Como Impedir que a Floyd volte "para trás"?

Autor Mensagem
R. Carvalho
Membro Novato
# jun/14


Então amigos... eu estou afim disso. Visto que gosto apenas de guitarras com Floyd Rose sem backbox, mas atualmente todas as guitarras vem com esta cavidade, permitindo que a ponte flutue para trás. Existe alguma de bloquear o movimento da ponte para trás? Conseguir alavancar apenas para baixo no caso. Isso traria muito mais estabilidade para a guitarra!

Obrigado!

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jun/14
· votar


R. Carvalho

Posta lá no fixo que o Bertola te responde:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/254925/p436

R. Carvalho
Membro Novato
# jun/14
· votar


GuitarristaDoNickEstranho
Valeu jovem gafanhoto, postarei!

R. Carvalho
Membro Novato
# jun/14
· votar


GuitarristaDoNickEstranho
Mas se alguém puder responder aqui, ajuda muito também, pq posso acompanhar pelas notificações do fórum nos meus tópicos.

Abçs!

R. Carvalho
Membro Novato
# jun/14
· votar


Li em um fórum gringo que eu posso colar um pedaço de madeira entre o bloco da ponte e o corpo, do lado das molas, de forma que toda vez que eu alavanque, este seja o limite físico de movimento para ponte. Porém, vi alguns poréns para este método:

1 - "Irreversível"
2 - Limita as possibilidades de regulagens para a guitarra, se eu regular a guitarra com cordas um pouco mais altas, afrouxando as molas, vou ter uma folga ali de novo. E além do ponto onde a ponte faz contato com a madeira, a ponte simplesmente não vai mais. Ou seja, a regulagem de altura de cordas e de tensão seria um pouco comprometida, não?

R. Carvalho
Membro Novato
# jun/14
· votar


http://www.meanstreetguitars.com/Mean_Street_Guitars_Trem_Stop_Install ed.gif

Ou algo assim!
Me ajudaria MUITO! Onde será que consigo peças para fazer um bagulhinho destes?

erico.ascencao
Veterano
# jun/14
· votar


R. Carvalho
Eu já pedi pro meu luthier instalar um bloquinho pra travar a ponte de uma Cort X-6 que eu tinha e ele o fez com parafusos, de forma que fosse possível retirá-lo. Além disso, tem uma peça chamada Tremol-no que tem esta finalidade.

Lelo Mig
Membro
# jun/14
· votar


R. Carvalho

Tremol-no

rafael_cpu
Veterano
# jun/14 · Editado por: rafael_cpu
· votar


R. Carvalho

Amigo, veja esses aqui também:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-559369699-estabilizador-de-trem olo-floyd-rose-tremsetter-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-562266138-estabilizador-de-trem olo-duplo-p-strato-e-floyd-rose-vai-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-564822969-estabilizador-de-trem olo-p-pontes-de-strato-e-floyd-rose-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-559501705-estabilizador-de-pont e-tremolo-floyd-rose-trava-_JM

É interessante também porque você pode regular o grau de inclinação, se for do seu interesse.
Dá uma olhada!
Abç

T+

Lelo Mig
Membro
# jun/14
· votar


R. Carvalho

Cara, de uma procurada no Google em coisas do tipo "Floyd Rose Stabilizer", "Tremolo Stabilizer", "Floyd Rose Stopper"...e coisas do tipo.

Você irá encontrar dezenas de tipos e modelos. Com estas informações e entendendo como eles funcionam é possível você mesmo fazer um, com resultados bem satisfatórios.

Van_Lorien
Veterano
# jun/14
· votar


R. Carvalho
O Tremol-No que o Lelo Mig mostrou é uma das opções mais legais pra isso, pois com ele, dá pra de forma rápida (só girando aqueles parafusinhos pretos) deixar a ponte totalmente fixa, como se fosse hard tail, permitir alavancadas só pra frente (o que tu quer) ou deixar solta, permitindo alavancadas para frente e para trás.

Várias guitarras Suhr saem de fábrica já com ele, o que diz muito sobre a qualidade. Ele só não é muito barato: US$50,00.

