corpo em varias peças afeta o som da guitarra ?

Autor Mensagem
SERGIORATM
Membro
# set/13


ola gostaria de saber se essa questão do corpo ser em varias peças afeta o som final da guitarra ... ? oque seria melhor em 2 ou 3 peças ou apenas 1 ? pois pelo que vi até as melhores edições da Gibson e fender são em 2 ou 3 peças o corpo ... se isso é uma jogada para aproveitar madeira, então em qual marca ou serie é possível confiar que venha com o corpo em apenas uma peça ?

Hammer
Veterano
# set/13
· votar


SERGIORATM

Em se tratando de gibson les paul de um modo geral só algumas custom shop possuem o fundo de uma peça (se não me engano as reissue). As standard e traditional que eu saiba são de 2 peças o fundo... e as studio são de três peças...

overset09
Veterano
# set/13
· votar


Desde que sejam bem coladas, não há problema algum ter 2, 3 ou até 4 emendas.

Nefelibata
Veterano
# set/13
· votar


SERGIORATM

Corpo de apenças uma peça vc só encontra sob encomenda. O normal são 2 a 3 emendas em fenders e gibsons usa.

MAs tem o seguinte tb: Vc pretense usar distorções? Overdrive mais sujinho? Se sim, segundo alguns luthiers, essas emendas não vão fazer a menor diferença... Essa questão de construção fica mais evidente com captadores fracos e quanto mais limpo o som.

Também li no site de uma fabricante de customs shop que "mais vale uma guitarra feita com 3 peças felizes de madeira do que de uma ou duas peças ruins..." Logo, não é só o número, mas também a seleção destas madeiras.

Paul.Gilbert
Veterano
# set/13
· votar


SERGIORATM

Afeta, mas nem sempre negativamente. Tem muita guitarra boa por aí construída com diversas peças de madeira, e acho que vc não deve se preocupar muito com isso.

O porém fica para as guitarras baratas, normalmente chinesas, que são feitas com realmente muitas peças. Peguei uma SX uma vez, e via-se nítidamente, muitas, muitas peças, rs, como se o "luthier" tivesse montado uma espécie de guitarra de Lego. E o pior, é que os veios nem batiam, pareciam ser madeiras diferentes. O resultado foi um timbre abaixo do agradável, e um sustain prejudicado.

Sobre guitarras de peça única, tem muitos Luthiers que fazem. Já Vi uma Bela Music man assim. Mas já vi umas Fenders animais de 3 peças de Alder. Então minha conclusão é que se a guitarra foi bem construída, com o mínimo de qualidade, a quantidade de peças não afetará em nada, desde que se siga aquilo que o próprio projeto da guitarra permite.

mdifreitas
Membro Novato
# set/13
· votar


Sou novato no fórum, mas sobre frequências sonoras tenho um pouco de conhecimento. Para ficar mais claro, imagine que as cordas ao vibrarem passam a "vibração sonora" pelo corpo todo da guitarra, de maneira harmoniosa. Quanto mais 'sequinha' estiver a madeira, e menos 'barreiras' (emendas) essa "vibração sonora encontrar", você encontrará um timbre mais encorpado, com aquele sustain. Agora a questão da emenda das madeiras, desde que bem feitas e em harmonia, não deixam a guitarra com um som ruim, as vezes até caracterizam a guitarra, deixando ela com um som característico. Madeiras mais duras proporcionam um timbre estalado, e as mais macias, um timbre mais aveludado. Compare o som de uma strato com escala em maple/hard maple com uma Les Paul em mogno.

Shafik
Membro
# set/13 · Editado por: Shafik
· votar


Na moral, eu acho isso de uma extrema babaquice... eu queria que alguém me mostrasse a diferença SONORAMENTE entre uma guitarra de uma peça só e uma de 4..5.. 6..... cara, se existe eu DUVIDO que chegue a soar percetível a ouvidos humanos. Esse negocio de quantas emendas tem não passa de puro esquizofrenismo... chega a ser idiota...
O que não pode ter emenda alguma é a cabeça do cidadão que ta empunhando a guitarra em questão isso sim...

Seasick Steve mandou um oi para os esquizofrenicos e ao dono do tópico...

https://www.youtube.com/watch?v=S-vSZFEWHlo

Paul.Gilbert
Veterano
# set/13
· votar


Shafik

Por que tanta agressividade rapaz rs?

É sempre assim, minúscias não valem nada! Dane-se 7 emendas, tinta grossa, pestana de plástico... Mas quando um cara é minuscioso com o instrumento, e faz um timbre como o Eric Jonhson, o Bonamassa, o pessoal baba ovo e fica se perguntando como ele tem aquele timbre tão bom...

Emendas só fazem diferença se forem mal-feitas, mas acredite a diferença de sustain é muito perceptível sim.

Nefelibata
Veterano
# set/13
· votar


Shafik
Paul.Gilbert

Essa questão basta ver o som das stratos genéricas e de uma strato de responsa, tipo nash ou suhr.

Mesmo com captadores fodásticos as genericas não tem o som das top. Que então pode ser atribuído à madeira e cosntrução. E onde tem boa construção, tem madeira boa.

Uma coisa costuma andar ao lado da outra.

MauricioBahia
Moderador
# set/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Vou deixar a discussão rolar, mas isso já foi debatido 234.223 vezes não foi?

Tem tópico no Fórum de Baixo que fala exatamente disso:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/219834/

FBlues_rock
Veterano
# set/13 · Editado por: FBlues_rock
· votar


Shafik
+1, mas sem agressividade ou adjetivação :)

mdifreitas descreveu algo que funciona muito bem! Para um violão, com seu som obtido pela ressonância gerada principalmente pela vibração da madeira do tampo.

As cordas metálicas vibram entre apoios de osso, plástico ou metal (capotraste ou traste + ponte) e a captação é magnética, não microfonada, piezo. Se a guitarra é "sólida" (não é full hollow, por ex.), fica mesmo difícil teorizar a relevância da madeira no timbre e sustentação; não tem essa do cavalete transmitindo a vibração ao tampo, com construção tipo Hauser, etc. para melhor acústica, que acaba por afetar a vibração das cordas tocadas e consequente sustentação. Acho ainda mais curioso quando teorizam sobre a madeira da escala e braço colado x braço parafusado, tem efeito psicológico impressionante.

Uma coisa é certeza, tem muita indústria famosa ganhando dinheiro com os timbres madeirísticos de corpos sólidos, apoios metálicos e captação magnética. Não fosse isso, seria difícil vender tão caro como são diversas guitarras ;)

astrataranis
Veterano
# set/13
· votar


MMI nao vai desopilar o fígado hj?

astrataranis
Veterano
# set/13
· votar


PS: na musica HOBO LOW do seasick, perceberam que as tarrachas estao alinhadas??? exceto pela ultima cordas, todas estao alinhadas.... puxa eh sonho de qqr metodico conseguir isso! uAheuAHeuAHeu

TOC a MILHÃO pra conseguir isso!

renatocaster
Moderador
# set/13
· votar


Eu posso estar perguntando besteira, mas vamos lá: Qual a maior probabilidade de um corpo sólido empenar? O corpo feito com peça única, ou o corpo com ao menos duas emendas?

Levando em consideração que um corpo pode sim, empenar (é madeira, não é?)

Desculpem se estou falando asneira :P

Shafik
Membro
# set/13
· votar


Gente, me desculpe se eu pareci grosseiro, não foi essa a minha intenção e sim expor a minha indignação não com o tema, mas com a frequência que ele se repete, e se fosse alguma coisa relevante no mundo guitarristico, blz... mas não é o caso. Hoje os caras tão mais pra cientistas/engenheiros sonoros (de quintal né, pq creio que somente uma minoria tem noção do que escreve aqui sobre o assunto, afinal duvido que tenha alguém que construa guitarras dando pitacos...) do que pra guitarrista! A galera atribui um monte de coisa que na minha humilde opinião, escutam ou leem a fora, a madeira se são vários pedaços, se é um pedaço, se a escala é escura se é clara, se o traste é tantos milímetro o som sai assim se for de outro jeito sai assado, sem contar as lendas que se escuta na vida real, tipo, são coisas MUITO nada haver... eu realmente não vejo sentido nesse tipo de coisa.

FBlues_rock
Veterano
# set/13 · Editado por: FBlues_rock
· votar


renatocaster
O problema comum é com o uso de madeira ainda verde no braço, principalmente, como o caso de alguns anos da Tagima; conforme o braço "seca", empena.
Se emenda por si só empenasse corpo da guitarra, com a popularização do compensado teríamos centenas de milhares "guitarras-berimbau".
Fora o que um luthier já comentou comigo, sobre a "surpresa" que teve, tanto de emendas quanto de cortes, ao lixar uma Fender original de não-lembro-que-ano :)

Shafik
Faltou citar o sustain do braço colado X braço parafusado... hehe

Shafik
Membro
# set/13
· votar


FBlues_rock

Nem falo mais nada cara... só vou ler... HAhAhahAhA... é muita informação infundada e inútil junta.

FBlues_rock
Veterano
# set/13
· votar


Shafik
Que nada, legal seus argumentos, fora que antítese é que faz uma conversa progredir.
Só pega um pouco mais leve na forma, não no conteúdo :)

O MauricioBahia postar sobre o Seasick Steve alguns meses atrás foi um marco no FCC! hehe

renatocaster
Moderador
# set/13 · Editado por: renatocaster
· votar


Shafik

Veja, isso daqui é um fórum de discussão, onde diversos temas que envolvem a guitarra são abordados. Temas históricos, musicais, mitos, lendas, construção, timbre...Enfim, tudo que envolve esse "universo".

Alguns temas são mais relevantes, outros não. Isso depende do ponto de vista de cada um.

é muita informação infundada e inútil junta.

Outra vez, depende do ponto de vista de cada um. Vc pode comprovar empiricamente que as informações postadas aqui são infundadas e inúteis? Quem questiona tem que ter argumentos para a "contra prova". Até agora eu só vi vc reclamando e nada de provar o contrário. Se eu chego aqui e falo: "Pessoal, esse lance de emendas não faz diferença, por causa de X, Y e Z". Aí sim, apresento argumentos, dados, e fecho a conta.

Agora, vir aqui com a única missão de desabonar a informação alheia, eu acho um pouco de sacanagem. Eu filtro, vejo o que faz sentido e o que não faz, e guardo pra mim. Se algo me chama atenção, eu pergunto, tiro dúvidas. Vou pesquisar pra ver se as informações batem, e tal. O lance também é de como vc processa a informação que recebe.

ALF is back
Veterano
# set/13 · Editado por: ALF is back
· votar


tem toda essa questão de influencia de madeiras no timbre...esse topico acaba sendo uma variante do outro topico q foi discutido recentemente (madeira velha altera o timbre?) que ja era uma variante dos inumeros topicos "madeira influencia no timbre?"

na minha opinião, a quantidade de pedaços pode ser determinante na sustentação da nota e até mesmo alterar o timbre pra pior SIM...quando vc tem uma emenda na madeira, há uma pequena resistencia pra vibração passar de uma madeira pra outra, ainda que esteja "bem colado"...é a mesma diferença do braço parafusado x braço colado x braço inteiriço...
essa vibração vai, e depois volta...nesse vai e vem, há uma realimentação da vibração do complexo madeira - ponte - corda...a madeira sem colagem soa uniforme e realimenta o sustain de forma homogênea e constante, numa vibração só...

EU ACREDITO nisso, assim como acredito em vida fora da Terra...

outro fator importante, mas que nao tem relação com influencia no timbre, é a durabilidade do instrumento...um corpo inteiriço ou com colagens uniformes (como este aqui), é bem mais robusto...passa mais confiança...afinal, quanto pagamos num instrumento aqui no Brasil mesmo???

já um desses......

só pra constar, eu tenho uma guitarra made in indonésia que tem 3 pedaços de madeiras*...e quando eu comprei eu SABIA disso, pois vi na hora...mas fazer o q? gostei do som dela e do q ela oferecia pelo preço...
sempre q vou comprar uma guitarra, faço um balanço de custo x beneficio, dentro do q tenho disponível, e vejo se vale a pena...o corpo de uma unica madeira não é um fator determinante...nao adianta nada uma guitarra de corpo com madeira unica com construção e acabamento fuleras e captadores fuleras...acho q mais vale a analise do conjunto, tocando um acorde com ela desplugada e sentindo a vibração da guitarra, do q esses detalhes q as vezes ficam mais na teoria!

