Ser guitarrista é ser ninguém na vida então?

Autor Mensagem
peido_valvulado_crunchado
Membro Novato
# out/14 · Editado por: peido_valvulado_crunchado


Estou postando meu desabafo e quero a opinião de vocês: Eu tenho 15 anos e sou guitarrista. Meu maior sonho é ser profissional e viver de música. Não faço aula porque não tem muita grana disponível pra isso e ando fazendo outros porém, estudo e treino com muita dedicação todos os dias na internet, em livros, tudo que é fonte disponível. Já toco 2 anos mais ou menos e acho que já sei muita coisa, eu já tinha postado um som pra galera aqui de um solo que eu fiz em uma outra conta que eu tinha e a galera me elogiou bastante, já fui até chamado pra uma banda. Mas...meus pais. Eles não reconhecem que isso é o meu sonho, sei lá, acham que é bobagem. Pra eles, tocar guitarra é a mesma coisa que ficar o dia inteiro jogando um jogo besta no pc ou no videogame, que não vai me servir a nada. Outra coisa é a escola, confesso que não sou nada bom na escola e as vezes a guitarra fala mais alto do que os livros de matemática. Mas olha só, eles preferem que eu fique a vida inteira estudando pra ficar o dia inteiro trancado em um escritório do que se dedicar a música. Sei que eles querem o melhor pra mim e confesso também com uma certa vergonha que as vezes falto com respeito com eles. Eles ficam o dia inteiro trabalhando pra no final do mês me dar guitarra cara e eu não valorizar eles. Eu também tenho culpa mas eles também ficam falando que a guitarra não vai levar a nada na vida. Ultimamente eu estou tendo controle em tocar e estudar, mas eles ficam me ameaçando que se eu não tirar boa nota eles quebram a guitarra e talz, bah eu fico tri desanimado. Até vi um membro aqui no fórum dando um conselho para um pai dizendo que não se deve tirar a guitarra do filho. Pode tirar o pc, ps4, bola, celular, achar a playboy escondida mas a guitarra não. Eu fico andando por ai procurando alguém sério que queira montar uma banda ou algo do tipo eles ficam falando que é perda de tempo, que eu nunca vou ser um Dimebag(sou muito fã dele R.I.P.) da vida. Tá certo que eu preciso de um estudo, de um emprego no futuro mas eles levam muito a sério entende? Pô, eu estudo pra escola, estudo pra guitarra, tento procurar gente interessada, alguém que saiba bastante disposto a me ensinar também, e hoje em dia tá difícil achar gente séria, tá difícil ser músico, em vista desse país nada incentivador ai. Pra eles guitarra é só entretenimento, não serve pra nada, nem de adubo :/ . Oque vocês acham? Já estou quase desistindo. Vale pu não a pena? Vamos debater e por favor, não deletem o post porque eu sei que tem muitos iguais ao meu mas com histórias diferentes. Desculpem o meu enrroleixon, tô sem controle hoje :s.

Desculpem² eu ter escrito essa bíblia enorme ae haushua


¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦

[EDITADO PELA MODERAÇÃO]

Por favor, leia as regras do Fórum http://forum.cifraclub.com.br/?action=regras

1. Criação de tópicos

"1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário."

Dica:

Pesquise, conheça, assimile e aprenda. Se possível, contribua. Há tópicos magníficos sobre o assunto, que inclusive dão dicas para quem pensa em seguir carreira.

Ex: Caminhos para viver de música Pt 1 até Pt 7!

Boa sorte!

¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦

Lelo Mig
Membro
# out/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


peido_valvulado_crunchado

Cara, presta atenção, conselho de um coroa que é pai!

Muitas vezes, bater de frente, é o pior caminho!

Então, pensa aí:

- Se você disser que guitarra é seu passatempo, seu hobbie, estará mentindo?
- Se você parar de dizer que "quer ser guitarrista profissional" estará mentindo?
- Se você negociar as notas da escola com tocar guitarra estará fazendo algo ilegal?

