Guitarra chinesa melhor que Les Paul e Epiphone

Autor Mensagem
joeAZZI
Veterano
# nov/13


Bom, antes de tudo sou guitarrista já faz um tempinho. Ou seja, entendo um pouco do assunto. Já mexi em tudo q se possa imaginar numa guitarra, inclusive fiz vários mods já. A maioria inútil diga-se de passagem.

Sempre quis fazer um teste sobre guitarras chinesa pra saber se era possível não comprometer perto de uma Les Paul .

Comprei de uma marca muito famosa no Brasil por ser barateira e ela veio toda desregulada e com captadores ruins. Por mais que meus amps sejam bons (VOX transistorizado e Marshal valvulado) não soava tão bem em nenhum dos dois, sem falar no trastejamento em várias notas (algumas mortas), péssima tocabilidade, não segurar afinação, etc.
Como pontos positivos uma boa construção e bom acabamento. O braço é aparafusado mas caguei pra isso.

O primeiro passo foi trocar os captadores e depois regular a guitarra toda a saber: ajuste correto do tensor, ação média das cordas regulando pelo nut e pela ponte (ação baixa é matadora de timbre), ajuste da entonação (oitavas), nivelamento e arredondamento dos trastes, ajuste da altura dos captadores e dos polos individuais e depois fazendo dupla conferência de tudo para que ficasse perfeita, e ficou.

Fiz ainda um pequeno mod trocando os capacitores dos tones q vinham de .047uF por dois cerâmicos de 0.22uF (valores q a Gibson utiliza na maioria das Les Paul). E coloquei um capacitor de 0.001 uF nos volumes para que não alterasse o timbre ao diminuir os volumes.

Troquei as cordas .009 que vinham por .010 a mais comum da D´Addario (EXP).

Não troquei as tarraxas ainda, pelo foco ser o timbre. Modificarei futuramente pois eles não seguram bem a afinação nos bends.

Agora era hora de testar a sonoridade e os timbres.

Matador, cada simples nota parece um sino de tanto sustain, harmônicos bem definidos e em quantidade, ótima ressonância da combinação de madeiras com pico de ressonância tendendo mais para os médios e os captadores captando com maestria e moldando toda essa beleza que lhes é fornecida de acordo com a característica de cada um (coloquei modelos diferentes na ponte e braço, com o da ponte indo mais pro som do Slash e o do braço indo mais pro som clássico de Les Paul, gordo, cheio e cremoso e a combinação dos dois dando um ótimo timbre como opção para tirar vários sons).

A tocabilidade ficou perfeita, macia, só tenho que abaular um pouquinho mais os trastes pois pra fazer slide ainda tem uma aresta me incomodando, mas isso não é problema da guitarra, é problema meu que não fiz 100% o abaulamento, digamos que fiz 90%, confesso por estar de saco cheio de tanto limar traste por traste. Tem gente que gosta de deixar um pouco quadrado sem abaular totalmente, não é meu caso.

Bom, após diversos testes, medir espectro de frequências, testes de timbragem, testes com pedais, amps, mandei gravações da chinesinha tunada pra diversas pessoas dizendo que tinha comprado uma Les Paul e ninguém, repito, ninguém disse que não era. Detalhe, mandei todas as gravações com o som cru, sem efeitos, nada.

O próximo passo foi testar diversas Les Paul e Epiphone em uma loja. Já começa que todas estavam reguladas com ação baixa, um crime. Fiz questão de testar num amp valvulado e voilá, o som da minha guitarra chinesa modificada batia de longe todas as Les Paul e Epiphone que testei. Batia de botar no chinelo.

Após constatar isso fiz um teste cego com um funcionário de outra loja que pediu pra ouvir e adivinhem, ele preferiu o timbre da chinesa e não acreditava.

Então definitivamente pode-se concluir que Les Paul e Fender são apenas marca. Não valem o dinheiro. Desafio qualquer um a tocar uma Les Paul do meu lado e fazer um teste cego com várias pessoas para escolherem o melhor timbre.

O que vale é saber tocar bem e saber comprar , modificar e regular uma guitarra.