*
edit: além dos 3 pedaços de mogno, tem uma lamina de maple no top q nao tem nem 0,5mm, e uma lamina de mogno atrás pra enconder as emendas, como essa guitarra do link q postei acima...
as 3 peças de mogno são totalmente aleatórias...é tipo um sanduiche com 2 peças do mogno, sendo q o de baixo é partido no meio...complicado explicar...rs

Shafik
Membro
# set/13
· votar


Outra vez, depende do ponto de vista de cada um. Vc pode comprovar empiricamente que as informações postadas aqui são infundadas e inúteis? Quem questiona tem que ter argumentos para a "contra prova". Até agora eu só vi vc reclamando e nada de provar o contrário. Se eu chego aqui e falo: "Pessoal, esse lance de emendas não faz diferença, por causa de X, Y e Z". Aí sim, apresento argumentos, dados, e fecho a conta.


renatocaster

Cara, e você é um biologo, um lutie ou algum tipo de físico para argumentar e ter a prova do que essa galera esta falando? Ou melhor galera que ta falando isso tem alguma base pra comprovar essa teoria infundada? Você tem algum link de algum documentário do netgeo falando sobre o assunto? ( lol...)
Então cara, faça das suas as minhas palavras..simples.
Eu não reclamei de nada, e nem tenho essa pretensão, não sei aonde você viu alguma reclamação minha.

Agora, vir aqui com a única missão de desabonar a informação alheia, eu acho um pouco de sacanagem. Eu filtro, vejo o que faz sentido e o que não faz, e guardo pra mim. Se algo me chama atenção, eu pergunto, tiro dúvidas. Vou pesquisar pra ver se as informações batem, e tal. O lance também é de como vc processa a informação que recebe.

Eu não vim com missão nenhuma cara, a não ser expressar a minha opinião sobre essa futilidade sem nexo de que uma guitarra com menos pedaços de madeira tem uma qualidade sonora diferenciada de uma que é uma peça unica...como eu disse, se tiver, eu tenho absoluta certeza que nunca, jamais na face da terra é perceptivel a ouvidos humanos, portanto esse assunto não passa de uma coisa muito chata e pessoas que lerem isso futuramente podem achar que isso tudo procede, que alguem aqui fez testes, que tem uma oficina de instrumentos musicais pra ta falando isso com tanta prioridade...
Isso não passa de lenda.... pelamordedeus gente.... é por esse tipo de conteúdo inútil difundido no meio musical que temos marcas super-inflacionadas, por esse tipo de resenha que cidades pequenas tem preços absurdos em instrumentos "de qualiade'.... por causa desse tipo de loróta.
Isso é uma reclamação.

astrataranis
Veterano
# set/13
· votar


alf, de quem eh essa giannini? esta original e muito bonita...

MauricioBahia
Moderador
# set/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Eu só compro guitarra de uma peça pois meu ouvido capta sons (frequências) que até que os cachorros não conseguem identificar. Se me perguntarem que cola usaram pra fazer as emendas, eu digo até a marca!

Pronto, falei! :)

Auau!

renatocaster
Moderador
# set/13
· votar


Shafik

Cara, e você é um biologo, um lutie ou algum tipo de físico para argumentar e ter a prova do que essa galera esta falando? Ou melhor galera que ta falando isso tem alguma base pra comprovar essa teoria infundada?

Quem está questionando as teorias aqui é vc. O ônus da prova é seu, e não meu. Eu não tenho interesse nesse assunto porque eu já tenho minha opinião formada sobre isso. Mas, nem por isso, eu venho aqui chamar o que nego fala de lorota. Estou criticando a sua postura, e não a sua opinião.

