Qual seria um nível de erro aceitável para vocês?

    Autor Mensagem
    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # nov/13


    Opa! Estou há muito tempo sem postar nada aqui, não sei nem se tem alguém das antigas da época que eu entrava (2005/07). Fiquei 4 anos praticamente parado, mas por obra do destino acabei voltando a tocar e resolvi fazer uma pergunta aqui para vocês.

    Sei que todo guitarrista erra em algum ponto e é impossível ser perfeito o tempo todo, mas para vocês qual seria um nível aceitável de erro? Digo isso porque mesmo na época que estava mais treinado não conseguia passar uma música inteira sem errar uma nota sequer, eram raras as vezes que tocava uma música inteira de forma perfeita, alguma coisa sempre escapava, era como se ficasse 99%, mas alguma coisa dava errado, rs.

    Tá certo que algumas músicas cansam um pouco e talvez seja mais comum errar no final dela do que no começo, mas queria saber se eu é que sempre fui um guitarrista medíocre mesmo ou se isso acontece com mais gente e até onde esses erros são 'aceitáveis'.

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/13
    · votar


    Rodrigo Yoshida

    Você é musico erudito?

    Para um músico erudito onde a execução, no conceito técnica/perfeição, é o grau máximo, se ele der um ponto de aumento numa semínima, onde não havia, numa peça com 38 mil notas ele já errou e vai tomar 200 chibatadas por isso.

    Para um músico popular, onde a performance é o mais importante, não existe nível aceitável, desde que não comprometa o resultado final. Nem o maior fã de uma banda, não sendo músico, percebe alguns erros.

    Se fã percebesse erro e a banda perdesse 1 real com isso, a maioria tinha falido. O Nirvana então.......estaria devendo mais que o Eike Batista,

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Lelo Mig

    Não, na verdade eu toco rock/metal e só por diversão mesmo, imagino que um músico erudito deva querer ser tipo um deus da música, rs. Na verdade resolvi perguntar isso pois as vezes a nossa noção de aceitável está meio distorcida, eu me incomodo bastante em errar algum detalhe toda vez que toco uma música, gostaria de chegar em um nível onde esse tipo de coisa não acontece, mas...

    Se for ver bem mesmo, poucos músicos não erram ao vivo, um dos que mais me inspiro que é o Andreas Kisser, ele mastiga bastante os solos nos shows. Um dos poucos shows que eu vi alguém tocar com precisão cirúrgica foi o Dino Cazares do Fear Factory, parecia que tinha um playback de tão perfeito que estava!

    badari
    Membro
    # nov/13
    · votar


    eu acho que é meio uma fase. a fase do medo de errar as notas. eu tinha pavor, horror. hoje em dia nem tanto. nao me apresento ao vivo, mas creio que um erro se torna inaceitável a partir de que o leigo perceba. se o leigo perceber(99% dos ouvintes sao leigos) ai sim é melhor parar e treinar. existem estilos que até dá pra errar, tipo rock, mas tem estilos que nao dá, tipo uma apresentação solo de violão sem distorção. ai tudo depende do nível de treino e de tranquilidade do sujeito. mas relaxa que esse medo de errar passa.

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    badari

    Não é um medo de errar, é um erro involuntário mesmo, quando a mão não responde sozinha sem razão alguma, mesmo com muito treino. É errar por errar mesmo, sem fatores externos, rs.

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Rodrigo Yoshida
    Na minha opinião, tem algumas situações bem desconcertantes e mesmo quem não é músico nota e acha feio:
    O sujeito quer "acelerar" o solo, por exemplo, e mastiga todas as notas;
    O sujeito erra aquele bend de 3 segundos que dá o clímax pro solo (tipo errar o início de Another Brick in the Wall pt. 2);
    O sujeito toca em um tom totalmente fora da música ou mesmo desafinado (esse é o pior) e não percebe.

    De resto, tem que se acostumar porque de vez em quando alguma coisa não vai dar certo... Esses erros diminuem com a experiência com banda, no meu ver. Tocar na noite, improvisar. Quando o solo é teu, é difícil alguém dizer que está errando né?...

    tiohendrix
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: tiohendrix
    · votar


    Eu sou de um tempo anterior a 2005/2006, mas tudo bem, rsrsrsrs, a idade chega.

