Autor |
Mensagem |
Wuju Wu Yi Membro Novato |
# nov/14
· votar
sanabria Pra aprender partitura, se for só de violão, pega uma apostila para iniciantes como "Minhas primeiras notas ao violão, do Othon G.Filho" e vai pegando, não tem segredo. Ai conforme for melhorando a leitura, pegue coisas mais avançadas.
Sobre aulas, as vezes é meio complicado mesmo os valores, normalmente professores que manjam muito não são modestos no valor das aulas. O negócio é procurar bastante até achar um com valor acessível.
|
sanabria Veterano |
# nov/14
· votar
Ismah
Quero aprender estes estilos quando eu estiver avançado, agora só sei o "basicão" da música.
|
sanabria Veterano |
# nov/14
· votar
Wuju Wu Yi
No caso queria aprender para usar no violão mesmo, obrigado pela dica, vou ver se acho na internet a apostila.
|
fgr Veterano |
# nov/14
· votar
Cuidado com esse tipo de conceito. Grunge abusou desse recurso mas a moda acabou.
Power chord é muito utilizado na guitarra base que na maioria das vezes marca junto com o baixo. Repare que sempre tem um segundo guitarrista ou até um terceiro incrementando a harmonia dando a dissonancia necessaria!
Entao sim, voce precisa ao menos conhecer a formação de acordes dissonantes e a função deles
|
fgr Veterano |
# nov/14
· votar
Cuidado com esse tipo de conceito. Grunge abusou desse recurso mas a moda acabou.
Power chord é muito utilizado na guitarra base que na maioria das vezes marca junto com o baixo. Repare que sempre tem um segundo guitarrista ou até um terceiro incrementando a harmonia dando a dissonancia necessaria!
Entao sim, voce precisa ao menos conhecer a formação de acordes dissonantes e a função deles
|
VIC_RATTLEHEAD Veterano |
# nov/14
· votar
eh bom saber!
falando do q eu ja passei : passei acho q quase dois anos só tocando e escutando metal (black ,death e thrash metal). agr acho q em setembro comecei a variar um pouco de estilo,voltei a escutar dave matthews band,david bowid ,etc
quando fui tirar umas musicas do dave matthews me assustei com uma coisa : tinha acordes que eu n lembrava como fazer de jeito nenhum tipo acordes com setima,nona,etc que antes de me limitar so a um estilo eu fazia de boa.
então nem digo no rock,mas a glr do metal extremo tem as vezes esse pensamento ,que so precisa dos power chords pra fazer seus riffs e pronto,assim ficando limitados
|
rcorts Veterano |
# nov/14 · Editado por: rcorts
· votar
Ismah
5ª acima, invertida vira 4ª abaixo.
EDIT: a razão dos intervalos invertidos sempre resuta em 9. Exemplos:
4ª invertida => 9 - 4 = 5 3ª invertida => 9 - 3 = 6 2ª invertida => 9 - 2 = 7 1ª invertida => 9 - 1 = 8 (por isso que a tônica sempre é 1 oitava acima ou 1 abaixo)
A explicação disso é até simples, a quantidade de tons muda entre duas notas se você conta de forma ascendente ou descendente. Se você contar de Dó para Fá (do grave para o agudo, terá 2 tons e meio, ou uma 4ª acima) mas se contar de Dó para Fá, só que do agudo para o grave encontrará 3 tons e meio, o que resulta uma 5ª abaixo).
|
Mr.Weickert Membro Novato |
# nov/14
· votar
Voce pode tirar boas músicas e um som legal com acordes simples e bem satisfatórios, mas saber acordes mais complexos só vai te ajudar a agregar algo a mais no seu som e a sua música.Não tem por que não sabe-los
|
entamoeba Membro Novato |
# nov/14
· votar
Acho que guitarrista de rock, pra começar, tem que saber fazer os power chords bem feitos! Tem que ter controle da hora que a nota começa e acaba. Depois de dominar a técnica e quando surgir a necessidade, deve ir atrás de algo mais!
