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Mensagem |
De Ros Veterano
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# dez/13
Técnica versus feeling. Nem acredito que falei sobre isso...
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Insufferable Bear Membro |
# dez/13
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Nem acredito que falei sobre isso... Eu também não.
Só tenho uma coisa a dizer sobre isso: não botem lenha na fogueira!
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d.u.n.h.a. Veterano |
# dez/13
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Aqui não abre o vídeo, mas pra mim é o seguinte: técnica e feeling não são mutuamente excludentes, pelo contrário, são complementares. Até porque, sem técnica você nunca vai conseguir expressar seu feeling.
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badari Membro |
# dez/13
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técnica e feeling não são mutuamente excludentes, pelo contrário, são complementares.
EXATAMENTE o que eu penso. vejo muito ''manjador'' que vê o cara soltando um lick mais rápido e fala: ''cade o filingui?!?''. véi, dá uma raiva isso. principalmente quem começou ''agora'' manda uma dessas: o cara começou a tocar querendo fritar, ai depois de um ou dois anos de guitarra ''abre a mente'' demais[a ponto do cerebro cair no chão] e esquece a técnica e só manda: ''filingui filingui só quero filingui''. o que mais tem é isso.
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badari Membro |
# dez/13
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De Ros
parabens pelo video. genial. é muito importante o que você falou, pois até agora nunca tinha visto ninguém apresentar um argumento desse tipo dessa forma. zerou o assunto e calou a boca de trocentos ai.
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badari Membro |
# dez/13 · Editado por: badari
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*duplicado*
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Lelo Mig Membro
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# dez/13 · Editado por: Lelo Mig
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De Ros
Concordo com o teor geral do vídeo. E com relação a bobagem "técnica vs feeling". Até tenho um tópico sobre esse assunto, abordando mais ou menos como ti, aqui no FCC.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/295704/
Mas, no que eu acho que a galera as vezes se expressa mal e usa esses termos, técnica e/ou feeling, é em casos onde o exibicionismo técnico se sobrepuja à música.
Ou seja, o cara toca muito tecnicamente, quer mostrar isso, e a música em si que se phoda, ela é apenas um pano de fundo para sua exibição.
Mas mesmo nesses casos (que particularmente não gosto, e isso é pessoal), ainda assim há aspectos positivos que comento em meu tópico. (se tiver saco passa lá)
Acho que há na verdade um mal uso dos termos técnica e/ou feeling.
Abraço!
Obs: Na verdade em meu tópico trato dos extremos entre um músico técnico e um intuitivo e a importância de ambos. O que por fim gerou essa falácia "técnica vs feeling"
E finalizo aqui com o mesmo texto que usei lá.
"No fundo, tudo se resume a nossa imensa dificuldade de aceitar o outro, principalmente quando o outro não concorda com a gente."
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Brunerd Veterano |
# dez/13
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Concordo friamente com o vc De Ros, a tecnica vem para ajudar a levar o sentimento, feeling... acho que a grande parte das discussões 'feeling vs tecnica' surgi quando o kra esquece de usar a técnica a seu favor pra transmitir o feeling... Um bend tem a capacidade de arrupiar a espinha de emoção e sentimento quando aplicado com tecnica, afinadinho, mas quando o kra desafina um bend da uma dor no dente... ou seja... use a tecnica em favor do feeling! ;)
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Brunerd Veterano |
# dez/13 · Editado por: Brunerd
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--duplicado--
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De Ros Veterano
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# dez/13
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Insufferable Bear
Nada de lenha na fogueira, já ta calor pra cacete aqui!!
d.u.n.h.a.
Nem precisa ver o video, é isso o que eu falei!
badari
Bah, to tri feliz de ver que tem uma galera que também pensa assim!
Lelo Mig
Bah, depois vou ver o teu tópico! Aposto que tem algo de enriquecedor!!!
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d.u.n.h.a. Veterano |
# dez/13
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Sem contar o recalque de quem não tem técnica muito avançada a acaba por recorrer ao "feeling" como desculpa. Falo por experiência própria. Até eu começar a estudar esse ano no instituto Airton Mann eu era assim. Não tinha muita técnica e recorria ao feeling, à slow hand. Dá sim pra ter muito feeling, ser diferenciado tocando rápido e de maneira bastante técnica. O que não dá é querer ficar nos extremos.
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De Ros Veterano
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# dez/13
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Brunerd
É bem por aí!
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De Ros Veterano
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# dez/13
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d.u.n.h.a.
Concordo!!!
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Lelo Mig Membro
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# dez/13 · Editado por: Lelo Mig
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d.u.n.h.a.
Sem querer, nós reduzimos demais uma coisa complexa a uma avaliação simples e a coisa não é assim.
Um músico que se dedica de 6 à 12 hs por dia, não vai aceitar nunca que um cara, que não estuda e toca com técnica deficiente e vícios pessoais, seja consagrado. E um cara que não gosta de estudar ou não encare isso como uma necessidade, vai dar desculpas para "aliviar" sua técnica deficiente.
Acontece que em ambos os extremos, se avaliarmos a música acima do músico, existem ícones incontestáveis.
Um grande músico não se resume a nossas pequenas avaliações.........é muito além disso.
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DOF Hard Membro Novato |
# dez/13
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De Ros
Parabens pelo video...deveria ser colocado na "Cartilha Básica para Iniciantes" hahahahah...
Vc abordou um ponto bacana ai, o lance que as pessoas definem tecnica como simplesmente tocar rapido... quando na verdade tocar rapido é uma das tecnicas... quando as pessoas entenderem que sem a "técnica" em geral tu nao toca nada dai vao para de falar bobagens... pq sem técnica vc nao consegue se expressar... Técnica nao é saber tocar rapido, e sim como fazer isso ou aquilo.
Tecnica e feeling tem que andar juntos...
Provavelmente há quem discorde, mas na minha modesta opinião o feeling esta diretamente ligado a pegada do guitarrista, e ai esta a sua importancia.
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De Ros Veterano
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# dez/13
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DOF Hard
O feeling está ligado à pegada do guitarrista, e a pegada à técnica, enfim, é tudo a mesma coisa, só que vista de ângulos diferentes!
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DOF Hard Membro Novato |
# dez/13
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Bem isso..,
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Gúpi Veterano |
# dez/13
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Muito legal De Ros. Compartilho dessa visão. Acrescento que a técnica pode ser considerada a base da pirâmide na construção do "seu tocar". A capacidade técnica, em menor ou maior grau, é a que possibilita qualquer tipo de expressão por meio do instrumento. Alguns soarão mais doces, outros mais agressivos, mais blues (sentimento), mais depressivos, mais animados, etc...
Abraço
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JJJ Veterano
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# dez/13
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Técnica X Feeling???
Até tu, De Ros??? hehehe
Bom trabalho!
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locaosks Veterano |
# dez/13
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De Ros
Matou a pau o assunto com a analogia do bend do BBKing!
"...sem ser essa coisa de: Ah, isso, é lixo..."
lhe pergunto: e o funk carioca? (kkkk)
Não sei se é preconceito meu ou pura constatação, mas acho uma bosta mesmo... kkk
AbçOo!
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AllanGouveia Membro |
# dez/13
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De Ros parabéns, velho... Também penso assim... Porém, gosto de tocar mais lento apesar de estudar muuuuito técnicas de velocidade... Mas gosto muito de ouvir caras que tocam absurdamente rápido! tipo malmsteen msm!
Toco mais lento por gosto musical mesmo... Mas como não posso me limitar a uma só coisa... estudo tudo hehe...
Muito boa comparação entre B.B.King e Malmsteen... Ambos usam a técnica para expressar melhor o feeling...
locaosks
Não sei se é preconceito meu ou pura constatação, mas acho uma bosta mesmo... kkk
Ri muito kkkkkkkkkkk
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PguitarMaxx Veterano |
# dez/13 · Editado por: PguitarMaxx
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De Ros Mandou bem cara! concordo com você, embora eu curta poucas coisas "rapidas", tecnica e feeling tem que andar de mãos dadas em minha opinião. Eu não gosto de muitas coisas do Malmsteen(gosto pessoal) mas nunca, jamais vou dizer que ele é ruim ou que não tem feeling
O problema em minha opinião, é o que o Lelo Mig disse, as vezes rola exageros, e o musico esquece que o mais importante é a musica
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De Ros Veterano
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# dez/13
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Gúpi
Valeu amigo!
JJJ
Dá até raiva, né?
locaosks
Eu não tenho problema com a música. Tenho pavor das letras, mas, musicalmente, to nem aí, hehehehe!
AllanGouveia
Bacana ter essa visão ampla!
PguitarMaxx
Não tenho problemas com os exageros musicais, se não curto, simplesmente não escuto, hehehehe!
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Carregando Veterano |
# dez/13
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De Ros
Bem legal cara, tem gente que nao entende que o simples ato de tocar já é uma tecnica
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Rednef2 Veterano |
# dez/13 · Editado por: Rednef2
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Quem acha que pra um solo ser bom precisa de sentar o dedo sem saber o que ta fazendo, é só ouvir um cara chamado Jerry Cantrell.
Mas o que seria tecnica? pra mim palhetar, bend e vibrato, já é tecnica.
Eu enjoei um pouco de solos de guitarra porque todos soam iguais atualmente. Galera faz sempre os mesmos arpejos manjados, sempre os mesmos tappings, sempre a mesma escala (frigio). A guitarra estagnou com o tempo e pelo visto essa estagnação é definitiva.
Lelo Mig Sem querer, nós reduzimos demais uma coisa complexa a uma avaliação simples e a coisa não é assim.
Um músico que se dedica de 6 à 12 hs por dia, não vai aceitar nunca que um cara, que não estuda e toca com técnica deficiente e vícios pessoais, seja consagrado. E um cara que não gosta de estudar ou não encare isso como uma necessidade, vai dar desculpas para "aliviar" sua técnica deficiente.
Acontece que em ambos os extremos, se avaliarmos a música acima do músico, existem ícones incontestáveis.
Um grande músico não se resume a nossas pequenas avaliações.........é muito além disso. Concordo. Eu mesmo ja passei dessa fase de "tecnica vs feeling". Pra mim se eu curtir o solo ta valendo. O que importa é a musica. Até porque musica boa não precisa de solo.
E no fim das contas o publico ta pouco se lixando pra isso tudo. Se alguem importasse com isso, Kurt Cobain teria se tornado uma lenda?
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Drinho Veterano |
# dez/13
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Nem acredito que falei sobre isso...
AUHuhAuha
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Lelo Mig Membro
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# dez/13
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Rednef2
"A guitarra estagnou com o tempo e pelo visto essa estagnação é definitiva."
Cara, nós guitarristas não somos diferentes (ainda que nos julgamos) de outros músicos.
Absolutamente preconceituosos, radicais, pouco abertos a sonoridades diferentes. A escola "rock´n´roll", que foi criada em testosterona adolescente, tornou-se absolutamente fechada à partir da invasão do Metal. Mesmo quando mais velhos, temos dificuldade de se libertar desse machismo e radicalismo quase xiita do metal. E esse metal, definiu para o rockeiro médio, o que é guitarra e guitarrista.
Aquele discurso infantil de "true metal" e "traidores do movimento", estampados à ferro e fogo na carne jovem, demora muito para sair de nossas peles.
Por isso, no fundo, aceitamos um cara brega, de gosto musical duvidoso, chamado Michael Angelo Batio tocando guitarra, mas não aceitamos um cara brega, de gosto musical duvidoso, chamado Chimbinha tocando guitarra.
Tudo isso para dizer que sempre houve e sempre haverão "guitarras não estagnadas" e guitarristas buscando novas linguagens e expressões.
Mas, a maioria deles, acaba sendo herege à bíblia do metal e devidamente queimados.
....mas, sempre haverão guitarras não estagnadas
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Drinho Veterano |
# dez/13
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Mas o que seria tecnica?
Técnica é o quão preparados estão seus membros para executar o que sua cabeça manda. Só isso, nada mais.....
É totalmente comum dominarmos algumas aplicações e outras não, temos o malmsteen que é conhecido por ter uma palhetada apurada, mas não necessariamente ele tem o mesmo dominio em chicken pickin de um especialista no assunto, o mundo é grande, ninguém domina tudo e isso é natural, somos seres humanos, tem muita gente fazendo musica no mundo cada um com a sua voz, as pessoas tem que tirar da cabeça essa merda de ser mais técnico, ou melhor que o vizinho, ou mais "sentimental" ou seja lá o que for, principalmente os guitarristas que é uma das raças mais insuportáveis da modernidade.... Como diriam as latinhas de coca cola "Quanto menos MAIS QUE OS OUTROS melhor" Feeling pode ser compreendido como o nosso grande [b]De Ros/b] falou pensando em um estado de espirito naquele momento e vou ainda mais além pode ser compreendido como intuição e sagacidade pra buscar soluções sonoras, entreter o ouvinte e surpreender até a sí mesmo......
E em 2013 ainda tem gente questionando isso...
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De Ros Veterano
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# dez/13
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Carregando
Justamente! O que separa um completo iniciante de um cara um pouco mais experiente é que o iniciante não tem técnica para produzir o som que ele quer ouvir.
Rednef2
Jerry Cantrell e 85% dos guitarristas dos anos 70 e adjacências!
Drinho
Pior que é! Acho esse assunto idiota demais para ser discutido a sério, hehehehe!!!
E concordo completamente com esse teu ultimo post!
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davissilva Membro Novato |
# dez/13
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Lelo Mig ...no fundo, aceitamos um cara brega, de gosto musical duvidoso, chamado Michael Angelo Batio tocando guitarra, mas não aceitamos um cara brega, de gosto musical duvidoso, chamado Chimbinha tocando guitarra...
Isso é uma grande verdade, cara. Infelizmente, a guitarra é um instrumento que deve a sua disseminação em larga escala a um gênero musical que possui uma força controversa, usada para o bem e para o mal.
Muitos pensam no rock e seus derivados como uma das poucas formas honestas e autênticas de música atualmente, mas poucos conseguem realmente enxergar que esse é um estilo tão pasteurizado quanto qualquer outro que atinge a juventude em larga escala. Os estigmas do rock/metal são usados por muitos como ferramenta para julgar os músicos que são simplesmente diferentes, nem melhores ou piores. Dogmas são criados, rivalidades são estimuladas, e tudo vira uma grande competição... Como se a música de verdade realmente tivesse alguma coisa a ver com competição...
E essa história de técnica vs feeling é só mais uma rivalidade besta que alguém um dia inventou pra poder justificar suas próprias preferências ou defeitos. E não pára por aí: existem mil e uma modinhas que te dizem como pensar, como ouvir. Tudo isso para, no final, depois de muitos anos, a pessoa parar e se tocar do quanto tempo ela perdeu se limitando a ouvir/tocar somente de um jeito, somente um gênero, com somente uma visão.
Música é expressão. E se a expressão for trabalhada com dedicação e honestidade, ela resulta em uma música boa. Seja ela uma marchinha de carnaval ou uma sinfonia.
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