Sobre a diferença de qualidade entre as semi-acústicas Epiphone e Gibson

Autor Mensagem
clguitar
Membro
# jun/14
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Já que o assunto é comparação de semi-acústicas: alguém aí tem experiência com japonesas antigas desse tipo, como as Ibanez Artist e Artstar, ou mesmo as réplicas da Greco ou umas Matsumokus da vida (Vantage, por exemplo)?

MMI
Veterano
# jun/14
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erico.ascencao

sob esta ótica, poderia eu deduzir que as Gibson ES-335 podem ser bem melhores, muito melhores ou muito muito melhores do que uma Epiphone, dependendo do exemplar? Esta variabilidade é da mesma natureza da que se pode encontrar em violões tops (afinal, estamos começando a falar em instrumentos nos quais a acústica começa a influenciar no som final)?

Exatamente! Isso que eu queria dizer. Na verdade, podemos dizer sobre a variabilidade de violões (tira o "tops" da jogada, põe tudo junto, das basiconas até as tops).

Mas veja bem... Depende muito das Epi que você se refere. Como falaram, as semi da Epi são diferentes das sólidas. Inclusive há uns anos, algumas Epiphone chegaram a ser feitas até nas fábricas da Custom Shop da Gibson, outras saíram de fábricas do Japão. Na década de 80, até a metade desta década para ser mais preciso, o Japão fez as Emperor, Riviera, Sheraton e Casino, na década de 90 a Fujigen fez as Imperial. Nos EUA, na década de 90 fizeram 250 de cada modelo como modelos comemorativos: Sheratons, Rivieras, Frontiers, Excellentes e Texans. Essas guitarras foram as "Nashville USA Collection" (archtops) e as "Anniversary Series" (acoustics). Neste mesmo período tiveram a Texan, Frontier e Excellente feitas na Gibson Montana. Algumas, como a Sheraton e a John Lennon Casino chegaram a ser feitas no Japão e montadas nos EUA. Ou seja, se bobear tem Epi que é bem melhor que Gibson e não é só nas vintage ou no mínimo igual, já que eventualmente foram feitas na mesma fábrica. Por isso que restringi um pouco a discussão nas 335 atuais.

Como curiosidade, a Epi Casino fez muito mais sucesso que sua "irmã", Gibson ES-330, que nunca emplacou e várias vezes parou de ser feita. Se bem que talvez por estar "meio induzido", as ES330 que testei achei muito legais e me empolgaria de comprar uma.

Filippo14
Veterano
# jun/14
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O cara usou essa guitarra no seu penúltimo álbum inteiro. Tem um sonzão. Mesmo sendo uma Epiphone de 66, nada tira o mérito dela, esse cara pode ter qualquer guitarra que quiser, e ele tem, mesmo assim ele usa muito essa epi.

MMI
Veterano
# jun/14
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Filippo14

Mas cara, por que você quer diminuir essa guitarra? Tá achando que ela deve algo para uma Gibson? Nesta época as Epiphone eram feitas em Kalamazoo, Michigan. Estas Riviera saíram de 225 Parsons Street. Não tem nada a ver com as atuais. Como eu disse, a Epiphone 1953 Zephyr Emperor Regent era fantástica, já li até que nesta época tinha gente que dizia ser a melhor guitarra do mercado, ou seja, a Epiphone não era tão dirigida a ser uma segunda linha da Gibson.

Filippo14
Veterano
# jun/14
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MMI

Não quero diminuir ela nem um pouco. Acho que escrevi bem mal as coisas.

O que eu quis dizer é que mesmo ela sendo uma guitarra antiga, de 66, com a madeira bem seca e tal, nada justifica ele usá-la sem que seja o fato dela ter um puta som. Ele é um cara que poderia ter uma Gibson de 66 e prefere essa Epiphone. Eu falo isso porque jaja alguém vem e fala " Ahh, mas as Epiphones de 66 não tem nada a ver com as atuais, essa tem a madeira seca e tal....", sendo que ele pode ter uma da Gibson, mas essas Epiphones são tão boas que o cara prefere uma dessas mesmo. A diferença das Epiphones e das Gibsons na parte das semi-acústicas não é tão grande quanto na parte das sólidas.


