Sou um sujeito de sorte - Achei um Tube Screamer TS7 no lixo

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# mai/17 · Editado por: Ismah
· votar


Vindo do LeandroP, eu acreditaria que ele tivesse um OD1 desses, mas eles são MUITO raros, geralmente vendidos a preços exorbitantes. E são raras exceções que fizeram sucesso sem tone, porque acaba ficando meio incontrolável a série de harmônicos, virando um enxame de abelhas a parada... CREIO que eles usem o HPF na entrada que tenho pregado por aqui. Nunca me prestei a essa análise.

Buja
Veterano
# mai/17
· votar


Ismah
Entao sugere que um OD-3 seria mais vantajoso? Ele tem knob de tone, e é mais facil de achar a precos praticaveis.

Lelo Mig
Membro
# mai/17
· votar


Buja

O que o Ismah sugere eu não sei... mas me metendo sem ser chamado...rs, eu sugiro o OD-2.

É o circuíto do OD-1, com o que faltava (controle de Tone) e um plus que é a chave Turbo, nada mais que uma função booster embutida que transforma o pedal numa merda quase irmã do Metal Zone, mas que por ser um apenas um "plus", acaba sendo bem útil as vezes...rs.

LeandroP
Moderador
# mai/17
· votar


Ismah

Então, como eu disse, me equivoquei no modelo. Nunca tive o OD1 e sim SD1, sendo que o SD1 tem controle de tonalidade.

Encontrei este artigo interessante sobre a história do Tube Screamer, onde são mencionados os modelos também produzidos pela Boss.

https://pedalmaniacs.wordpress.com/2012/01/10/a-historia-do-pedal-tube -screamer-da-ibanez/

Lelo Mig
Membro
# mai/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


LeandroP

Sim...essa história é famosa e bastante interessante.

Foi o medo de sofrer um processo oriundo de uma gigante como a Roland que fez eles mudarem o formato de clipagem; Uma colaboração da "obra do acaso" se insere no sucesso do TS.

“Se você olha para os esquemáticos entre um Tube Screamer e um Boss OD-1, eles são quase exatamente a mesma coisa,”

Exato!

LeandroP
Moderador
# mai/17
· votar


Lelo Mig
“Se você olha para os esquemáticos entre um Tube Screamer e um Boss OD-1, eles são quase exatamente a mesma coisa,”

Então, eu não manjo de esquemático de pedais. É algo bem complexo pra mim. Mas creio que sejam diferentes, e em princípio com funções diferentes.

O Ibanez Tube Screamer é pra injetar mais ganho e saturar as válvulas, fazendo elas gritarem, como o próprio nome sugere.

Já o Boss Overdrive foi feito pra simular um amplificador valvulado saturado.

Pelo menos isso que eu sempre acreditei (posso estar enganado).

Inclusive comparando a sonoridade dos dois modelos, eles soam muito diferentes. E embora eu goste dos dois pedais, a minha preferência é pela sonoridade do Tube Screamer.

Me parece que a diferença está no formato da onda, sei lá. E aí já uma seara que eu não conheço bem.

Lelo Mig
Membro
# mai/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


LeandroP

Cara, mesmo para um leigo (como eu) é fácil entender. Vou tentar explicar de forma bem simples.

Sabemos que um valvulado a saturação (que gera o drive) se dá pela clipagem.

A válvula satura, distorce a onda, "amplifica" os harmônicos sem comprimir a dinâmica. De forma bem simples, é o que ocorre.
Só que uma válvula faz isso de forma assimétrica, ou seja não há uniformidade na distorção em toda a onda, a onda é distorcida de forma "aleatória", na base ou no pico, sem relação de uniformidade ou medida.

Sabendo disso ambas empresas partiram para o projeto de um circuito que fizesse o mesmo efeito físico.

Com a Boss patenteado e a Ibanez com o projeto pronto, só restou a segunda alterar para uma clipagem simétrica.

O que não se esperava, na teoria, era o resultado tão agradável e natural do TS.

LeandroP
Moderador
# mai/17
· votar


Lelo Mig

Aê! Valeu!

Era isso que eu precisava. Ótima síntese ;)

Ismah
Veterano
# mai/17
· votar


Buja

sugere que um OD-3 seria mais vantajoso? Ele tem knob de tone, e é mais fácil de achar a precos praticaveis

Não sugiro nada, só comentei mesmo que o OD1 é sem tone e uma raridade. Nego vende a 500 dólares de brincadeira.

São duas ferramentas, se ele te serve ou não é tu quem devia me dizer.

Lelo Mig
merda quase irmã do Metal Zone

Essa é controversa... O Metal Zone é domável, não de um jeito fácil, mas é.

LeandroP

Sim, entendi que foi um equívoco. A Boss tem um historiograma muito bom no site internacional. Não entendi nada que o Lelo disse, mas ok ...

Eu não tenho muita segurança para falar de um e de outro. Mas vamos lá...

Vamos aos esquemáticosBoss OD1

Ibanez TS808

Repare que a diferenças são
- Boss usa transistor, e o Ibanez CI
- Boss usa 3 diodos, e o Ibanez 2

O tipo de clip pode gerar 3 tipos de ondas diferentes

Buja
Veterano
# mai/17
· votar


Ismah
Não sugiro nada, só comentei mesmo que o OD1 é sem tone e uma raridade. Nego vende a 500 dólares de brincadeira.

Justamente por causa da raridade. Logico que a versão "tonificada" seria mais versatil. So que, sempre achei que o tone poderia mascarar um pouco o timbre original da guitarra.
Eu queria mesmo somente o timbre da minha guita overdrivizada. So isso. Por isso, o OD-1 seria interessante. Mas ja viu né. O dia que eu tiver pagando 500 contos (dolares) pra um pedalzinho desses...bem, eu acreditarei em muita coisa que nao acredito hoje.

LeandroP
Moderador
# mai/17
· votar


Buja

Eu acredito que esse mercado que paga um valor que consideramos alto em instrumentos e acessórios, tem um interesse um pouco diferente do músico que efetivamente colocaria este pedal no seu set pra tocar. Acho que a relevância histórica é um estímulo pra se colecionar e ao mesmo tempo preservar esses objetos. Ou também pode ser uma fantasia minha de tanto assistir o "Trato Feito" do History Channel rsrs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sou um sujeito de sorte - Achei um Tube Screamer TS7 no lixo