Minha experiência me ensinou que vale investir em captadores, bons pedais (apesar de eu usar poucos, apenas um overdrive low gain e um medium gain, um wah e um delay) e amps, mas guitarra dá pra encontrar umas chinesas muito honestas que servem muito bem como base pra vc fazer sua guitarra cantar bonito, gritar com bastante personalidade.

Investi uns R$ 600,00 na guitarra e mais R$ 150,00 nos captadores. Não paguei luthier pois sei regular melhor que vários por aí.

Então no final das contas o investimento numa guitarra com timbre melhor que todas as Les Paul de R$ 6000,00 a R$ 7000,00 e Epiphones na faixa de R$ 1600,00 (usadas), foi de cerca de R$ 775,00 (já colocando o preço das cordas).

PS. o timbre fica melhor no Marshall JTM 60 valvulado que no VOX transistorizado, principalmente o overdrive e canal sujo. Mas ambos tendo resultados acima da média. Com o uso dos pedais de overdrive o drive tirado com som limpo no clean do transistorizado ainda não se compara ao do valvulado, mas apenas pessoas com um ouvido mais educado reparam, o público em geral não nota.

MauricioBahia
Moderador
# nov/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


joeAZZI: O que vale é saber tocar bem e saber comprar , modificar e regular uma guitarra.

Cara, tem chinesas com construção muito boa, inclusive as Fender Modern Player. A China é um país imenso, com dezenas (ou mesmo, centenas) de fábricas. O problema é a clandestinidade e as falsificações.

Ser "Made In China", pra mim, não quer dizer nada. O resultado, sim.

Pelo visto, você fez uma baita mudança na guitarra, mas pros "mortais", amadores, isso é quase impossível.

o público em geral não nota.

Ainda mais tocando com banda.

melhor que Les Paul e Epiphone

Por essa experiência, né?

Valeu!

Rodrigo Yoshida
Veterano
# nov/13
· votar


Legal o tópico, eu já me joguei de cabeça nessa onda de ter só coisa top achando que só aquilo iria me satisfazer, mas no fim das contas o que importa é ter algo decente e focar no mais importante, que é a música em si.

Já tive e toquei em muito equipamento bom e só pude concluir que o negócio é ter algo que atenda as suas necessidades, tudo que for acima disso é luxo mesmo. Claro que se puder ter uma Gibson por quê não ter uma? Mas se matar pra comprar acho que realmente não vale a pena...

nenemjonas
Veterano
# nov/13
· votar


joeAZZI

Legal cara,mas o nome da marca da guitarra que você comprou e a marca dos captadores seria bem vindos pra gente saber.

E o mais importante...A gente quer sons da guitarra e fotos.

Lelo Mig
Membro
# nov/13
· votar


joeAZZI

- veio toda desregulada...
- com captadores ruins
- sem falar no trastejamento em várias notas
- péssima tocabilidade
- não segurar afinação, etc.
- Fiz ainda um pequeno mod trocando os capacitores dos tones
- Não troquei as tarraxas ainda. Modificarei futuramente
- eles não seguram bem a afinação nos bends.
- tenho que abaular um pouquinho mais os trastes pois pra fazer slide ainda tem uma aresta me incomodando

Bastante distante do meu conceito de bom instrumento.....

chenriquea
Veterano
# nov/13
· votar


joeAZZI

Belo tópico com um assunto bem recorrente.
Estou com o MauricioBahia, as mudanças (que ainda não acabaram) foram muitas, para quem está começando ou é leigo na manutenção/regular equipamento fica muito complicado.
O luthier que regula minhas guitarras, me disse algo que sempre achei, mas nunca encontrava ninguém que pensava os mesmo. As tarrachas de algumas Gibsons que custam ai um absurdo de dinheiro, são umas tarrachas de merda :)
Eu não tenho Gibson, nem Fender. Vou pelas linhas mais baixas das duas e sempre bateram na minha Ephiphone LP e Nighthank por serem Made in China.
Foram bem mais baratas que as versões Gibson, mas segundo o luthier, não deixam nada a desejar.

d.u.n.h.a.
Veterano
# nov/13
· votar


Interessante o tópico mas, pra mim, não faz muito sentido.
Comprar a sua guitarra, regulada do jeitinho que você quer, com caps do seu gosto, com mods que você curte, com uma de loja, stock e toda desregulada?
Seria justo se você comparasse a tua guita com uma outra Les Paul, Epiphone ou outra, também modificada, regulada ao gosto. Daí sim.

EduJazz
Veterano
# nov/13
· votar


Não acho que faz muito sentido num fórum de guitarra falar de milagres omitindo os santos. Existem zilhões de guitarras chinesas, assim como existem "n" Gibsons, Epiphones e outras LP's de alto valor.

Para que a comparação comece a ficar válida, acho que é necessário dar nome aos bois!

Registro que essa é apenas a opinião deste pobre mortal!

Ramalokion
Membro Novato
# nov/13
· votar


Catso... mas aí trocar uma porrada de coisas tendo anos de experiência por trás é fácil.

Quero ver com 3 meses de aprendizado como seria... Juro que não entendo essa obsessão em comparar coisas diferentes. "Grande Marca" tras uma segurança geral, padrão.

Algo customizado é individual.

É igual comparar zagueiro e centroavante...

Natanael_DM
Veterano
# nov/13
· votar


Caras, é só eu ou os títulos do tópico e do texto são deveras confusos?

Guitarra chinesa melhor que Les Paul e Epiphone
"Les Paul" seria Gibson? Epiphone seria les paul, também?
Heheheheheeh!

Então definitivamente pode-se concluir que Les Paul e Fender são apenas marca. Não valem o dinheiro. Desafio qualquer um a tocar uma Les Paul do meu lado e fazer um teste cego com várias pessoas para escolherem o melhor timbre.

Todas as les pauls são apenas marca?!?! Confesso que não entendi nada, além do fato de que o cara comprou uma guita chinesa, que provavelmente também é uma lespa, tunou e tá tirando um bom som, segundo ele próprio.

o.O

renatocaster
Moderador
# nov/13
· votar


Meio sem pé nem cabeça algumas afirmações, mas se está curtindo a guitarra, isso é o mais importante.

JJJ
Veterano
# nov/13 · Editado por: JJJ
· votar


Ok, cara... tudo bem, mas "Les Paul" e "Epiphone"??? Desculpe, mas isso parece demonstrar algum desconhecimento de causa (pode ter sido a pressa de escrever também).

Pode falar a marca da guitarra e das peças trocadas, não precisa omitir. Pela descrição aposto 10x1 que se trata de uma Strinberg CLP79, acertei? rs

Outra coisa: sua guitarra "bateu" todas as outras da loja. Acredito, sim. Sabe por quê? A sua estava com novos captadores, REGULADA e com CORDAS NOVAS. Aí, meu caro... não é tão difícil entender. Regule e bote cordas novas e boas numa Epiphone Les Paul Standard ou numa Condor CLP II e eu quero ver se o resultado é o mesmo... E olha que essas guitarras nem são essas coisas todas, hein? O que dirá uma Gibson Les Paul.

Como posso afirmar isso com tanta certeza?

Porque já tive ambas (a Strinberg CLP 79 e a Epi std). E, cá entre nós, na boa: não há termos de comparação...

Se não for a CLP79, me desculpe e esqueça (quase) tudo o que falei.

bezerrabru
Veterano
# nov/13
· votar


Está bem confuso.
Mas assim, concordo em partes.

Se o guitarrista sabe o timbre que quer, fica mais fácil alcançar com qualquer guitarra e com os devidos upgrades
Mas até aie, se esta guitarra ficou tão boa com todos (ou só) estes Upgrades, se fizesse metade deles em uma Epiphone (seguindo o raciocínio do criador do tópico) poderíamos dizer que ficará melhor que uma Gibson 59 com Captadores PAF originais.

- Sader -
Veterano
# nov/13 · Editado por: - Sader -
· votar


Meus caros, sabem aquela história do carro ? Entendedores, entenderão...

O cara compra um Gol 1.0, o carro atende bem pelo que ele precisa, ele cria carinho pelo carro e decide que dar um veneno a mais no carro. Ae decide turbinar o carro, compra o KIT turbo, da uma mexida no escape, e joga umas rodas 17 com uns pneus bons. Carrinho fica espertinho, com o seus 140 CV rendendo no limite do que o motor suporta.

Cara, fica fica cego pelo carro achando que anda muito. E na cabeça dele ele tem um carro que é tão bom dinamicamente quanto uma BMW 335.

Ae faz questão de falar pra todo os amigos o quanto o golzinho dele tá "insano".


Bem, temos um exemplo desse aqui. Só que com Guitarras.

bezerrabru
Veterano
# nov/13
· votar


- Sader -
Bela analogia.

As vezes tenho até vergonha de falar que gosto mais do timbre da minha Les Paul fuleca modificada do que a G400 original... kkkk

Led Zé
Veterano
# nov/13
· votar


- Sader -
Por aí...

Natanael_DM
Veterano
# nov/13
· votar


- Sader -
Boa! o/

BrotherCrow
Membro Novato
# nov/13
· votar


Tem um pouco de verdade nesse tópico: regular uma guitarra faz maravilhas!

Mas o título é enganoso (a guitarra chinesa não é melhor; ela ficou melhor, na opinião pessoal do cara, depois de mexer em praticamente tudo! só isso já mostra o quão ruinzinha ela era) e as afirmações são tão abstratas que não dá pra levar a sério.

Ficar melhor que Epiphone não quer dizer nada, porque tem Epis horríveis (eu mesmo tenho uma Special em casa que não serve pra nada) e Epis bastante boas.

E tem coisas que não fecham, principalmente os captadores. Se vc gastou 150 pilas no par de captadores (grosso modo, 75 cada um), não vai ficar tão melhor assim. Certamente não fica tão bom quanto uma guitarra de 7 mil.

Seria mais produtivo se vc postasse aqui essas gravações que vc falou e deixasse a galera tirar suas próprias conclusões. No fim das contas, acho que foi questão de gosto e nada mais. De positivo nessa história, parabenizo pelo empenho de modificar o instrumento, e sempre sou a favor de colocar o foco em tocar, e não em comprar um set milionário.

maspn
Veterano
# nov/13
· votar


Cara,

A melhor guitarra do mundo é aquela que tu faz o som que tu quer e gosta sem problema algum.

Status não faz música, músico faz música.

é a única coisa que alguém que está tocando tem que saber.

diz que brian may gravou os discos do queen com uma guitarra que ele mesmo fez com o pai dele.

!?

BrotherCrow
E tem coisas que não fecham, principalmente os captadores. Se vc gastou 150 pilas no par de captadores (grosso modo, 75 cada um), não vai ficar tão melhor assim. Certamente não fica tão bom quanto uma guitarra de 7 mil.


tu que pensa cara,
muitas guitarras tem uma captação muito diferente da que tu gosta,

por exemplo,
os captadores do joe bonamassa são caros pra caramba,

mas um fã de um rock pesado não iria gostar.
fora que a construção dos captadores, mesmo sendo barata, tu poderá descobrir um som peculiar.

- Sader -
Veterano
# nov/13
· votar


maspn

Gosto é subjetivo. Porém, qualidade é inquestionável.

Led Zé
Veterano
# nov/13
· votar


- Sader -
Spot on, again...

BrotherCrow
Membro Novato
# nov/13
· votar


maspn
E aí, cara, beleza? Você não entendeu o que eu quis dizer... eu mesmo falei que sou a favor de focar na música e não no equipamento.

A questão é que, pra qualquer estilo (blues, jazz, rock pesado, seja o que for), há captadores bons e ruins, caros e baratos. Os caros normalmente são caros por algum motivo, seja pela qualidade dos materiais, construção ou seja o que for. Normalmente dá pra medir isso de forma objetiva. Tanto que mesmo as grandes marcas cortam custos em modelos mais baratos. Não é questão de estilo. Um cara do metal pesado pode não gostar de um P90 da Gibson, mas vai achar um EMG ativo top de linha melhor do que uma cópia genérica. Eu me referi a captadores objetivamente melhores, comparados a captadores mais baratos com o mesmo estilo e proposta.

O Jimmy Page tocava com uma Danelectro, que era uma guitarra barata na época, mas ele gostava do som dela. É, como você diz, um "som peculiar" que ele curtia usar de vez em quando. Mas há um motivo pra ele usar Gibsons a maior parte do tempo, e em menor escala Fenders. Eu tenho várias tranqueiras em casa que eu gosto de usar de vez em quando. Às vezes um instrumento ruim te traz inspiração. Nem por isso ele deixa de ser ruim. Como eu disse no meu comentário anterior, é questão de gosto.

maspn
Veterano
# nov/13
· votar


- Sader -

Gosto é subjetivo. Porém, qualidade é inquestionável.

Putz amigo,
vem com esse papo não.

Hoje as pequenas empresas usam os mesmos materiais que as grandes.
eles comparam dos mesmos fornecedores.

Fios: Plain Enamel, FORMVAR, POLYSOL.

imãs de alnico.

No brasil mesmo o grande exemplo disto é a malagoli,
fornece captadores com o mesmo padrão internacional pela metade do preço.

ai você me fala,
mas eles não fazem com a mesma qualidade...

está bem.
retire os impostos do governo sob os produtos...
retire que eles são referencia e fazem manutenção para a gibson, fender, etc. (autorizada).

tu compra as mesmas coisas, cara, no ebay, se tu quiser fazer um captador de boutique, só ter o equipamento necessário.

entende?

joeAZZI
Veterano
# nov/13
· votar


Bom, queria pedir desculpas se não me fiz entender. Vamos lá.

O objetivo do tópico é conceitual e levar as pessoas a uma reflexão. Será

que vale a pena gastar rios de dinheiro, anos de procura atrás de um

timbre perfeito? Por quê não obter isso gastando pouco e com poucas

horas de trabalho. Estou falando não da perfeição absoluta, mas da

perfeição para vc. Aquela combinação de te permite criar uma gama de

timbres característicos do seu gênero musical e para expressar sua

música.

Certamente isso envolve experiência, tem que botar a mão na massa, ter

bom ouvido e saber o que você quer. O que não pode é dar tiro no escuro.

As pessoas compram mil pedais, guitarras, amps pois não conseguem

traduzir o timbre que buscam. Não possuem o conhecimento técnico,

então preferem gastar caro pagando pela marca e pelo marketing e pelo

que ouviu falar, pois isso é muito mais prático do que conhecer a

verdade. É o famoso GAS. A síndrome do desesperado que acha que a

marca vai resolver o fato do músico ser ruim. Uma Gibson Les Paul não irá

tocar por você. Não irá compor músicas e solos cheios de feeling, não irá

executar bends que emocionam nem riffs épicos.

Guitarras testadas Gibson Les Paul Custom USA (nova) e Epiphone Les

Paul Standard (usada). Todas reguladas por Luthiers com ação baixa, que

como eu já disse estraga qualquer guitarra mas é como os preguiçosos

gostam pra não ter que fazer força.

Quanto à guitarra chinesa de fato a guitarra não vem de fábrica melhor

que as outras, mas isso não importa quando se tem conhecimento de

causa, o que importa é ter uma boa construção, madeiras decentes que te

propiciem boa ressonância e o pico de ressonância que vc deseja, e bom

acabamento.

A comparação do fusca não cabe, visto que timbre é algo subjetivo. O que

vale são os testes cegos que fiz com músicos experientes com mais de

30 anos na profissão e que não conseguiram adivinhar que não era uma

GIBSON Les Paul original. Percebam o conceito, músicos com ampla

experiência e ouvidos treinados por mais de 30 anos não conseguiram

dizer algo tipo "Ah, acha que me engana." Na verdade as perguntas que

surgiram foram coisas do tipo "Foda! Pagou qto?".