Então, toca em frente sem conflitos. Toca e estuda sua guitarra. Não precisa parar de estudar, se dedicar 24 hs por dia, é possível conciliar muitas coisas, ainda mais na sua idade.

Conheço neguinho que estuda em Faculdade, faz esportes, namora, sai com os amigos e toca guitarra prá caramba, estuda e não estuda pouco não.

Mesmo guitarristas profissionais, você acha que ficam tocando guitarra o dia todo? E quem vai no banco? Quem faz compras? Quem leva o carro no mecânico? Filho na escola? Ahhh, o Dimebag era rico e tinha funcionários prá fazer isso!

Pois é, mas até ele ficar rico, quem fez?

Relaxa cara! Toca, estuda e para de encher o saco do seu pai. Ele só esta preocupado com seu futuro porque sabe que as garantias de você se virar e se sustentar com "guitarra" são menores do que como engenheiro ou advogado.

Ele esta errado?

Então para de confrontar e lamentar, se foque, e prove prá ele que você esta certo!

krixzy
Veterano
# out/14
· votar


peido_valvulado_crunchado
Cara, li aqui sua história que mais parece um desabafo, mas infelizmente essa é a realidade aqui no brasil, são poucos que dão valor a música, e ver isso como um meio de vida. É uma pena seus país não te apoiarem na guitarra, é triste mesmo, mas no ponto de vista deles, eles estão certos, ser alguém na vida sem estudos chatos e entediantes aqui no brasil é extremamente difícil, vc só tem duas opções, ou tem uma vida chata de estudos pra depois que se formar continuar a vida chata em um escritório com uma boa renda no banco, ou escolhe viver a vida do jeito que gosta sem dinheiro. Eu no momento vivo a vida chata em um escritório mas continuo me dedicando a guitarra, até entrei numa banda recententemente.

Eu nunca gostei de estudar outra coisa que não fosse música, hoje tenho 25 anos, completo 26 daqui a alguns dias, não fiz faculdade ainda pq não acho outra coisa que gosto a não ser música, e a única faculdade de música da minha cidade é um lixo.

Então o conselho que te dou, é levar os 2 a sério, continue tirando notas boas na escola sem abandonar o que gosta de fazer, no futuro vc terá mais facilidades de arrumar um bom emprego, sem ter que abandonar o que gosta, e se conseguir crescer como músico, ai poderá abandonar o emprego chato.

Agora o que vc não pode tirar da cabeça é, que sem um bom emprego, vc não conseguirá se manter, você não terá seus país pra sempre, pense nisso.

JJJ
Veterano
# out/14
· votar


Se seu nome artístico for "peido", pode desistir e seu pai está com toda razão! kkkkkkkkk

Agora, sério: também sou pai. E um pai se preocupa com o futuro dos filhos... Isso não é ruim, cara! É bom! Imagina se ele dissesse "ah... dane-se, faz o que tu quiser, vai tocar guitarra o dia inteiro, larga essa porcaria de escola chata..." aí é que você precisaria se preocupar de verdade!

Faz o que o Lelo falou: toca e estuda. Se esforce pra ir bem na escola. Mal não vai te fazer. E seus pais ficarão mais felizes e confiantes no teu futuro (e, de quebra, vão parar de falar mal da tua guitarra). É bom pra todo mundo.

d.u.n.h.a.
Veterano
# out/14 · Editado por: d.u.n.h.a.
· votar


peido_valvulado_crunchado
Enquanto você depender e for sustentado pelos seus pais fique pianinho e faça o que eles mandam.
Tocar guitarra e estudar não são mutuamente excludentes, pelo contrário. Se dedique muito aos estudos, mergulhe de cabeça e mostre que a guitarra não te atrapalha. Se filho meu fosse mal na escola e ficasse me aporrinhando com guitarra ia levar uns bons tapas. Sua única obrigação é ir bem nos estudos. Você não precisa trabalhar, não precisa sustentar ninguém e ninguém depende de você. Ensino funamental/médio é tranquilo, tire meia hora por dia pra estudar cada matéria depois da aula que não tem erro, ainda sobram várias horas pra música.
Se agora você tá se apavorando espere quando chegar a faculdade...

Ps: não, você não sabe muita coisa. Ninguém com dois anos de guitarra sabe muita coisa. Quem sabe muita coisa nunca vai achar que sabe muita coisa.

peido_valvulado_crunchado
Membro Novato
# out/14 · Editado por: peido_valvulado_crunchado
· votar


Valeu todo mundo ai pessoal! Estão ajudando muito!

JJJ
Não, meu nome artístico não vai ser peido haushaus

d.u.n.h.a.
Quis dizer que talvez eu saiba muita coisa para o tempo que eu toco pois conheço gente que toca a mais tempo que eu e tem um milhão de guitarras e violões, se acha o fodão e não sabe nem oque é escala pentatônica e palhetada alternada, campo harmônico, etc, por isso que é difícil achar gente que queira levar a coisa a sério entende?

Filippo14
Veterano
# out/14
· votar


Cara, administrar sua vida, ter foco e responsabilidade não é só tocar guitarra. Olha o Mateus Starling, ele tem que administrar um negócio. Guitarrista é mais difícil que muita profissão e porque? Você é o seu chefe. Se o seu "eu" dono do negócio ficar com dó porque o seu outro "eu" que é o empregado não acordou para trabalhar, sabe o que acontece? NADA, você manda em você mesmo. Você precisa ter uma noção de como administrar sua vida, e nem tudo que fazemos nesse administrar é legal, muitas coisas são chatas e precisam ser feitas. Saber matemática é importantíssimo, vai te ajudar a administrar suas despesas, orçamentos, valores de aulas, instrumentos, qualquer coisa. Quem não sabe português ( e olha que eu nem falei do inglês) já sofre muito. Neguinho escrevendo mal é o que não falta, você escolheria qual prof? O que fala bem, organizado, objetivo e que tem uma carreira ou o músico que só toca guitarra bem?

Muita gente acha que escola é desnecessário, mas se ela te ensinar a ter no mínimo cultura, ela já fez seu papel. Imagina você trocando uma ideia com seu prof de guitarra e ele só sabe falar de guitarra, não tem outro assunto, não fala de mais nada, não te acrescenta nada.

O Mateus Starling é um bom exemplo, o cara morou fora, se ferrou pra caramba, sabe falar duas línguas, toca fora, da aula, cria material em vídeo, tem cd. Contudo se você pegar o facebook dele vira e mexe tem opiniões religiosas e políticas ou o que seja. O cara tem papo, o cara é organizado, o cara atende bem e isso se consegue muito com estudo.

Concordo que guitarra é lindo, todos nós aqui sabemos, mas estudo vem em primeiro lugar, infelizmente é assim.

Uma dica, siga o que o Lelo falou, ele é pai e sabe como funciona, não toca no assunto guitarra. Estuda, se esforça e mostra que você está atento para os estudos, e com uns 17 anos você prova para eles que dá para viver a vida como músico.

Alias, se você espera ter um padrão de vida altíssimo como músico, se tem sonhos de se tornar um Dimebag, desculpa, mas é muito difícil. Se você preza por um padrão de vida altíssimo ou ao menos espera isso, cara, essa profissão é foda, é complicadíssimo chegar nisso. Ficar famoso é para poucos, quantos viram famosos? Por quanto tempo?

Ser músico é viável, da para ter uma vida honesta, viver bem, mas ter uma vida acima da média brasileira, com luxos é para um em um milhão.


Desculpa o texto, tentei mostrar a minha opinião da forma mais clara possível.

Abração e boa sorte

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


Música... Ser músico...

Creio que são as segundas maiores ilusões da terra, apenas atrás da fé cega.

Muitos acham que ser músico é barbada, é vida fácil e blá blá blá. Até o momento que vc desce do palco, é. Depois a casa cai.

Primeiro pq vc ganha de dia pra comer de noite. Um dos mais bem pagos que conheço, vive como seus 1600/mês.

Filippo14
Veterano
# out/14
· votar


Ismah


O único cara que eu vejo sempre com equipamento próprio novo é o Roberto Torao, e nem músico ele é. O resto infelizmente sempre está com o de sempre, ou é endorse e ganha os produtos das marcas, raramente vemos músicos com uma guitarra nova a cada 2,3 meses. Isso já mostra o quanto muitos músicos conseguem investir em seus próprios negócios.

Lelo Mig
Membro
# out/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Esse negócio de salário de músico, de "no Brasil" e etc., é outro assunto que me deixa puto e têm muito "mimimi"........

O grande problema da maioria é achar que música é superior a qualquer outra profissão. O que há de melhor num guitarrista que num pedreiro?

É muito chororô de "músico no Brasil só se ferra" e blá, blá, blá....

O mercado paga para quem ele precisa ou para quem lhe dá retorno... isso ocorre em todas as profissões e dadas as devidas proporções em qualquer lugar do mundo. Querem ganhar dinheiro vão ser jogador de futebol, se tiverem bola prá tal, e não se iludam porque o caminho é árduo e injusto também!

Tenho pelo menos 10 amigos que vivem de música muito dignamente, com ganhos bastante honestos e compatíveis com as demais profissões, a diferença é que estes encaram a música como profissão, são trabalhadores, prestam serviços para quem precisa e paga por isso. Suas carreiras de "artistas" eles levam paralelo.

Cara quer ser Islachi brasileiro? Ganhar dinheiro tocando xitexaidomaine? Ah pára com isso!

Alex guitar man
Veterano
# out/14
· votar


Na verdade se nascer no brasil ja se ferrou né..

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


Lelo Mig

Penso eu que, levando em conta que a banda para quem se trabalha cobra em média 40k por dia de eventos, e com uma média de 7 ou 8 eventos por mês (uma das que está nesse patamar tá com média de 22dias/mês, e quase 40 eventos/mês) o músico é muito mal pago.

Ordinaire
Membro Novato
# out/14 · Editado por: Ordinaire
· votar


Eu já tinha me contentado em ser hobbista na guitarra, exatamente por não achar ninguém que queira tocar sério...

Dói só de pensar em estudar a vida toda pra fazer parte desse manicômio social!

Will Bejar
Veterano
# out/14
· votar


peido_valvulado_crunchado
pois conheço gente que toca a mais tempo que eu e tem um milhão de guitarras e violões, se acha o fodão e não sabe nem oque é escala pentatônica e palhetada alternada, campo harmônico, etc
Começou mal a carreira... humildade é o primeiro passo.

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


Will Bejar

Ninguém pautou isso antes acho que por experiência. Chamo isso de sentimento punk: o cara vem grita um "Fuck the Queen", mostra o dedo do meio para uns veteranos que discordam, sai correndo e nunca mais volta (vide o Renato Rico

Will Bejar
Veterano
# out/14
· votar


Ismah
hahahahah... clássicos do FCC.
Pô, mas alguém tem que falar, né??? Não pode passar batido...

INNARELLI
Membro Novato
# out/14
· votar


Lelo Mig
pelo menos pedreiro angaria fãs como carolina dieckman, ganha mais que músico e trabalha menos que músico.

Lelo Mig
Membro
# out/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Ismah

"levando em conta que a banda para quem se trabalha cobra em média 40k por dia...."

Cara, você não está errado, mas vivemos num mundo capitalista. Não é músicos que ganham mal. Quanto você acha que ganha os diretores de bancos? Os diretores de multinacionais? O Dono da pequena empresa na esquina da sua rua?

Ou seja, os caras são o sucesso! É por causa deles (ou não) que estas empresas existem e dão lucro. Eles são ricos, os funcionários pobres!

