Qual “Bugiganga” devo comprar? Dica para iniciantes!

    Autor Mensagem
    Lelo Mig
    Membro
    # jul/14 · Editado por: Lelo Mig


    Diariamente, tópicos são abertos aqui, e fechados em seguida pela moderação, com a pergunta básica: Qual “Bugiganga” devo comprar?... E dezenas de variações do mesmo tema.

    Buscas do tipo: “Qual o melhor Overdrive de todos os tempos”, por exemplo, não levam a nada e são perigosas para uma possível compra. Qual é o melhor? E seguindo qual critério?

    Se todo guitarrista comprasse o “melhor” de todos os tempos todos soariam igual. Aí, aparecia alguém usando um “pior” e, por ser diferente e inovador, seria consagrado o melhor guitarrista de todos os tempos, entende?

    Tirando algumas exceções que exigem algo específico ou incomum, que poucos possuem ou conheça, esta é uma pergunta, que geralmente ninguém poderá te responder. E na maioria das vezes, as respostas serão baseadas em gosto pessoal, filosofia de Internet Guitar e achismos em geral.

    Minha intenção, partindo do pré suposto que você é um iniciante (o que não é demérito algum, já que até Jimi Hendrix foi um dia) é te dar uma pequena dica de como iniciar a resposta à própria dúvida.
    Vamos usar, como exemplo, um pedal. Um fuzz. Mas vale para qualquer equipo que precise/deseje...

    Em tempos antigos não tínhamos reviews em Internet/Youtube, e as lojas, poucas opções de escolha e testes. Então, muitas vezes, quando um amigo viajava ao exterior e podia trazer alguma encomenda tínhamos de arriscar. Para tal, e para não jogar dinheiro no lixo, muitos de nós usávamos um “truque”.

    Você precisa ter um “norte”, saber por onde começar. Partir do gosto pessoal é sempre uma boa ideia (contudo, nunca se aprisione em seu gosto e esteja aberto a novidades).

    Que tipo de Fuzz eu gosto? O que Jimi Hendrix usa em Foxy Lady*? O que Keith Richards usa em Satisfaction**? O que Jeff Beck usa em Beck´s Bolero***?

    Então o segredo era correr atrás de revistas, informações e até mesmo cartas para descobrir o que foi usado... E nessa época não havia muita opção, apenas comprar igual.

    Hoje, além de descobrir muito facilmente isso, você pode procurar similares, com maiores variações, mais versáteis e até mesmo de menor preço. Ver e ouvir reviews, procurar e testar em lojas.

    Ainda que hoje as ofertas, opções e variedades sejam muito maiores a essência da busca do som ideal, ainda é a mesma. A menos que você tenha muita grana sobrando e possa comprar equipos a torto e a direita.
    E, por último, avalie criteriosamente o que você precisa, porque algumas coisas são óbvias. Dependendo do que você toca você não precisa de algumas coisas.

    Então faça as seguintes perguntas:

    O que eu preciso? Seguido de: O que eu gosto?

    Acredite, todas as demais perguntas e respostas, “Quanto posso gastar”, “Onde encontro”, "Têm assistência técnica" e etc., serão consequência das duas primeiras.

    As vezes não fazemos a escolha exatamente certa, mas podemos sempre fazer boas escolhas!

    Abraço!


    (*) Germaniun Fuzz Face - (**) Gibson Maestro Fuzztone FZ 1 - (***) MK II Supa Fuzz

    Marco A. SDD
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    não seria melhor inverter as perguntas? digo, começar por:
    o que eu gosto?, para ter uma direção do que seguir, e depois o que eu preciso?, seja para conseguir o som que quero ou para descobrir quais são as minhas reais necessidades :)

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Lelo Mig
    merece ficar fixo!

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/14
    · votar


    Marco A. SDD

    Engraçado que havia feito na ordem que você citou e inverti na hora de postar (pode ver que o texto fala em gostar primeiro)... Mas, no fundo, creio que como na matemática, a ordem dos fatores não altera o produto.

    Valeu!

    rhoadsvsvai

    Valeu! obrigado pela atenção.

    Luisfelp FR1
    Membro
    # jul/14
    · votar


    Lelo Mig

    Bom tópico, esse assunto é bem pertinente aqui no fórum. Essas duas perguntas ajudam muito pra se entender e fazer as escolhas certas na hora de gastar com música em geral.