Tem muito nego que mal sabe tocar o básico e já quer enfirular a porra da música! Uma bosta isso!
simples bem feito > complexo mal feito.
|
sanabria Veterano |
# nov/14
· votar
entamoeba
Eu digo mais para um lado profissional, claro tudo é uma etapa, primeiro as coisas simples, depois para passar para o lado mais avançado, digo uma pessoa que queira ser profissional, e quer apenas tocar rock, mas acho que músico profissional acaba tocando de tudo, como disse um colega aí, que não existe guitarrista de rock.
|
# nov/14
· votar
sanabria como disse um colega aí, que não existe guitarrista de rock
Pois é. Eu discordo!
|
sanabria Veterano |
# nov/14
· votar
Gostei da discussão que deu o tópico, eu sou leigo, apenas sou curioso, nem guitarrista sou, tenho vontade de ser, acabo tendo muitas dúvidas sobre o mundo musical.
|
sanabria Veterano |
# nov/14
· votar
entamoeba
Por que você discorda? Seria interessante ler respostas diferentes, quero aprender com vocês.
|
Lelo Mig Membro
|
# nov/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar
O que é um guitarrista de rock?
Com meia dúzia de power acordes, pode se tocar muitas coisas, mas você não vai tocar esse tipo de Rock, nem fud....!!
|
# nov/14 · Editado por: entamoeba
· votar
sanabria Porque o povo aqui parece interpretar que guitarrista é aquele que é contratado para acompanhar alguém e que precisa ser versátil.
Mas há aquele guitarrista que toca porque tem uma relação diferenciada com a música! Johnny Ramone era um guitarrista de rock foda e certamente se complicaria para tocar coisas básicas de alguns outros estilos, até mesmo de outras vertentes do rock.
Lelo Mig Guitarrista de rock é o que toca rock. Mas o cara do Chiclete com Banana não passa a ser um guitarrista de rock porque é capaz de tocar meia-dúzia de músicas do gênero. Considero "guitarrista de rock" aquele que tem alguma ligação forte com o gênero, e isso independe da sua capacidade técnica!
[adendo]: Hitler não se tornaria um humanista por ter feito uma doação a um orfanato depois de implementar o holocausto!
|
Ismah Veterano |
# nov/14
· votar
entamoeba
Aí o cara toca numa puta banda de heavy metal e estuda jazz... Que é isso?
|
sanabria Veterano |
# nov/14
· votar
Eu queria aprender guitarra e conseguir tocar de tudo, como vejo estes professores que tocam tudo.
|
Ismah Veterano |
# nov/14
· votar
sanabria
Porque se preocupar com que tocar? Toque o que lhe agradar e fim.
|
sanabria Veterano |
# nov/14
· votar
Ismah
Não me preocupo, eu gosto de tocar no violão músicas que eu gosto, não importo com julgamentos, por preconceito do estilo que gosto. Eu gostaria de saber tocar de tudo, até mesmo para ser profissional.
|
# nov/14
· votar
Ismah Vai que o cara quer fazer fusion de jazz + metal...
sanabria Tem uma coisa na música que é muito difícil de explicar, a tal da autenticidade. Você já ouviu falar de Vanilla Ice? É um exemplo que vale mais do que 5.000 palavras.
http://images.politico.com/global/blogs/110813_vanilla_ice_465_ap.jpg
O eclético é um apátrida - um estrangeiro, não importa onde esteja! Em qualquer estilo que for se meter, o eclético será o "Vanilla Ice".
|
Ismah Veterano |
# nov/14
· votar
sanabria gostaria de saber tocar de tudo, até mesmo para ser profissional.
Cara, os melhores músicos são amadores. Um profissional apenas vive da música, enquanto um amador toca por hobby...
|
sanabria Veterano |
# nov/14
· votar
Ismah
Verdade, mas já tiver vontade de ser profissional também, mas agora estou preocupado em aprender música e me divertir.
|
cafe_com_leite Veterano |
# nov/14
· votar
sanabria
Tenha em mente que o roque em rou é um gênero musical morto no que tange a criatividade. Então quanto mais elementos que te agrade tu acrescentar a ele, melhor. Digo isso se tu quer ser um guitarrista diferente da media.
|
rcorts Veterano |
# nov/14
· votar
Mr.Weickert Voce pode tirar boas músicas e um som legal com acordes simples e bem satisfatórios, mas saber acordes mais complexos só vai te ajudar a agregar algo a mais no seu som e a sua música.Não tem por que não sabe-los
Pois é, e tem gente que insiste naquela de que só acordes "básicos" (até a definição dessa porra é complicada!) serve.