Sempre foi assim e assim será! A não ser que vivamos numa sociedade comunista utópica... só que, neste caso, esqueça Gibsons e Fenders, vai comprar guitarra feita pelos "camaradas do partido" e todas serão igualmente ruins e da mesma cor!

Para "ganhar dinheiro" com música é preciso agir como qualquer profissional de qualquer outra área, ou seja, pensar, objetivar um plano e focar, ANTES, de ser um guitarrista de fato. É isso que neguinho NÃO APRENDE NUNCA e deveria aprender, entre uma pentatonica e outra. Ser músico é uma coisa, ganhar dinheiro com música é outra bem diferente e precisa ser encarada como objetivo.

Como disse, tenho amigos que ganham entre 5 e 12 mil reais por mês com música. E de "não amigos", conheço quem ganhe 30 mil como músico.

Ahhhh, mas a grande maioria se ferra... sim, se ferram, assim como a grande maioria de médicos, engenheiros, advogados, jornalistas, e etc.

INNARELLI
Membro Novato
# out/14
· votar


Lelo Mig
acho que tu vive muito focado nos anos 70 e tal. no ano passado muita gente perdeu dinheiro, tempo e alguns perderam estudo e vida por conta de carro de imprensa queimado, black blocs e balas de borracha. tem gente que perdeu até capital humano de trabalho, como aquela jornalista que levou uma bala de borracha no olho. depois a veja fala mal de black blocs e a mesma veja patrocina sites que dão referências em reportagens pagando pau pra black blocs. que comprometimento tem um pedreiro com o Brasil? Caninha Bra51l?

INNARELLI
Membro Novato
# out/14 · Editado por: INNARELLI
· votar


duplo

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


peido_valvulado_crunchado
Cara, em 1º lugar vc ainda é uma criança, um adolescente e depende (e dependerá ainda por muitos anos de seus pais). A partir dessa constatação (óbvia), construa com estudo e dedicação o seu futuro sem eles...
Em 2º lugar, ser músico não é o que vc está pensando. É ser um trabalhador como outro qualquer, que tem tarefas à cumprir, contas pra pagar e "sapos" pra engolir. Esqueça os "guitar heroes", pois eles são 1 em 1 milhão...
Em 3º lugar, dá sim para conciliar sua vida, seus afazeres e tarefas diárias com o estudo da música, basta organizar-se.
Em 4º lugar eu toco a mais tempo do que vc está sobre a face da terra e não sou músico profissional e nem quero ser; mas tenho minha banda e já toquei em várias outras, inclusive em eventos grandes. Toco por prazer, necessidade e satisfação, e a grande maioria dos que tocaram comigo até hoje também são assim e tem suas profissões que lhes sustentam o "vício" da música.
Em 5º lugar, agradeça a seus pais que eles se preocupam com vc e que compraram um equipozinho básico que, quando eu tinha a sua idade (nos anos 70), só profissionais tinham aqui no Brasil, e que te dão espaço e tempo para tocar sem te meter a mão na cara. Ou seja: Pare de "mi mi mi", vá estudar (música e o resto), torne-se um trabalhador e um homem de bem e vá tocar o seu róquenrrol com seus amigos, e/ou depois invista na sua formação como músico profissional.
Abç

Lelo Mig
Membro
# out/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


INNARELLI

Ao afirmar "que comprometimento tem um pedreiro com o Brasil? Caninha Bra51l?" você levianamente, generaliza os pedreiros como uma classe de bêbados ignorantes?

Ingenuamente, sua colocação, aparentemente desconexa, vêm recheada de preconceitos reacionários, e de certa forma paradoxal para um "pensamento moderno", já que você diz que eu "vivo focado nos anos 70".

O que não têm causado a esta geração, em termos de preconceito e idiotização, esta informação fácil, via internet, sem pausa para análise, sem reflexão, sem checagem de fontes, sem nem saber se quem a escreveu existe de fato?