Abração

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
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FBlues_rock
Segundo o Dino são sim. A guitarra dele é dos anos 60, difere, portanto dos modelos posteriores.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
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Filippo14
Nessa época (1966), a Gibson, que já era controladora da Epiphone (desde 1957), ainda não tinha sido comprada pelo grupo ECL Corporation, e as guitarras dessa época são excelentes (época do Beatles, que usavam Epiphone - John); isso foi em 1969, quando a Epiphone então passou a 2º plano e entrou em crise em função da competição com os "clones" japoneses da época, assim, em 1970 a Epiphone americana fechou e a "brand" foi transferida para a Matsumoto do Japão, e em 1983 para a Coréia.
Abç

MMI
Veterano
# jun/14
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Filippo14

sendo que ele pode ter uma da Gibson, mas essas Epiphones são tão boas que o cara prefere uma dessas mesmo.

Mas aí você já está desvalorizando. Não é o caso de "podia ter uma Gibson e vai de Epi mesmo". Isso é ideia de quem conhece as de hoje só, acha que a Epi é uma segunda linha. Não, não era. Inclusive tinham modelos diferentes, mas eram feitas pelos mesmos funcionários, na mesma fábrica, mesmo material. E não, ele não podia ter uma Gibson 66, porque geralmente não eram com as mesmas especificações.

musicistaanonima
Membro Novato
# jun/14
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Pessoal deem uma olhada aqui no meu tópico pfv http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/315740/. Não inclui Gibson ou Epihone pq money que é good,nóis num have.Flw e visitem lá pfv.

JeGuitar
Veterano
# jun/14
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msp1909

Discordo.

As semi-acústicas da Epiphone são de alto nível, muito superior a linha Les Paul e SG. Existem muitas bandas headline de grandes festivais pelo mundo que tocam com epiphones, vide Vampire Weekend, Kings of Leon, etc. E não usam por ser endosers, usam porque querem. Inclusive muitos shows de médio porte, como 4 ou 5 mil pessoas no exterior, a grande maioria usava epiphone.

Eu tenho uma Epiphone Sheraton, comprei na europa enquanto morava lá, cheguei a testar muitas semi acústicas, inclusive algumas Gibson 335 para poder comparar com a Sheraton. Vou te dizer, o peso da Gibson era maior, o braço um pouco mais confortável e os captadores mais nítidos, por se tratarem dos Classic 57.

Depois toquei uma Epiphone Sheraton usada com os Classic 57 e vou te dizer, a diferença entre as duas, em questão de som, não é percebida por 99% das pessoas.

Em relação à tocabilidade, realmente eu sentia quando estava com uma Epiphone ou Gibson no colo pelo peso das duas e pela madeira do braço ser um pouco mais confortável.

Realmente uma Gibson é melhor? Realmente é. Agora, justifica pagar 7x mais? Nunca, jamais.

Quem compra Gibson é mais pelo status, glamour, ou por realizar um sonho de ter aquela guitarra em mãos, porque em termos de música, em 99% dos casos uma Epiphone faz, e muito bem, o seu papel.

renatocaster
Moderador
# jun/14
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Sou doido por uma dessa!

msp1909
Veterano
# jun/14 · Editado por: msp1909
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JeGuitar

Mas cara, hora nenhuma falei tanto mal assim das Epiphones! Tanto que eu falei que curto muito a minha Casino! Só falei que aqui os preços são muito diferentes!

Realmente uma Gibson é melhor? Realmente é. Agora, justifica pagar 7x mais? Nunca, jamais.

Quem compra Gibson é mais pelo status, glamour, ou por realizar um sonho de ter aquela guitarra em mãos, porque em termos de música, em 99% dos casos uma Epiphone faz, e muito bem, o seu papel.


