Guitarra chinesa melhor que Les Paul e Epiphone

Autor Mensagem
joeAZZI
Veterano
# nov/13
· votar


Rodrigo

continuando, óbvio que existe outros fatores envolvidos, pode desmotivar e tal.

Além da afinação das notas ser toda errada em instrumentos ruins. Mas eu

queria justamente o pior. Tirar água de pedra.

E diferente do que muitos apregoam q vc irá se acostumar mal, com notas

desafinadas, isso não existe. Fomos criados com a música ocidental, já a

possuímos em nosso íntimo. Na verdade o que acontece é o contrário, vc

fica tentando de todas as maneiras consertar os erros do instrumento e

isso lhe propicia um treinamento de percepção sem valor, já que tá o

tempo todo tendo que catar defeitos nos sons e além disso vc desenvolve

técnicas até inovadoras pelo fato de ter q se virar.

Não à toa muitos dos guitarristas top foram auto-didatas.

joeAZZI
Veterano
# nov/13
· votar


Só pra complementar o lance das notas desafinadas, qualquer ser humano,

mesmo que não possua ouvido treinado e seja criado na música ocidental

perceberá um instrumento desafinado.

A diferença é q um ouvido treinado percebe na primeira nota ou acorde,

enquanto um não treinado ou educado demorará mais a perceber. Às

vezes bem mais.

MauricioBahia
Moderador
# nov/13
· votar


joeAZZI: Em termos de tocabilidade não resta dúvidas que a ação baixa é melhor. Mas em termos de timbre ela é assassina.

Polêmico. Eu discordo!

mas é como os preguiçosos gostam pra não ter que fazer força.

Polêmico (2). Eu discordo!!!

:)

f14gomes
Membro
# nov/13
· votar


nunca ouvi falar dessa relação entre ação baixa e timbre.
vivendo e aprendendo...(ou não, rs...).
Até porque se não trastejar, então não visualizo uma diferença de vibração das cordas, visto que o comprimento do pedaço de corda de uma casa/traste até a ponte não muda ao mudar a ação, considerando a guitarra regulada para ambas as situações (ação baixa ou alta).

MMI
Veterano
# nov/13
· votar


joeAZZI

Polêmico. Eu discordo! (3)

Na verdade, discordo de tanta coisa aqui que nem me dou o trabalho de citar. kkkkkk

Mas concordo com outras tantas!

Luisfelp FR1
Membro
# nov/13 · Editado por: Luisfelp FR1
· votar


joeAZZI

Cara o máximo que eu ouvi falar que ação de corda influencia no timbre foi quando me disseram que a guitarra fica com o som levemente (do tipo, beeeem pouco) aguda, mas isso varia, pois a pegada da pessoa muda com a ação das cordas altas e com estas baixa, dependendo do guitarrista até a maneira de segurar a palheta e a força que ele aplica nas cordas muda,o que acarreta em uma mudança de timbre, mas isso não regra. O que realmente é fato é que tem muita gente que consegue tirar um super timbre com a ação das cordas alta e não sabe fazer o mesmo com estas baixa e o inverso, mas tem gente que consegue mandar bem qualquer que seja a ação das cordas. Na minha opinião, baseado no que está escrito neste tópico, você toca melhor coma ação das cordas mais alta e não consegue tirar um om timbre com esta baixa.

O tópico está muito ambíguo (principalmente seus posts na primeira página).
Nós acreditamos no seu relato, mas gostaríamos de ouvir algum som dela para tirarmos nossas próprias conclusões, uma vez que o que tu escreveste é tua opinião.
Olha cara, na minha opinião timbre é muito relativo e que o importante é você estar feliz com a guitarra e seu timbre. Se eu fosse você pegaria uma guitarra + ou - e ia adaptando até deixar no meu gosto e não pegar uma que é horrível e depois tunar. Caso tenha disposição, queira algo bem diferente e pagar menos eu aconselharia a você a comprar as peças e ir fazendo ao seu gosto. Posso ser meio conservador, só que eu procuro guitarras que tenham uma boa relação custo/benefício, ao meu ver, e que não necessitam ser muito 'mexidas'.
Acho que realmente certas guitarras aqui no Brasil possuem preços abusivos e que não condizem com o que estas possuem, principalmente as de ''marca'' como as Fenders e Gibsons, só não são todas elas que são assim e muito menos são piores que guitarras baratas 'tunadinhas', mas como disse ALGUMAS são assim e outras não. Evite generalizações cara, as vezes pega mal.
E pra finalizar:
Polêmico. Eu discordo! (4)
O que eu citei acima foi o que eu mais discordei. Na verdade discordei de aproximadamente 85% do que você citou.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# nov/13
· votar