ALF is back
Veterano
# set/13 · Editado por: ALF is back
· votar


opa! eu sou biólogo! (mas nem por isso o q eu falei é comprovado...alias, sou biólogo de shopping center...nao sei b%@&# nenhuma de madeira, arvore, bixo...essas coisera toda ai)
Edit: alias, hj é dia do biólogo! Ganhei uma regua de papelão reciclado do crbio...legal o agrado, mas pqp, só o correio já saiu bem mais caro q a regua!

sobre provar x nao provar....
ngm provou nada pra nenhum lado, então bater martelo pra qualquer teoria é atirar no pé...eu nao tenho ctza de nada do q falei, apenas acredito e estou em paz assim! ;)

astrataranis
cara, eu digitei guitarra corpo colado (nao me pergunte porque) no google e vi ela...parece q ta no site OLX...nao sei de quem é nao, e nem sei o preço! e tão pouco sei se é boa...rs...mas ela é bonita mesmo ne? nao sabia q giannini fazia guitarras desse naipe!

FBlues_rock
Veterano
# set/13 · Editado por: FBlues_rock
· votar


MauricioBahia
+1

Todos
A captação é magnética, não por microfonação, piezo, etc. Ou seja, se houvesse "variação do timbre" por vibração da madeira, como em um violão, o captador não captaria, é captação MAGNÉTICA!

Sobre a vibração da corda vibrar a madeira e essa "realimentar" a vibração da corda, dando mais sustentação à nota, basta olhar a ponte de sua guitarra, observe a construção. Acha mesmo que a vibração de uma corda vai ultrapassar sua ponte floyd, tremolo ou mesmo as fixas, de forma a vibrar significativamente o corpo sólido de madeira, que vai devolver a vibração pela ponte ou pelos trastes metálicos de forma suficiente para dar maior sustentação à vibração da corda?

Mudar a ponte pode sim mudar a sustentação, mas não por captar melhor a vibração da madeira, mas por apoiar melhor a corda, etc., fazendo com que vibre por mais tempo. Braço bem regulado e trastes bem instalados e nivelados evitarão pequenos trastejamentos, mesma coisa.

Falo de física simples, não é difícil compreender.

Edit: quer uma guitarra que sim, sofre bastante influência da madeira do corpo, compre uma boa Full-Hollow ou Archtop :)

ALF is back
Veterano
# set/13
· votar


FBlues_rock
cara, minha guitarra vibra tanto q se vc segurar meu braço enquanto toco vai sentir a vibração dela...vc deve ter experiência com guitarras q vibram muito...como uma vibração tão intensa dessas não vibraria a corda? rs....isso tbm é física, e mais simples ainda! E se a madeira não influencia no sustain, vai me dizer então q uma "tonante" "bem regulada" tem o mesmo sustain e timbre q uma prs (exemplo) "bem regulada", desde q tenham os mesmos pickups e hardwares?
As pessoas falam muito em "bem regulada" pra otimizar timbre, sustain e vida útil, mas o q a boa regulagem faz nada mais é do que NÃO atrapalhar o funcionamento da guitarra...a regulagem não faz nenhum milagre além de tornar a Mecânica da guitarra "flat", não influenciavel...tipo, "é assim que a guitarra deve ser, se sair disso, desregulou e algo passará a não funcionar como deveria", e por isso é extremamente importante. Passou disso, o instrumento é o que é, seja um modelo de entrada chinês, ou uma custom profissional

Cristhyano
Veterano
# set/13
· votar


Tenso isso aqui.

Shafik
Membro
# set/13
· votar


vai me dizer então q uma "tonante" "bem regulada" tem o mesmo sustain e timbre q uma prs (exemplo)

Ai já entra outra variável, e essa sim creio que influencie notavelmente, que é a qualidade da madeira (tipo), então não podemos pensar dessa maneira... agora se você me falar que a tonante e a PRS usam a mesma madeira, com o mesmo tempo/processo de secagem eu encho minha boca para mais uma vez dizer: é tudo a mesma coisa, caso contrario sempre haverá diferença. Uma coisa é você utilizar vários pedaços de madeira em uma guitarra e na outra um só, outra coisa é você usar uma qualidade de madeira em uma guitarra e outra totalmente diferente em outra... saco ALF is back ??

ALF is back
Veterano
# set/13
· votar


Shafik
sim cara, entendi, mas ai q ta o ponto:
qual a explicação física pro tipo da madeira da prs ser melhor q a tonante? Pq se o tipo influencia, tem a ver com a densidade dela e sua vibração, e numa dessas, pedaços colados no corpo alteram a resistência à vibração da mesma forma q o tipo o faz, certo?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a corpo em varias peças afeta o som da guitarra ?