Ativo X Passivo :: tópico definitivo

Autor Mensagem
WormKrash
Veterano
# ago/06 · Editado por: WormKrash


Os tópicos que mais vejo sendo criados aqui são sobre ativos e passivos, repetidos, e com informaçoes errôneas. Com isso resolvi criar esse tópico que espero ser o último sobre o assunto, e vou tentar centrar todas as informaçoes. Espero também que façam as perguntas nesse tópico, e vou tentar manter da forma mais organizada possível.

Vamos dividir esse pequeno texto em quatro tópicos básicos e INDEPENDENTES, ou seja, um não depende do outro para funcionar:

- Captadores Ativos
- Captadores Passivos
- Circuitos Ativos
- Circuitos Passivos


O que é ativo e o que é passivo?

São termos da eletrônica, significa que "algo" ativo recebe uma fonte de alimentação (como uma bateria 9v), e "algo" passivo não recebe nenhum tipo de alimentação.

Antes de explicar cada um, quero deixar bem claro o que é um pré-amplificador: Todo aparato que tenha como finalidade alterar características TIMBRÍSTICAS (salvo efeitos e seus derivados) pode ser considerado um pré. Um pré pode ser desde um simulador de amplificadores (como um Bass POD, ou uma GT-6B) até um circuito ativo para captadores passivos (um BTS System da EMG), ou por que não até o pré que está dentro dos captadores ativos. Para quem não tem embasamento nenhum sobre o assunto isso deve soar bem supérfluo e confuso, mas assim que terminarem de ler, recomendo ler esse parágrafo novamente, pois não posso falar de timbragem sem mencionar um pré-amp.

Podemos considerar a "origem" do som do contrabaixo elétrico, ou o seu princípio dos seguintes fatores: músico, cordas, instrumento (tipo de madeira, etc), tipo de captação. Falando em tipo de captação, a primeira característca é o tipo de bobina(s), como single-coil, humbucking, e mais uma infinidade de possibilidades. O que quero deixar bem claro é que no captador o primeiro fator a ser analizado é o esquema de bobinas. Obivamente todo o conjunto é importante, o encapsulamento, o tipo de saída e tudo mais, mas aqui vamos considerá-la como o primeiro passo para entender os seguintes.
Assim como um tipo de bobina "single-coil" irá captar um som mais magro, um "humbucking" vai captar um som mais encorpado, e isso depende EXCLUSIVAMENTE da bobina, ainda nem começamos a falar de ativo e passivo.

Mais uma vez ressalto que esse tópico não tem o intúito de explicar de maneira mais detalhada o papel das bobinas, coloquei apenas para um entendimento mais fácil, mas obviamente perguntas são bem vindas.

Com o entendimento de bobina e pré-amp, vamos começar a ilustrar os tópicos:


Captador Passivo

Foram os primeiros tipos de captadores, baseados basicamente apenas no tipo de bobína (e saída) e seu encapsulamento (alcino, provendo um som mais vintage). A questão do encapsulamento é outro tópico que pode ser discutido, mas como ilustração digo que os encapsulamentos mais normais são os de alcino e de cerâmica. Já vi várias "rivalidades" sobre qual é melhor, etc, etc, então vou deixar o assunto por aqui.
Vamo interpretar então os passivos como se o som fosse produzido pelas cordas, captado pela bobina e simplesmente enviado à saída, sem nenhum adicional, ou outro aparato eletrônico. Ele vai passar no máximo por um potenciômetro de tonalidade (e volume), e vai direto para a entrada do amplificador.
A saída do captador passivo é extremamente baixa, e o campo eletrônico da bobina é relativamente grande, comparado aos ativos (que logo vou explicar), basicamente por essa característica os passivos sempre vão apresentar mais ruídos e interferência no som de saída.
Como conclusão deles tenha em mente o seguinte: mandam o som pra saída do instrumento apenas com a característa básica da bobina e nada mais, apenas como um microfone que capta o som e o enva, sem nenhum "tratamento".


