Guitarrista de rock precisa saber acordes complexos?

Autor Mensagem
sanabria
Veterano
# nov/14


No rock usam mais power acordes, e vi um vídeo que o professor dizia que era só preciso saber fazer acordes básicos. Um amigo meu pegou meu violão e só tocava power acordes, como na guitarra, mas não soa bem no violão.

Uma pessoa que toca violão for passar para a guitarra já sabendo formar acordes, isso é uma vantagem? Os acordes são os mesmos.

Desculpe se a dúvida é meio boba ou idiota hehehe.

Lelo Mig
Membro
# nov/14
· votar


sanabria

Os acordes são exatamente os mesmos, apenas, alguns soam melhor em um ou outro instrumento.

"Guitarrista de rock precisa saber acordes complexos?"

Precisar não precisa.......mas porque não saber?

felipelfln
Veterano
# nov/14
· votar


A nao ser que vc admire a mediocridade, qualquer coisa é importante e vai te ajudar. É bom ter um diferencial, tem muito acorde grande e cabeludo que fica bonito e soa diferente mesmo num som pesado e distorcido.
Aprenda tudo.

erico.ascencao
Veterano
# nov/14
· votar


sanabria
Tá aí uma música não tão óbvia:



sanabria
Veterano
# nov/14
· votar


Lelo Mig

Não sei porque parece que para mim power acorde, não soa bem no violão, mas na guitarra, eu vejo os guitarristas tocando, fica muito legal o som.

sanabria
Veterano
# nov/14
· votar


erico.ascencao

Eu estava olhando a harmonia dela, achei mais complicados os acordes, tem bastante acorde com baixo invertido.

sanabria
Veterano
# nov/14
· votar


Eu sou tão leigo na guitarra, que não sabia que tem amplificadores com distorção, achei que precisa ter uma pedaleira para ter som com distorção, sou bem "leigão" hehe

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


erico.ascencao

Meu sonho é esse mic...

sanabria

Eu tentaria power com 9, essa dissonância dá um brilho ao acorde... Mas haja abertura de dedos...

No violão pra um acorde mais cheio, geralmente se executa ele completo e com dissonâncias/assonâncias... Um D soa mais bonito se colocar o baixo em F# e uma 9 no fim... O shape fica

e|0
B|3
G|2
D|0
A|0
E|3

Todos já foram iniciantes... Todos um dia precisaram aprender o que era isso tudo...

;D

Filippo14
Veterano
# nov/14
· votar


sanabria

Vale a pena saber, nunca se sabe quando vai precisar. Estou em uma banda de rock que preciso criar minhas partes de guitarra de forma que sejam diferentes do outro guitarrista. Uso diversos acordes diferentes, com notas diferentes e tal, são muito importantes para qualquer estilo, tudo cabe, depende apenas da aplicação.

Abração

fernandogt2014
Membro Novato
# nov/14
· votar


Muito bom tópico sanabria.

Cara, na minha humilde opinião tudo vai do que você almeja como músico.
Você não precisa necessariamente saber uns acordes cabulosos pra fazer um puta som no rock, mas confesso que tenho ouvido muitas sonoridades até mesmo da galera aqui do Brasil que tem feito toda a diferença.

Na real a simplicidade sempre soa bem. Mas incrementar um acorde ou outro vai muito do espaço que você tem na música para fazer isso também. Alguns acordes vão provocar uma dissonância desnecessária, então bom senso e muito estudo vão fazer uma boa.

É isso ae, abraços!

Flipe J.
Membro Novato
# nov/14
· votar


Vc vai passar a vida toda tocando só rock?

strinbergshredder
Veterano
# nov/14
· votar


sanabria
Minha humilde opinião é que não existe essa de "Guitarrista de Rock"...

O cara pode até gostar só de rock, tocar só rock, mas se na essencia o cara é guitarrista, acima de estilo, acredito que cada outro estilo pode acrescentar alguma coisa interessante ao músico, por mais que ele não seja chegado...

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


Flipe J.

Não é nem rock, mas sim só power chords, salvo se vc for tocar extreme death fire demon metal from hell, vai precisar de uns acordes básicos...

sanabria
Veterano
# nov/14
· votar


Ismah

Gostei da sua dica, eu costumo usar 9 em acordes no violão, mas com acordes mesmo, não power chord, uma música simples com acorde A, eu jogo uma 9, acho o som bonito.

sanabria
Veterano
# nov/14
· votar


Eu não toco guitarra, quero começar queria tocar rock também, sempre via alguns caras de igreja tocarem e eles usavam bastante acordes abertos como no violão gêneros bem pop mesmo.

Um amigo meu só fazia power acordes, a maioria ele tocava era rock.

sanabria
Veterano
# nov/14
· votar


strinbergshredder

Já vi caras falando: "Eu não preciso saber fazer acordes assim, para tocar o que toco."

Eu quero tocar guitarra e tocar vários estilos, não quero ficar apenas no rock, isso responde também o Flipe J..

sanabria
Veterano
# nov/14
· votar


fernandogt2014

Também acho interessante incrementar com coisas mais.

Eu vejo o rock em si que a harmonia(acordes) em geral são simples, o que acho complicado é solos e técnicas dependendo do estilo.

Agora lembrei uma banda oficina G3 gospel que usa acordes mais complexos, pelo menos para mim é hehe.

Ismah
Veterano
# nov/14 · Editado por: Ismah
· votar


sanabria

Fica a sobreposição de quintas...

Exemplo em A5(9) = A E B

G|--------4
D|9-------2
A|7-------0
E|5--------

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# nov/14
· votar


Acho que é muito mais importante riffs e criatividade pra solos no rock. Acordes, só os básicos, a 5 e suas inversões, etc.. Mas claro que quanto maior o conhecimento, mais ferramentas para se fazer boa música.

strinbergshredder
Veterano
# nov/14
· votar


sanabria
Já vi caras falando: "Eu não preciso saber fazer acordes assim, para tocar o que toco."

Eu quero tocar guitarra e tocar vários estilos, não quero ficar apenas no rock, isso responde também o Flipe J..


Exatamente! O ponto que entra aí é a versatilidade do guitarrista ;)

JJJ
Veterano
# nov/14
· votar


sanabria
o professor dizia que era só preciso saber fazer acordes básicos. [para tocar rock]

Meio preconceituoso esse seu professor...

Mesmo os rocks mais "rasteiros" usam muitas sétimas e quartas, por exemplo. Sextas e nonas são um pouco menos comuns, mas também há vários "guitarristas de rock" (se é que isso existe) que utilizam.

Se formos para a praia de rock progressivo, jazz rock, etc. aí a coisa pode "complicar" bem mais.

Na minha opinião, ele exagerou.

rcorts
Veterano
# nov/14
· votar


sanabria
Uma pessoa que toca violão for passar para a guitarra já sabendo formar acordes, isso é uma vantagem? Os acordes são os mesmos.

Com certeza. Conhecimento nunca é perda de tempo.

sanabria
eu costumo usar 9 em acordes no violão, mas com acordes mesmo, não power chord, uma música simples com acorde A, eu jogo uma 9, acho o som bonito.

Se você aplicar o mesmo conceito no rock por exemplo, pode incrementar os próprios power chords com a 9ª e com o baixo na 4ª abaixo, assim você ganha peso e sofisticação ao mesmo tempo. É um tipo de acorde bastante empregado no rock mais atual.

Power chord de Dó com a 9ª e baixo na 4ªJ abaixo (outra interpretação seria um acorde Csus9/G):


e-------------3---------------------------------------
B----3--------3---------------------------------------
G----5--------5---------------------------------------
D----5----ou--5---------------------------------------
A----3--------3---------------------------------------
E----3--------3---------------------------------------


Power chord de Fá com 9ª e baixo na 4ªJ abaixo:


e-----3-------------------------------------------------
B-----6-------------------------------------------------
G-----5-------------------------------------------------
D-----3-------------------------------------------------
A-----3-------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


Toque esses acordes com uma distorção high gain e com captadores high gain e fica monstruoso.

sanabria
Eu quero tocar guitarra e tocar vários estilos, não quero ficar apenas no rock

Parabéns, é um bom começo pensar assim.

Só uma dica: nem toda música de rock tem apenas harmonias simples. Nem todo rock é feito só com power chords, acordes abertos e acordes sus4.

Você precisa escutar várias, mas várias bandas mesmo, de várias épocas, e vai perceber que nem todo rockeiro é bitolado. Muitas pessoas podem pensar que o Eddie Van Halen, por exemplo, era um ótimo guitarrista só porque tocava rápido, mas é aí que se enganam. Ele já havia estudado piano clássico e no rock aplicava coisas como arpejos em tapping, ideias modais e mesmo harmonias um pouco mais sofisticadas, e ao mesmo tempo não precisou perder a identidade rock para fazer isso.

Outro exemplo, as músicas Nutshell e Would, do Alice in Chains, denotam uma intenção do modo frígio. Independentemente se as composições "saíram" espontaneamente ou de forma pensada, planejada, não é tão simples como parece.

Então, veja, tem muita coisa clichê no rock, mas de vez em quando tem coisas mais complexas também.