    Não me incomoda os erros em si, mas a postura do instrumentista, banda com eles.

    A maior parte do público não percebe, mas aí ou a banda não sabe administrar o erro, ou o vocalista, músico, para, e pior ainda, comenta, disseca o erro para a plateia, se realizado com bom humor tudo bem, mas corriqueiramente é de forma inapropriada agressiva, o que acaba matando o conceito da banda para o público.

    Mas também a casos em que é inevitável.

    E também é diferente o erro do desleixo, principalmente em relação à músicos profissionais, que tem a obrigação de errar pouco, mas errar toda música tocada, aí é complexo. Vários músicos bons, foram limados por conta disso, e com razão, é por falta de compromisso, profissionalismo com o patrão-patroa contratante . Por vezes o instrumentista não gosta da banda, do ritmo ou da música em questão e tenta estraga-la propositadamente, alguns raros casos ainda dão certo e constroem algo melhor, mas na esmagadora maioria é execrada pelo mercado, por absoluta vaidade do instrumentista .

    Pessoalmente, tenho problemas com erros ao gravar, por perfeccionismo mesmo e pela questão da quase imutabilidade do que vc posta na internet. Ex. Gravei um único vídeo para o youtube, ficou ruim, mas chegou a alguns milhares de visualizações, pessoas assistiram, gravaram o vídeo, extraíram o audio em mp3, e se gravar de novo detalhadamente e de forma quase perfeita, é possível, que tenha mínima visualização, isto gera uma insegurança tremenda.

    Apesar de não seguir, tenho a opinião que deve ser feito o contrário, postar o ruim, o bom, postar tudo, e o filtro das pessoas que assistem prevalece, afinal, são conceitos abstratos, e em alguns casos o que é sofrível para o intérprete, para a maioria das pessoas é divino. Ocorre frequentemente com todos nós, que gostamos daquela versão, daquela interpretação, daquela música, mas o autor odeia pelos mais diversos motivos .

    EduLPXSTRAT
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Acho que um erro aceitável é você errar um solo e improvisar um solo que tenha mais feeling de acordo com o jeito que você toca.

    TG Aoshi
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Para um músico erudito onde a execução, no conceito técnica/perfeição, é o grau máximo, se ele der um ponto de aumento numa semínima, onde não havia, numa peça com 38 mil notas ele já errou e vai tomar 200 chibatadas por isso.

    não.

    Drinho
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    2005/07

    Entrei aqui em 2004 e tamo ai na atividade....

    qual seria um nível aceitável de erro?

    Não me incomodo com erros, se grandes mestres da guitarra erram eu tenho todo o direito de errar o tempo todo afinal não sou merda nenhuma....

    O problema é quando os erros são capazes de comprometer a música de modo que atrapalhem o ouvinte, veja k. richards do rolling stones, j. page, são caras que erravam pra caramba...
    e dai? era demais mesmo assim e a musica fluia....

    Tá certo que algumas músicas cansam um pouco e talvez seja mais comum errar no final dela do que no começo, mas queria saber se eu é que sempre fui um guitarrista medíocre mesmo ou se isso acontece com mais gente e até onde esses erros são 'aceitáveis'.

    Eu durante muito tempo fui um cara extremamente perfeccionista na questão de execução, sempre busquei soar com perfeição qualquer linguagem que eu estivesse me aventurando e velho isso é chato demais, DEMAIS, claro que a gente tem que tocar direitinho, soar limpo, com pegada, tocar nas casas certas para nao desafinar e se formos desafinar que seja de maneira proposital e pensada e bla bla bla, mas no meu ponto de vista á partir do momento que no meio da execução colocamos QUALQUER tipo de restrição na nossa cabeça, seja por quesitos técnicos ou teóricos você já está dedicando parte de si a algo que não se relaciona a música sincera em essência, poderia estar fazendo melhor uso da sua atividade cerebral (na minha opinião). É muito comum eu ter idéias espontâneas no meio de uma situação de improviso que minhas mãos não são capazes de executar com perfeição e eu quero mais é que se dane se houve algum erro. Então não se preocupe na questão de ser um guitarrista medíocre ou um guitarrista fodao, isso não é música, música é simplesmente fazer música, guitarra é apenas um meio de você expressar seja lá o que for, se preocupe com a mensagem que você vai expressar, eu não suporto gente que analisa outras pessoas e se gaba por ter uma musculatura mais treinada, isso não quer dizer nada....

