Guitarra chinesa melhor que Les Paul e Epiphone

Autor Mensagem
joeAZZI
Veterano
# nov/13
· votar


Lelo Mig

tive q rir.

Luis A.
Membro Novato
# nov/13
· votar


joeAZZI

Que a ação mais alta proporciona um sustain maior e um timbre melhor é um fato indiscutível, porem existem vários fatores q levam um musico a optar por uma ação mais baixa, ou melhor, ação adequada a sua técnica ou tipo físico.... nao se trata de preguiça e sim de uma adequação....

Quanto ao bom timbre, ele é uma coisa tão relativa q torna-se dificil qualifica-lo.... Se formos levar em conta q a Fender surgiu como uma opção econômica de guitarra, imagino eu q grande parte dos músicos q estavam acostumados com o som grave de uma Gibson chamaram a Fender de merda, e realmente é quase impossível imaginar um Wes Montgomery tocando numa strato... da msm forma q é complicado imaginar um álbum todo gravado com strato ( posso pegar o primeiro do Dire Straits como exemplo) e colocar uma Gibson L5 nele....

Desta forma os vários "músicos experientes" podem ter preferido o timbre da sua guitarra perante uma Gibson da msm forma q outros possam agradar mais de uma Tonante perante a sua....

O seu "caminho da verdade" nao leva em conta o valor de estima por um determinado produto.... Uma pessoa quando adquire uma Fender ou Gibson, pode nao estar a procura apenas de timbre, mas a procura de uma Grife tmb, ou o desejo de ter a msm guitarra q seu idolo, ou q foi usada na gravação de sua musica favorita....
E criticar isso é algo com um tanto de hipocrisia pois eu acredito que muitos aqui tem algum produto original de alguma marca q admira....
Se vc é fan de uma banda, pq vc nao pode ter um CD original? Só pq baixar na net é gratuito? Ou pq muitos pagam caro por uma camisa oficial do seu time?

Como eu ja disse antes, na minha opinião o seu tópico tem um fundamento certo, porém a sua abordagem falha em muitos aspectos.....

joeAZZI
Veterano
# nov/13
· votar


Plank

muito fácil comparar.

Como drive complementar um pedal pode casar muito bem com um amp

valvulado sim, caso contrário eu não teria pedais de overdrive, não acha?

Mas a forma de comparar não é casando o pedal com o amp valvulado.

Vc sabe como e pq surgiram os pedais de overdrive?

Repito, não existe drive melhor no mundo melhor que um amp valvulado de

qualidade. Até guitarra ruim com captadores fracos tiram um som bom

nesses amps com volume alto e válvulas bem aquecidas.

Pro meu gosto particular sempre fui de Marshall e Vox, mas tem outras

marcas boas por aí. De amp top não abro mão.

nenemjonas
Veterano
# nov/13
· votar


joeAZZI

Cara ta bom,td mundo falou,falou,mas o que importa e o som,e isso você não postou as "gravações' que vc afirmou q tinha e q mandou para seus amigos musicos.

Você não Falou a marca da guitarra que vc comprou,não falou a marca dos captadores,ai fica dificil pra vc mesmo...

A unica coisa q você fez aqui foi discutir sobre marcas e mais marcas,falando q Gibson e Fender e so marketing...

joeAZZI
Veterano
# nov/13
· votar


Luis A.

as pessoas são livres.

Tdo bem , não vou desmerecer o sonho de alguém que deseja possuir a

mesma guitarra de seu ídolo, nesse sentido acho válido, apesar de achar

bobeira.

Concordo com vc, uma pessoa que escuta compania do pagode pode

preferir uma tonante a minha guitarra, apesar de mesmo nesse caso

achar bem difícil. Mas é possível sim.

Quanto ao timbre existe dois pontos da questão, o ponto de quem o gera e

o ponto de quem o percebe. Não estou entrando na discussão de quem

o percebe, mas sim na qualidade timbrística do que é gerado. Se você

consegue tirar o máximo que seu instrumento lhe fornece.

Agora fazendo uma suposição, digamos que alguém aqui resolveu fazer

os teste q eu propus e chegou à conclusão que eu tinha razão .

Mas essa mesma pessoa pode pensar "Ah, mas pro que eu toco prefiro

o timbre com ação baixa mesmo, representam melhor minha sonoridade

e o que desejo expressar". Isso não se discute. Aí esse cara se torna um

puta músico, lança músicas de sucesso, tudo tocando com ação baixa,

pq seu público tb percebe que aquele timbre casa perfeitamente com

a mensagem q está sendo passada por sua música.

Então o que é percebido é subjetivo e pode ser moldado quando se sabe

onde está se pisando, mas o que é passado não é subjetivo, são

grandezas físicas. Som = ondas sonoras (física), captador = transdutor,

madeiras = ressonância, tensor = tensão, ação das cordas = distância,

tarraxas = tensão, trastes= sistema temperado, etc.

O envelope sonoro (timbre característico), resultado final das combinações

é resultado dessas interações.

Volto a repetir, o captador passa o que lhe é transmitido.

Um captador bom transmite melhor um "som bom" do que um captador

ruim, mas um captador bom não fará milagre com um "som ruim".

Portanto em minha visão para música boa em primeiro lugar disparado

está o músico e depois saber seu objetivo com um instrumento para poder

adequar ao q vc busca.

Perceba como 99,99% das pessoas estão eternamente na busca por um

timbre perfeito, torrando dinheiro.

Uma tremenda perda de tempo, dinheiro, potencial, quando apenas uma

simples mudança no polo de um captador já dá uma balançada no timbre.

Ficam dando tiro no escuro essa é a verdade, pois ou não sabem o que

querem, ou não sabem como traduzir o som q procuram, trazer aquilo para

sua realidade.

joeAZZI
Veterano
# nov/13
· votar


nenemjonas

outra pessoa questionou isso antes e claro q gera curiosidade.

Mas não irei colocar.

Estou com preguiça. Rs.

joeAZZI
Veterano
# nov/13
· votar


Estou me despedindo do forum.

Meu tempo pra essa discussão acabou. Foi legal ver que as pessoas

se interessam, o interesse é só o começo.

Desculpem se pareci arrogante, acho q posso ter parecido realmente, mas

não sou arrogante, talvez polêmico possa ser mais adequado.

Agradeço a todos, inclusive aos preguiçosos da ação baixa.

Forte abraço e tudo de bom pra vcs.

Tudo pela música, sempre.

Stay free.

Luis A.
Membro Novato
# nov/13
· votar


joeAZZI

Cara, notei um certo preconceito seu quanto ao pagode (q eu nao escuto nem tenho admiração), mas sejamos honestos, há muito pagode mais complexo tanto ritmicamente quanto harmonicamente do que muito pop rock.....

Quanto às grandezas físicas eu nao discordo com vc, apenas acho q vc nao esta levando em conta o lado humano da coisa.... Por acaso os pelos do braço de um analisador de espectro arrepiam perante uma nota?

Ainda ha outro item q não foi citado e q esta relacionado com a qualidade dos materiais do instrumento.... será q uma guitarra feita de materiais econômicos irá se comportar no tempo da msm forma do q uma guitarra com materiais selecionados e de melhor qualidade?

nenemjonas
Veterano
# nov/13
· votar


Esta tudo muito estranho por aqui...

Primeiro chega um cara alegando ter comprado uma guitarra chinesa e ter trocado os captadores.

Depois ele diz que essa guitarra da pau em muita Epipoca.

Alega ainda ter enviado gravações dessa guitarra para amigos músicos que segundo ele acharam que era uma guitarra "TOP"...

Ai vem a questão:

*Cade as tais gravações?
*Nome da guitarra e marca?
*Nome dos captadores?

E ainda sai dizendo que não vai colocar as gravações por que esta com preguiça...

Tudo me cheira mal...

Luis A.
Membro Novato
# nov/13
· votar


nenemjonas

Concordo demais!

O mais provável é q esse carinha não fez nada do q esta alegando e esta aqui querendo tirar onda.... principalmente devido às varias afirmações contraditórias.....

E ainda por cima se acovardou perante nossos questionamentos.....

clguitar
Membro
# nov/13
· votar


Galera, queria contar que eu tô tocando melhor que o Vai, o Satriani, o Brian May e o Malmsteen juntos! Esses caras são tudo lixão perto de mim!

Mandei umas gravações pros meus amigos músicos profissionais experientes, sem dizer que era eu. Todos, repito, TODOS concordaram com a minha superioridade.

Infelizmente, porque eu sou um cara meio misterioso, joguei fora essas gravações e ninguém vai saber quem é realmente o melhor guitarrista que já visitou este planeta.

Mas não tem problema, tenho certeza de que todos acreditam em mim.

P.S.: arrebentei com esses caras que tocam com ação baixa, bando de mariquinhas!

clguitar
Membro
# nov/13
· votar


Tô de saco cheio desses posts dizendo "Gibson e Fender são só marcas, não precisa gastar dinheiro, minha chinesinha tunada arrebenta com elas, quem torra 10 mil numa guitarra é otário" etc.

Na boa? Neguinho que fala assim tá dando valor demais pro dinheiro!!!

O tema aqui não é só "como fazer uma guitarra bacana pelo mínimo de grana necessário". Trata-se também de satisfação pessoal, de realização de sonhos associados a ídolos ou imagens icônicas, da sensação de vitória de comprar aquilo com que se sonha, de ter algo que pouca gente consegue ter e que muitos admiram etc. Pode parecer até superficial, mas se trata, para 99% da galera daqui, de hobby, passatempo etc. Que traz enorme satisfação pessoal genuína. É pra se aparecer? Pode ser, e daí? Roupa, carro, casa, viagem, restaurante, celular... Não é tudo útil, bonito e, ao mesmo tempo, feito pra mostrar pros outros também? E olha que nem tanta gente assim liga pra guitarra...

Outro dia, vi um vídeo do Chappers e do Lee que fala de uma guitarra cara, e um deles diz: cara em termos. Quanto nós gastamos com viagens de que nos arrependemos, com multa de trânsito, com roupas que não usamos etc.? Uma guitarra bacana é pra vida toda.

Quem fica falando mal de guitarra cara quer o quê, exatamente? Que o sujeito guarde o dinheiro que tem, que aplique na Bolsa, que ajude as crianças da África, que coma top model uma vez por semana, que economize pra dar entrada no apê? Por que é errado priorizar a guitarra, mesmo pra quem não tem tanta grana?

Meu avô, um sujeito muito menos estudado que todo mundo aqui, sempre diz: mais vale um gosto que um dinheiro no bolso. Pra quê, afinal, é o dinheiro que ralamos pra ganhar? Só pra gastar com coisas elevadíssimas, ou pra juntar e um dia acordar rico?

Repito: tem gente dando valor demais pro dinheiro!

E, de quebra, sendo mal-educado e desrespeitoso com os colegas que querem ou podem ter guitarras caras. Não vejo ninguém sacaneando quem tem guitarra baratinha. Por que o contrário é admissível?

clguitar
Membro
# nov/13
· votar


Faz umas três semanas, estou negociando um rolo com um cara gente fina aqui onde moro. Ele quer uma guita minha que é bem bacana e meio cara. Dá pra ver que o cara não é exatamente o Bill Gates, que está fazendo um esforço, oferecendo um monte de pedais e outras coisas pra completar o valor etc.

Sei que o cara tem outras guitas bem decentes e poderia ficar com elas muito bem.

Vai dizer que esse cara é um trouxa? Porra, neguinho tá fazendo um esforço pra conquistar um sonho, pra ter um negócio que ele considera um objetivo genuíno. Essa aspiração não conta? É melhor investir no Eike Batista ou no Boi Gordo?

Da minha parte, não sou nenhum filantropo, não tenho grana pra isso, nem acho que seria o caso. E negócios são negócios. Apesar de ser uma guitarra que vai me dar saudades, estou na torcida pra esse cara conseguir acertar a ponta dele e fechar o negócio. Sei que a alegria que vai gerar não tem preço.

MauricioBahia
Moderador
# nov/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


joeAZZI: Vc pode gravar, comparar, analisar com espectro de frequências, basta não ser preguiçoso.

Me desculpe mas, pra mim, isso se chama "perda de tempo"! Já passei horas tirando cabos, botando cabos, alterando minúcias e, no final, a acomodação auditiva já tinha me enganado há tempos. Na verdade, eu fui ignorante pois nem sabia que isso existia. Sim, já analisei a onda sonora em softwares. Putz... Qual o resultado prático disso? Pra mim, zero.

Já culpei cabos, buffers, etc., quando no final era o amp que tinha um resistor diferente na entrada e, por isso havia perda de agudos ou em excesso.

Mas olha, cada um faz o que quer!!!! A guitarra é sua, a vida é sua, a opinião é sua. Só acho que seu equívoco foi taxar quem não gosta de certo ajuste de preguiçoso.

Mas confesso, pra trocar cordas, me dá uma preguiça IMENSA,

Abraços e, sim, concordo contigo em muita coisa no 1º post, como até citei logo no começo, sobre guitarras baratas, tanto que sou contra essa tietagem por marcas famosas onde, no final, quem paga é o papai (que já não tem muita grana) e a guitarra fica subutilizada, jogada num canto.

:)

JJJ
Veterano
# nov/13
· votar


Pô, o cara vai se despedir do fórum sem explicar esse espaçamento duplo no texto?!?

Rodrigo Yoshida
Veterano
# nov/13
· votar


felipesan
É, vou comprar uma strato amanha, daquelas com preço inferior a R$ 300,00 e tunar a guitarra. Segundo os meus cálculos, ela ficará melhor que uma Fender strato!
Ps: não irei postar o som, tire suas próprias conclusões!

Modo sarcástico: Off


Claro, sim, se você comprar um fusca, colocar motor de Santana e filmar ele todo vai dar pau em Ferrari fácil!

Eu acho que você tentou subir no ônibus andando e quis sentar na janela, pois não me referi a isso que você comentou e sim das intermináveis discussões sobre ação alta, baixa, corda pesada, leve, etc como se isso dividisse guitarristas excelentes de medíocres.

MMI
Veterano
# nov/13
· votar


intermináveis discussões sobre ação alta, baixa, corda pesada, leve, etc como se isso dividisse guitarristas excelentes de medíocres.

um pouco de material para a discussão:

http://www.stewmac.com/freeinfo/Neck_relief,_building_and_repair/a-fam oussetups.html

Rodrigo Yoshida
Veterano
# nov/13
· votar


MauricioBahia
Me desculpe mas, pra mim, isso se chama "perda de tempo"! Já passei horas tirando cabos, botando cabos, alterando minúcias e, no final, a acomodação auditiva já tinha me enganado há tempo. Na verdade, eu fui ignorante pois nem sabia que isso existia. Sim, já analisei a onda sonora em softwares. Putz... Qual o resultado prático disso? Pra mim, zero.

Eu vivia fazendo isso também, buscando o melhor timbre, a melhor guitarra, o melhor setup, no final das contas perdi um tempão que poderia estar treinado, compondo, evoluindo como músico ao invés de ficar encanado com o tal "timbre perfeito".

Rodrigo Yoshida
Veterano
# nov/13
· votar


MMI

Bom, não sei exatamente o motivo da postagem do link, rs, mas o único que realmente escuto dos guitarristas listados é o Stevie Ray Vaughan, que já é conhecido por ser um cavalo nato.

Por mais que existam vários guitarristas ótimos que usem ação alta e cordas pesadas com afinação comum, eu me inspiro em outro tipo de som, é por isso que não vejo sentido nessa "regra". O som pode até ser melhor sim se deixar as cordas altas, mas não é fator definitivo pra boa música.

joeAZZI
Veterano
# nov/13
· votar


Reparem que as Gibson Les Paul saem de fábrica com a ação alta, mais

alta até do que a que eu utilizo.

Acho que isso encerra a discussão.

joeAZZI
Veterano
# nov/13
· votar


Espaçamento duplo = conforto visual.

Assim os preguiçosos da ação baixa lêem tudo.

Rs.

joeAZZI
Veterano
# nov/13
· votar


Como já dizia meu amigo Exterminator:

Hasta la vista.

Baby!

Rodrigo Yoshida
Veterano
# nov/13
· votar


joeAZZI

Não vai não! Fica mais um pouco, puxa a cadeira e pega mais um copo de cerveja aí que agora que a coisa ficou boa! rs

clguitar
Membro
# nov/13
· votar


Cara, ficamos 4 páginas discutindo com um cara que disse que tinha encontrado a guitarra dos sonhos, que fez testes exaustivos comprovando isso etc. No final, não sabemos qual a marca da guitarra, dos captadores, NADA! Ninguém viu as gravações, porcaria nenhuma, e o máximo que se tirou da conversa é que ação alta melhora o timbre.

Acho que vou aproveitar o ensejo e dar um tempo do fórum também. Ou não...

MauricioBahia
Moderador
# nov/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


joeAZZI: Espaçamento duplo = conforto visual.

Mais uma vez, na sua opinião. Essa "massaroca" de texto, sem parágrafos distintos, para textos longos, faz o contrário, confunde e cansa a vista.

Assim os preguiçosos da ação baixa lêem tudo.

Eu fiquei com preguiça de ler até seu primeiro post escrito assim. Antigamente você não praticava espaçamento duplo! Parece até oura pessoa, inclusive:

Ajuda. Guitarra recondicionada? Compare os knobs da original com os do anúncio.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/272054/

Hasta la vista!

Guitar Center Music
Membro
# nov/13
· votar


Meus caros, sabem aquela história do carro ? Entendedores, entenderão...

Ótima analogia ( 2 )

Minha opinião : hoje em dia criou-se uma ' necessidade" de participar e dar alguma opinião em tudo, mesmo que sevconheça pouco do assunto ou baseado na " sua " opinião - uma coisa estilo " Caetano Veloso " . O importante é falar ...

Por outro lado as pessoas tem pavor e serem ridicularizadas - tai o questão do bullying - e quando tomam ciência de que estão com um carro meia-boca ou uma guitarra na mesma condição nunca vão assumir o "mico" e ai o cara sai falando que sua réplica chinesa é feita na mesma fábrica da epiphone, que sua tagima memphis com tex-mex deu pau na american standard e tantas outras tolices que lemos diariamente por aqui.

Esse tipo de abordagem não tem nada a ver com música e não acrescenta nada ao debate e à vida de ninguém, exceto aos que precisam marcar ' " território " e mostrar " conhecimento " .

fla3d
Veterano
# nov/13
· votar


Tomara que ele cumpra a promessa de não voltar, puta cara chato. Impressionante como não faltam donos da verdade na internet mas que nunca provam nada.

Luis A.
Membro Novato
# nov/13
· votar


MauricioBahia

Mauricio, com todo respeito, eu tmb sou contra tietagem, mas nao vejo a aquisição de um instrumento de qualidade como tietagem. Como guitarra é um bem durável, acho q faz sentido alguém buscar o melhor possível. Tietagem pra mim seria o carinha que compra uma gibson, depois compra correia da gibson, poe um poster no quarto, poe a logo da marca na imagem de capa do facebook, etc.... isso sim é tietagem, só faltou montar fan club. rsrsrsr

Se tem uma coisa q o Guitar Center Music disse em outro topico e o clguitar disse aqui e q eu estou de acordo, é q tem muito carinha q chora por causa dos preços de Gibson e Fender (q sao abusivos msm), mas q gasta no minimo 100 reais toda vez q sai de casa, só compra roupa de marca, viaja todos feriados, etc.... e depois tem uma guitarra de 300 conto....

Eu sou da opinião de que vale a pena juntar grana, seja por um ano ou mais para se ter algo de qualidade, tanto para guitarra ou outra coisa qualquer....
e tem gente q sabe priorizar e economizar, ao invés de ficar reclamando q o mundo é injusto, pedindo pro papai, ou tentando convencer o universo q a sua guitarra de compensado é tao boa quanto uma Gibson....

Abraço.

MMI
Veterano
# nov/13 · Editado por: MMI
· votar


Se tem uma coisa q o Guitar Center Music disse em outro topico e o clguitar disse aqui e q eu estou de acordo, é q tem muito carinha q chora por causa dos preços de Gibson e Fender (q sao abusivos msm), mas q gasta no minimo 100 reais toda vez q sai de casa, só compra roupa de marca, viaja todos feriados, etc.... e depois tem uma guitarra de 300 conto....

"Morta de fome, uma raposa foi até um vinhedo sabendo que ia encontrar muita uva. A safra tinha sido excelente. Ao ver a parreira carregada de cachos enormes, a raposa lambeu os beiços. Só que sua alegria durou pouco: por mais que tentasse, não conseguia alcançar as uvas. Por fim, cansada de tantos esforços inúteis, resolveu ir embora, dizendo:

- Por mim, quem quiser essas uvas pode levar. Estão verdes, estão azedas, não me servem. Se alguém me desse essas uvas eu não comeria.

La Fontaine, séc. XVII"

Moral: Desprezar o que não se consegue conquistar é fácil.

Luisfelp FR1
Membro
# nov/13
· votar


''Se tem uma coisa q o Guitar Center Music disse em outro topico e o clguitar disse aqui e q eu estou de acordo, é q tem muito carinha q chora por causa dos preços de Gibson e Fender (q sao abusivos msm), mas q gasta no minimo 100 reais toda vez q sai de casa, só compra roupa de marca, viaja todos feriados, etc.... e depois tem uma guitarra de 300 conto.... ''

Concordo plenamente. Sim acho que os preços são acima do que deveriam ser, então na minha opinião o certo seria se adequar ao sistema e/ou encontrar uma solução viável (e ao mesmo tempo segura) para isso, pois tem muita gente apontando o mesmo problema, só que não encontrando soluções (pelo menos eu não achei).

Cheguei a duas conclusões: Ou esse cara tem Ouvido Absoluto ( o que eu acho quase que impossível) ou ele fica o dia inteiro lendo teorias da conspiração guitarrística em sites onde não se é aconselhável entrar.
Olha, se esse sujeito tivesse exposto suas ideias de maneira respeitosa e mais clara, tenho certeza que o tópico nem o assunto seria abordado assim.

Assim os preguiçosos da ação baixa lêem tudo.
Não é 'frescura', mas um pouco de respeito é bom, é de graça e não dói nada, viu.

Sou a favor do fechamento ou exclusão deste tópico porque vai que aparece um novato e lê isso ai e vai tentar imitar o cara....

Espaçamento duplo = conforto visual.

Só se for contigo cara porque comigo só atrapalha a leitura...

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Guitarra chinesa melhor que Les Paul e Epiphone