Outra opção, essa mais simples e barata, é o Tremolo Stopper. Esse tem vários modelos e marcas no eBay, todos nessa faixa de preço. Com ele basta mexer no parafuso pra travar o bloco da ponte, não permitindo as alavancadas pra trás. Se quiser alavancar, é só soltar o parafuso. Tem gente que usa isso só pra estabilizar a ponte na hora de trocar as cordas.

Abraços!

T. Forge
Membro Novato
# jun/14
· votar


Apesar do sistema de travas e da micro-afinação, ao meu ver, alavancar pra trás é o barato de um sistema Floyd Rose.

Mas enfim. Já vi gente simplesmente calçando o backbox com qualquer coisa que caiba ali. Uns mais exigentes mandam o luthier fazer uma peça de madeira sob medida. Outros colocam um papelão dobrado e já era.

Blonde Hammet
Veterano
# jun/14
· votar


Acho que da pra testar isso aqui viu... http://tanakaguitartech.blogspot.com/2012/05/estabilizacao-de-pontes-f lutuantes_21.html

Iversonfr
Veterano
# jun/14
· votar


Lelo Mig
Tremol-no

Cara eu já tive isso e é uma porcaria de verdade, não funcionou na minha guita e só passei raiva. O sistema de trava dele é ridículo, voce aperta aquele parafuso preto e ele se aperta contra a barra redonda que corre por dentro, mas adivinha? um parafuso se prendendo por pressão em um tubo liso escorrega! aí ele vai perdendo afinação aos poucos. Eu instalei isso pra usar um d-tuna numa floyd flutuante, mas ao abaixar pra D, o tremol-no não tinha força suficiente pra segurar a floyd no lugar e escorregava, não recomendo nem um pouco.

R. Carvalho

Única coisa que creio que resolva são esses estabilizadores. O único que eu usaria seria aquele de R$160 do mercado livre que o rafael_cpu postou, que é estreito e fica ocupando o espaço só da mola do meio, veja que os maiores até o vendedor fala que tem que rebaixar a madeira na região das molas pra dar certo. Ou faça igual eu, junta grana por um bom tempo e compra outra guita sem backbox rs.

william_1985
Veterano
# jun/14
· votar


Estou meio sem tempo, não li os outros comentários, mas a minha peguei um pedaço de borracha (aquelas quadradinhas de escola) e colei no espaço entre a madeira e ponte com um pingo de superbonder.

krixzy
Veterano
# jun/14
· votar


Não sei pq alguém compra uma guitarra com ponte flutuante e depois quer travar, floyd é top...

erico.ascencao
Veterano
# jun/14
· votar


krixzy
Eu fiz este esquema na minha antiga Cort X-6 pra poder instalar o EVH D-Tuna. Depois disso, senti que a ponte ficou mais estável. O fato de não ter o movimento pra trás deve ajudar na estabilidade da afinação.

william_1985
Veterano
# jun/14
· votar


krixzy
no meu caso a ponte e a edge III (lixo) então enquanto eu não tiver dinheiro pra comprar uma gotoh vai ficar travada rs

Aproveitando o assunto, será que se eu colocar umas molas gotoh nessa ponte vagaba da uma melhorada?

Arimoxinga
Veterano
# jun/14
· votar


Então pra que ponte flutuante na guitarra? é melhor comprar uma guitarra com ponte do tipo tremolo comum mesmo.... ou melhor uma fixa dependendo do caso!

rafael_cpu
Veterano
# jun/14
· votar


william_1985
Aproveitando o assunto, será que se eu colocar umas molas gotoh nessa ponte vagaba da uma melhorada?

Se você está tendo problema com essa ponte (é de uma RG370/350?), provavelmente os pivôs estão com folga ou as molas desgastadas (principalmente se a guitarra já tem bons anos de uso).

T+

krixzy
Veterano
# jun/14
· votar


william_1985
no meu caso a ponte e a edge III (lixo)

Serio? Eu pensava que essas pontes da Ibanez eram boas, elas vem até com trava né?

erico.ascencao
Eu fiz este esquema na minha antiga Cort X-6 pra poder instalar o EVH D-Tuna. Depois disso, senti que a ponte ficou mais estável. O fato de não ter o movimento pra trás deve ajudar na estabilidade da afinação

Acho que se vc afinar a guitarra, tocar uma musica, usar bends ou alavancadas, depois passar um afinador eletrônico vai ver que a afinação já caiu e/ou subiu em algumas cordas, mesmo em uma ponte gotoh acredito que isso ocorra, mas não é uma diferença perceptível ao ouvido, a minha é uma floyd rose licenciada pela jackson, quando afino e travo o nut direitinho da pra tocar o dia todo dando alavancadas e tal, e aos ouvidos não se percebe alterações na afinação, mas se passar um afinador vejo que a afinação subiu ou caiu, e se eu ver que subiu e não mexer, deixar a guitarra parada, depois de um tempo eu passo o afinador e as cordas acabam voltando ou se aproximando mais do ponto 0 da afinação, acho que a física do material das cordas influencia nisso tbm, é muito estica e solta de cordas, até na minha LP com bends percebo essa alteração na afinação com o afinador, apesar de ser menos.

erico.ascencao
Veterano
# jun/14
· votar


krixzy
Pelo o que já experimentei em guitarras com tremolo flutuante, as alavancadas pra trás é o fator que mais prejudica na estabilidade da afinação. Não tenho uma explicação física, aprendi isso na prática mesmo. E o que você falou também é verdade: muitas vezes rola uma leve desafinação que nós não percebemos facilmente de ouvido.

william_1985
Veterano
# jun/14
· votar


krixzy
rafael_cpu
Acho que peguei pesado ao chamar de lixo, no caso da minha é certeza q as molas estão zoadas, vou ver se acho umas molas gotoh. Uma coisa q acho ruim nela e q a alavanca e de encaixar e para deixar ela bem justinha tem q apertar 2 parafusos q tem embaixo, da um certo trampo.

erico.ascencao
Veterano
# jun/14
· votar


william_1985
krixzy
Trocar molas pode ajudar, mas não deve contribuir tanto assim na estabilidade. A robustez da ponte conta muito na estabilidade da afinação. Já tive uma Cort X-6 com Floyd Rose Licensed, depois troquei por uma Schaller Floyd Rose e agora estou com uma Ibanez EGEN8 com Edge III. A Schaller era de longe a melhor, mas era tão robusta que até se tornava "dura" pra dar alavancadas. Comprei recentemente uma Floyd Rose Original para a Ibanez, assim que instalar vou procurar fazar um review.

krixzy
Veterano
# jun/14
· votar


erico.ascencao
Pagou quanto nessa floyd original?

rafael_cpu
Veterano
# jun/14 · Editado por: rafael_cpu
· votar


É que a física aí é fundamental, antes de qualquer coisa. Se as molas estão desgastadas a elastância e a complacência estarão comprometidas, frente a tração das cordas (isso em qualquer ponte flutuante, seja Edge III, Floyd, Edge, Edge Pro, etc.).

Então, molas e pivos é a primeira coisa.
Regulagem também (a edge III não deve ficar exatamente no mesmo plano do corpo, confira isso também, qualquer dúvida olhe o manual - dá para baixar do site).
Se estiver usando 0.11 talvez seja necessário uma mola adicional também (uma quarta).
Tem que ver isso bem direitinho.

Bom, mas aí estamos muito off-topic, né?
Foi mal aí...

T+

erico.ascencao
Veterano
# jun/14
· votar


krixzy
Peguei na Warmoth, dá uma olhada no preço lá que eu esqueci :P

krixzy
Veterano
# jun/14
· votar


erico.ascencao
$ 213 a black, 400 e pouco R$, mas queria saber o total com impostos e frete, aparentimente ta mais em conta que comprar por aqui.

R. Carvalho
Membro Novato
# jun/14
· votar


Pessoal, uma gotoh REALMENTE vale a pena o investimento? diego de segurar a afinação perfeitamente bem. com a minha ponte atual consigo usar a alavanca razoavelmente bem. com alguns dive bombs e alavancadas moderadas uma corda ou outra costuma desafinar um quarto de tom. com a gotoh seria desafinação ZERO?

krixzy
Veterano
# jun/14
· votar


R. Carvalho
Tai uma coisa que tbm queria saber, mas acho que desafina tbm.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Como Impedir que a Floyd volte "para trás"?