Abç.

sanabria
Veterano
# nov/14
· votar


rcorts

Eu vou escutar mais bandas, essa banda gospel que citei, usa acordes mais elaborados.

Eu vi esse professor dizendo em um vídeo, até queria aprender essas harmonias mais complicadas, entender bem como funcionam, mas fico pensando, se pego um professor de guitarra, acho que ele vai querer dar mais ênfase a solos e riffs.

Acho que seria melhor eu estudar isso separado no violão, até pensei em algum dia fazer um curso de violão clássico.

sanabria
Veterano
# nov/14
· votar


JJJ

Eu vi um vídeo aula de um carinha dizendo isso, por isso fiz o tópico.

rcorts
Veterano
# nov/14 · Editado por: rcorts
· votar


sanabria
Eu vou escutar mais bandas, essa banda gospel que citei, usa acordes mais elaborados.

Sim, usa.

Eu vi esse professor dizendo em um vídeo, até queria aprender essas harmonias mais complicadas, entender bem como funcionam, mas fico pensando, se pego um professor de guitarra, acho que ele vai querer dar mais ênfase a solos e riffs.

Depende do professor. Eu dou aulas aqui onde moro e foco muito em harmonia, improvisação, fraseado blá, blá, blá.... mas houve uma época em que eu era mais focado em ensinar técnicas mesmo. Hoje eu tento ensinar de um tudo. A única barreira é a falta de interesse do próprio aluno mesmo.

Acho que seria melhor eu estudar isso separado no violão, até pensei em algum dia fazer um curso de violão clássico.

Violão clássico é muito bom, principalmente para abrir a cabeça em relação a chord melody e uso dos baixos. Também ajuda a fixar acordes em diversas regiões do braço. Quanto à técnica, ajuda bastante em dedilhado e postura de mão direita. Mas, de forma geral as harmonias de violão clássico são até simples, sério mesmo. Apesar de em algumas terem harmonias mais complexas, com uso de diminutos etc... (moonlight sonata, por exemplo).

Quer pegar harmonias "pesadas"? estude samba, jazz, bossa nova, flamenco.

EDIT: quanto a violão clássico, eu diria que o aspecto mais forte é a disciplina (tanto em postura corporal, postura das mãos, timbre acústico, dinâmica etc...). Para tocar bem violão clássico precisa de muita disciplina e "sentir" cada nota tocada. Outro ponto é que ajuda a ter uma boa percepção a respeito da divisão de "vozes" na condução das linhas harmônicas e melódicas.

sanabria
Veterano
# nov/14
· votar


rcorts

Quando eu for ter aulas com algum professor, vou falar que quero aprender de tudo técnicas, mas também bastante coisa sobre harmonia. Não fico contente em apenas em aprender solos e técnicas, quero aprender o máximo que eu puder sobre o instrumento.

Realmente samba é complicado, eu vejo vídeos aulas de um cara, fico impressionado ele sabe tocar tudo, queria um dia ser assim tocar de tudo no violão e na guitarra, por isso pensei em fazer no futuro aulas de música clássica. Hoje em dia apenas sei tocar coisas básicas, bem basicão no violão quero sair desse nível rs

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# nov/14
· votar


rcorts
Quer pegar harmonias "pesadas"? estude samba, jazz, bossa nova, flamenco.
Exato.

sanabria
Se tu quer aprender harmonia, faça aulas com professores que focam em Jazz, Samba, Bossa, e afins. Não que vc não possa aprender estudando rock, mas a frequência e necessidade que esse tema é abordado nesses outros estilos é muito mais frequente que no rock em geral.

sanabria
Veterano
# nov/14
· votar


Wuju Wu Yi Tem um professor aqui perto que dá aula de samba, Jazz, mas é bem caro as aulas dele, acho esse assunto muito legal. Outra coisa que quero aprender é ler partitura, coisa que não é muito usada no rock, se eu estiver errado me corrijam.

Como acho caro as aulas aqui, estava tentando ver se faço por webcam, deve ser mais barato, ver se encontro um cara que gosta de ensinar harmonia.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


rcorts

Power chord de Dó com a 9ª e baixo na 4ªJ abaixo (outra interpretação seria um acorde Csus9/G):

Não seria V no baixo???

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


sanabria

Generalizando... Acho que responde suas dúvidas.

Quer ver um pianista parar de tocar? Tire o papel da frente dele.
Quer ver um guitarrista parar de tocar? Coloque um papel na frente dele.

Sobre o samba, jazz e diabo a quatro, só acho que deveria aprender o feijão com arroz primeiro, um bife depois... Acho...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarrista de rock precisa saber acordes complexos?