【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Ederson46
Membro Novato
# jun/14 · Editado por: Ederson46
· votar


Boa tarde,

To com uma duvida em relação a cordas, tenho um Fender Telecaster (atualmente uso 0.10) e to pensando em colocar cordas 0.11 mas to com medo dela perder a característica de tele q eh o som estalado, será q vou me arrepender??

Agradeço desde já

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar


Ederson46
Uma coisa nada tem à ver com a outra.
Abç

Ederson46
Membro Novato
# jun/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Pq penso no fato de q com cordas 0.11 vou ter q afinar meio tom abaixo e provavelmente o som vai ficar mais grave, por isso to com essa duvida

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar


Ederson46
com cordas 0.11 vou ter q afinar meio tom abaixo
Porque? SRV tocava com 0.13 na afinação normal....
Cara, as guitarras tipo Fender, mormente as telecasters tem som "estalado" em função dos capts do tipo "single-coil" e, secundariamente em função do tamanho da escala, da forma de construção e do tipo de ponte com capt integrado. Nada tem à ver com a espessura das cordas. O que vc terá, com cordas 0.11 é uma sonoridade mais "encorpada" nos graves e maior sustentação e durabilidade das cordas. O "estalado" continuará lá...
Abç

NFA_METAL
Veterano
# jun/14
· votar


Bertola.. Li varios topicos sobre guitarra escalopada e ainda nao tirei a minha duvida.. Ibanez serie rg (no caso a 370) suporta esse processo? ... dizem que o braço e fino demais e pode sofrer empenamento? conheço todo o processo... fiz curso de luthieria com Valter Bergamo (o usuario Espetinho aki do FCC)...tenho capacidade.. mas queria a palavra de quem tem mais tempo de experiencia no ramo....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar


NFA_METAL
Sim, existe sim essa possibilidade em um braço excessivamente fino como os das Ibanez.
Lembre-se de que esse processo foi aplicado inicialmente em guitarras Fender dos anos 70, com braços notóriamente robustos, a maioria com técnica de fabricação integral ("skunk stripe"), que suportavam tal procedimento com folga.
Assim, se vc quer aplicar isto em um braço Ibanez (ou de mesma "engenharia") já pronto, eu não recomendo como 100% seguro não...
Abç

João Pedro Strabelli
Veterano
# jun/14
· votar


Ederson46
cordas 0.11
Foi a melhor coisa que eu fiz com a minha guitarra. O som fica mais cheio, com mais pegada e em uma semana e meia seus dedos estão acostumados com ela (no meu caso não precisei nem de dois dias). Se você quiser SOM, a escolha é esta.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar


João Pedro Strabelli
Pódiscrê!
Abç

Invalid User
Veterano
# jun/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Fala, Bertola!

Eu não entendo nada de elétrica de guitarra, então segue a pergunta:

Quando eu toco minha guitarra com o captador da ponte selecionado, quando zero o knob do volume continua saindo um som baixinho, que seria do knob do volume do captador do braço, pois quando zero o mesmo, não sai som nenhum.

Já tive outra guitarra que voltou da regulagem dessa maneira.

Qual a causa disso? As pessoas costumam pedir aos luthieres esse tipo de regulagem para ter mais ganho, saída, ou algo assim?

Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar


Invalid User
Defeito no pot.
Abç

R. Carvalho
Membro Novato
# jun/14
· votar


Então amigos... de impedir que a Floyd Rose suba, quero deixar ela como nas guitarras sem backbox, aonde ela pode apenas alavancar para baixo. Visto que gosto apenas de guitarras com Floyd Rose sem backbox, mas atualmente todas as guitarras vem com esta cavidade, permitindo que a ponte flutue para trás. Existe alguma de bloquear o movimento da ponte para trás? Conseguir alavancar apenas para baixo no caso. Isso traria muito mais estabilidade para a guitarra!

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar


R. Carvalho
Existem dispositivos de travamento no mercado.
Ou vc mesmo pode improvisar aparafusando uma peça de metal à frente da base da ponte encostando nela, impedindo que faça o movimento para frente.
Abç

fconde77
Veterano
# jun/14
· votar


R. Carvalho e Mauricio Luiz Bertola

Use um Trinco....
http://tanakaguitartech.blogspot.com.br/2012/05/estabilizacao-de-ponte s-flutuantes_21.html

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar


fconde77
Kkkkkk..... Solução interessante.....
Eu havia pensado em algo mais simples mesmo....
Abç

fconde77
Veterano
# jun/14 · Editado por: fconde77
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Interessante sim, mas o que mais me chamou a atenção e que vc pode travar e destravar a ponte rapidamente.

Ainda tem a vantagem para aqueles que querem utilizar a Floyd alavancando para traz, pq facilita a troca das cordas sem perder a regulagem da ponte ou até mesmo se uma corda arrebentar... pq com a alavanca vc pode subir a ponte e travar nesse ponto "zero".