Eu vejo que o fórum não mudou de vários anos aí que fiquei sem entrar por aqui, as velhas discussões sobre pequenos detalhes que no final das contas nem influenciam tanto num resultado, mas que todo mundo jura de pé junto que faz diferença.

O objetivo devia ser simples e claro, tocar música pra você e pra que as pessoas possam gostar e curtir junto, nada mais. Se for com corda 08, se for com ação baixa, se for com pegada de mocinha virgem, foda-se, rs, o negócio é fazer música que toca na alma, se o objetivo for atingido o resto é pura conversa de bar!

renatocaster
Moderador
# nov/13
· votar


Um analisador de espectros será o próximo item do meu setup :)

vintagentleman
Veterano
# nov/13
· votar


Pessoal,

Não sou psicólogo mas o dono do tópico tem pelo menos duas manias esquisitas:

1. Este espaço entre linhas no texto dele: nunca vi isso. Achei muito ruim de ler... Talvez esteja ficando velho (eu);

2. Essa estória de cordas baixas matar timbre, na minha opinião, é a maior furada. Se tiver alguma alteração de som, é mínima, mas a guitarra com cordas altas fica horrível de tocar... Tipo digitar no teclado do PC usando luvas de esquiar...

felipesan
Veterano
# nov/13 · Editado por: felipesan
· votar


Rodrigo Yoshida
... as velhas discussões sobre pequenos detalhes que no final das contas nem influenciam tanto num resultado, MAS QUE TODO MUNDO JURA DE PÉ JUNTO QUE FAZ DIFERENÇA.

É, vou comprar uma strato amanha, daquelas com preço inferior a R$ 300,00 e tunar a guitarra. Segundo os meus cálculos, ela ficará melhor que uma Fender strato!
Ps: não irei postar o som, tire suas próprias conclusões!

Modo sarcástico: Off

EduJazz
Veterano
# nov/13
· votar


Esse tópico ta me fazendo pensar numa situação inusitada: Sheldon Cooper tocando guitarra!

MauricioBahia
Moderador
# nov/13
· votar


EduJazz: Sheldon Cooper tocando guitarra!

The Big "Band" Theory!

hehe

Luisfelp FR1
Membro
# nov/13
· votar


Sheldon Cooper tocando guitarra!
The Big "Band" Theory!


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk'
pior que ta parecendo mesmo xD

Lelo Mig
Membro
# nov/13
· votar


Não sei porque, mas lembrei disso...



MMI
Veterano
# nov/13 · Editado por: MMI
· votar


Galera,

Eu não queria escrever, mas estou vendo que tem muito questionamento sobre isso... Vou resumir, mas acho que vai ficar grande. Mesmo assim vou deixar de falar um monte de coisas e vão duvidar... kkkkk

Eu já pude conversar com grandes luthiers do mundo. Geralmente esses caras se sentem mais desafiados a construir guitarras archtops e violões, com certeza é mais desafiador e detalhista, onde os mestres tem mais campo para se destacar. E se há uma unanimidade entre eles é exatamente a ação mais alta e a necessidade do braço não ficar muito reto, tem que curvar (o que por si só deixa a ação mais alta). Segundo me explicaram, isso favorece a vibração de toda estrutura, melhora a ressonância e o instrumento dá mais som. Além do que permite ao músico explorar mais a dinâmica, "descer mais a mão", só isso obviamente faz um bom instrumento acústico vibrar mais porque as cordas vibram mais intensamente, explorando as características acústicas que os caras tanto exploraram no instrumento e estudaram durante a vida. Estou falando inclusive de instrumentos de luthiers que o preço inicial chega a ser de 25 a 30 mil dólares para o modelo simples e básico. E não me venha com o papo que o chinês de 500 contos é a mesma coisa porque não chega nem perto.

