O que define um captador ruim?

Autor Mensagem
MMI
Veterano
# set/13
· votar


JJJ

É muito engraçado isso. A empresa diz ter o clone perfeito do "PAF original", quando o tal PAF original nem tinha lá muito padrão, cada um era de um jeito! kkkkkkkkkkkk

Quase isso. É verdade que tem PAF de alnico 2 e alnico 5, o número de voltas é variável, não era possível padronizar muito como enrolar e magnetizar, por aí vai. Mas grande parte é de alnico 2, o fio é formvar 42AWG. Nos próprios PAF eles escolhiam um que fosse um pouco mais forte ou overwound para a ponte.

Os americanos tem um pouco mais de facilidade para desmontar um PAF e estudá-lo. Dessa forma, caras como o Larry DiMarzio tem acesso a PAFs com facilidade, inclusive ele é dono de pelo menos uma Gibson 59 original. Então ele pode copiar com fidelidade um captador PAF, clone perfeito, o que não significa que vai ser igual a outro PAF, por exemplo, do Joe Bonamassa. Mas existem similaridades...

Um amigo que é um estudioso extremo de captadores me explicou e tentei falar ali em cima. Com 50 anos de magnetização, o campo magnético no alnico está uniforme na barra de imã de alnico, o que não ocorre normalmente num novo, como o do video do De Ros. Mais ainda, a magnetização perdeu força e não tem mais o mesmo campo magnético. Replicar isso é bem complexo, exige técnicas mais caras e menos disponíveis, alguns segredos industriais. O fio é outro problema para se deixar igual, o que leva a mais dificuldades, como o Paul Reed Smith que acabou comprando as máquinas antigas de fazer os fios. Com todas estas questões duramente superadas, este amigo conseguiu copiar um PAF 58 original da Gibson de um colecionador daqui de São Paulo, ficou muito bom e o próprio dono atestou que ficou igual.

renatocaster

Eu resumo isso de uma forma geral... Quanto mais fraco, mais som limpo e mais difícil e caro é conseguir um bom som.

ogner
Veterano
# set/13
· votar


undefinedrenatocaster
Não sinto nenhuma limitação quanto ao timbre característico de singles, e ainda não geram ruído.
HEREGE!!!!

hehe!!

MMI
Veterano
# set/13
· votar


ogner

Sonzera, manolo!

renatocaster
Moderador
# set/13
· votar


ogner

HEREGE!!!!

Hehehe. Cara, eu gosto da pegada das strats, mas a captação single comum não me desce. Com stacks ela fica muito mais versátil, eu acho. Sem contar que tu pode splitar, e tals. Minha vibe é hot rails, fast track, HS2, HS3, Little 59, JB Jr, etc....hehehe! o/

Leomju
Veterano
# set/13
· votar


Oi galera...voltei!!!

28 dias de viagem judiam da gente, depois conto os detalhes que me "engessaram" esses dias para os amigos!


renatocaster
Sem contar que tu pode splitar, e tals. Minha vibe é hot rails, fast track, HS2, HS3, Little 59, JB Jr, etc....hehehe! o/
HEREGE 2 !!!

MMI
Veterano
# set/13
· votar


renatocaster

Estamos entre amigos mas...
HEREGE 3 !!!

huahuahuahuahua

Leomju

Rapaz... Tinha gente te procurando!

JJJ
Veterano
# set/13
· votar


ogner
Leomju
MMI

Pode chamar um modera de herege?!

Então tá, né...

HEREGE (4)! hehehe

Drinho
Veterano
# set/13 · Editado por: Drinho
· votar


Faltou eu

HEREGE 5

Que hendrix onde quer que esteja te absolva e te salve dos demonios noiseless...


ogner
brutal, eu gosto de chamar este som de "som caro" kkkkkkk

MauricioBahia
Moderador
# set/13
· votar


"Herege" é uma marca nova de captadores? heheh

Tô encomendando hein...

MauricioBahia
Moderador
# set/13
· votar


"Herege" é uma marca nova de captadores? heheh

Tô encomendando hein...

MMI
Veterano
# set/13
· votar


MauricioBahia

Sim, falaram que fazem um single em stack muito bom, sem ruído para strato. Kkkkk

renatocaster
Moderador
# set/13 · Editado por: renatocaster
· votar


Leomju
MMI
JJJ
Drinho

Me chamar de herege é mole, quero ver chamar esse cara de herege!



E esse também!



Drinho
Veterano
# set/13 · Editado por: Drinho
· votar


renatocaster

mano, eu amo o kotzen....

inclusive toquei nessa teleca dele sabado passado la na two tone, primeira vez na vida que eu segurei nela.....

muito legal a guitarrinha, faz tudo com dois captadores e faz muito bem diga-se de passagem!

usamos um orange para fazer o teste, nao lembro o modelo do amp, mas nao era aquele feinho pequeno, era um cabeçote grande, tacamo fogo no bicho e a casa caiu....

na ponte com som limpo - horrível, amador, som de nada (como é de se esperar desses captadores fortes)
ai onde seria o tone no caso da dele é uma chave de serie e paralelo para o cap da ponte, no som limpo também bem mirim, mas é a proposta... nao incrimino...
cap da ponte em serie com o amp sujo - maravilhoso, uma brutalidade sem tamanhos, um monstro, o diabo, você pensa em dar harmônico e ja sai sozinho, nem precisa dar, sem ser ardido demais, para tocar um rock um pouquinho mais nervoso é fantástico....
cap da ponte em paralelo com o amp limpo e sujo - magrelo e estridente, nao gostei....
o cap da ponte é legal trabalhando cheio com distorção mesmo

e no braço é um show..... no limpo e no sujo.... é o conceito de guitarra que eu particularmente mais gosto, linda e doce de um lado e diabólica do outro....

só que eu babaca esqueci de testar com a chave no meio mesclando os dois.... me baseando no som dos captadores acho que nao deve ser ruim mas tambem nao deve ser nada de mais...

extremamente confortável....

recomendo sem dúvidas, o problema é pagar os 7 mil que pedem nela....

mas ai nao tem noiseless nao

é single de verdade no braço e humbucker de verdade na ponte, é apenas um humbucker pequeno, mas é um humbucker com bobinas lado a lado....

kkkkkkkkkkkkk

HEREGE!

renatocaster
Moderador
# set/13
· votar


Drinho

mas ai nao tem noiseless nao

Não tô falando de Noiseless não, estou falando de stacks de verdade. Noiseless é chulé, hehehe.

MMI
Veterano
# set/13
· votar


renatocaster

Pois bem... De minha parte foi brincadeira.

No meu conceito e no meu gosto, som de strato de verdade é single, com hum e tudo, essa é a strato "puro sangue". Eu já tive strato de tudo que é jeito, Lace Sensor (noiseless também conheço bem, mas nunca tive), EMG DG-20 inclusive e não é aquilo exatamente para mim, acho que som de verdade de strato é SSS. Mas só aí já complica, pois estamos falando de 2 strateiros renomados, Clapton e David Gilmour, que usaram essa captação em algum ponto de suas carreiras. Mas a verdade é que já vi o hum atrapalhar gravação, então estes sem hum são uma mão na roda.

Para não deixar o amigo sozinho, um outro tipo de single que este sim, eu gosto muito, são os P-90. Eu gosto destes como single, mas tenho 2 guitarras com P-90 sem hum, bobinas em stack assimétricas. Legal demais!

Drinho
Veterano
# set/13 · Editado por: Drinho
· votar


essa é a strato "puro sangue"

Que belas palavras

renatocaster
Moderador
# set/13
· votar


MMI

Pois bem... De minha parte foi brincadeira.

Eu sei que foi, relaxa ;)

Para não deixar o amigo sozinho, um outro tipo de single que este sim, eu gosto muito, são os P-90. Eu gosto destes como single, mas tenho 2 guitarras com P-90 sem hum, bobinas em stack assimétricas. Legal demais!

Aí vc já começou a falar a minha língua! P-90 sim, esses são demais!

renatocaster
Moderador
# set/13
· votar


Drinho
MMI

essa é a strato "puro sangue"

Puro sangue de Cazuza, auheuhauheuha! o/

JJJ
Veterano
# set/13 · Editado por: JJJ
· votar


MMI
som de verdade de strato é SSS

Assino embaixo, mesmo tendo uma com noiseless e outra HSS... Strato é SSS, com hum e tudo (ainda bem que me sobrou uma assim...que é a que mais gosto de usar, mesmo não sendo a melhor das 3).

Cristhyano
Veterano
# set/13
· votar


To "construindo" uma teleca com dois singles (SD Broadcaster e SSL-2). Nem cogitei a possibilidade de pegar stacks. Sei lá, nunca tive muito contato com eles, mas o pouco que ouvi nunca me pareceram tão fiéis aos singles de verdade.

renatocaster
Moderador
# set/13 · Editado por: renatocaster
· votar


Cada um tem a sua verdade, nada disso é regra. Eu acho uma combinação excelente na strato o uso dos stacks. Pra mim, é a melhor.

:)

Drinho
Veterano
# set/13
· votar


Cristhyano

na mão de uns aí até tem uns noiseless, stacks, hum killers, como quiserem chamar que enganam bem pra caramba eu acho.... eu não sei o que acontece, mas na minha mão não sai som de nada...

eu vendi recentemente um stack que eu tive da duncan que se chama hot stack,... o captador era um lixo....

os humbuckers pequenos tipo hot rails, chopper, fast track, jb jr e etc já tive tambem e eles tambem nao tem som de nada na minha opiniao, mas eles são encorpadinhos entao com distorção pra som mais moderno eu acho que eles funcionam bem, mesmo não tendo um som tão bonito....

o que eu gosto mesmo é ou de humbucker grande normal ou single de verdade.....

e pra nao falar que eu sou tão chato eu gosto do som maluco de captador ativo.....

Drinho
Veterano
# set/13
· votar


MMI

Eu já tive strato de tudo que é jeito, Lace Sensor (noiseless também conheço bem, mas nunca tive), EMG DG-20

Então esse jogo de captadores dg-20 eu achei super legal, não é aquele som ferrado classicão realmente mas eu adorei o som daquilo, inclusive até ia te perguntar, no jogo de strato, ele vem com o volume e tem os outros dois controles que é tipo expander e etc.... qual a função dos outros dois controles? Porque mesmo testando não consegui entender muito bem a definição deles, o cara da loja disse que o single fica com som de humbucker, enfim ....

JJJ
Veterano
# set/13
· votar


Cristhyano
Quando terminar a sua partscaster, mostre nesse tópico! Se possível, tire fotos do processo (documentando é muito mais legal).

renatocaster
Moderador
# set/13
· votar


Pra não dizer que eu sou um xiita radical anti single-coil, eu até que curto os Tex-Mex. Não sei porque, mas curto de verdade.

Agora estou livre da fogueira aonde os hereges são queimados vivos? Hehehehe :)

ogner
Veterano
# set/13 · Editado por: ogner
· votar


Que hum, que drive?? Oq que falta pra single? Nao entendo oq vcs falam, singles são perfeitos!!..Mais drive que isso, pra mim, é coisa de metalêro!! ahuehuahuehuhae!!!

;)

Edit:
Tava bem alto!!

renatocaster
Moderador
# set/13
· votar


ogner

Que hum, que drive?? Oq que falta pra single? Nao entendo oq vcs falam, singles são perfeitos!!..Mais drive que isso, pra mim, é coisa de metalêro!! ahuehuahuehuhae!!!

Todo mundo aqui acha os singles perfeitos, menos eu. Sou o pontinho fora da curva nesse tópico, auheuhauhe ^^.

Mas sem puxa saquismo, vindo de vc qualquer captador soa bem bagarai. Tu é o mega master ultra jedi of universo em timbrar strat aqui! o/

MMI
Veterano
# set/13
· votar


Drinho

É um volume, depois o EXG (Guitar Expander) e o SPC (Presence). No manual dá para entender melhor...

ogner

Legal!

Tobias Bathory
Membro Novato
# set/13
· votar


Eu penso que em todo o ramo de equipamentos musicais, não só captadores, não existe esse negócio de bom ou ruim quando analisamos os parâmetros em relação a timbre.

Quanto à funcionalidade ou tocabilidade sim, podemos definir um equipamento bom ou ruim, mas em relação ao som que este produz, não podemos, pois isso é completamente subjetivo.

Por isso, acho que podemos definir um captador que funciona bem e um que não funciona, mas não podemos definir um captador bom ou ruim.

ogner
Veterano
# set/13
· votar


renatocaster
Hehehe, valeu!! To de sacanagem hein...Um P-90 ate é bacana!! hehehe!!
:)

MMI
\o/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que define um captador ruim?