O que devo ensinar para iniciantes?

    Autor Mensagem
    sobrevivente
    Veterano
    # jul/06


    E ae pessoal! Beleza?

    É o seguinte: eu fiz um tópico a respeito de como é ruim ser um <<< guitarrista solitário >>>, e nesse tópico alguns me indicaram que eu ensinasse alguém para tocar pelo menos um violão para me acompanhar.

    Pois é... surgiu umas duas pessoas interessadas em aprender a tocar violão e uma para teclado.

    O carinha que quer aprender teclado, já ensinei a ele os acordes de C, F e G... eu tenho uma pequena noção de teclado e o que eu sabia eu ensinei. Já tá até tentando tirar umas músicas com os acordes que passei e também ensinei a ele pequenos exercícios para a agilidade nos dedos.

    E quanto o pessoal do violão, como é que eu deveria ensinar, quais exercícios mostrar, levando em conta que eles irão começar do zero?

    E se alguém tiver alguma sugestão de como ensinar teclado, ficarei muito agradecido!

    Valeu!!!

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Primeiro: Decorar as notas no braço do violão.

    Segundo: Tons e semitons

    Terceiro: Execícios mão/palheta

    Quarto: Acordes básicos (sempre ensinando algo ritmado para que a pessoa solte bem a mão direita).

    Por aí você já consegue alguma coisa.

    Raven_Heart
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: Raven_Heart
    · votar


    Cara, acho que + - a mesma coisa...ensina uns acordes abertos...tipo C, D, A, G, E...estimule-os a praticar, pra que o cérebro aprenda a posição dos dedos automaticamente...passa uns exercícios de cromatismo, tipo 1234, de leve, pra ir soltando os dedos, ensina o básico da teoria, tipo o q é tom, semitom, as notas no braço...acho que já dá pra começar. Ah, ensina a sempre alongar/aquecer e afinar o instrumento antes e depois de tocar (parece besteira, mas tem gente que nem confere a afinação).
    É isso.

    JB_
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    comece ensinando acordes abertos mesmo, C D E G.... e pega alguma musica simples com esses acordes, tentar ensinar ja palhetada, decorar isso ou aquilo não dá muito certo, depois vc passa pra essa parte, pq o importante é o cara aprender os acordes basicos pra ja tocar alguma coisa pelo menos

    _Douglas_
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: _Douglas_
    · votar


    Ensine os acordes básicos e sempre tente colocar alguma música prá eles treinarem em cima....assim acho que a coisa fica mais prática e menos cansativa !

    Já tocando algumas músicas eles já começam a entender melhor de harmonia, como que as notas funcionam e etc...

    Arpeggios From Heaven
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    se for ensinar pra essas pessoas que vão tocar essas musiquinhas de livrinho de cifra mesmo... só de hobby, ensine as triades, formações de acordes... e algumas noções básicas.

    sobrevivente
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Arpeggios From Heaven

    A idéia seria ensinar essas pessoas para tocar juntamente comigo em uma igreja que frequento.

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    sobrevivente

    Ensine as notas no braço do instrumento... tô falando isso pq quando comecei a tocar eu não entendia os acordes pq não sabia as notas no braço... mas não precisa massacrar... faça isso sempre ensinando uma música (depois de passar os acordes básicos) em paralelo para não desestimular a pessoa. Batata, não tem muito segredo.

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    ensine eles a fazerem acordes e pratique com eles as musicas q vc toca, assim eles podem ter uma boa percepção ritmica, além de passar os acordes básicos, ensine os com pestana, os menores, etc., fico bonito violão fazendo base e guitarra fazendo um solinho ou outro, eu pelo menos gosto.
    Obs.: quase naum vou na igreja, mas acho muito bonito ver a galera fazendo esse tipo de coisa.

    sobrevivente
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    zaqueu_grunge
    fica bonito violão fazendo base e guitarra fazendo um solinho ou outro

    Pois é... o meu pensamento seria de ensinar o pessoal para fazer uma base legal para que eu pudesse brincar mais com a guitarra! =P

    sobrevivente
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Algumas dicas foram bem legais! Mais alguém?

    sobrevivente
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Algumas dicas foram bem legais! Mais alguém? [2]

    =D

    Iago
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    sobrevivente

    a não frequentar Foruns na internet, quando eles podiam estar praticando.

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    bom, vo transferir o meu coment de outro tópico pra cá:


    Bem pessoal, com o atual cenário mundial, existe uma grande possibilidade de eu ficar desempregado em janeiro, portanto optei por levar a idéia de dar aulas a sério.
    Porém de todas as vezes que tentei eu já comecei tentando dar uma introdução em teoria pra que o aluno soubesse o que está fazendo. Obviamente não tive sucesso, rs

    minha idéia para quem não sabe nada e quer começar era a seguinte (isso seria uma primeira aula):

    -começar com o clássico 1-2-3-4
    -power chords e alguns acordes simples
    -e uma música no final de toda aula para que o aluno se sinta animado e crie rapidamente um repertório.

    Alguem tem alguma sugestão?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que devo ensinar para iniciantes?