Como certeza, ótimas músicas já foram feitas com apenas 3 acordes, fossem power chords ou não. Mas que acordes "complexos" podem agregar ao som, nem tem como discutir isso, sinto muito aos adeptos do basicão.
Aliás, acordes complexos é uma outra definição complicada: complexos pra quem, ou em qual situação? por exemplo, pra um cara que toca samba desde que aprendeu a amarrar o cadarço acordes de 6ª e 9ª são o feijão com arroz da harmonia.
Enfim, música é pra ser ouvida, antes de parametrizada. Todas essas discussões como "fulano toca mais rápido do que beltrano", "fulano faz harmonias mais complexas do que beltrano" são todas tolas.
Mas a pergunta do tipo do tópico é: Guitarrista de rock precisa saber acordes complexos?
Bom, se for responder estritamente ao termo "precisa", é fácil: dependendo do subgênero de rock, não, dependendo sim. Agora dizer que tocar acordes básicos a vida inteira é melhor do que acordes mais elaborados é igual a dizer que dá pra escrever um livro com texto de whats app!
|
sanabria Veterano |
# nov/14
· votar
rcorts
Antes quando nunca tinha pegado um violão na vida, e não sabia fazer nenhum acorde. Tinha um cara que tocava, me disse que eu precisava fazer apenas saber C,D,E,F,G,A,B e seus menores, nem sustenido que é algo bem básico, ele dizia que não precisava.
|
rcorts Veterano |
# nov/14
· votar
sanabria
Então no repertório dele não devia ter sequer algum acorde invertido, porque se você inverter um simples D vai ter um D/F# ou se inverter um E vai ter um E/G#.
Tem hora que tem que reservar o ouvido direito só para deixar entrar as asneiras e o esquerdo só pra deixar sair, kkkkkkkkk
|
sanabria Veterano |
# nov/14
· votar
rcorts
Eu não entendia nada de música na época fiquei boiando, eu vi ele tocando ficava só fazendo uma sequencia de C,G,F e Am. Pedir para ele fazer um F#m7 ele não sabe kk
|
daimon blackfire Membro Novato |
# nov/14
· votar
o que seria um acorde invertido?
|
Ismah Veterano |
# nov/14
· votar
sanabria disse que eu precisava fazer apenas saber C,D,E,F,G,A,B e seus menores, nem sustenido que é algo bem básico, ele dizia que não precisava.
E ele teve razão... Raras vezes, quem aprende sozinho isso, não se inteirou o suficiente para procurar a saber o resto... Principalmente em cordas percutidas, os acidentes (#, b, e suas dobras) são difíceis de formar... Logo até aprender isso já teria conhecimento de causa para os demais...
Também, é claro que em músicas populares, como sertanejo raiz, baião, forró pé de serra, polkas, valsas e tal, raramente se vê os acidentes.
daimon blackfire
Pra cada tríade temos três inversões, exemplo em Cm
C Eb G Eb G C G C Eb
Para cada tétrade, temos quatro inversões, exemplo em C7M
C E G B E G B C G B C E B C E G
Para cada acorde pentafônicos, existem dez inversões, exemplo em C7M(9)
C E G B D = C7M(9) E G B D C = C7M(9)/E G B D C E = C7M(9)/G B D C E G = C7M(9)/B D C E G B = C7M(9)/D (esse que eu quero ver alguém fazer ao piano, com uma mão)
C D E G B = C7M(9) D E G B C = C7M(9)/D E G B C D = C7M(9)/E G B C D E = C7M(9)/G B C D E G = C7M(9)/B
Tem ainda os hexafônicos, mas é muita mão escrever as 18 inversões hehehe
rcorts
Tem muito maluco que não sabe que o real acorde com baixo de tônica só é com shapes de E (partindo da sexta corda), A (partindo da quinta corda) e D (partindo da quarta corda)...
|
EuFemismo Membro Novato |
# nov/14
· votar
Acorde complexo? Não existe isso. Você pode exemplificar?
|