Captador Ativo

Já no captador ativo a história é bem outra, vamos começar a analisar pela bobina também. A bobina do captador ativo tem um campo eletrônico bem menor em relação à de um captador passivo, logo apresenta menos interferência, mas em contra-partida esse "campo pequeno" gera uma saída mais baixa ainda que o captador passivo, então qual foi a solução? Amplificar direto no captador. Recebendo uma tensão de normalmente 9v (mas já vi captadores que funcionam com até 27v), o captador ativo tem um circuito dentro dele que além de amplificar aquele sinal extremamente baixo (mas com poucos ruídos) ainda conta com um pré-amplificador, tudo isso apenas dentro do captador.
O pré tem característica própria e não há como defini-los, ou caracterizá-los como as bobinas, mas sua função é dar "cor" ao som, ou seja, modelá-lo, e enviar à saída um sinal "pré-processado" de alto ganho (o sinal foi amplificado pelo pré/circuito). A maneira que esse pré vai tratar o som varia de captador para captador, mas o que eu mais escuto vindo dos baixistas mais conservadores é que os ativos tem um som de "plástico". Discordo, mas aí é puramente pessoal, e estou apenas ilustrando. Vou fazer algumas consideraçoes de som no fim do tópico falando mais sobre isso.

Até esse momento tenha bem claro que definimos duas coisas:

- O passivo vai ter uma saída de pouco ganho e um som "natural"
- O ativo vai ter uma saída de ganho alto pré-amplificada (modelada)


Poderíamos mandar essa saída direto para o amplificador, mas vamos colocar agora no nosso baixo um brinquedinho a mais: um circuito.
(veja com isso claramente que poderíamos mandar o som que já temos direto pro amplificador, ou seja, o circuito não é obrigatoriamente necessário, salvo casos de captadores que necessitam de um circuito característico e próprio).


Qual a finalidade de um circuito?

Um circuito é nada mais nada menos que um... pré-amp. É mais uma maneira de mudar a "cor" do som antes que este seje enviado ao amplificador propriamente dito. Estou falando que posso enfiar quantos pré-amplificadores eu quiser até que o som seja amplificado? Sim, partindo da ótica que deixei claro que trato desde o circuito do captador ativo até o simulador (pedaleira) de amplificadores como um pré-amp. Confundiu? Boa hora para reler o parágrafo do início ;)
Esses circuitos tem, em geral, a função de equalização e de aumentar o ganho (no caso dos ativos), mas é tão vasto falar sobre que eles que eu, por exemplo, já vi um circuito com compressão direto no baixo, e o circuito tinha controle de attack, ratio, e tudo mais. Se quiser por um canal de distorção no seu pré, por exemplo, não deixa de ser uma possibilidade.


Circuito Passivo

Sem o aparato de uma alimentação, esse circuito fica restrito a basicamente apenas equalizar e balancear o som vindo dos captadores sem poder alterá-lo de maneira mais significativa, ou poder amplificá-lo.


Circuito Ativo

Com a implementação da bateria as possibilidades e recursos aumentam muito. A partir desse circuito ativo o som pode ser equalizado e tratado com os menores níveis de ruído, além de uma característica bem interessante, principalmente para captadores passivos: aumentar o ganho, ou popularmente dito "dar um gás". Dessa forma podemos ter um som de captador passivo com um bom ganho de saída, mas não é por isso que vamos deixar de ver captadores ativos com circuitos ativos também. Aqui os mais conservadores vão dizer que o circuito ativo vai tirar a característica do captador passivo, e entramos em outra discussão sobre futebol ;)
Alguns circuitos ativos vem com uma chave para poder "ativa-lo" e ""torna-lo passivo". Quando essa chave é utilizada você está simplesmente ligando e desligando a bateria do circuito, o que irá, obviamente, alterar o som de saída.