Paguei R$ 775,00.

joeAZZI
Veterano
# nov/13
· votar


Queria pedir desculpas novamente pois me enganei.

Na verdade gastei R$ 925,00.

Foi R$ 150,00 cada captador.

Então fica R$ 600,00 da guitarra, mas R$ 300,00 do par de captadores, mais

R$ 25,00 das cordas.

Total = R$ 925,00.

Mesmo assim quase a metade do preço da Epiphone usada a qual achei

uma tremenda bosta e nem se compara ao preço da Gibson que era

melhor que a Epiphone, mas com aquela ação baixa estava me

incomodando tb.

Mata o volume, mata os harmônicos, mata a ressonância, mata a

definição, mata o timbre.

f14gomes
Membro
# nov/13
· votar


joeAZZI
q captadores são esses?!
vou comprar o lote inteiro e revender para a "Les Paul" com esse marketing.

maspn
Veterano
# nov/13
· votar


eu só sei de uma coisa,

o john mayer com uma strato da tagima, faz um som bem melhor que vocês com uma fender.

ficam preocupados com mimimi desses.

a gibson nem usa o mesmo processo de fabricação dos anos 50, quando foram feitas as melhores.
pode ter alguma exceção na linha custom, mas ai é outra coisa.
a gibson teve problemas de importação de peças de mogno em alguns países... hoje muitas empresas cultivam o mogno africano e vem com o papo "tempo de secagem..."

joeAZZI
Veterano
# nov/13
· votar


Não citarei marcas.

Não sou pago pra fazer propaganda.

O que posso dizer é que no Brasil é possível comprar um modelo de Les

Paul e um de Strato que são capazes de bater a maioria das originais,

trocando-se os captadores, regulando com paciência e da maneira correta

e nivelando os trastes. Em conjunto com bons amps (principalmente) e

pedais. Sendo que se vc tiver um bom amp basta um pedal de boost pra

solos pq pedal nenhum consegue barrar o drive e distorção de um

valvulado.

renatocaster
Moderador
# nov/13
· votar


Todas reguladas por Luthiers com ação baixa, que como eu já disse estraga qualquer guitarra mas é como os preguiçosos gostam pra não ter que fazer força.

Parei de ler aqui...O autor do tópico insiste em fazer afirmações baseadas em seu gosto pessoal.

Então se eu gosto das cordas mais baixas eu sou um preguiçoso?

Tá "serto"....

- Sader -
Veterano
# nov/13 · Editado por: - Sader -
· votar


maspn

Entendo cara.

Mas se me permite, tenho um testemunho. Já tive captadores malagoli e realmente são legais, e apenas isso.

E tive os HH777 que são considerados os tops da malagoli. tenho outro set também do topo da linha deles em uma strato.

Não digo que os captadores são ruins, mas eles NEM se comparam com os DiMarzios, Lollar E Suhr que eu tenho em outras guitarras.

E bixo, eu não sou exatamente o tipo de defensor apenas de marca " de nome ", pelo contrário, tenho guitarras tops americanas e japonesas, e guitarras nacionais de preço médio que gosto muito. Inclusive tenho uma Michael com captação nacional que é um dos meus xodós e gosto muito do timbre dela. Porém, é visível que um instrumento como Suhr, Nash, ESP( Não LTD.), Fender American, Gibson possuem um padrão muito bom em termos de instrumentos.

Sei que muita gente ouve com os olhos, porém creio que seja ingenuidade afirmar que uma guitarra chinesa com padrão de qualidade baixo seja tão boa quanto qualquer guitarra feita com mais zelo e com atenção a qualidade final do instrumento. Seja da Gibson, Fender ou uma Tagima Top, Music Maker ou Zaganin. Independente da marca, comparar instrumentos com uma diferença de qualidade dessa é errado.

É tudo uma questão de custo-benefício, se o cara tem uma guitarra legal que atende ele bem, tem um timbre bom... Ótimo. Agora falar que é melhor que uma guitarra com um padrão BEM superior, é OUTRA coisa.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Guitarra chinesa melhor que Les Paul e Epiphone