    FBlues_rock
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    merece ficar fixo!
    [2]

    Marco A. SDD
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    merece ficar fixo!
    [3]

    Lelo Mig
    altera a quantidade de dinheiro no seu bolso no final XD
    fato é que muita gente compra por impulso coisa que nunca vai usar na vida só porque um cara toca uma música com tal efeito ou tal guitarra ou tal ampli.
    (tipo minha vontade de ter uma double neck XD)

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/14
    · votar


    Acho que a intenção não fará diferença.......os "o que devo comprar" de férias continuaram a todo vapor!

    Valeu!

    ALF is back
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Lelo Mig
    boa lelo! A questão dos equipos similares é mto interessante mesmo...hj em dia tudo tem replica, e por incrível que pareça, sao mto boas e as vezes melhores, por menor preço!
    sobre a ordem das perguntas, tbm tinha pensado nelas invertidas, mto provavelmente conduzido pelo seu texto! É que as vezes pra saber o que precisa tem que saber do que gosta...entendo que nunca saberemos o que precisamos sem pensar no que gostamos, até pq gostamos antes de precisar! vish, que bagunça na minha cabeça!

    INNARELLI
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Lelo

    comprar no paraguay é uma boa? ou é melhor no canadá?

    ogner
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    INNARELLI

    Esquece isso de comprar, cara, não leva a nada! Ninguem precisa comprar nada! Sacou?

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Aí, aparecia alguém usando um “pior” e, por ser diferente e inovador, seria consagrado o melhor guitarrista de todos os tempos, entende? -> Eddie Van Halen.

    Eu percebo a galera querendo achar "o som da minha vida", ai fica gastando e fuçando em um monte de coisas. Não sei se é saudosismo meu, mas aprender a tocar com o pouco que tive me deu uma maturidade para não ficar comprando em excesso. Claro que na época eu sonhava com pilhas de marshall jcm900, 20 pedais BOSS, fender, gibson...mas quando eu pude ter acesso a estes equipamentos em estúdios, vi que eu poderia sempre tirar um som legal de um equipo de qualidade, embora diferenças entre cada marca e modelo de equipamento. Nisso eu desencanei de som da minha vida, e passei a procurar o melhor que consigo com o que tenho, porque um dia o que eu tive foi uma Jennifer, wattson e pedal oliver. E aqueles palcos de garagem....

    Rednef2
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Poderiam fixar o tópico.

    Eu não sou um entusiasta de pedais. Pra mim um Wah-Wah e quem sabe um booster já ta de bom tamanho.

    Ismah
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Lelo se superou aí...

    Merece stick [4]

    Adair Neto
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Seria interessante fazer esse link entre "o que eu preciso" e "o que eu quero" e usar a internet a esse favor. Procurar réplicas, como já foi dito, é bem útil.
    Eu gosto de criar meu próprio som, mas as vezes preciso dar uma olhada no equipo alheio pra me ajudar. Só que viver vendo equipamento dos outros, você acaba não tocando nada. Tem que se saber usar o que se tem, inventar coisas novas e tal. Seria muito melhor compartilhar experiências boas com equipamentos "ruins" do que discutir o que comprar. É bom sempre lembrar que quanto mais compramos, mais dano causamos ao planeta.
    Só pra ilustrar: um dia fiz um som bem legal ligando a guitarra em stereo (através de um mixer Behringer porque não tenho um pedal A/B). Um sinal ia para um fuzz e oitavador de uma Zoom G1xN e daí para um amp Mackintek (é horrível, mas por isso o acho interessante haha); o outro sinal ia para um delay da minha Zoom A2, que é uma pedaleira de violão, e daí pro meu amp Fender transitorizado com falante de 10" num leve overdrive. O oitavador da Zoom G1xN era tão ruim que as oitavas subiam e desciam sozinho haha. Ou seja, na visão dos "guitarristas de internet", usei os piores equipamentos (Zoom G1xN, amp Mackintek, falante de 10", mixer no lugar de A/B, etc) na pior ordem (delay antes do overdrive), e consegui um som muito bacana. Inclusive gravei um solo meu no celular pra mostrar pra um amigo -- que curtiu bastante.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual “Bugiganga” devo comprar? Dica para iniciantes!