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


fconde77
Pódiscrê!
O problema desse "ferrolho" é que ele te obriga a usar apenas 2 molas, o que acho francamente insuficiente.
Abç

João Pedro Strabelli
Veterano
# jun/14
· votar


fconde77
Use um Trinco....
A necessidade é mãe da invenção... e a falta de dinheiro é mãe da criatividade.

fconde77
Veterano
# jun/14 · Editado por: fconde77
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Concordo, mas se usar um trinco sem essa alavanca para travar como esse
http://www.leomadeiras.com.br/Produto/101845/TRINCO-C-TRAVA-Cromado-61 -5MM
ou um desse tipo
http://pt.aliexpress.com/item/Dark-Dark-grade-stainless-steel-plug-doo r-latch-bolt-inserted-6-inch-8-inch-10-inch/1859184028.html

Poderia assim até colocar 4 molas, uma mola a menos que o ideal, posso até dizer que os benefícios compensariam a falta dessa mola

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar


fconde77
Esses são melhores mesmo...
Abç

Deco Moraes
Membro Novato
# jun/14
· votar


Estou juntando informações para montar uma guitarra SG, esse fim de semana vou começar à montar o braço que no caso vai ser inteiriço, só que pensando um pouquinho além eu queria fazer a guitarra inteira branca e o que fosse de metal seria dourado, o problema está nas escalas, como ter uma escala branca que nem http://www2.gibson.com/Products/Electric-Guitars/Flying-V/Gibson-USA/B rendon-Small-Snow-Falcon-Flying-V.aspx como seria o melhor processo, tingido não sei se iria durar muita coisa, desculpe pelo tamanho do texto

fconde77
Veterano
# jun/14 · Editado por: fconde77
· votar


Deco Moraes

Não conheço nem nunca vi de perto uma guitarra com escala branca como essa, mas lendo as especificações no site da Gibson lá diz que o matérial usado na escala é "maple "assado", tratados com calor, e uma camada superficial de polímeros sintéticos" ?1?!
Ou seja um processo industrial difícil de se reproduzir
O que existe no mercado que apenas se assemelha é a "madeira sintética" que de madeira só tem a aparência pq é feito de plastico, pra ser mais exato PEAD e tem sido muito usado na construção de decks de piscina.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar


Deco Moraes
Isso aí é um processo de tingimento industrial. Não dá pra fazer. use uma escala de bôrdo ou tauarí-branco.
fconde77
Geralmente o "cooked maple", sem "tratamento" fica escuro.
Abçs

Deco Moraes
Membro Novato
# jun/14
· votar


Conde e Bertola, valeu pela força, esse fim de semana eu coleias madeiras do braço, não sei se é do intereçe de vocês mas se quiserem posso ir divulgando fotos do projeto, um abração!

msp1909
Veterano
# jun/14
· votar


Galera, um amigo me passou um baixo ativo que tava com problema na elétrica, mesmo eu nunca tendo experiencia com instrumentos ativos, topei dar uma olhada. O baixo é um Ibanez GSR-390. Custei pra achar qual o modelo, não tem no site e o serial Number dele dava que o produto não existia. Cheguei até a pensar que era falsificado.
Enfim, ele me disse que o baixo caiu e depois parou de sair som. Ele falou ainda que abriu a tampinha da elétrica e fuçou um pouco, mas só dava aqueles barulhos de mau contato. Fui olhar e realmente tinha alguns fios desconectados, mas como não achei informação nenhuma sobre esse baixo, tive que analisar o circuito na marra. Ele tem três Pot's. Volume master, blend de captadores e um ultimo que é duplo: O de cima varia o ganho e o de baixo acho que é um treble cut, não sei direito. Nele que fica a plaquinha do que eu acredito ser o preamp. Depois de um tempo analisando, consegui fazer ele funcionar, acontece que agora quando eu encosto nesse pot duplo, vem uma chiadeira infernal, e quando eu abro ele totalmente chia mais ainda. Se eu aterro a ponte, diminui um pouco a chiadeira, mas ainda continua.
Será que o CI da plaquinha queimou? Será que o pot ta com defeito? Como eu disse, tinha uns fios soltos, to com medo de algum deles ter encostado em algum lugar e queimado alguma coisa. To meio perdido aqui kkkkkk valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar


msp1909
Esse pré-amp tá pifado....
Cara, circuitos ativos, quando começam a dar problemas.... Não terminam mais....
Se eu fosse vc arrancava tudo e instalava um bom e eficaz circuito passivo...
Abç

msp1909
Veterano
# jun/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Entendi. Mas esse captadores são passivos mesmo então né? Vai dar pra fazer um parecido com esse aqui? O unico problema vai ser knob duplo. Vou ter que achar um parecido com os outros dois.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar


msp1909
Não tem nada que colocar "knob duplo". Como eu falei acima, arranque tudo e faça um novo esquema (que é esse que vc postou acima). Nada mais. Vai durar décadas!
Abç

msp1909
Veterano
# jun/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Não, quis dizer que vou ter que tirar o knob duplo e colocar outro simples! Pois o novo circuito passivo utilizá um Pot simples!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar


msp1909
Exatamente.
Abç

clguitar
Membro
# jun/14
· votar


Mestre Bertola

Arrumei uma Tagima muito bacana, uma T737 Custom. O corpo está descascado (algum defeito no acabamento, provavelmente), então quero aproveitar para refazer a pintura.

Sei que o corpo é em cedro e que a madeira tem umas figuras bem bonitas, um certo "flame".

Pelo que andei vendo e lendo, o cedro tem uma cor um pouco avermelhada, certo? Queria saber quais cores poderiam ser mais recomendadas para uma pintura com tingimento da madeira (à base de água) para que fique bem destacada essa figuração da madeira. Eu pensei em algo como laranja, passando antes o preto e depois lixando para ficar o preto só no fundo.

Outra dúvida que tenho é com relação à seladora que está debaixo do verniz. Dá para tirar toda a seladora só com lixa relativamente fina (220 para cima)?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji