Afinal, talento se define quase que totalmente por horas de estudo

Autor Mensagem
kbza
Veterano
# jan/06


Bom eu tirei esse texto do orkut, pra quem quer ver na comunidade mesmo da uma olhada aqui

Vestibulares e outras provas de seleção tentam identificar as pessoas mais aptas a ter sucesso em sua área, mas ser aprovado não é uma garantia de sucesso. Assim como nem todos os calouros conseguem concluir a faculdade, nem todos os estudantes que conseguem entrar para o renomado Conservatório de Música de Berlin têm uma vaga garantida nas melhores orquestras. O que faz a diferença? Alguns atribuem o desempenho excepcional a um "talento inato"; outros preferem acreditar que é uma questão de "prática e dedicação". Como resolver a questão? Partidários da teoria de que "talento é 100% suor", três cientistas alemães do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano, em Berlin, resolveram investigar a importância da prática no desempenho de musicistas - ou mais exatamente de estudantes de violino, a especialidade do Conservatório de Berlin. Contando com a ajuda dos professores do Conservatório, a equipe identificou os melhores alunos (aqueles que têm tudo para se tornarem solistas), os bons violinistas (que provavelmente tocarão em boas orquestras), e violinistas da escola preparatória de professores, outro departamento do Conservatório, onde nem o ensino nem as exigências são tão puxados. Uma análise do grau de sucesso dos alunos em competições abertas confirmou a classificação feita pelos professores: segundo o júri, os "melhores alunos" de fato tinham melhor desempenho.
O estudo contou unicamente com informações fornecidas pelos alunos. Em entrevistas, eles fizeram uma estimativa do número de horas de prática por semana em idades diferentes, desde que haviam começado a tocar violino, e comentaram sua história com o instrumento. Se por um lado essas informações permitem analisar dados do passado dos estudantes, contar somente com elas poderia ser um problema se os estudantes fossem, digamos, "otimistas" demais em suas estimativas de dados como o tempo dedicado diariamente ao instrumento. Para determinar se essas estimativas eram boas, os pesquisadores pediram mais tarde que os alunos anotassem em diários,...

kbza
Veterano
# jan/06
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..ao longo de uma semana inteira, suas atividades durante o dia, incluindo o número de horas de prática com o instrumento, e seus hábitos de sono e lazer. A comparação com os dados dos diários mostrou que as estimativas dos alunos pareciam bastante boas. Os estudantes, independentemente do grau de excelência, tinham várias coisas em comum. Todos tinham passados semelhantes, por exemplo: começaram a tocar e a ter aulas regulares aproximadamente aos oito anos de idade, e aos quinze decidiram tornar-se violinistas. Na época do estudo, todos já acumulavam mais de dez anos de prática com o instrumento - tempo que alguns especialistas consideram o mínimo de experiência necessária para se atingir um nível excepcional de performance em áreas tão diferentes quanto o xadrez, a execução musical, a composição, e a literatura. Todos davam igual valor à prática, e apreciavam tocar informalmente, sozinhos ou em grupos, para sua própria diversão.
As diferenças começam no regime de prática. Enquanto os futuros professores de violino treinavam apenas nove horas por semana, bons e excelentes estudantes treinavam muito mais - uma média de 24 horas por semana, ou três horas e meia por dia. Todos praticavam em sessões de não mais de uma hora e meia, mas enquanto os futuros professores não mostravam referência de horário para a prática, os outros estudantes concentravam os estudos entre dez da manhã e duas da tarde. Além de praticarem mais, bons e excelentes estudantes também dormiam mais durante a semana - umas seis horas a mais do que as 54 horas semanais dos futuros professores. Parte dessas horas extras de sono aconteciam durante uma sesta no começo da tarde, logo depois do almoço, após a prática matinal. Em comparação, futuros professores não dormiam quase nada fora do sono noturno. Se isso fosse tudo, o menor desempenho dos futuros professores poderia de fato ser explicado pelo menor tempo de prática e talvez de sono - mas bons e excelentes estudantes deveriam ter exatamente o mesmo nível de desempenho. E isso não é o caso, ..