Temos as seguintes possibilidades básicas de configuração de um contrabaixo elétrico:

(captação passiva/sem circuito)
(captação ativa/sem circuito)
captação passiva/com circuito passivo
captação passiva/com circuito ativo
captação ativa/com circuito passivo
captação ativa/com circuito ativo

Até o simples potenciômetro de tonalidade (que muitas vezes só gera ruído) pode ser considerado um circuito passivo modesto, então podemos até dizer que todo contrabaixo tenha pelo menos um passivo e desconsiderar as duas primeiras opçoes em parenteses. Tirando essas duas eu já tive oportunidade de tocar nas quatro configuraçoes e vou fazer uma analise pessoal sobre o som:

Antes de começar destaco: é uma opinião PESSOAL, e varia completamente perante todos os fatores, como pegada, cordas, encapsulamento, bobina, e tudo mais, não apenas entre ser ativo ou passivo.


captação passiva/circuito passivo

O baixo que tive (por uma semana) foi um Fender Jazz Bass '78 americano (nem vou falar sobre os que vieram antes porque é covardia [risos], esse é o mais descente). Saliento o timbre mais vintage, com bastante grave, bem característo do Jazz Bass. Agudos modestos. Técnicas como slap e tapping eu achei difícil de tirar uma sonoridade que me agradasse, considerando a captação passiva. Nunca vi um harmônico natural tão bem definido como nesse baixo. Fiquei bem surpreso e nunca vi um ativo ter um som que me agradasse tanto para harmonicos.


captação passiva/circuito ativo

Foi um Schecter Deluxe5 americano. Esse já tinha uma captação humbucking e era um instrumento bem mais atual. (vêem como é difícil comparar apenas entre ativo e passivo?) O que mais me chamou atenção nesse instrumento foi o "gás" que o potenciômetro do grave oferecia. O circuito era modesto, não por questão de timbre, mas ficou bem "audível" que o circuito ativo estava fazendo meio campo ali.


captação ativa/circuito passivo

Um Tagima TG6B. Com esse instrumento eu consigo obter até o maior agudo sem rúidos. A captação parece já ser um pouco comprimida, e o timbre dele para técnicas como slap e tapping se apresenta muito bom. A Equalização final é modesta, sem ganhos maiores.


captação ativa/com circuito ativo

Aqui vou ficar devendo um pouco porque só testei rapidamente em loja, mas o resultado é imaginável. Estou colocando circuito e captação ativa da EMG no Tagima e com certeza vou fazer um review dele depois como base. Se alguém quiser deixar seu parecer também, eu edito o tópico e colo aqui.


Baterias

Os gastos com bateria são muito variáveis. Há instrumentos que é preciso trocar com frequência de meio ano, três meses, variando sempre pelo tempo que se toca. Captadores EMG por exemplo tem na documentação duração de 70h para os captadores.
Como saber a hora de trocar? Quando seu baixo começar a distorcer, principalmente os graves (que consomem mais carga) é o sinal mais claro. Em geral parece que estamos plugando um overdrive.
Uma dica pra poupar bateria é sempre tirar o cabo do jack quando parar de tocar, pois é assim que o circuito/captação "liga", e claro, sempre Alkalinas.


Conclusão

A conclusão é a mais feijão com arroz possível, teste, escute e veja o que lhe agrada. Tentar descrever som com palavras, ainda mais para nós, músicos, é deprimente. Escute sem preconceitos, mesmo se amar o som de Jazz Bass vintage e tiver oportunidade, toque no JV da EMG e experimente o som vintage ativo. Não adianta eu dizer o que é "melhor" ao meu gosto, tendo cada um o seu. Espero que isso sirva como uma boa base e não como uma palavra final.

Gabriel Messias
Veterano
# ago/06
· votar


pensei merda em ativo e passivo hahaha

WormKrash
Veterano
# ago/06
· votar


Gabriel Messias

confesso que quando eu comecei a escrever, e digitei o título "o que é ativo e o que é passivo?" eu me senti meio... estranho. (risos)

THE BASSMAN
Veterano
# ago/06
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NOÓÓFFSSA!
AHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHHAUHAUHAUHAUHA

Viperbass
Veterano
# ago/06
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HUahuahuah, mentes doentias!!

Mas o tópico ficou muito bom WormKrash!
Com certeza ajuda quem ainda têm dúvidas sobre captação/circuito...

Gabriel Messias
Veterano
# ago/06
· votar


WormKrash
que mentes pervertidas as nossas hahaha ¬¬

Jfactor
Veterano
# ago/06
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WormKrash

Legal, mas porque tem baixos que funcionam com uma bateria e outros com duas????????

?????????????

WormKrash
Veterano
# ago/06
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Viperbass

Valeu cara, espero que sim.

Gabriel Messias

três meses sem sexo aqui também é covardia.

Jfactor

A elétrica que mais entendo é a da EMG, então vou te dar um exemplo do caso deles:
todos os circuitos e captadores funcionam entre 9v até 27v, mas eles recomendam utilizar até duas baterias, alimentando os periféricos com 18v, por que? Utilizando uma bateria, duas, ou até os 27v, o GANHO é o mesmo, mas com duas a melhora se dá por conta de duas coisas: prevenção de distorção (pela carga maior e mais "folga" pra elétrica) e mais headroom, que é o ponto máximo de nível em dB antes da distorção.

mais informaçoes sobre "headroom" em http://www.answers.com/headroom

Lu4n
Veterano
# ago/06
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Mt legal! Devia estar fixado ja

WormKrash
Veterano
# ago/06
· votar


Lu4n

obrigado, deixei um link num topico que está fixado já, mas na verdade acho que tópicos fixos são menos vistos que os outros.

zegotinha
Veterano
# ago/06
· votar


Legal, mas porque tem baixos que funcionam com uma bateria e outros com duas?


pode ser tbm se for captação ativa / cicuito ativo ?


da pra saber só olhando (sem saber a ficha tecnica do instrumento) se o ativo dele é o cap. ou o circuito?

WormKrash
Veterano
# ago/06
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zegotinha

não necessariamente, há baixos com circuito ativo e captação ativa que funcionam com uma bateria apenas.

sim, é só analisar o circuito. se a alimentação vai para o captador (normalmente o fio vermelho fora da blindagem) ele é o ativo, ou se vai para o circuito, ele é o ativo. se for para os dois, são os dois. Uma regra é básica: não existe captador ativo com menos de 3 pinos (fios)

guirrbelo
Veterano
# set/06
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WormKrash
Realmente muito didático seu texto, excelente!
Uma dúvida? Já vi vendedores nas lojas recomendando não se utilizar de Baterias Alkalinas nos instrumentos. Vc já ouviu isso tb ?

WormKrash
Veterano
# set/06
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guirrbelo

obrigado, espero que tenha ajudado.
bom, sobre Alkalinas eu te digo o seguinte... converso por e-mail relativamente seguido com o Rick, que é o técnico da EMG, e nem preciso comentar que o cara é fera. tenho quase certeza que já li em alguma documentação que eles recomendam Alkalinas, e pensando pelo ponto eletrônico, isso é óbvio. Já vi tanto PDF deles que nem lembro onde, mas vou dar uma olhada aqui.
acho que em geral a maioria dos vendedores quer só vender o peixe e fala muita bobagem, e entre a "opinião pessoal" de um cara que em geral nem sabe empunhar um baixo, e do técnico da EMG, eu prefiro ficar com a dele.

Leobaixista74
Veterano
# set/06
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A explicação foi bem didática, mas como já foi comentado pelo autor, somente testando e escutando várias vezes (ao vivo e em gravações) é que conseguiremos dizer : é isso que eu quero !!! ... mas sem dúvidas fica claro .... quem usa combinações de Captadores passivos com circuitos passivos ou ativos e mais um ampli, consegue criar uma característica pessoal sobre o instrumento muito maior e mais trabalhada do que quem usa "ativo", não que os combinações ativas não expressem uma caraterística, mas os timpres "passivos" - talvez com um auxílio de um pré e um equlizador - são muito mais próximos da "MADEIRA" .... não sei se me entendem ??? rsrsrsr ... mas isto é uma opinião pessoal ...para mim fica muito mais característico do contrabaixo .

WormKrash
Veterano
# set/06
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Leobaixista74

é bem por aí. o comentário é que os ativos tem um timbre que depende cerca de 80% deles. por isso comentam que EMG fica bom até em tábua de passar roupa. o captador passivo sim depende do instrumento, a madeira (generalizando) em si.