Tem um porém... Quando se encomenda um violão customizado com um luthier desse nível (nem tanto uma guitarra archtop acústica), obrigatoriamente vão perguntar seu estilo, se fingerstyle ou flatpicking. Um grande luthier desse nível que tenho o prazer de conversar eventualmente chega a construir o violão especificamente para um tipo de corda e ação, inclusive coloca lá dentro da caixa, junto à etiqueta um aviso como "usar exclusivamente cordas leves e ação baixa" se for feito para um cara que toca só fingerstyle.

Em todo caso, isso serve bem para instrumentos onde a acústica do próprio é de suma importância. Tenho certeza que o pessoal aqui nem lembrou que existe guitarras desse tipo, estavam se referindo unicamente a instrumentos sólidos. O problema é que o funcionamento de um instrumento sólido é diferente, a acústica do mesmo tem uma influência menor, mas que ainda faz toda diferença. Neste caso a influência da ação alta é muito menor e não dá para falar muito de aproveitar as características acústicas e vibratórias da excelente mistura de pó de madeira e cola de alguns instrumentos baratos. O foco é diferente, a técnica é outra, os vários tipos de captador e distorção mudam tudo. Um cara como o Stanley Jordan precisa de uma ação para lá de baixa, já pude tocar numa guitarra do Marcinho Eiras (que usa a técnica parecida de two hands) e aquilo nem é baixo, é colado mesmo, a ponto de ser difícil tocar de maneira normal - e não diminui em nada o som dos caras. Porém, a ação alta neste caso também influencia de forma importante na dinâmica que pode ser usada e dependendo da técnica, num timbre cruncheado de um valvulado faz bastante diferença, por poder controlar o ganho na força da palhetada e permitir "descer a porrada" nas cordas. Mas é estilo, é pessoal, não tem certo, errado, melhor ou pior.

Eu disse que discordava do autor do tópico em muitos pontos, mas nesse aí ele tem algum fundamento sim.

Luis A.
Membro Novato
# nov/13
· votar


Mas que carinha arrogante!!!....

Chega aqui se intitulando o senhor luthier e conhecedor da física e da acústica....

Desmerecendo a opinião de todos, como se ele fosse o mais esperto do universo....

Desconsiderando um monte te outros fatores em uma guitarra q vão alem de captadores (como qualidade da madeira, ergonomia, ponte, etc etc etc)

Dizendo q Gibson é tudo Les Paul... onde estao as SG, ES 335, etc etc etc....

Chamando os outros de preguiçosos....

ETC ETC ETC.....

Haja paciência.... isso poderia ser um ótimo tópico se o tema fosse abordado de forma mais delicada e respeitosa.....

E qual é o problema de uma Gibson ser 10000 reais? Afinal "uma calça pra uma menina de 16 anos é mais de 300 reais" kkkkkkkkkkkkkkk


renatocaster

Não compre um analisador de espectro.... pode baixar um gratuito pro celular.... se guitarra é tudo igual, analisador tmb é...

Lelo Mig
Membro
# nov/13
· votar


MMI

O negócio da ação alta/baixa é indiscutível sim. Preferências à parte, a diferença é grande e o autor têm razão.

Um exemplo são as guitarras do Stevie Ray Vaughan... ação super alta e cordas supergrossas, a ponto de quem acha que tiraria o som dele, com a guitarra dele, muito pelo contrário, nem conseguiria tocar de tão "dura" que ele deixava.

Led Zé
Veterano
# nov/13
· votar


Lelo Mig
Nunca me canso do timbre do Corcel!! Fantástico!

Plank
Veterano
# nov/13
· votar




se a tua les paul chinesa faz o mesmo que essa gibson 59 (que está sendo comparado com uma gibson custom shop e simplesmente não deu nem margem pra comparação dos captadores, que era a intenção do video), não tem o que discutir.

aposto que se a epiphone tivesse bem regulada, com cordas novos e captadores descentes vc não teria chegado na mesma conclusão.

e outra, vc está extremamente errado em afirmar que o drive de um amp valvulado é melhor que drive de pedal em um valvulado. em que situação? como vc comprova isso? garanto que um pedal de drive pode soar muito melhor que o drive de um amp e vice versa.

