MIDI. Dê uma pesquisada nestes produtos.

Gilian
Veterano
# jan/09
· votar


erico.ascencao

Uhum... vlw, agora estou entendendo mais do assunto...
pelo q já sei o captador só faz captar mesmo, qm faz o trabalho
de "distorcer" é o módulo (interface) q liga ele ao pc...

mas me bateu uma duvida agora, eu posso ligar o captador
direto no PC pra que ele faça o trabalho da interface???

erico.ascencao
Veterano
# jan/09
· votar


Gilian
Ah, você quer gravar guitarra via MIDI, que nem tecladista grava teclado via MIDI... Bem, se eu não me engano, este captador tem uma entrada P10 pra você conectá-lo à pedaleira com um cabo P10-P10 comum. Logo, não deve dar pra fazer uma conexão MIDI entre a guitarra e o computador.

mmayorca
Veterano
# jan/09
· votar


têm de comprar o captador Roland GK-3 e mais uma Pedaleira MIDI da Roland, só que essa brincaderinha é cara pacas, uns R$2000,00...

Gilian
Veterano
# jan/09
· votar


erico.ascencao

ah verdade... q pena, acho q se colocar uma redução
pra entrada da placa de som o pc não vai entender...


ixe, vou ter q comprar um mesmo... mto caro.
pelo q ví é mais de 1000 reais

kyo_ryo
Veterano
# jan/09 · Editado por: kyo_ryo
· votar


Roland GR-20: http://www.madeinbrazil.com.br/product.aspx?idProduct=13236&idDept=345

ou

Roland VG-99: http://www.madeinbrazil.com.br/product.aspx?idProduct=22406&idDept=345

Pelo que eu sei, não dá para usar apenas o captador hexafônico apenas no computador ou em um módulo, a saída dele parece ser diferente da MIDI comum. Você só consegue usar no computador depois de passar o sinal por dentro das pedaleiras. Não sei se falei besteira...

sobrevivente
Veterano
# jan/09
· votar


Um videozinho do GR-20:



erico.ascencao
Veterano
# jan/09
· votar


Gilian
Essa Roland GR-20 é um puta recurso pra guitarristas. Pra tocar estes sons de teclado como se fosse um teclado você passa a raciocinar de maneira diferente, e acaba aprendendo muita coisa.

hpept
Veterano
# jan/09
· votar


sobrevivente

pqp... quando eu tocava teclados numa band na Italia (nossa, deve ser no mínimo 16 anos atrás) o meu guitarrista tinha um negócio deste, mas acredito que era só de enfeite pois nem chegava a fazer 1/10 do que o cara do vídeo demonstrou. Muito interessante.

Gilian
Veterano
# jan/09
· votar


erico.ascencao

putz verdade erico, acho q pela minh experiência (e dinheiro)
não vou comprar um desses ainda não...
toco a quase dois anos...

realmente esse aparelhinho é foda!!!

vou pensar em outra maneira de conseguir o q eu quero,
tipo crindo nota por nota no guitar pro! kkkkk


Obrigado a todos!!
vlw

ogaitnas
Veterano
# jan/09
· votar


Muito legal a demo, o negócio é muito divertido heeh, pena que o preço é alto para uso amador...

Gilian
Veterano
# jan/09
· votar


ogaitnas

eh verdade.. por isso q nao vou comprar agora...

mas esse synther aê é mto massa!

nFall
Veterano
# jan/09
· votar


Captadores MIDI na guitarra é bem interessante. Sempre tive curiosidade de testar. Achei muito bom os vídeos.

MontanhaSong
Veterano
# jan/09
· votar


Vou tentar esclarecer esse negócio melhor...

Para " converter" os sinais de áudio da guitarra para midi vc precisa de 2 equipamentos:

1) o captador ( tipo o GK-3 da Roland) que vai captar o som das cordas e mandá-lo como dados para uma interface midi...

2) a interface midi que vai receber os dados do captador e convertê-lo para som, utilizando qualquer um dos instrumentos que midi, gerados a partir de um " módulo" midi ( que pode estar embutido ou não na interface).

Exemplo: o GR-20 da Roland é interface e módulo midi ao mesmo tempo....capta os dados recebidos e o converte para o instrumento midi que vc escolher ( piano, sax, guitarra, violão, trombone, etc...etc...)...Já o VG-99, também da Roland é somente interface midi...não possui módulo gerador de sons...os dados captados entram pela conexão midi de 13 pinos ( assim como a GR-20) e saem pelo midi out ( de 5 pinos) que deverá estar conectado a um módulo gerador de sons...

A questão é, que necessariamente a interface deve ser a utiliza a conexão midi de 13 pinos para receber os dados captados da guitarra....a de 5 pinos ( as conexões midi comuns existentes em teclados, módulos , etc) não dá conta de transmitir todos os dados gerados pela dinâmica de se tocar um instrumento de cordas...slides, bends, vibratos e todas a técnicas de um instrumento de cordas e mais o som das 6 cordas simultaneamente, são dados em excesso para um cabo de 5 pinos transmitir para a interface...

