Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      Montou uma guitarra? Mostre aqui sua obra!

      Autor Mensagem
      JJJ
      Veterano
      # set/12


      Frankenstrat? Telecoisas? Les Pauvéio?

      E aí? Montou um braço X num corpo Y com caps Z e ferragens W?

      Mostre sua obra de arte aqui, dublê de Luthier!

      Eu estou montando a minha Strato creme que sempre quis ter! Na verdade, comprei um corpo creme da GFS pra trocar o de "azul brinquedo" da minha Fender MIM. Mas o Bertola me desanimou, afirmando que o corpo da MIM seria melhor que o de Paulownia da GFS. Então resolvi deixar a MIM quieta e montar minha Frankenstrat... Assim que estiver pronta, vou botar as fotos aqui.

      Deiab
      Veterano
      # set/12
      · votar


      Estava no fotos da sua guitarra, mas já que você fez um específico, segue a minha...

      Esse projeto surgiu depois que a minha primeira frankenstein (que tem um tópico aqui) teve problemas com o corpo, o qual foi comprado usado e não tinha a cavidade correta pra por uma ponte tipo floyd, sendo que com o tempo apresentou sérios problemas de afinação.
      Aliado a isso, como foi a primeira que fiz, tinha problemas com a pintura (escorridos), algumas peças não encontrei pra comprar iguais no Brasil então não estava como eu queria.

      Sendo assim, resolvi desmontar tudo, aproveitei as peças boas e comprei pelo ebay peças pra fazer tudo igual, desde o switch vintage, os refletores, o captador do braço (replicator x), o neckplate com o número e fiz o relic do jb que eu já tinha comprado anteriormente.
      Mandei fazer outro corpo, agora com as dimensões corretas e fui fazendo com calma.
      A pintura, antes de relicar tudo, foi feita pelo Osni da artwood, porque eu não tinha mais o local e nem tempo pra fazer.
      A cada cor pintada, pegava o corpo, relicava, e mandava de volta.
      Dei uma boa apurada nos erros que cometi na outra quanto ao relic e tentei me aproximar ao máximo da original.
      Não ficou igual, coisa que acho impossível, visto que até as da fender tem uma série de falhas que só fui descobrir num fórum gringo, mas ficou muito, muito perto.
      Levou 4 meses pra fazer tudo.
      Se eu faria outra? Nunca mais...

      Enfim, é isso! Minha nova frankenstein evh.

      Seguem as fotos:

      http://img846.imageshack.us/img846/4813/dsc00524i.jpg

      http://img838.imageshack.us/img838/682/dsc00525.JPG

      http://img853.imageshack.us/img853/2444/dsc00526jr.jpg

      http://img89.imageshack.us/img89/2749/dsc00527mci.jpg

      http://img849.imageshack.us/img849/7696/dsc00528bm.jpg

      http://img69.imageshack.us/img69/7248/dsc00529ho.jpg

      http://img825.imageshack.us/img825/3310/dsc00530gb.jpg

      http://img4.imageshack.us/img4/4082/dsc00531jb.jpg

      brunowebguitar
      Veterano
      # set/12 · Editado por: brunowebguitar
      · votar


      JJJ
      To afim de pegar um kit la na guitarfetish, um kit de flying v rr, que ja vem com tudo incluso, inclusive com ponte floyd ( tudo bem que não são grandes coisas as peças, mas pra começar a guitarra ta muito bom). Você que já comprou lá, queria saber se o processo é tranquilo, se chega tudo na boa, sem problemas???

      JJJ
      Veterano
      # set/12
      · votar


      Deiab
      brunowebguitar

      Pô, mas floyd logo de cara, no primeiro projeto... é pedir pra complicar, né? rsrs

      queria saber se o processo é tranquilo, se chega tudo na boa, sem problemas???

      Ainda não chegou o corpo, mas as poucas coisas que comprei de fora sempre chegaram normalmente aqui. Umas vezes demora mais, outras menos, mas chega.

      Deiab
      Veterano
      # set/12
      · votar


      JJJ

      O problema era na cavidade da ponte, o corpo era de uma guitarra selmer com ponte fixa e como não era o padrão da strato normal, faltaram milimetros e uma das buchas ficou um tiquinho pra fora.
      Foi o que bastou pra estragar.
      O duro foi desmontar tudo, tanto que fiquei desmotivado pra começar tudo de novo, principalmente porque não tenho muito tempo livre.
      Mas a vontade de fazer uma igual foi maior.

      Velvete
      Veterano
      # set/12
      · votar


      Opa!

      Minha Tele(parts)strato quase pronta!!!

      O álbum completo no Picasa.

      Abraços

      mfwitzel
      Veterano
      # set/12 · Editado por: mfwitzel
      · votar


      Estava em outro topico, mas aí vai colado novamente....

      Em 1990 comecei a tocar guitarra e comprei essa Dolphin Strato baratinha.
      Na época tinha 15 anos e peguei gosto...treinava 6 horas por dia (o resto do dia eu dizia que estudava para a escola......rs..).
      Conforme fui melhorando aos poucos e tocando em outras guitarras de colegas e amigos, comecei a perceber que ela tinha algo de "diferente" de outras guitarras...
      Ela pesa quase 5kg!!!!...mais precisamente 4,8Kg E hj, lendo o fórum eu descobri o porque....é de mogno maciço...(na época era barato....por isso fabricantes de entrada usavam). Para os mais desavisados ela não presta...rs....mas quando vc toca nela, sente que não é tranqueira não..
      Como não era e nem tinha pretensão de ser profissional, resolvi, ao invés de comprar uma guitarra top, melhorar a minha guitarra eu mesmo...ao invés de partir para outras que eu achava muito "casquinha de ovo", alem de caras...e com timbre que não me agradava..
      Na época eu usava para ensair, tocar em casa, em festivais de colégio, algumas gravações bobas em estúdio...
      Mesmo sendo um zero a esquerda eu percebia que todo o hardware dela era uma porcaria...pois bem...com o passar do tempo fui alterando a danada....eu mesmo arregaçava as mangas e mandava bala..resumindo:
      -Coloquei 3 captadores dimarzio sendo 2 humbuckers (paf pro e tone zone) e um single coil (HS2). ..detalhe: eu mesmo peguei um formaozinho e fui abrindo espaço para os bichinhos...hahaha..cortei o escudo...ficou razoável...nem perto do serviço pró de um luthier....mas eu curtia...isso para mim não tinha preço...o timbre e volume já ficaram animal...em algumas situações o pessoal da mesa até assustou com o volume dela...hahahaha

      captadores

      Recentemente voltei a tocar...mas chiava muito...coloquei knobs e chave seletora 5 posições originais fender ..troquei toda a fiação (eu mesmo...heheh) de acordo com o o esquema sugerido pela dimarzio (para a config da minha guitarra):

      knobs e seletor fender

      fiacao

      A partir daí comecei a perceber melhor os timbres do conjunto... A combinação dos captadores (ao mesmo tempo) não ficou boa, mas eles isoladamente ficaram bem legais (um HB mais agudo na ponte para distorcao forte, um HB mais grave no braço, com timbre lembrando jazz, e o single lembra uma strato orginal).....uma chave de 3 posicoes já daria legal

      -A um tempo atrás troquei a ponte por uma floyd (paralela...licenciada...estou ciente que não é nenhuma floyd ou gotoh...porem já da para brincar legal)..de novo coloquei o formãozinho para funcionar...hahaha..loucura total...ficou "maomenus". Não curti a flutuação da ponte, pois muda o tom durante os bends e no momento de apoiar a mao na ponte para abafar as notas. Ia colocar um tremol-no, mas fiz uma solução fácil que li aqui no fórum: um pedacinho (ajustado) de madeira na parte traseira (para a ponte ficar paralela com o corpo)...aumentei a pressão na mola e já era...a alavanca fica apenas para dive bomb (para baixo) mas não muda o tom sem usar a alavanca....e não desafina se estourar alguma corda...

      corpo

      -por fim, dei um trato nos trastes pois estavam totalmente esbagaçados após 21 anos de uso...hahaha...limei, lixei e poli com cuidado e como manda o figurino...ficou bom e não esta trastejando...o único problema é que ficaram baixos e planos demais...mas não vou encarar a troca dos trastes..rs..depois levo num luthier para isso...
      -analisei o braço de todas as formas que consegui e zero de empenação...retinho..impressionante...mas sempre ficou guardada em case rígido..com o passar destes 21 anos pode ter contribuido para manter retinho.

      braco

      Sempre usei essa guitarra como laboratório, e hoje percebo que tenho uma materia prima relativamente legal nas mãos...um corpo maciço de mogno super pesado não é toda hora que se acha...
      Sei que foi idiotice eu mesmo mecher no corpo com formão e que devo ter alterado timbre gerando superfícies internas irregulares.......mas a diversão de mecher na própria guitarra é muito bacana, já que não tem valor comercial....e ter um timbre razoável....hj faria tudo de novo!!!!
      Grande abraço a todos...e atualmente (com 37 anos) pretendo voltar com força total ao mundo da guitarra...já estou com uma Gibson Les Paul Traditional Pro Gold Top comprada no site da guitarcenter e entregue na casa de uma amiga nos EUA...vou buscar em novembro......essa para não mecher NADA...rs..e deixar ajustadinha em Luthier profissional....rs....mas isso deixa para outro tópico...rs...pois já escrevi muito aqui....
      Valeu!
      Marcelo

      Deiab
      Veterano
      # set/12
      · votar


      Velvete
      mfwitzel


      Só quem faz uma sabe a doidera.
      Acho que remete aos tempos de guri, inventado coisas.
      No meu caso foi a intenção de reproduzir ao extremo.(Cada louco com sua mania)
      Parabéns pelas guitas.

      Velvete
      Veterano
      # set/12
      · votar


      Deiab

      Sou muito suspeito pra falar pois, desde pequeno, dava um jeito de construir (mesmo que meia boca) meus próprios brinquedos.

      A diversão é, certamente, em dobro!

      Abraços

      mfwitzel
      Veterano
      # set/12
      · votar


      Deiab
      Velvete

      Guardadas as devidas proporções e sem querer fazer ocmparações com nossas humildes frankeinsteins, uma das melhores guitarras ja feita por um ser humano foi a original do Brian May
      Ele é físico, trampava numa empresa que tinha um computador gigante (existiam poucos na época), não tinha grana, então projetou a guitarra neste computador (a precisão do posicionamento dos trastes, de acordo com ele tem precisão de 24 casas decimais!!!!!!!) e fez a bichinha em casa, com a ajuda do pai..usando madeiras nobres, escolhidas a dedo..
      Achei bem bacana a historia...nao tem grana mas tem um super cérebro!!..deu no que deu!!!!
      Abrax
      Marcelo

      Deiab
      Veterano
      # set/12 · Editado por: Deiab
      · votar


      mfwitzel
      Ele realmente é um cara acima da média. Até peça de bicicleta ele usou.
      Vi a guitarra dele numa loja e fiquei examinando os detalhes.
      Uma parte elétrica cheia de opções de timbre.
      Quanto a inteligência dele, uma vez um cara tomou um toco dele numa entrevista, perguntou pra ele:"Por que você usa esse cabelão a tanto tempo"? E ele respondeu: "Com tanta coisa interessante que você poderia perguntar, você quer falar do meu cabelo"?!
      Virou as costas e entrou no teatro receber um prêmio pela obra do Queen.
      Abraço

      123nove
      Veterano
      # set/12
      · votar


      eu mexi na minha Aria Pro..

      Pintei de Azul Dark, remontei os captadores, alinhei os trastes, fiz um pequeno trabalho no braço. Tentei por Floyd, mas dai decidi deixar original, e mantive a Tremolo.

      Um dos melhores trimbres que já ouvi!

      Fotos PICASA: https://picasaweb.google.com/112733839006856196878/AriaProIIMagnaSerie s?feat=flashalbum#

      JJJ
      Veterano
      # set/12 · Editado por: JJJ
      · votar


      Velvete

      Tá ficando muito bacana, cara! Devo montar uma TeleStrato depois com o corpo de Strato que "sobrou" aqui (mas vai ser o contrário da sua: corpo de Strato, braço de Tele - e, possivelmente, HSH com ponte Tune-o-matic!!! Frankenstein é pouco! auhauhauhauhauha!!!).

      mfwitzel

      Deve estar com um som bacana isso aí hein? Strato com mogno deve dar um som diferente do usual...

      123nove

      Qual era a cor original?

      Abixibarraba
      Veterano
      # set/12
      · votar


      ao pé d aletra ela é umna franksteintrato
      -já foi roubada uma vez, ja sobreviveu um incêndio, um "Luthier" quebrou o headstock dela em dois pedaços, ja quebrou o braço(na trocula).....agora está ai...nada melhor do que você ver sua 1º guitarra "novinha".....

      Squier Affinyt 1996, ponta piezzo Lr Baggs, P-90 GFS braço, Texas Malagoli Meio, CUstom II malagoli ponte....so falta o escudo novo(esse ficou mto feio)
      http://imageshack.us/photo/my-images/827/foto0603f.jpg/
      http://imageshack.us/photo/my-images/401/foto0602.jpg/
      http://imageshack.us/photo/my-images/838/foto0601m.jpg/
      http://imageshack.us/photo/my-images/36/foto0600h.jpg/

      foto do estrago do head e outros....
      http://imageshack.us/photo/my-images/171/dsc01904ca.jpg/
      http://imageshack.us/photo/my-images/801/dsc01892t.jpg/
      http://imageshack.us/photo/my-images/685/dsc01888v.jpg/

      Velvete
      Veterano
      # set/12
      · votar


      JJJ

      Rapaz, que mistura! Depois poste fotos e mostre o som.

