Timbres complexos de guitarra

Autor Mensagem
Rafael Rebelo
Veterano
# dez/09


acho que a maioria dos guitarristas passam pela fase quanto mais ganho melhor, mas depois a busca passa a ser outra. a minha atual é ter o timbre mais organico e complexo possível.

entao tava pensando quais guitarristas tem os timbres mais complexos (nao pela quantidade de efeitos ou racks, como petrutti por exemplo, mas pela riqueza do som que alguem consegue extrair da guitarra, pensando um pouco, cheguei nesses aqui (logico que a pegada interfere muito, mas tou me concentrando unicamente no som):

1) Van Halen: acho que o timbre moderno dele, principalmente na fase do balance (sammy hangar) é o santo graal da guitarra rock. as musicas antigas podem até ser melhores na opniao da maioria das pessoas, mas o timbre era mais cru.

2) Scott Henderson: a timbre dele no trio de blues é algo sem explicação. é só ouvir o tore down house ou o well to the bone que qualquer um vai ficar com a pulga atrás da orelha pra saber como ele extrai da guitarra aqueles sons.

3) Frank/Dweezil Zappa: ouvindo o cd triplo Zappa Plays Zappa é dificil ouvir algum timbre que nao se ache no minimo muito interessante. Dweezil fez um otimo tributo ao pai, mas pra quem nao sabe usou os mesmos equipamentos do pai, que infelizmente não ficou vivo o suficiente pra aproveitar da alta fidelidade de gravação de hj em dia, pois mesmo nos anos 70 gravava sons extraordinários e sabe lá que diabos o visionário estaria fazendo hj.

4) Omar Rodriguez-Lopez (The Mars Volta): apesar de ele falar que detesta a guitarra, tem um som unico, com certeza por odiar o som dela, tem o seu som tão bizarro e caracteristico.

5) Josh Homme (Queens of the Stone Age/Them Crooked Vultures): faz um som bem caracteristico, que é um enigma pra muitos. Aparentemente isso é fruto de amps de contrabaixo, muito fuzz e uma guitarra bem modificada.

e entao, quais as opniaos/escolhas de vcs??

Niandra Lades
Veterano
# dez/09
· votar


Apesar de não ter sido citado gosto muito de alguns timbres do John Frusciante...
Me chamam muita atenção o chorus dele... e mais alguns recursos espalhados pelos Cds....

O chorus no final de Under the bridge (1992)...
O timbre do 1º solo de Through away the television tbm me intriga... entre muitos outros..

E todas as distorções e sons limpos tbm me agradam muito, com certeza é um excelente guitarrista.

Abraços

lgapontes
Veterano
# dez/09
· votar


Cara, estou buscando também um timbre legal para mim. E procuro exatamente algo próximo do balance do Van Halen. Também gosto do som do Van Halen 3.
Mas enfim, pesquisando, descobri o seguinte. O balance é de 1995. No site abaixo:

http://guitargeek.com/rigview/258/

Você encontra o timbre que ele tirava em 1997. Próximo né?
Agora, se você puder me ajudar a entender essa maçaroca do Van Halen ai, hehehe, vamos lá.
O Boss SD-1 eu já tenho... hehehehe.

Apesar de você já ter comentado para desconsiderarmos a pegada do guitarrista. Timbres como o do Scott Henderson são muito influenciados pela pegada. Talvez estudar técnicas que os caras usam também ajudam. Ele especificamente tem uma pegada única para pentas.

vlw

Frankie
Veterano
# dez/09
· votar


Eu acho dificil pra caralho, consegui um timbre semelhante aquele. :S

Kyuss_Age
Veterano
# dez/09
· votar


Rafael Rebelo

1) Van Halen
Frank/Dweezil Zappa
Omar Rodriguez-Lopez

Combinação de racks imensos com compressores limitadores e etc, amps e mais uma porrada de coisas... e inclua Slash nessa lista, o rack utilizado por ele é animal.

Josh Homme

O mais simples de todos... o timbre dele vem de guitarras Ovation que não são mais fabricadas há anos, fuzz, amp... esse eu ainda não descobri qual rack usa - é um pesquisador de timbres, então ele pode ter aberto e modificado em pedais entre outras coisas.

Existe gente pelo mundo, nos EUA principalmente que modifica pedais e amps... hoje é muito comum encontrar JCM´s modificados por aí.

Tem um site que não posso divulgar que mostra foto dos gears utilizados por guitarristas famosos... quem acha que Jeff Beck usa apenas amp, guitarra e 1 pedalzinho... enganou-se redondamente.

Niandra Lades
Veterano
# dez/09
· votar


De qual timbre vc ta falando Frankie?

Jinkxs
Veterano
# dez/09 · Editado por: Jinkxs
· votar


Rafael Rebelo

Sobre o Zappa.... nunca achei o timbre dele exepcional. Sempre considerei ele mais um compositor do que um guitarrista. Mas fui conhecendo o trabalho dele e reparei como ele evoluiu como guitarrista na carreira.

No começo, na época do Mothers, ele tocava com uma SG. Naquela fase, os solos dele eram batante sujos e rasgados.... acho que ele usava poucos efeitos e simulações e a dist. tinha bastante ganho. Fifthy-fifthy, Zombie Wolf, Montana etc... são bons exemplos.

Depois ele comecou a tocar com Les Paul. Nessa fase ele gravou alguns dos melhores albuns instrumentais dele, como "Shut up n' play yer Guitar" e "Guitar". O estilo ainda continuava o mesmo, mas ele começou a brincar de mixar os sons de várias performances ao vivo com passagens em estudio criando mosaicos fantásticos que até hoje são vanguarda.

Já no final da sua jornada, no meio da década de 80 até sua morte, ele adotou a strato. Pra mim foi a fase mais "rica" em timbres que o Zappa teve. Algumas performances ao vivo, como nos álbuns "The best Band you never Heard" e "Does Humor Belongs to Music?", estão entre seus melhores registros. Escute os solos de Wathermelons in Easter Hay e The Torture never Stops pra ter uma noção do timbre que o cara conseguiu nessa fase. Aí sim, podemos falar em timbres complexos.

Bom.... falar do Zappa seria escrever uim livro, tal a magnitude do seu trabalho. Como guitarrista, fantástico.... como compositor, um gênio.

Espero ter contribuido um pouco para que os interessados possam conferir esse lançe do timbre.

Rafael Rebelo
Veterano
# dez/09 · Editado por: Rafael Rebelo
· votar


lgapontes
realmente no caso do scott henderson a pegada influencia muito... mas dá uma ouvida em devil boy ou lola fay e vc vai ver que ele realmente fuçou bastante pra tirar aquele som.

quanto ao van halen, nao sei se ele realmente usou ou nao o boss sd-1, já vi varias vezes ele falando que nao gosta de pedais de overdrive... provavlemente ele usava como boost de volume pra empurra o amp, e optou por nao ser mais um dos que usam tubescreamer pra fazer isso.
mas com o van halen tudo influencia, inclusive o boost de volume. mas acho que o principal é o amp, a guitarra (que é fruto de anos de erros e acertos dele, até como o captador fica na guitarra influencia, pois eles sao sentados direto na madeira, o que dá um timbre bem organico e encorpado na minha opniao) e aquele palmer speaker simulator, que influencia bastante no som dele.

Kyuss_Age
o slash (assim como o petrutti) usa muita coisa mesmo, mas acho o som que ele tira bem simples, logico que em relação a criatividade e pegada é outra coisa...

já o jeff beck, acho que realmente ele usa outras coisas, mas o segredo dele é a pegada, tanto que nos anos 70 dá pra ouvir que ele tá usando um fuzz ou um treble booster de germanio, mas hj em dia nao se ouve mais, pelo menos ao vivo.

um cara que nao botei, pq nao conheço muito, mas pelo que eu conheço acho foda é o Allan Holdsworth, os sons que ele tira no album Metal Fatigue beiram a perfeição. ele deve levar o studio dele pra os shows ao vivo.

Jinkxs
tenho bastante coisa do zappa inclusive os albuns que vc citou, e realmente ele foi melhorando com o tempo, mas quem nao é assim? o steve vai disse que pouco antes de morrer, ao vivo ele quase nem tocava mais, só ficava no fundo tomando café e entao na hora dos solos aparecia e era puro brilhantismo.

lgapontes
Veterano
# dez/09
· votar


Rafael Rebelo
Vou ouvir essas músicas do Scott dps então.

Timbre não tem jeito, é muito pessoal msm...

Só por curiosidade, qual set (pedals e amps) vc tá usando?

_Dio
Veterano
# dez/09
· votar


Billy Gibbons tam um timbre curioso também, principalmente na fase do Antenna e do Eliminator.

horwatich
Veterano
# dez/09
· votar


Gosto muito do Scott Henderson, considero o melhor em frases...
O som limpo que o Petruci tira da guitarra é animal, especialmente no Scenes from a Memory.
Mas o som que é ouvir e reconhecer é Metallica, pesado e limpo, especialmente na época do MAster of Pupets e And Justice for All...

GuitarHome
Veterano
# dez/09
· votar


Do Eric Johnson sem dúvidas...

AugustoDamned
Veterano
# dez/09
· votar


Fala sério! Ninguém lembra do mestre Brian May não?
Fuderoso o timbre do cara!! \m/

erico.ascencao
Veterano
# dez/09
· votar


GuitarHome
É, com o toquinho de madeira abaixo do Tube Driver...

Rafael Rebelo
Veterano
# dez/09 · Editado por: Rafael Rebelo
· votar


lgapontes
tou usando:
guitarra -> buffer-> afinador -> phaser -> boost (sempre ligado) -> equalizador -> pedrone special 50 (com o reverb e o noise gate sempre ligados) e no loop chorus -> delay -> bbe sonic maximizer (sempre ligado)

as marcas e modelos de pedais tou sempre mudando procurando o que me agrade mais, mas a ordem e os efeitos sao sempre esses... no futuro penso em pegar aquele digitech harmony man. de qualquer forma, é um setup simples, mas funciona pra mim, eu acho o som que sai animal.
e o seu qual é?

horwatich
tb acho que o melhor momento do petrucci foi no scenes of a memory, depois ele começou a querer ficar cada vez mais pesado e perdeu a qualidade. aquele timbre da parte swingada de strange deja-vu é foda.


AugustoDamned
gosto pra caramba do timbre do brian may, mas é bem facil de conseguir, é só plugar um treble booster com tudo no talo em um amp (de preferencia vox ac30) e regular o volume e tonalidade na propria guitarra...

lgapontes
Veterano
# jan/10
· votar


Cara, eu tenho esses pedais. Costumava colocar nessa ordem:

Guitarra
Onner Fat Boy, Boss NS-2 Noise Suppressor, Boss CS-2 Compression Sustainer, Boss SD-1 Super Overdriver, TECH 21 SansAmp GT2,
Boss MT-2 Metal Zone, Boss DF-2 SUPER Feedbacker & Distortion, Behringuer Graphic Equalizer EQ700, Boss NS-2 Noise Suppressor (looping),
Behringuer Digital Delay DD100, Behringuer Foot Controller
AMP fulero

Meu amp não tem loop. Só que estou querendo mudar isso.
As vezes eu uso o SD-1 como um gás para os outros. Mas to querendo
diminuir esse monte de pedal de dist e botar outros efeitos.

Com esse pedais e meu amp fulero eu consigo uma boa variedade de timbres, mas
nada igual a esses caras ai do tópico. Acho estão faltando efeitos (reverb, um delay decente, etc) no meu set.

Sobre seu set:
Esse pedrone special 50 é um handmade né. Pelo que soube os amps do Pedrone são excelentes. Você usa a dist dele né?

guitarra -> buffer-> afinador -> phaser -> boost (sempre ligado) -> equalizador -> pedrone special 50 (com o reverb e o noise gate sempre ligados) e no loop chorus -> delay -> bbe sonic maximizer (sempre ligado)

Cara... seu set é foda.

Pelo que vi os pedais são TBP (por causa do buffer no início). Li sobre esse bbe sonic maximizer e dizem que melhora bastante o som.
Vc já experimentou colocar o boost logo antes do Pedrone (ao inves do equalizador). e o equalizador depois do pedrone no loop (quem sabe, hehe).