Tudo isso, ou seja esses equipamentos todos ( captador, cabo midi de 13 pinos, interface com conexão midi de 13 pinos e mais o módulo gerador de som) sai bem caro...outro problema...é que dependendo da interface, a latência na transmissão dos dados para o gerador midi é grande...no GR-20 por exemplo, chega a me incomodar...no VG-99, equipamento mais moderno, quase não há latência...

No VG-99 , consigo gravar direto da saida midi out para o computador, através de uma interface USB....claro que , passando os dados primeiro pelo computador para depois ser jogado no midi out do programa sequenciador, há latência...mas os dados chegam até o programa sequenciador praticamente sem atraso, ou com atraso bem tolerável....

Bem....em geral é isso...dúvidas...posso tentar esclarecer...

abraços....

Gilian
Veterano
# fev/09
· votar


MontanhaSong

mto obrigado meu véi..
intendí o q vc falou..

eh, pelo visto o aparelhado sái mto caro mesmo, e tbm
eh praticamente de uso profissional... (a não ser q se tenha
mto dinheiro pra gastar isso com uso amador)

vlw mais uma vez, desenrrolou bastante!

q coisa, então esse vídeo aí fazendo a propaganda do GR-20
eh meio antiga ne, pq vc falou q ele tem bastante latência, e os
mais modernos praticamente não tem...

falou!

Curly
Veterano
# fev/09
· votar


Gilian

eh, pelo visto o aparelhado sái mto caro mesmo, e tbm
eh praticamente de uso profissional...


que nada cara, com uns R$ 1000,00 vc compra um roland gr30 + gk2 usado no ML e pronto, tem tudo o que precisa para entrar no mundo da guitarra midi, gravei vários vídeos com esse equipamento:

http://br.youtube.com/user/smf961

ophius
Veterano
# jun/09
· votar


que nada cara, com uns R$ 1000,00 vc compra um roland gr30 + gk2 usado no ML e pronto, tem tudo o que precisa para entrar no mundo da guitarra midi, gravei vários vídeos com esse equipamento:


Sim..mas..pelo que o dono do tópico mencionou ele teria interesse em utilizar efeitos não apenas do sintetizador (no caso...GR-20, GR-30, e as VG´s da vida), mas..sim os timbres dos diversos plugins existentes. E ae são 'milhares', como Kontakt, Atlantis, Oxigen, Avalon, AV-1, LM-7, Baterias Digitais como Ezdrummer, Acid Drums, etc...

Ou seja... "controlar' tudo isso utilizando ao invés de um teclado midi, a guitarra propriamente.

Enfim...dá pra fazer SIM.


Equipamento necesário:

-- Um sintetizador como os GR´s ou os VG´s da vida, que são os mais populares do mercado.

-- Um captador hexafônico (GK-2, GK-3, etc)


-- Interface MIDI que vai receber o cabo do captador hexafonico (cabo de 13 pinos), e mandar através de uma saída MIDI para o PC.



E daí não existe 'limite' para a imaginação.

A guitarra vai fazer todo o serviço. (rsrs)



Um abraço
:)

Floyd N Roses
Veterano
# jul/09 · Editado por: Floyd N Roses
· votar


MontanhaSong
POW CAra...MELHOR ESPLICAÇÃO SOBRE A DIFERENÇA ENTRE O GR-20 E O VG-99 que eu ouvi até agora!!! 8D

Vlw man!!! ;D

Mas então...pelo que eu intendi...com o VG-99 (só) eu não consigo sons de teclado...sax...string...etc??!!! Eu tenho que ter o VG-99 e MAIS um sintetizador midi??!!!

Orra...se for isso eles podiam fazer logo de uma vez um aparelho que já fosse o VG-99 com os "recursos de sintetizador" NEH!!!

Mas dai, com o VG-99 e o Gk, a minha guitarra fica como um teclado midi neh??!!! Eu posso liga ela em programas tipo o "Reason", por exemplo, e tocar os sons que eu quisé??!!!

Da só mais uma sclarecida nisso ai pra mim, please!!! ;D

Flw's...abraço!!!

o////////////////////~~

erico.ascencao
Veterano
# jul/09
· votar


Floyd N Roses
Ontem eu estava vendo uns vídeos da VG-99, e nela tinha uns timbres de sintetizador. O negócio é ver o manual da VG-99 e da GR-20 pra sacar as diferenças. Pelo pouco que eu vi, a Boss tem três linhas de produtos básicas:
- Pedaleiras de efeitos e simulações de amplificador: GT-10, ME-70, ME-20, etc...
- Sintetizador para guitarra: GR-20
- Simulador de guitarras: VG-99

ricolb
Veterano
# jul/09
· votar


Galera, dá uma sacada nesse aí embaixo, muito mais barato, só não sei se é tão bom. Quem tiver informações a respeito, posta aí pra gente:

http://www.marketmusical.com/store/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&c odigo_produto=514

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Transformar Guitarra analogica em instrumento MIDI