Então, vamos inverter a questão: Que comprometimento tem um músico com o Brasil?

Essa classe "artística" ? Qual é a deles? Que bandeira levantam? O que fazem para ajudar a nação? Já que eles dominam massas, têm poder de influência, estão na mídia, porque não se manifestam? Porque não fazem nada?

Te respondo: Porque estão preocupados em encher seus rabos de grana e estão pouco se lixando prá caras como eu ou você!

Contudo, meu querido, o sucesso deles advém de alimentar este pensamento equivocado de que "eles são importantes" e um pedreiro não. De caras como você, que acham um débil mental que encheu o rabo de drogas a vida inteira, um gênio, e todos os pedreiros "bêbados insignificantes".

E viva a ilusão!!

INNARELLI
Membro Novato
# out/14
· votar


pelo menos eu não vivo iludido por achar que sou da maçonaria ou illuminati apenas por saber geometria espacial ou trigonometria. os pedreiros se acham, fera...e porque a minoria dos músicos são ricos? pela máfia dos sindicatos que escolhem quem é popular, a grade curricular de uma faculdade ou fazem jingles do tipo vem pra rua a véspera de uma eleição e o país vivendo num reality show o maior julgamento de políticos ladrões, que mesmo sem provar, juízes condenaram apenas pelo clamor público, criando jurisprudência para condenar tipificando o caixa dois como crime.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


Lelo Mig
Tu ainda responde à esse cara?
Perda de tempo.....
Abç

INNARELLI
Membro Novato
# out/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
pelo menos escrevo direito, não confundo pronomes masculinos e pronomes femininos e sei muito bem distinguir conjunção de um artigo masculino ou um artigo feminino.

entamoeba
Membro Novato
# out/14
· votar


peido_valvulado_crunchado,
Imagine você ralar muito para se tornar um músico profissional e só conseguir trabalho acompanhando músico de axé e dupla sertaneja, e ganhando mal? Eu preferiria encarar outra área a ser estuprado musicalmente!

Aprenda a gostar de uma profissão que dê dinheiro e não tome muito do seu tempo. Dessa forma você terá tempo para tocar e grana para comprar equipamento.

Cuidado com as carreiras alternativas e com áreas não muito tradicionais! Elas costumam requerer muito mais empenho do que as áreas tradicionais e as chances de fracasso são bem maiores! Querer ser músico, então, é pedir para se foder!

INNARELLI
Membro Novato
# out/14
· votar


o problema é quando o dinheiro vira o principal problema de uma profissão, assim não tem como evoluir. ng pode servir a dois senhores ao mesmo tempo. (salomão)

MMI
Veterano
# out/14
· votar


Apenas acrescentando ao que o Lelo Mig e o JJJ escreveram.

Ser músico não é pretexto para não estudar. Se resolver realmente ser músico, que estude incansavelmente para ser um professor doutor em música, talvez um livre docente. Talvez complemente com uma faculdade de física, por exemplo, estudando muito acústica. Ou estude outra carreira, citaram aqui o Mateus Starling que estudou Direito. E estude para ser o primeiro da turma, já que nesta área quem faz sucesso são os 1 ou 2% que se destacam, no mínimo tem que mostrar empenho no que faz. No tempo livre, estude seu instrumento. Se sua carreira acontecer antes disso tudo ou antes mesmo de entrar numa faculdade, ok, se já for famoso e milionário, pode desencanar de estudar, tendo turnês e shows programados para mais de ano.

Cara quer ser Islachi brasileiro? Ganhar dinheiro tocando xitexaidomaine? Ah pára com isso!

Tem gente bem mais velha que ainda acha isso... kkkkkkkkkk

Will Bejar
Veterano
# out/14
· votar


INNARELLI
pelo menos escrevo direito,
E começa frase com letra minúscula...

Sir Vinex
Veterano
# out/14
· votar


peido_valvulado_crunchado
Desista cara. ^^

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Ser guitarrista é ser ninguém na vida então?