(2)

renatocaster

Fiquei muito em duvida entre a Wildkat e a Casino. Mas não achava a primeira pra testar nunca. Mas acho que muito bacana também!
Mas acho que a minha próxima aquisição acho que vai ser essa. To sentindo falta de uma guitarra sólida.

rafael_cpu
Veterano
# jun/14
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Tô curioso com a Gibson ES Les Paul:

Especificações:
http://www2.gibson.com/Products/Electric-Guitars/ES/Gibson-Memphis/201 4/ES-Les-Paul.aspx

Reportagem da Guitarload:
"Gibson lança Les Paul semiacústica

Confira as características da nova guitarra da marca
A Gibson anunciou nesta semana em seu site oficial o lançamento da ES - Les Paul, a mais nova guitarra da marca. O instrumento, como sugere o nome, une características dos clássicos modelos sólidos e semiacústicos da empresa.

A guitarra conta com o shape da Les Paul, mas possui o corpo com construção semelhante à da ES-335, com top de maple, laterais e fundo laminados. Dentro do corpo, há um bloco sólido de mogno para aumentar o sustain e diminuir a possibilidade de feedback. O modelo ainda apresenta F-holes e um par de captadores Memphis Historic Spec".

FONTE: GUITARLOAD

erico.ascencao
Veterano
# jun/14
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E pra botar fogo na discussão (que está muito boa por sinal), tem a Gibson ES-335 Studio. Aí o bicho pega...

SkyHawk
Membro
# jun/14
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Tenho uma Epiphone ES-335 Dot Royale Pearl White que é sensacional. Uma guitarra que toco em qualquer lugar. É praticamente minha guitarra principal e tem um acabamento primoroso, um branco pérola lindíssimo com um binder dourado impecável.

Já tive uma ES-335 Gibson que acabei trocando em um rolo com outra guitarra e digo que ao menos essa Epiphone é main stream !!! A guitarra é toda top inclusive os captadores são muito bons. Achei que seria legal um par de Classic 57 antes de pegar a guitarra, depois que peguei juro que é totalmente desnecessário !!!!

erico.ascencao
Veterano
# jun/14 · Editado por: erico.ascencao
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SkyHawk
Eu abri este tópico em parte por uma GAS numa Epiphone ES-355 Limited Edition. Que tesão esta guitarra...

MMI
Veterano
# jun/14
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rafael_cpu

Gibson ES Les Paul

Isso nada mais é que a Gibson indo atrás da PRS que há anos tem a Hollowbody Singlecut. É briga de cachorro grande...

Esse modelo da Gibson é de Memphis. Não toquei numa Gibson dessas, mas as PRS conheço relativamente bem. Só uma correção, no link que você postou diz que o tampo e o fundo são 3-ply Maple/Basswood/Maple - geralmente as semis usam o 3-ply Maple/Poplar/Maple. Ainda vem com uns curiosos Custom Bucker AL3 e AL5, queria ver uma dessas...

Em todo caso, as hollowbody da PRS posso falar alguma coisa... Logo de cara, as PRS são de tampo e fundo sólidos, o que é uma vantagem, usam uma técnica de construção que segundo Jimmy Foster, foi ele que desenvolveu e foi copiado (na questão do "carved" no tampo e fundo). Elas tem um pequeno bloco no tróculo e outro pequeno bloco na ponte/captador da ponte. A PRS desenvolveu captadores mais agudos para contrabalancear o grave do tipo de construção. Mesmo assim, a cavidade é bem pequena para dar um som mais semi-acústico nelas, não dá para esperar algo na linha 335, que dirá de uma autêntica full-hollow, não conte com isso. Mas elas tem seu lado acústico, o que no caso da PRS fica legal com o piezo. Mas já são guitarras que apresentam uma variabilidade bem maior que as sólidas, e digo isso porque a maioria delas não me empolga. Eu tenho uma Hollowbody 2 (não é a singlecut) que todo mundo que conhece elas se impressiona pelo timbre melhor que a média delas. Por alguns anos esta linha de guitarra, em especial as double 10 top com artist package e piezo foram as mais caras da PRS excluindo as Private Stock, mas mesmo assim chegava a ser mais cara que a PS baratas. Ou seja, são guitarras peculiares, mas não exatamente o que se imagina de uma semi tipo 335.


erico.ascencao

Gibson ES-335 Studio

É outra Gibson Memphis... Opção interessante, né?

erico.ascencao
Veterano
# jun/14
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MMI
É outra Gibson Memphis... Opção interessante, né?
Interessante é. Mas é aquela pegada de Studios meio broxantes no aspecto visual.

SkyHawk
Membro
# jun/14 · Editado por: SkyHawk
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erico.ascencao
Essa guitarra é espetacular !!! Já tinha visto o review mas quando eu comprei a minha não consegui encontrar a 355 , esse Bigsby é o que falta na minha DOT Limited Edition !!!

Essa é a que eu tenho: http://portal.royalmusic.com.br/produto/epiphone-es-335-dot-royale/

A foto não faz jus a guitarra, ao vivo ela é ainda muito mais bonita !!!

Ramsay
Veterano
# jun/14
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erico.ascencao

Eu tenho uma Epiphone ES-355 Limited Edition igual a da foto que vc postou que comprei no final do ano passado, depois de assistir a diversos vídeos dela no Youtube.
Antes de comprar, testei na loja e comparei com uma Cort Sunset I que vem com captadores TV Jones e achei o som da Cort um pouco mais aberto e o som da Epiphone mais encorpado. Então, comprei a ES-355, até porque na loja o som me pareceu razoável.

Chegando em casa, liguei a ES-355 no meu pedalboard e tudo o que eu conseguí foi um som com pouco ganho e chocho, bem inferior ao que eu tinha visto nos vídeos do Youtube.

Pesquisando em fóruns gringos, descobri que essa guitarra é "amp sensitive", ou seja, só dá som bom quando ligada em certos amps.

Examinei bem a guitarra procurando alguma falha de construção e não achei nenhuma.
Então, troquei o captador do braço por um de maior ganho e tudo o que eu consegui foi microfonia e som legal que é bom, necas de pitibiriba.

Daí, eu encostei a ES-355 num canto e nunca mais usei.
Já liguei a guitarra em dois amps diferentes (valvulado e solid-state) e o som que consegui é chocho e sem vida.

Estou pensando em ligá-la na Boss GT-100 pra ver se o som dela aparece....

SkyHawk
Membro
# jun/14 · Editado por: SkyHawk
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Ramsay
Muito estranho. O timbre da DOT é uma unanimidade e que eu saiba a única diferença para a 355 é o Bigsby. A minha DOT é tão boa quanto a Gibson que vendi, vai bem do jazz ao rock com bastante distorção e já pluguei ela em uns 10 amps diferentes.

erico.ascencao
Veterano
# jun/14
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Ramsay
Mandei uma MP.

Delson
Veterano
# jun/14
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Será que a Cort Source entra nessa briga? Não é nenhuma Gibson da vida, mas me pareceu interessante, apesar de não ter tocado em uma...

erico.ascencao
Veterano
# jun/14
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Putz, to pirando numas Epipocas aqui. Tem a ES-345 com varitone e binding simples e a ES-355 sem varitone mas com binding mais invocado.

msp1909
Veterano
# jun/14
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erico.ascencao

E a Riviera P93! Na Namm desse ano eles lançaram a Cassino Coupe, que está pra Casino assim como a ES-339 está pra ES-335.
O que que vcs acham dessas mini-archtop? Já toquei na 339 e o que achei mais interessante é que o tamanho do corpo não encomoda tanto pra tocar quanto as irmas maiores. Mas sinto que eles perderam o charme!

Delson

Já testei uma Cort Source BV. Achei a guitarra bem bacana e tals, nada a reclamar. Mas no quesito tocabilidade ainda perde pras epiphones. Curti mais o braço da Dot e da Casino.

Gus dz
Veterano
# jun/14
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Aproveitando a vibe do tópico.... Alguém conhece essa xaviere (da guitarfetish)?

http://www.guitarfetish.com/XV-900-Semi-Hollowbody-Flame-Maple-Alnico- Fat-Pats_c_154.html

To com um amigo indo pros EUA e to com GAS por uma semi estilo 335. Nos foruns gringo só vejo gente falando bem e que é melhor que as dots. Alguma dica de semi nessa faixa de preço?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
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msp1909
Acho esses modelos de corpo "reduzido" espetaculares!
Abç

Delson
Veterano
# jun/14
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msp1909
Curti mais o braço da Dot e da Casino.
Porque era mais fino ou mais grosso? (ui...) Eu, particularmente, acho mais confortável um braço mais gordo...

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