Carvin DC800 + Bare Knukcle Juggernaut

    Autor Mensagem
    Inferos
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: Inferos


    Amigos,

    Comprei uma Carvin DC 800 + um set de captadores Bare Knuckle 8 Strings Juggernaut.

    FOTO 1

    FOTO 2

    FOTO 3

    FOTO 4

    Hoje fui a um luthier para fazer a troca dos captadores.
    Surpresa: os captadores são maiores que o cover e menores que os furos no corpo do instrumento.
    Resultado:
    1) ou serro os tabs (o ferrinho da base do captador, que tem os buraquinhos do parafuso) para não cortar a madeira;
    2) ou não serro os tabs e aumento os furos na madeira para os captadores.
    Serrando ou não os tabs, o corpo do captador ficará pequeno dentro dos furos (pois só a alça dos tabs são maiores). Vejam que coisa ridícula!

    FOTO 5

    FOTO 6

    FOTO 7

    FOTO 8

    Daí a saída seria usar molduras assim:

    FOTO 9

    FOTO 10

    FOTO 11

    Não quero furar a madeira nem usar moldura.
    Quero usar um cover igual ao original. O luthier tinha e testamos na hora. Daí vimos que o captador é novamente maior que o cover.
    WTF? O que fazer??? Vocês conhecem alguém que fabrica cover de captadores no Brasil???? Preciso colocar um cover nessa meleca!
    =/

    PS.: todas as guitarras em todas as fotos são o mesmo modelo da minha, bem como os captadores são Bareknucle, de modo que dá pra ver bem como ficaria de um jeito ou de outro.

    Delson
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Pode ser até um cover de madeira, sei lá... Em ébano, jacarandá, maple.
    Creio que um luthier deva fazer isso tranquilamente.

    RenatoSchoen
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Inferos

    Cara, põe a moldura. Não fica feio não, sai relativamente barato, e resolve a parada.

    Ficar inventado às vezes só atrapalha .

    O lance é plugar a bichinha no amp e fazer um som, o resto é frescura.

    MMI
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Inferos

    Os americanos diferenciam quem é luthier de quem é apenas um "regulador de guitarras" (técnico de guitarras). Usando essa terminologia, qualquer luthier mediano pode fazer uma capinha e adaptar isso para você. Tem alguns fabricantes de captadores que podem fazer também, mas vai ser mais trabalhoso. Uma coisa simples assim acho que pode ficar a cargo de um luthier.

    krixzy
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Inferos
    Já verificou a possibilidade de arrancar o cover do original e colocar nos seus novos captadores?

    Na minha opinião tu é muito fresco, nada de mais as molduras, e fica até mais bonito, mas como dizem gosto é gosto.

    Inferos
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Delson, também pensei num cover handmade, de madeira. Na Europa, é comum os luthiers fazerem. Pelo menos aqui em Brasília, nunca vi uma guitarra com um. Se você souber de algum, me avisa.

    RenatoSchoen, discordo parcialmente. Eu gosto de carro bonito, de casa bonita, de mulher bonita. Conteúdo é tudo, mas estética também tem sua importância. Com guitarra, é a mesma coisa. Não comprei essa guitarra e esses captadores pra fazer um serviço mais ou menos. Claro que o som é o mais crucial. Mas escolhi o modelo pensando na estética e os caps pensando no timbre. Tenho que vingar o investimento! Vamos nivelar por cima, a bichinha merece!

    MMI, é verdade. Se eu fosse luthier, nada de cover padrão, só estiloso e próprio. Não é nada sobrenatural. Certamente é mais fácil que fazer a mais simples guitarra. Eu vacilei e não questionei o luthier a respeito. Ele é um muito conceituado entre os baixistas e guitarristas profissionais. É o famoso Achiles. Apesar do trabalho impecável dele, creio que ele não tenha tido interesse, senão teria me falado.

    krixzy, já verifiquei. Como disse no tópico, "quero usar um cover igual ao original. O luthier tinha e testamos na hora. Daí vimos que o captador é novamente maior que o cover". Quanto à frescura, é verdade. Sou chato pra caramba, detalhista. Repito o que disse ao RenatoSchoen

    Vou procurar me informar sobre cover handmade. To pensando até em eu mesmo aprender a fazer. Se tiverem dicas, me avisem, por favor. Espero que este tópico me ajude nesse sentido.

    Abraço, amigos. Vlw

    Inferos
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Deem uma olhada:

    http://www.guitar-parts-depot.com/wood-grain-humbucker.html

    https://www.google.com.br/search?q=wood+pickup+covers&espv=2&tbm=isch& tbo=u&source=univ&sa=X&ei=S5HIU62OIo_esATisYDIAQ&ved=0CBsQsAQ&biw=960& bih=456&dpr=2

    Delson
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Inferos
    Acho que vale a pena o aprendizado na confecção de um desses por você mesmo. A madeira dessa parte não interfere no timbre (creio eu). Pega um pedaço de madeira bonito, lisinho sem buracos ou nós e mete bronca na tupia, kkkkk

    RenatoSchoen
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Inferos

    Gosto é gosto. Eu acho que com as molduras a guitarra fica mais bonita do que com esses covers ne madeira, mas se você gosta... manda ver.

    Depois posta as fotos dela pronta pra gente ver como ficou.

    Obs: Essa guitarra é da hora... 8 cordas é pra macho (hehehe...)!!!

    Midgard
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Uma guitarra tão bonita e vai botar cover?? =(

    FBlues_rock
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Inferos
    Ao contrário dos colegas q disseram q é fresco, acho que deve fazer como melhor lhe agrada e ponto. Gosto é gosto, investiu grana e quer o melhor resultado (inclusive na aparência).

    Tenta o Mozart de Taguatinga, não é estrela como o citado e trabalha legal, via de regra.

    Inferos
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    RenatoSchoen, pode deixar que posto sim. Só acho que vou levar alguns meses, ainda, porque a correria do dia-a-dia não me deixa me dedicar às minhas coisas pessoais =(

    Midgard, mas ela é bonita justamente porque tem cover rss Eu acho que ficaria bonita sem cover, mas o problema é que o furo dela não foi feito pra esse captador, que fica parecendo um tijolo dentro de uma vala. Aí não dá...

    FBlues_rock, exatamente. Investi uma boa grana nisso. E é caro manter esses equipamentos em ordem. Só de regulagem e manutenção de guitarra são mais 2 mil pra gastar em breve. Mulher cara tem que ser bonita, além de amorosa rs Você tem o telefone do Mozart? Já fez algum serviço com ele?

    FBlues_rock
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Inferos
    Mal pela demora em responder.
    Não tenho o tel dele, já faz tempo que voltei de Bsb para o interior de SP. Mas não é difícil de achar, só jogar no google (acho).
    O serviço que ele fez para mim ficou bom, a regulagem ficou muito boa e o push-pull e caps ficaram ok após a instalação.

    Entretanto, uma vez um amigo precisou de um serviço mais detalhista (troca e nivelamento de trastes) e ele riscou as marcações em madrepérola, por falta de "vedar" a escala.

    Inferos
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    FBlues_rock, aí é brabo... Falta de cuidado é falta de profissionalismo. Isso me mata...

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Inferos

    Posso dar uma sugestão, que aparentemente pode ser idiota?

    No seu lugar, sendo tão detalhista, eu escreveria um email para a Bare Knuckle relatando o problema.

    Prá eles, pode ser que seja fato comum, e saibam indicar algum modelo de cover que sirva e resolva teu problema.

    FBlues_rock
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Inferos

    Cara, não discordo, mas saiba que a grande (grande mesmo) maioria dos profissionais não tem tais cuidados, inclusive alguns que cobram bem caro e outros que, sendo muito bons, botam na mão de contratados que acabam não tendo o mesmo cuidado.

    Só de ter regulado bem a guitarra já fiquei feliz, parece que é mais regra serviço ruim que bom, ultimamente... os últimos 3 amigos meus que levaram instrumento para regulagem e troca de peças tiveram problemas (e nem era o mesmo "luthier").

    Pessoalmente, procuraria um cover bonito, assim não arriscava um serviço mal feito.
    Se quiser, você mesmo pode tentar antes de botar na mão de alguém. Hoje eu mesmo faço regulagens, troca de peças, etc. (e curto pacas), só não me arrisco na retífica e substituição de trastes ou pinturas mais trabalhosas.

    JC_Junior
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: JC_Junior
    · votar


    Por que não faz isso?


    Edit: Percebi que os captadores mesmo assim ainda são menores que a cavidade. :/

    Inferos
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Lelo Mig, fiz isso no último dia 22/7. Expliquei a situação e questionei se eles pretendiam fabricar covers para os captadores de 8 cordas, assim como fazem com os de 6 e 7 cordas. Perguntei também se os covers de madeira prejudicariam o som.
    Pensei que iriam me dar uma resposta mais animadora. Ao meu ver, estão negligentes, pois fabricam covers pra 6 e 7 cordas, menos pra 8, sem nenhuma razão pra isso. Se fosse no Brasil, blz, mas lá na Europa o mercado de 7 e 8 cordas é quente. Não dá pra entender.
    Compartilho a resposta abaixo.

    We do have our 8 string dimensions on our website:

    https://bareknucklepickups.co.uk/main/downloads/dimensions/humbuckers/ 8_string.pdf

    They are not designed to have covers on. Many people install them in cavities designed for EMG 808 type pickups. I think you will find our pickups are very slightly longer so we normally file down the mounting feet a bit so they will fit in the cavity. There will still be slim gaps left at each end - as you can see from your pics.

    No plans for 8 string covers I'm afraid. You could try and sit a wooden cover over the top of the pickup, but it's not ideal as you don't want a barrier between the pole screws and strings.


    FBlues_rock, por isso tenho receio de entregar a guitarra pra esse serviço. Essa Carvin não tem absolutamente nenhum sinal, marca ou arranhão de uso. Está NOVA. E o que mais vejo é guitarra voltar com marcas porque o #$%@$@% não teve cuidado com o instrumento do cliente. Nossa mão-de-obra é caótica em todos os setores (medicina, direito, engenharia, mecânica, limpeza, informática etc etc). Nosso país está afundado em péssima mão-de-obra. O único luthier em Brasília que sei que é capaz de fazer um trabalho primoroso é o Achiles. Tem grande experiência e qualificação técnica. Eu era uma criança quando ele já viajava pra Europa estudar luthieria. E o que agrava o meu caso é que esses captadores precisam ficar com os pólos descobertos. Ou seja, a Bare Knulcke faz a versão de 8 cordas ou alguém vai ter que furar os covers (aí que precisa de muito cuidado, pra não ficar parecendo gambiarra).
    Vou fazer um teste. Vou pedir pra furar os covers e colocar os captadores dentro dele, sem instalar, pra não quebrar a condição de NOVO. Se não ficar bom, vou vender os captadores e investir em outro igual para 6 cordas.

    JC_Junior, não é possível fazer ficar assim. Veja a "foto 7". O cara aumentou ligeiramente os furo para os tabs entrarem sem precisarem ser cortados. Cortando ou não os tabs, o captador fica pequeno dentro dos furos. Veja as demais fotos.

    FBlues_rock
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Inferos
    Então, o cara (Mozart) é bom, só que já deu bola fora, achei importante contar. Entretanto, no seu caso, se ele topar, deve fazer um bom serviço, já que inclusive fabricou instrumentos personalizados no passado (inclusive construindo o corpo, etc.).
    Só acho que deve chegar já demonstrando a preocupação, o cuidado que espera que ele tenha.
    Resumindo, no seu lugar tentaria.

    Sobre luthiers muito bons, conheço alguns que são, possuem formação e currículo, etc., mas que isso subiu tanto à cabeça que se acham no direito de botar na mão de estagiário/funcionário seu e 'vender' como se ele tivesse feito. Quando o serviço fica ruim, não admitem ou terceirizam a responsabilidade. Na minha cidade, o famoso fez isso e sacaneou com mais de um amigo meu. Pior que era o meu de confiança, já não boto mais nada na mão dele.

    Inferos
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Caros amigos, atualizando o tópico: na última quinta feira eu deixei a guitarra com o Achiles. Ele fará os covers de madeira e tingirá de preto. Terá as 16 furações em cada captador.
    Vou tentar mostrar alguma foto do processo de confecção.
    Abraços

    Inferos
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Amigos, após todos esses meses, venho informar que não foi feito o serviço de troca de captadores e de covers.
    Estou com a guitarra original, ainda.
    Alguém sabe onde encontrar covers para 8 cordas no Brasil?
    Obrigado

    jazzfusion13
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Complicado fazer este tipo de serviço em guitarras de 8 cordas no Brasil. Teria que ser um Luthier de MUITA confiança. O ideal era ter feito este serviço direto la nos EUA, logo após a compra da guitarra. Tenho uma Ibanez RG852 Prestige que comprei nos EUA e tinha pensado em trocar os EMG 808 pelos Seymour Duncan Nazgul (ponte) e Sentinent (braço), mas devido a mudança necessária na parte elétrica já que os EMG são ativos e os Seymour Duncan passivos, acabei desistindo da troca.

    Seu caso não seria parecido já que a Carvin DC800 vem com os captadores A80 ativos e os Bare Knucle são passivos ? Sobre o cover pickup eu optaría por colocar os "Rings" (molduras). Acredito que seria a opção mais prática. A EMG fabrica esses Rings de varios tipos e tamanhos. Vale a pena dar uma conferida no site.

    http://www.emgpickups.com/mounting-rings/flat.html

    Inferos
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    jazzfusion13

    Está aí um questionamento que fiz ao luthier, quanto à diferença do sistema dos captadores. Mas ele me disse que o A80 não é ativo! Curioso, não?

    Quanto à moldura, estava até vendo umas em koa, no eBay, porque aí iguala a madeira. O problema é a furacão. Teria que furar o corpo, não é? Eu prefiro ficar sem cover e moldura a furar o top dela. Eu tô pra desistir também. É complicado demais. Um ano com um par de captadores maravilhosos parado aqui.

    Eu não fiz o serviço fora porque comprei a guitarra aqui no Brasil. Se eu tivesse escolhido a configuração, já teria feito com esses captadores, sem cover mesmo. O cover que quero agora é só porque sem ele fica aquele espaço feio nas cavidades.

    Obrigado pela indicação do link. Vou verificar essa possibilidade. Vai ajudar com certeza. Grande abraço!

    Buja
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Amigo, com certeza você consegue um cover de madeira sobre-medida pra estes capts e sua guitarra. Não precisa ser um luthier com premios internacionais pra confeccionar isso. Não achou ninguem?

    Inferos
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Buja,

    Foi o que pensei. Mas nem o com premiação internacional fez os covers rss
    Você tem alguma idéia?
    Abraço

    jazzfusion13
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Inferos,

    Realmente, ter que furar o corpo não é nada animador.

    Interessante a informação sobre os captadores A80, porque no site da Carvin eles dizem que são ativos.

    http://www.carvinguitars.com/pickups/

    Qual as especificações da sua Carvin DC800 ? Standard ou não ? Eu quase comprei uma dessas. Acabei optando pela RG852 porque tinha à pronta entrega e a Carvin eu teria que encomendar. Eu queria com corpo em Alder, braço em Maple e escala Rosewood ou Ébano. As Carvin Guitars são EXCELENTES !!! Instrumentos Top. Abraços.

    Inferos
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Jazzfusion13

    Olha, o luthier tinha razão. Na verdade, o A80 é um captador passivo com circuito ativo. Veja a descrição no site da Carvin:

    "Carvin Guitars' A80 humbucker is featured on the DC800 8-string guitar. This pickup offers even output from all 8 strings. These are passive pickups but require Carvin Guitars' active electronic module (included) for optimum performance. Very quiet, hum and noise-free at high gain with the 508G active module. Available in black.

    A respeito desse assunto, sugiro dar uma linda no tópico aqui do cifra, bem explicativo sobre captadores e circuitos ativos/passivos: http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/142322/

    Na verdade, eu gosto muito do A80. O timbre é lindo e encorpado pra caramba, limpo e brilhante ao mesmo tempo. Os engenheiros da Carvin fizeram um sistema realmente muito top. Dá gosto de tocar em qualquer lugar do braço e usando o captador da ponte ou do braco. Não é à toa que um par desses captadores custa 269 dólares e os norte americanos (público maior da Carvin) dizem que são superiores aos velhos e bons EMG e Duncans. Eu tenho EMG e Duncan. Realmente, os A80 são bem superiores.

    Quanto à Carvin, ela é toda em koa, com duas longarinas de maple no braço (inteiriço), escala em ébano, trastes de aço, tarraxas sperzel, straplocks dunlop, ponte hipshot, e os A80 no braço e ponte. À época, eu quase comprei um Ibanez também.
    Vlw. Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Carvin DC800 + Bare Knukcle Juggernaut