Vlw

a.y.o
Veterano
# jan/10
· votar


aproveitando o topico...
como seria aquele timbre do adrian smith nas musicas dos albuns de 1986 e 1988 do iron, o que seriam as tais guitarras sintetizadas com aqueles timbres parecendo um teclado?

Slash Hammett
Veterano
# jan/10
· votar


cade o the edge ai?

lgapontes
Veterano
# jan/10
· votar


Slash Hammett
Bixo, vc tem rasão. The Edge tem um som único. O cara tem um lançe muito bom de efeitos que dão um nó no ouvido para reproduzir (pelo menos p mim... hehe).

Se alguem souver os pedais que ele usa, postem tb...

Vlw

Slash Hammett
Veterano
# jan/10
· votar


lgapontes



jah da pra ter uma noçao né? asuhuashu

fill.zanchez
Veterano
# jan/10
· votar


Galera eu precisava de um timbre próximo ao som de gaita na GT-10, é pra fazer os solos de gaita da música "Texas.com" do Faiska...

Rafael Rebelo
Veterano
# fev/10
· votar


lgapontes
respondendo depois de um mes... tava viajando e acabei nao vendo as respostas!
cara, quanto pedal ein! já que vc gosta do som do van halen a EFX tá com um pedal novo, pure plexi, que pelo que eu vi no youtube tira tranquilo uns sons alá van halen.

bem, o pedrone special 50 é um amp muito bom mesmo... e só uso a distorção dele... bem cremosa e definida...
quanto ao boost e o equalizador, o boost eu uso pra dar um tempero a mais no som apenas, e o equalizador eu uso pra criar um canal semi-clean virtual, algo como abaixar o volume da guitarra, só que como tou usando um equalizador pra isso, o som nao fica sem vida ou abafado.
o equalizador no loop seria pra fazer mudanças drasticas no som... nao gosto de fazer isso tocando ao vivo ou ensaiando, se for precisar fazer isso em uma gravação, faço isso com algum plugin.
já o bbe sonic stomp é meio que um masterizador de som, é bem sutil, mas é a cereja do bolo.

lgapontes
Veterano
# fev/10
· votar


Rafael Rebelo
Pow legal, um mês msm, mas no problem.
Esse "pure plexi" não tinha visto ainda, mas tenho acompanhado de perto a EFX.
Legal esse lance do equalizador que vc faz, nunca tinha visto alguém usar asssim. Show.

Vlw cara, pela resposta. Vou dar uma olhadinha no pure plexi tb.
Você é profissa na música né? Tem site, CD, algo assim?

Rafael Rebelo
Veterano
# fev/10 · Editado por: Rafael Rebelo
· votar


lgapontes
não é uma ideia tao original assim, só é rara... eu nao gosto do som da guitarra totalmente limpa, pra mim soa esteril, sem vida, guitarra tem que ter alguma sujeira. nas musicas da minha banda tenho que alternar bastante entre clean e drive, entao eu usava um boost sujo ligado o tempo inteiro, pra quando eu tivesse no clean, nao ficasse totalmente limpo.. só que ai o troquei pro amp do pedrone, e meu boost nao casou com ele, entao troquei por um boost limpo pra mais articulação, presença etc... entao ao invés de sujar o clean, preferi limpar o drive, ai to usando o equalizador, que é o mesmo que diminuir o volume da guitarra, porém bom pra mudanças rapidas e com controle sobre como vai soar... é a ideia que o paul gilbert usa hj em dia, já que ele só tá tocando com amp de 1 canal.

e eu, bem, nao sei dizer se sou profissional, mas trabalho com musica. faço gravações, produções e tenho a minha banda que deve tar lançando cd no final do ano.
tá aqui um video de uma musica nossa, era nosso primeiro show, o som tava horrivel, eu errei bastante (tava bebado) mas dá pra ter uma idéia.


Vinicius Nogueira
Veterano
# fev/10
· votar


Cara, já toquei com alguns guitarristas lotados de equip, lotado de racks... Eu chegava, plugava meu Argos e meu Direct box que simula um gabinete 4x12 na mesa, um timbre muito mais encorpado, definido e agradável de se ouvir. Com meu DD-20 fica LINDO os solos.

Pra mim o complexo é ser simples.

Olha os primeiros vídeos do Gustavo Guerra, um monte de aparelhos e um timbre nada bom pros milhares de reais gastos alí...

lgapontes
Veterano
# fev/10
· votar


Vinicius Nogueira
Também sou a favor de coisas mais "plug-and-play"! Quando não dá agente usa um "simulador" hehehehe...

Rafael Rebelo
Cara, muito show a banda.
Achei bem legal o timbre, mas acho que a microfonação dos instrumentos não tava sendo bem captada pela câmera não, deu pra sacar melhor o timbre no início do vídeo e no solo. Alias, bom solo, achei bem legal o início - pena que deu uma "microfoniazinha" (da vocalista, eu acho né) quando vc se movimentou.
Gostei do timbre também da batera (principalmente dos pratos), dos lances do baixistas/tecladista no início da música e da voz da guria vovalista. Cantou bem.
Curiosidade: no final da música vc pressiona um pedal e o timbre driver vira um timbre "sujo", seria isso o lance que você faz com o equalizador?
O nome é "Monalisa Molestada"? heheheh, não leva a mal não mas achei engraçado.. heheheh, mas interessante...

Bom, não deu muito bem pra avaliar o vídeo não (estava vendo muito cedo quando sai de casa pra trabalhar, hehehhe- ohh sono! - no meu trabalho o youtube não funfa!) mas no geral achei legal... boa sorte na gravação do CD ae... e, bebado ou não, vc toca com bastante feeling - parece guitar-hero de heavy metal... heheheheh
vlw

Bruno Floyd
Veterano
# fev/10
· votar


acho o timbre do Brian May bem complexo

gosto pra caramba do timbre do brian may, mas é bem facil de conseguir, é só plugar um treble booster com tudo no talo em um amp (de preferencia vox ac30) e regular o volume e tonalidade na propria guitarra...


só esqueçeu de mencionar o fato dele usar amps VOX de época, com valvulas Mullard, sem contar que a guita dele foi ele mesmo que construiu, e detalhe: não usa palheta e sim uma moeda!

to pra ver alguem que tire o timbre do Brian May assim com essa facilidade!

outro timbre complexo é do Jeff Beck principalmente pq aquilo é fruto das mãos dele

Rafael Rebelo
Veterano
# fev/10
· votar


lgapontes
bom que vc gostou, obrigado pelos elogios... se tiver algo seu, posta tb!
hm.. nao teve microfonação dos intrumentos haha.. isso é filmagem amadora... alias, a situação do bar era precaria e nem as caixas de intrumentos tavam microfonadas, nao tinha retorno nem nada... por isso fui pra frente do baixista, pra poder ouvir ele e interagir, pq nao tava ouvindo nada...
a microfonia foi da vocalista sim... foi o primeiro show da vida dela, e foi o meu primeiro tb...
quanto à pisada, na verdade só desliguei a distorção.. e nao usava equalizador ainda nessa epoca, na verdade, tava usando um meteoro jaguar chorus 100w e um booster ligado o tempo todo... a distorção é do proprio jaguar...
e o nome da banda foi um amigo que deu, e a explicação é bem mais complexa do que parece haha

se vc quizer conferir, tem um outro video no youtube, da musica que foi a sequencia dessa, a qualidade tá a mesma porcaria, mas no final das contas o que conta mesmo é a musica. nao posso mostrar as gravações de estudio, mas sao infinitamente melhores, porem agente fez um acordo de só mostrar quando tiver finalizado (aquele lance do misterio, sabe?).. caso vc queira, mantem contato comigo, pq agente vai disponibilizar o album inteiro de graça na internet, e com qualidade alta.

lgapontes
Veterano
# fev/10
· votar


Rafael Rebelo
Show de bola... vou acompanhar pra quando sair eu dá uma conferida... quando vc lançar a parada, se for possível, dá um post aqui no FCC pra galera curtir tb...
Os videos, músicas de uma banda que eu tinha estão com o batera... , dps vou ver se posto também... mas são no mesmo "clima" (qualidade, heheh) que este... mais underground msm.
vlw

AugustoDamned
Veterano
# mar/10
· votar


to pra ver alguem que tire o timbre do Brian May assim com essa facilidade!
Boa! +1
Queria ouvir essa proeza tbm! rs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Timbres complexos de guitarra