    Para um músico erudito onde a execução, no conceito técnica/perfeição, é o grau máximo, se ele der um ponto de aumento numa semínima, onde não havia, numa peça com 38 mil notas ele já errou e vai tomar 200 chibatadas por isso.


    Eu respeito todo o tipo de músico, seja lá qual for o instrumento, estilo ou proposta...
    Mas tenho uma curiosidade imensa de saber o que sente o sujeito quando está interpretando uma partitura e uma curiosidade maior ainda de quantas pessoas vão se emocionar ouvindo o cara se tirarem a partitura da frente dele....
    Eu sei ler partitura, mas não consigo tocar lendo então tenho muita curiosidade neste aspecto kkkk

    MMI
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Eu já toquei com muito cara bom e principalmente, já gravei com muita gente fera de verdade. Minha visão é que esses caras erram todas as músicas sempre, beira o impossível tocar uma música inteira sem um erro. kkkkk

    Existem erros grosseiros, como mandar uma nota errada até um erro que ninguém percebe, ás vezes nem o próprio músico, como numa passagem ter de acentuar o tempo 1 do compasso e o cara tocar tudo na mesma dinâmica. O que eu aprendi de "rateada"e demorei bastante para assimilar, se é que assimilei, com esses profissionais em gravações:

    - o cara ensaiou a música, quando deu o "valendo" toda vez no refrão da música o cara fez um slide que não tinha no ensaio, gravou em "first take". Quando acabou o cara falou: pqp, errei a nota no primeiro refrão e liguei para a nota certa, depois repeti em todos os refrões para não parecer que era erro... Deu para notar?

    - o cara no meio da música (estilo jazz) armou um acorde, antes de tocar percebeu que não ia rolar, enfiou uma sequência de uns 4 ou 5 acordes para "disfarçar".

    Em resumo, o segredo é ter na manga uns truques para fazer o erro parecer acerto, isso é prática, destreza e uma certa cara de pau, principalmente no palco, de não fazer cara de tragédia. The show must go on!

    ALF is back
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Minha mãe ia em shows do mestre Raul Seixas e fala que o cara misturava letras de uma musica na outra, saia do tempo, engasgava, tossia, ria...raramente ele cantava uma musica do começo ao fim com a letra toda certa...como era Raul, acho q os fans relevavam e o nível desses erros era aceitável...
    é só pra ilustrar o q o LeloMig falou...depende da ocasião, e do q o cara q errou ja fez pela musica...kkkk

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    MMI
    Eu já toquei com muito cara bom e principalmente, já gravei com muita gente fera de verdade. Minha visão é que esses caras erram todas as músicas sempre, beira o impossível tocar uma música inteira sem um erro. kkkkk

    Eu não tenho tanta experiência musical assim, já toquei aí em umas 3 bandas mas nada tão sério, então já que você diz eu acredito e isso me consola um pouco! rs

    Sthuartq
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    erro pra mim é normal cara, todos estamos sujeitos a isso.
    só fico puto quando o cara erra algo , uma afinação vocal em uma parte da musica, por exemplo, e tu erra uma notinha na hora do solo, e ele vem falar contigo que errastes e tal..

    acho meio dificil tocar uma música 100% ... só se tu ficar preocupado exclusivamente com isso, e não se deixar levar pela música, que pra mim é o mais interessante

    Guitar Center Music
    Membro
    # nov/13
    · votar


    Rodrigo Yoshida
    Fiquei 4 anos praticamente parado, mas por obra do destino acabei voltando a tocar e resolvi fazer uma pergunta aqui para vocês.

    Rodrigo, isso já explica muita coisa. Você esta voltando a tocar e ainda não pegou novamente o ritmo" de quem toca frequentemente. Um bom ponto de partida é não se cobrar além do possível para este momento e voltar a fazer alguns exercícios básicos e tocar as músicas mais fáceis que você se lembra, isso só para recomeçar a tocar.

    qual seria um nível aceitável de erro?
    Em primeiro lugar acho que tocamos por prazer pessoal e isso vale para o iniciante e para o profissional. Você e o seu ouvido são os seus "juízes" porque se um erro em alguma parte da música te incomoda é sinal que é relevante. De toda forma existem erros grosseiros e inaceitáveis mesmo para um iniciante, como errar sempre um mesmo acorde ou passagem da música, para de tocar no meio da música ou se atrapalhar ligando ou desligando efeitos. Isso não é mediocridade e sim falta de estudo, então não se apresse a sair tocando se não estiver com um mínimo de segurança para tocar a música sozinho ou com a gravação da banda, se for um cover.
    Tá certo que algumas músicas cansam um pouco
    Dê o exemplo de uma música onde isso acontece, dessa forma o pessoal pode te ajudar melhor. Esse problema normalmente é falta de "ritmo" no sentido de estar tocando sempre ou mesmo algum problema de postura, como posição da mão esquerda/direita ou excesso de força, coisa comum quando estamos começando a tocar - você fica tenso e os movimentos não fluem.
    Vá devagar e com calma, afinal você tem essa relação com a música e a guitarra e pelo jeito não vai parar de tocar - espero !

    Abraço e bons estudos !

    Guitar Center Music
    Membro
    # nov/13
    · votar


    Drinho
    Mas tenho uma curiosidade imensa de saber o que sente o sujeito quando está interpretando uma partitura e uma curiosidade maior ainda de quantas pessoas vão se emocionar ouvindo o cara se tirarem a partitura da frente dele....

    A partitura é uma ferramenta necessária no erudito porque as composições já trazem muitas indicações de andamento e dinâmica que devem ser respeitadas e/ou interpretadas pelo músico. Além disso o tamanho das músicas é muito grande, o que trona a memorização muito mais difícil do que a música popular, onde temos uma estrutura simples e repetitiva de acordes ou riffs e espeço para improvisação. Um violinista que toca uma sinfonia de Beethoven tem um pequeno "livro" para decorar, normalmente com 15 a 20 minutos de música !
    Quando o músico é "solista" é mais comum vernos tocando a peça decorada, mas lembre que o solista erudito é um virtuosos de alto nível e que fica em primeiro plano em relação à toda a orquestra.
    Com certeza um bom músico erudito toca sem partitura e tira um belo som do instrumento, que emociona mesmo quem não esta habituado ao estilo :

    http://www.youtube.com/watch?v=q2ZHjSA8mkY

    http://www.youtube.com/watch?v=lqnVCIzyVEU

    Mandean
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Rodrigo Yoshida

    Quem quer se enveredar pro lado da música erudita, principalmente se for seguir carreira profissional como solista ou em orquestra tem q ser o mais perfeccionista possível, ou seja, ser 110% exímio... errar ñ é uma opção e nem eh negociável kkk.

    Já outros estilos como - jazz, fusion, reggae, popular e principalmente "rock n roll e heavy rock" errar faz parte, é normal e obrigatório. Pois oq vale é a emoção q vc sente e passa ao tocar aquela musica, fraseado, riff ou solo, diferente de ser um robozinho obediente e sem graça de conservatório.

    T+

    PS: ateh o MAB já errou mtas vezes ao vivo rsrsrs.

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Guitar Center Music
    Rodrigo, isso já explica muita coisa. Você esta voltando a tocar e ainda não pegou novamente o ritmo" de quem toca frequentemente. Um bom ponto de partida é não se cobrar além do possível para este momento e voltar a fazer alguns exercícios básicos e tocar as músicas mais fáceis que você se lembra, isso só para recomeçar a tocar.

    Então, na verdade hoje eu erro mais do que o comum mesmo, rs, mas mesmo na época que estava mais "treinado", tocando aí umas 3 horas por dia ainda sim dava umas escapadas toda música, mesmo coisa pequena, mas errava. A dúvida é mais baseada em cima dessa situação, tipo, o cara lá tocando há anos, treinando sempre, mas algum detalhe sempre escapando.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual seria um nível de erro aceitável para vocês?