JJJ
Veterano
# nov/13
· votar


vintagentleman

Eu ia mesmo comentar sobre esse espaçamento entre linhas dele. Mais por curiosidade mesmo... Parece ser coisa do editor de texto que ele usa. Deve escrever e depois colar, talvez.

MauricioBahia
Moderador
# nov/13
· votar


Luis A.: Chamando os outros de preguiçosos....

Volta e meia aparece um user com um diálogo um pouco mais "centralizado", digamos.

Faz parte do universo forumeiro...

:)

Lelo Mig
Membro
# nov/13
· votar


MauricioBahia

Eu não uso nem ação baixa.... eu deixo sem cordas......dá uma preguiça colocar!

ALF is back
Veterano
# nov/13
· votar


Olha...sem querer ofender ngm...mas guitarra chinesa e epiphone são praticamente sinónimos!
Não tô dizendo q são ruins, mas é 6 X 1/2 dúzia...e aí, claro q qualquer diferença q elas tiverem desequilibrarão a equação

joeAZZI
Veterano
# nov/13
· votar


Às vezes algumas certezas doem e a arrogância muitas vezes está na cabeça

de quem lê e interpreta o texto de acordo com suas crenças.

Quando alguma ideia confronta um paradigma é normal que haja

polêmicas e que a pessoa que mostrou o caminho da verdade seja

"crucificado".

O que percebo é que tem muita gente inocente aqui, teimosa e iniciantes

no mundo da música vomitando besteiras sem conhecer sobre o que

estão falando.

O que dá a característica do timbre de um instrumento, seja ela uma

guitarra, violino, piano ou a mesa de sua casa na qual vc batuca

ansiosamente enquanto lê esse texto é o envelope sonoro.

A diferença de timbre entre uma guitarra regulada com ação baixa e uma

guitarra regulada com ação baixa é brutal e se seu ouvido não percebe

isso siginifica q vc ou é surdo, ou não quer ouvir. Tipo aquele lance do pior

cego é aquele q não quer ver.

Muda completamente o envelope sonoro, digamos o desenho de cada

nota tocada, perdendo harmônicos, sustain e volume.

Caso vc seja surdo e não ouça, peço que estude antes de vociferar

achismos.

Se o cara consegue tocar bem, fazer música de qualidade com ação baixa

é claro que consegue.

O que eu disse é que a qualidade sonora e musical das notas fornecidas

por um instrumento com ação alta é infinitamente superior. Não é

pequena , muito menos imperceptível, é brutal.

Tal diferença é minimizada com distorção, mas mesmo assim perceptível

dependendo do nível de distorção.

Na prática, tocando trash dá pra perceber? Não.

Metal? Depende. Diria que mais pra não.

Hard rock? Sim.

Rock clássico. Sim?

E daí por diante.

Esses exemplos são apenas para ilustrar.

filipelemisz
Veterano
# nov/13
· votar


Rodrigo

não to dizendo que é uma regra. Disse que modifica o som, perde sustain,

harmônicos e volume. Sustain e volume você até os recupera de forma

artificial, mas harmônicos não. Sendo que a recuperação artificial será em

cima de uma perda de harmônicos, ou seja, jamais igual a original.

Se a musicalidade em questão não é afetada por isso tudo bem, vai de

cada um. Se a pessoa está satisfeita com a música que está fazendo blza.

Minha análise foi purista, baseada na qualidade do som que é produzido.

Dá pra fazer música até com barulho.

Cara, quando eu comecei aos 8 anos de idade, toquei com o que me

deram,um violão clássico. Depois que peguei as técnicas iniciais já parti

logo pra estudar em instrumentos durose ruins , bem duros mesmo. Foi a

melhor coisa que fiz em minha vida. Dominando um cavalo selvagem fora

de controle, depois fica fácil dominar os adestrados.


Well Well...Não sabia que o Jack White frequentava o Cifraclub! Bem Vindo ;-)

joeAZZI
Veterano
# nov/13
· votar


Alf is back

A Epiphone que testei era Made in China.

Favor não levar o texto ao pé da letra.

Traduza o chinesa do título do tópico como sinônimo de algo barato e tido

como ruim.

joeAZZI
Veterano
# nov/13
· votar


filipelemisz

obrigado.

Entrei aqui apenas pra postar esse tópico.

Depois irei sumir como os tornados assim o fazem tb.

Só espero que o chaos que esteja gerando seja mais frutífero que aquele

gerado por um fenômeno da natureza. Vai de cada um tirar proveito ou não.

Quanto ao Jack White, temos alguns

conceitos similares. Em algumas coisas bem puristas, em outras

completamente inovadores. Dessa forma me lisonjeia ser comparado a

alguém que admiro.

Se tiver oportunidade de assistir o doc "It might get loud" tem muitos dos

conceitos e ideais nos quais ele acredita lá.

Aproveite pra ver o mago Jimmy Page no doc. Esse sim uma grande

influência minha.

joeAZZI
Veterano
# nov/13
· votar


Voltando ao assunto da ação baixa.

Citaram o exemplo do Zakk Wylde aqui.

Porra, o cara toca pra caralho. Estamos falando de um músico top. Um

profundo conhecedor do assunto e com ctza se ele regula a guitarra com

cordas baixas é pq ele sabe q é perde qualidade, mas isso está dentro de

seu planejamento.

Por algum motivo, seja pela tocabilidade, seja por gostar do timbre, ele

regula com cordas baixas, mas certamente ele não ignora o fato da

qualidade sonora que a ação alta lhe fornece é bem melhor.

joeAZZI
Veterano
# nov/13
· votar


Sendo polêmico mais uma vez então.

Já que disseram que chamei os outros de preguiçosos, quando na verdade

vocês mesmo estão se chamando assim.

Tipo o lance da carapuça servir. Leiam novamente e vejam que em

momento algum me referi especificamente a uma pessoa ao chamar de

preguiçoso. É uma coisa óbvia que as pessoas queiram tocar com ação

baixa, é muito mais fácil. Se a qualidade sonora fosse melhor eu iria

querer tb, mas não é. O que chamo de preguiça é não querer

experimentar o inverso. Sair de sua zona de conforto e ter a experiência real

ao invés do achismo e da crítica infundada.

A diferença é tão gritante que proponho que façam um teste com a guitarra

desplugada mesmo. Regulem bem a guitarra e nivelem os trastes para

que as condições do teste sejam fidedignas. Depois toquem algumas

notas com a guitarra com ação baixa e outras com ação alta.

Façam a medição da duração das notas (até quando não conseguirem

mais escutar)e verão que é grande, mesmo desplugada. Dá pra perceber

a diferença no volume tb e timbre com mais harmônicos e portanto maior

definição, mas isso talvez nem todos percebam.

Vc pode gravar, comparar, analisar com espectro de frequências, basta

não ser preguiçoso.

joeAZZI
Veterano
# nov/13
· votar


felipesan

Não é por aí.

Não é qualquer Strato ou qualquer Les Paul que valem a pena.

Pra vc ter uma ideia existe apenas duas Les Paul que compensam no

mercado nacional, sendo uma melhor que a outra.

No caso das strato apenas uma compensa, e muito. Não por acaso é a

mesma marca da segunda melhor Les Paul.

Não cito os nomes não é por birra.

Não coloco gravações não é por birra.

É um tópico conceitual. As pessoas tem que descobrir as coisas por sua

própria conta. Seria algo entre ver um filme enlatado "mastigado" ou ver

aquele filme com uma mensagem profunda que vc irá guardar para o resto

de sua vida.

Considero a informação aqui bastante valiosa e fruto de anos de

experiências onde concluí que só teria uma Fender ou Gibson se alguém

me desse de graça.

São ótimas marcas e guitarras bem melhores que as chinesas em

questão. Mas pra que pagar o preço se consigo tirar um timbre melhor

com algo bem mais em conta?

Te garanto que a maioria das pessoas que compram Gibson ou Fender

regulam com ação baixa, matando seus diferenciais. Então minha

comparação tem um sentido bastante prático. Pelo menos aqueles que

pagarem por essas guitarras que as regulem corretamente, caso contrário

estarão pagando gato por lebre.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Guitarra chinesa melhor que Les Paul e Epiphone