kbza
Veterano
# jan/06
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como mostram os resultados das competições abertas onde eles se inscrevem. O fator mais determinante do desempenho de todos os estudantes parece ser o número de horas de prática acumuladas ao longo dos anos. Na estimativa de cada aluno, o tempo de prática sobe gradualmente de menos de cinco horas semanais aos oito anos até as nove ou mais de vinte horas aos vinte anos de idade, já no Conservatório, sendo que em torno dos doze anos de idade, o número de horas de prática passa a aumentar mais rapidamente, o que possivelmente já corresponde a um compromisso de maior dedicação por parte das crianças. Somando o número de horas acumuladas ao longo dos anos, aos poucos os futuros melhores estudantes vão se destacando dos bons e dos futuros futuros professores. Aos quatorze anos, um ano antes da decisão de se tornarem violinistas profissionais, as diferenças nas horas de prática acumuladas entre os três grupos já são evidentes. Tudo indica portanto que é durante a adolescência, anos antes dos estudantes entrarem para o Conservatório de Música, que ocorre a separação entre futuros bons, regulares e ótimos violinistas. Aos 18 anos, quando ingressaram no Conservatório, as diferenças já eram mais do que óbvias. Os alunos mais tarde identificados como os melhores já haviam acumulado mais de 7.000 horas de prática - número semelhante à estimativa feita por violinistas profissionais da Orquestra Sinfônia da Rádio de Berlin para quando tinham a mesma idade. Em comparação, bons alunos acumulavam pouco mais de 5.000 horas de prática, e os futuros professores de violino acumulavam apenas umas 3.000 horas de prática. Os anos de estudo e prática no Conservatório, assim, não fariam mais do que exacerbar uma tendência que já fora estabelecida. Na opinião dos autores do estudo, a prática explica perfeitamente bem o desempenho até mesmo nos casos dos virtuosos, sendo desnecessário invocar um “talento” inato para o que essas pessoas alcançam. E no entanto parece tão evidente que algumas pessoas têm mais talento do que outras!

kbza
Veterano
# jan/06
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...O que é o talento, afinal? Se de fato é a prática que define o desempenho, o talento poderia ser... a motivação para perseverar na prática. Uns preferem futebol, e serão capazes de passar horas correndo atrás de uma bola; outros preferem escrever, desenhar, ou dedilhar um violino. O que parece uma definição bastante simpática de talento na verdade só empurra a questão mais para adiante: o que faz com que uns prefiram a bola e outros a música? Os pais, talvez, ou pelo que eles fazem e encorajam em seus filhos, ou também pelos seus genes. Mozart tinha pai músico, por exemplo. Mas talvez os bons genes, também: por isso, segundo o "Argumento de Mozart", "não dá para você virar um Mozart só com trabalho duro". Agora, se você discorda e acha que tem motivação suficiente para se tornar um Mozart, vamos aos números. Para quem começa cedo, lá para os cinco anos de idade, dá para começar com umas duas horas por semana e ir aumentando aos poucos, chegando a uma hora por dia aos 12 anos, duas horas por dia aos quinze... o que dá para levar junto com a escola, as brincadeiras, o sono e a televisão. Mas para quem começa tarde e decide somente aos 15 anos se tornar um virtuoso, o futuro é um pouco mais sombrio. Só para alcançar a marca das sete mil horas de prática aos 18 anos, quando você precisaria optar por uma carreira, seria preciso treinar... seis horas e meia por dia, quase duas vezes mais do que treinam os melhores alunos do Conservatório. Treinando em sessões de não mais de 90 minutos, com intervalos de uma hora, seria preciso ficar de 8 da manhã às 6 da tarde por conta do violino. Ou seja: não fazer mais nada, nem ir à escola. Colocando a coisa desse jeito dá para entender porque todos os concertistas têm em comum terem começado a treinar desde criança. Ou é assim ou não dá...

kbza
Veterano
# jan/06
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E para quem começa aos 30 e pode treinar uma hora por dia, o que parece mais viável: quanto tempo levaria para virar um Paganini? Somando sete horas por semana, seriam necessárias mil semanas de treino para se tornar tão promissor quanto os melhores estudantes do Conservatório de Berlin. Se parece razoável, eis uma má notícia: mil semanas correspondem ao módico período de... vinte anos. Mas se até lá você não tiver desistido, irei a seus concertos com grande prazer!


Fonte:

Ericsson KA, Krampe RTh & Tesch-Römer C (1993). The role of deliberate practice in the acquisition of expert performance. Psychol Rev 100, 363-406.

kbza
Veterano
# jan/06
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bom aqui vai meu comentario pessoal, quem puder que saia agora da frente do micro e vai pra guita que eh o melhor que vcs fazem, como eu tenho que trampa vou começar a chorar agora pela falta de tempo :(

sou ruim e vc
Veterano
# jan/06
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tri cara...e isso nao vale só pra música, mas pra tudo

be yourself
Veterano
# jan/06
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tri cara...e isso nao vale só pra música, mas pra tudo

Com certeza cara ;)

kbza
Veterano
# jan/06
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sou ruim e vc
tri cara...e isso nao vale só pra música, mas pra tudo
com certeza, eh que o pessoal aqui fica muito tempo na frente do micro enquanto podia ta tocando.

Depois ainda ficam chorando por que o Felipe Dylon toca melhor que eles, essas coisas

THEPUNISHER
Veterano
# jan/06
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caralho olha o tamanho do texto.
só o comecinho já deu pra entender.

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/06
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Pois é, para a parte técnica do instrumento, não tem outro caminho: é treinar muito. Já pra ser um bom compositor...

JB_
Veterano
# jan/06
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alguem pode fazer um resumo?

22222 oirartnoc oa
Veterano
# jan/06
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Isso tudo é besteira, eu prefiro fuder

kbza
Veterano
# jan/06
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BlaCk LaBeL
Pois é, para a parte técnica do instrumento, não tem outro caminho: é treinar muito. Já pra ser um bom compositor...
pra mostrar uma composição eh preciso ter tecnica, pelo menos um minimo

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/06
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kbza
"pra mostrar uma composição eh preciso ter tecnica, pelo menos um minimo"

Claro! Mas qtas excelentes composições, de caras não-virtuosos, já não ouvimos por aí?

Bendsup
Veterano
# jan/06
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composição requer prática também... tava vendo uma entrevista com o Djavan dizendo que as primeiras letras que escreveu eram muito ruins...mas depois o cara amadureceu e tal...

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/06
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Bendsup
Não levar para os extremos, né? Hehehehe! :)
Eu não quis dizer que composição não requer prática. Mas, milhares de horas de prática não garantem um bom compositor.

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# jan/06
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eu nem vou ler se não desanimo, e não importa o que digam eu vou tocar bem p/ caralho um dia

asda
Veterano
# jan/06
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eu nem vou ler se não desanimo, e não importa o que digam eu vou tocar bem p/ caralho um dia
hehe

iS_LaSh
Veterano
# jan/06
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segundo o grande Pepeu Gomes !!! 4 hs diarias

Bendsup
Veterano
# jan/06
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BlaCk LaBeL

concordo plenamente, mesmo pq as composições mostram quem vc é e o que pensa... se sua vida se resume a ficar trancado no quarto paletando a mil por hora suas composições vão refletir isso aí...uma chatisse...

Iago
Veterano
# jan/06
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cara, nao da pra ler um troço desse não.. isso foi tiardo da onde? Comunidade "Leiam meu projeto de Graduação!" ?? ¬¬

kbza
Veterano
# jan/06
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Iago
cara, nao da pra ler um troço desse não..
pq naum

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/06
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Aff... 5 minutinhos pra ler. Tranquilo. :)

Led_Zeppelin
Veterano
# jan/06
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Sabedoria oriental:
"Não perca meia hora lendo o texto imenso do tópico quando você pode praticar meia hora de escalas, pequeno gafanhoto"

kbza
Veterano
# jan/06
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Led_Zeppelin
"Não perca meia hora lendo o texto imenso do tópico
putz, que isso leitura com feeling?? naum leva 5 minutos pra ler isso cara

Marisco
Veterano
# jan/06
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Já li esse texto há um tempo atrás.
Mas eu não me ligo muito nessas pesquisas e estudos.

Eu acredito que se a gente quiser uma coisa e se dedicar a ela, o mundo inteiro pode estar contra nós que ainda assim a gente consegue.

kbza
Veterano
# jan/06
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Marisco
Mas eu não me ligo muito nessas pesquisas e estudos.
na real eu também naum, mas a esta pesquisa mostra uma coisa que ja acreditava, e que acho bom pro pessoal aqui ver, afinal quem se aplica mais tem melhores resultados, tendo ou naum o tal talento que uns costumam citar

grafitte
Veterano
# jan/06
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to fudido

Kursk
Veterano
# jan/06
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Esse negócio das horas de sono já li em outro lugar. Quanto mais você dorme, o que você aprendeu no dia anterior se fixa melhor no cérebro.

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