WormKrash
Veterano
# set/06
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Leobaixista74

a unica coisa que eu discorto é sobre a questão de característica pessoal. não por ser amante dos ativos (bem timbrados, que fique claro), mas na minha opinião o som não é digital pra ser processado ao ponto de perder característica da pegada. seria como dizer que o pré do amp também vai roubar a cena. o que realmente percebo é uma "pré compressão", ou planificação nos agudos, talvez, e isso pode ser tão limitado quanto tocar com um compressor.

Ala
Veterano
# mar/07
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WormKrash

reu tenho fender Mb-5, ele tinha a capitação original passiva e não me agradava, pois tinha dificuldades e tratar os agudos e medios para a tesinica de slap, dai então eucoloquei dois capitadores EMG's ativos modelo J, mas conservei todo restante o mesmo (potenciometros, jack, etc).

agora eu queria dar uma geral nele, o que vc recomendaria?
vc sabe se EMg tem um circuito proprio para esse capitador, se tem circuito ativo... o que vc acharia melhor eu colocar?

128556
Veterano
# jan/08
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é verdade que em guitarras com captadores ativos, nao se leva em conta a madeira, o timbre independe dela ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/08
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128556
Não é bem assim.
É claro que existe influência da madeira, porém ela é menor com captadores ativos, nada mais.
Abç

128556
Veterano
# jan/08
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Mauricio Luiz Bertola
pode nao ser o topico correto aqui, mas quais sao os captadores indicados para les paul, bem versateis, para tocar desde uma legiao urbana, reggae, até guns e rock um pouco mais pesado ?

hyuuga_adam
Veterano
# jan/08
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a nivel de curiosidade:

tem como eu ativar um baixo passivo?

e essa de analisar o circuito (ia fazer a msm pergunta do zegotinha) nao intendi mto bem: tem q abrir o baixo? tira o captador? como assim?

DotCom
Veterano
# jan/08
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hyuuga_adam
Depende do que você quer.
"Ativar" é vago.
Você pode colocar um circuito ativo no seu baixo, ou captadores ativos, ou os dois.
É só substituir os componentes (e claro, o baixo ter espaço pra acomodá-los. se não tiver, tem que fazer furação pra eles).

Quanto ao fato da madeira ter menos importância na sonoridade de captadores ativos, isso é uma discussão que acho que vai durar pra sempre...
O fato é que com circuitos de equalização mais complexos, você tem mais opções de timbre ali no baixo direto, logo não fica "preso" à sonoridade "original" do baixo (original = sem circuito).
Mas isso é algo meio vago, já que existem circuitos de equalização em pedais, racks, pedaleiras, amplis... além do que o pré do ampli já modifica a sonoridade do instrumento.

Ivanov_br
Veterano
# jan/08
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WormKrash, muito bom ! Equipamentos a parte, quem toca é o equipo principal!

WormKrash
Veterano
# jan/08
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quem perguntou sobre recomendações, tudo é opinião e gosto... se eu tivesse um fender, precisaria de um momento de muita revolta pra pensar em mudar algo na elétrica, senão deixaria original mesmo!

as pessoas acham que baixo ativo "sai mais som" porque a saída é mais alta, mas não se iludam, volume a gente consegue aumentando o volume do amp... já peguei circuito ativo embolando totalmente os graves, e coisas do tipo...

Ivanov_br

nesses seis anos tentando empurrar os graves já toquei com bastante equipamento (hoje me dou até o luxo de dizer que não abro mão do meu compressorzinho de rack), mas depois de muitas tentativas de "compensar técnica", posso dizer que o que manda o som de verdade (pra mim) é a mão, o resto é perfume!

Nathan Raphael
Veterano
# mai/08
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mas é claro que ninguém toca muito pegando um tonante na mão neh...

hehe..

o que eu queria saber é se quando tenho a chave para cap ativo/passivo..

perde alguma qualidade? sendo que o mesmo cap é o ativo e o passivo?

laricasdog
Veterano
# mai/08 · Editado por: laricasdog
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Excelente materia, ficaria melhor com um review mais bem elaborado de cada baixo que descreveu.
permita-me as observacoes a seguir:

Captador Passivo

Foram os primeiros tipos de captadores, baseados basicamente apenas no tipo de bobína (e saída) e seu encapsulamento (alcino, provendo um som mais vintage). A questão do encapsulamento é outro tópico que pode ser discutido, mas como ilus


Eu acho que voce quis dizer ALNICO - O alnico é muito superior ao ceramico e é como construiam os caps dos baixos classicos da decada de 50 e 60.

Alnico são ligas de Fe (Ferro) contendo Al (Alumínio), Ni Níquel e Co (Cobalto), além de outros elementos.

As ligas Alnico foram descobertas na década de 1920, e permitiram a produção industrial de imãs artificiais com indução magnética muito superior à dos naturais.

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A saída do captador passivo é extremamente baixa, e o campo eletrônico da bobina é relativamente grande, comparado aos ativos (que logo vou explicar), basicamente por essa característica os passivos sempre vão apresentar mais ruídos e interferência no som de saída.

Discordo completamente. a alimentação da bateria de 9V do ativo é quem causa o ruido. um cap de alnico nao tem sinal, portadora ou amplificacao, portanto o passivo nao gera ruidos. causas de ruidos com capacitores passivos sao problemas dos fios, potenciometros, ferragens ou falta da malha do escudo que isola os potenciomentros (principio da gayola de faraday).

Existem caps de saida alta, moderada e baixa, tanto ativos e passivos.definitivamente nivel de ruido nao é proporcional a saida dos caps.

=============================================

tenho pouca experiencia pratica no uso dos ativos porque pessoalmente prefiro o timbre dos caps passivos. entre estes testei varios ceramicos e alguns alnicos fender precision 57 e 62, Jazz Seymour vintage e Fender JB vintage. a qualidade dos ALNICOS é esmagadoramente superior.

a conclusao do autor é muito sensata, pois a escolha dos caps é muito pessoal. o interessante é saber que tem muitas possibilidades de variaçao do timbre do som do baixo em funçao da escolha dos caps e circuitos (alem das madeiras, ferragens, cordas, tarraxas, cubos, etc...). um musico maduro saberá julgar qual combinaçao criará o timbre mais adequado para cada estilo de musica que toca.

meu sonho de consumo é ter um fender jaguar com caps ativos e passivos que podem ser ligados em linha e em serie!

abs

DotCom
Veterano
# mai/08
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laricasdog
Como são caps ligados em linha?

Claypool
Veterano
# mai/08
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eu não gosto de baixos ativos,acho que pra mim perde um pouco a sonoridade de um timbre perfeito,sei lá
mas comigo não dá certo tocar em um com captação ativa.

meu gosto é esse e acho que cada um tem o seu né?

kadudu2
Veterano
# mai/08 · Editado por: kadudu2
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DotCom

Axo q ele quiz dizer "paralelo".

Que são 2 bobinas ligadas juntas igualmente na mesma fase e negativo, no caso em um captador com 2 bobinas.
==================================================
LIGAÇÕES:

Os 3 tipos de ligações de captadores mais usadas e suas caracteristicas:

OBS: As caracteristica a seguir podem variar de captador para captador, mas geralmente se aplica a maioria deles.


SERIE OU "HUMBUCKER": Ganho alto, Som forte"pesado", Graves e médios mais robustos, agudos reduzidos, mas caracteristicos da ligação.

SINGLE ou 1 BOBINA SOZINHA: Ganho moderado-baixo, Som caracteristico "magro", menos peso, graves e medios mais modestos, medios agudos mais aparentes.

PARALELO: Ganho moderado, Som mais aveludado, graves, medios e agudos bem equilibrados, so que os medios sao menos evidentes, e os agudos tem uma caracteristica mais cristalina "agudos extremos"
(é a ligação que mais me agrada numa captação dupla, para slap fica perfeito).
----------------------------------------------------------------------------------------------
SIMBOLIZANDO AS LIGAÇÕES COM VALORES:

Ex:

Cada bobina do captador vale 100.

SERIE:
Corrente -----100 + 100----- = 200

SINGLE:
Corrente -----100----- = 100

PARALELO:
................100
Corrente -------- = 50
................100


Flw.

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