      Abraços

      JJJ
      Veterano
      # set/12
      · votar


      Abixibarraba
      H-S-P90? Caramba! Qual o som resultante disso? Como você ligou o switch de 5 posições? Esse corpo sofreu, hein? hehehe... Mas tá bacana, bem relic.

      Velvete
      Essa aí vai demorar... Estou na primeira ainda.

      Practus
      Veterano
      # set/12
      · votar


      mfwitzel
      a precisão do posicionamento dos trastes, de acordo com ele tem precisão de 24 casas decimais!!!!!!!) e fez a bichinha em casa

      TRUCO!!!!!

      Cara... não acredita em tudo o que você lê não... Que ele tenha calculado as distâncias dos trastes com precisão de 24 casa decimais, tudo bem (hoje em dia, qualquer Excel faz isso), mas daí a instalar fisicamente os trastes com essa precisão, só se ele cortasse os canais dos trates no braço à laser... na época que ele fez a guita dele, nenhum instrumento de medição e corte tinha esse nível de precisão... Ainda mais considerando que "ele fez a bichinha em casa"....

      Digosambora
      Veterano
      # set/12 · Editado por: Digosambora
      · votar


      Tem alguns projetos meus AQUI.

      Tem um novo projeto em andamento de violão, em breve postarei fotos do andamento.

      123nove
      Veterano
      # set/12
      · votar


      JJJ
      Era um vermelho cereja, achei meio gay, e mal-pintado. E como eu so fã de azul, mandei pintar dessa cor mesmo.. :D

      Will Bejar
      Veterano
      # set/12
      · votar


      Corpo de Squier Tom Delonge (MIM) e braço de Shelter "qualquer coisa", captador ponte Malagoli Custom 50 e do braço GFS Vintage Alnico Stager...

      Tô pra fechar o reviewzinho.

      http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/100_6653Custom.jpg

      mfwitzel
      Veterano
      # set/12 · Editado por: mfwitzel
      · votar


      Practus

      Beleza?
      Concordo com você, mas acho que aí entra uma relação entre planejamento x resultado alcançado
      Um dia eu ouvi o seguinte de um engenheiro:
      -se vc planejar mais ou menos, sai pessimo
      -se planejar algo bom, sai mais ou menos
      -se planejar algo ótimo sai apenas bom...e assim por diante
      Evidente que a propria variação superficial do traste é maior que as tais 24 casas decimais
      Independente disso, e apesar da montagem dita " amadora", esta guitarra foi replicada algum tempo depois por um luthier top, mas com muita dificuldade..e de fato é tida como uma das mais perfeitas guitarras....concorda?
      Abraço
      Marcelo

      Deiab
      Veterano
      # set/12
      · votar


      mfwitzel
      Já conversei com alguns luthiers sobre essa guitarra, e li bastante sobre.
      Sempre me falaram que é complicada de fazer, principalmente se for fazer uma réplica perfeita por causa da ponte dela.
      Pô o cara usou molas de cabeçote de um motor de carro.
      Tenho curiosidade de tocar com ela, principalmente pra avaliar a ponte.

      JJJ
      Veterano
      # set/12
      · votar


      Pior que o meu corpo tava quase chegando... agora por causa dessa M!¨%@&¨%@ de greve dos Correios sei lá quando vou conseguir montar minha FrankenStrat...

      JJJ
      Veterano
      # set/12
      · votar


      E não é que o corpo chegou, com greve e tudo! E foi rapidinho (7 dias úteis!) e sem roubo (imposto)! \o/

      Já comecei a montar a bichinha!

      Will Bejar
      Veterano
      # set/12
      · votar


      JJJ
      E aí, como tá o projetinho??

      JJJ
      Veterano
      # set/12
      · votar


      Will Bejar

      Acabei ontem à noite! Achei que ficou excelente. Vou ver se arrumo um tempo pra tirar umas fotos hoje à noite.

      Will Bejar
      Veterano
      # set/12
      · votar


      JJJ
      A minha tá pronta, já toquei com ela, só não consegui gravar...
      quero mandar o review com um videozinho, carai!!!

      Velvete
      Veterano
      # set/12
      · votar


      JJJ
      Will Bejar

      Opa! Quem sabe a gente não faz uma jam somente com essas guitarras transgênicas??? he he he

      Abraços

      Will Bejar
      Veterano
      # set/12
      · votar


      Velvete
      Boa ideia!!! +1

      JJJ
      Veterano
      # set/12
      · votar


      Velvete
      Quem sabe a gente não faz uma jam somente com essas guitarras transgênicas

      Só entra frankenstein... kkkkkkkk

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Montou uma guitarra? Mostre aqui sua obra!

      303.904 tópicos 7.863.809 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital