corpo em varias peças afeta o som da guitarra ?

Autor Mensagem
FBlues_rock
Veterano
# set/13
· votar


ALF is back
Boa discussão :)
Põe a mão no tampo de um violão, sinta o tanto que vibra e por quanto tempo. Outra coisa, repare na espessura do tampo. Melhor, pegue um bom violão de um ótimo luthier e veja a espessura da madeira do tampo. A primeira vez que peguei quase 'joguei' o violão, é leve e fino, justamente para privilegiar a ressonância, a vibração (além da caixa de ressonância, que sua guitarra sólida não tem :o) ). Quanto mais fino o "verniz" melhor também. Existem os tampos duplos, tampo com tornavoz, mas não convém esse nível de detalhe para a discussão...

Óbvio que madeira vibra, até o batente da sua porta vibra com o som que sai do seu amplificador! Aliás, adoro fazer controle de feedback :)

Agora achar que isso ultrapassa todo o "hardware" e intensifica/realimenta a vibração da corda e aumenta significativamente o sustain, que a "vibração no braço" passa todo pelo traste privilegiando determinadas frequências (afinal, braço de maple e de ébano soam diferentes, certo?)... hehehe

Seu exemplo Tonante X PRS é perfeito! Por um óbvio motivo: uma Tonante nunca terá os caps e hardware de uma PRS! Lamento, mas não é o jacarandá brasileiro das tarraxas da PRS que dão as características de timbre e sustentação desse belíssimo instrumento.
A propósito, já tive uma Tonante, nem mesmo conseguiria ótima fixação da ponte naquela guitarra, o que afetaria o sustain no próprio "hardware" e não por ser alder x maple, 3 peças x peça única.

mas o q a boa regulagem faz nada mais é do que NÃO atrapalhar o funcionamento da guitarra
Exato.

Madeira tem influência? Acredito que sim, mas muito pouco significativa para justificar as discussões acaloradas defendendo madeira x ou y, escala de jacarandá x maple, braço colado x braço parafusado e corpo inteiriço x corpo com 3 peças. Ou o preço que cobram baseado nesse discurso.

Compraria feliz uma PRS com quilt maple, mas sem achar que soaria melhor por ter essa madeira, mas pelo conjunto (caps, hardware, etc.), por ter acabamento impecável e achar linda essa madeira no topo. :)

abraço

PS: encerro aqui, já não tenho muito mais a agregar à discussão e não me importa nunca que minha opinião prevaleça. :)

ALF is back
Veterano
# set/13 · Editado por: ALF is back
· votar


FBlues_rock
Melhor, pegue um bom violão de um ótimo luthier e veja a espessura da madeira do tampo. A primeira vez que peguei quase 'joguei' o violão, é leve e fino

isso ja aconteceu comigo! era um 12 cordas de nylon feito por um luthier pernambucano (que nao me recordo o nome...kk)
era impressionante o som daquilo, falava mto mais alto q meu humilde eagle com cordas de aço!

Seu exemplo Tonante X PRS é perfeito! Por um óbvio motivo: uma Tonante nunca terá os caps e hardware de uma PRS

sim sim, mas nas condições virtuais que coloquei, a tonante teria toda captação e hardware iguais aos da prs

"...
uma "tonante" "bem regulada" tem o mesmo sustain e timbre q uma prs (exemplo) "bem regulada", desde q tenham os mesmos pickups e hardwares?
..."



Agora achar que isso ultrapassa todo o "hardware" e intensifica/realimenta a vibração da corda e aumenta significativamente o sustain

mas o ponto justo em q acredito é exatamente o da realimentação, pois isso alteraria a vibração da corda e o captador apenas captaria essa alteração...claro que a captação é exclusivamente magnética, mas acredito que a vibração da corda se altera com a interação com a madeira, e a captação (q é magnética sim e nada além disso) capta essa alteração, diferente das arch, hollows e semi hollows da vida, que dependem de ressonancia...veja bem, o q eu acredito é na interferencia da madeira na captação magnetica mesmo...entendo perfeitamente a diferença dos instrumentos acusticos e variantes!

Madeira tem influência? Acredito que sim, mas muito pouco significativa para justificar as discussões acaloradas defendendo madeira x ou y

concordo! a alteração nao deve ser absurda a ponto de valer a pena confundirmos a cabeça de quem está fazendo uma pesquisa pra se decidir se compra uma golden ou uma stagg pra aprender a tocar! mas acho legal discutirmos isso, pois é uma polêmica sem fim...o luthier em que confio, e faz trabalhos fabulosos (Celso Freire) com sua marca, a Dreamer, NÃO acredita que a madeira influencie no timbre...pra ele, é construção, tamanho da escala e captação...
quem sou eu pra discordar de caras assim? mas discordo ué...é uma discussão eterna e quem se preocupa com isso são apenas 2 tipos de pessoas: os aspirantes amadores (eu), e as grandes empresas...
pq músico mesmo não ta nem ai se influencia ou não...negocio é tocar, gostar e levar! kkk

JJJ
Veterano
# set/13
· votar


Shafik
Seasick Steve mandou um oi para os esquizofrenicos e ao dono do tópico...

Ah, cara, mas a panela do corpo da "guitarra" dele é uma peça só!!! Por isso que ficou bom... auhuahuahuahuahuahuh

MauricioBahia
Moderador
# set/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


JJJ: mas a panela do corpo da "guitarra" dele é uma peça só!!!

Fato!!!

:)

ps. vixi!!! Tem 2 partes!! http://i191.photobucket.com/albums/z235/daveysplod/Hubcap%20Build%20pi cs/2010_01_SG106396.jpg

Olha que bacana!!

http://seasicksteve.com/forum/viewtopic.php?f=13&t=25

Drinho
Veterano
# set/13 · Editado por: Drinho
· votar


companheiros! NAO EXISTE MADEIRA MELHOR, PAU EH PAU e cada um favorece determinada frequencia e nao existem frequencias melhores, sao apenas caracteristicas...

NAO SOU EU QUE ESTOU FALANDO ISSO MAS SIM GENTE QUE REALMENTE ENTENDE DO ASSUNTO.







A unica coisa que se tira eh....

quanto mais massa no instrumento, mais frequencias de ressonancia e portanto mais volume, mais timbre

e isso tambem nao sou eu que estou falando mas sim Mr. Dennis Galuszka tambem Masterbuilder da Fender Custom Shop e ainda sim ha controversias pois nem sempre esta se buscando um som com muita massa, se fosse assim amantes de telecaster colocariam lipstick em les pauls......

e a coisa que mais prova tudo isso eh que quando ele batuca nos dois tocos de pau nota-se muito bem que um nao tem o som melhor que o outro, sao apenas diferentes.....

MMI
Veterano
# set/13
· votar


ALF is back

Na verdade o que existe é guitarra bem construída e guitarra mal construída.

Cada pedaço de madeira, peça de hardware e o que for tem sua frequência fundamental de ressonância. Isso tudo é fisicamente comprovável, entram os componentes de Fourier e coisas que nem valem a pena dissertar aqui. Por isso que existem guitarras melhores e piores, com o mesmo hardware. E essa é a razão que uma só peça vai vibrar diferente de um corpo de várias peças, veios discordantes (a vibração na madeira se dá preferencialmente pelas fibras, óbvio), colas etc. Então a pergunta fica respondida, sim, várias peças afeta o som. Porém...

O corpo é a parte da guitarra (sólida) que menos influencia no som. Eu disse menos influencia, não disse que não influencia. E quanto mais vibrar uniformemente e de preferência num múltiplo de 440 Hz, melhor vai vibrar e sair som (teoria de Fourier) . A Martin chegou a ter modelos, de altíssimo padrão, onde cada peça era "afinada" para que o conjunto tivesse a vibração mais harmoniosa possível - isso dá certo!

Mas a questão aqui é sobre corpo com várias peças. Juntar várias peças de madeira a princípio é a técnica de laminado, o que aumenta muito a resistência. Os baixos mais extraordinários que eu conheço, Fodera, usam muito esta técnica. E acho que ninguém se atreve a falar que um baixo desses é um lixo, apesar de ter mais de 10 peças, ao contrário, ele é perfeito.

Eu acredito que tem instrumento bem feito e mal feito, mais uma vez. E também tem madeira melhor e pior, mas o mais importante é o que o luthier faz com a madeira, o "tap tunning", o ajuste de sonoridade que dá ao mexer com a madeira.

Os bons luthiers selecionam madeiras exaustivamente, vale o padrão das fibras, o som do pedaço de madeira, o aspecto, a idade, a secagem, a parafina ou cêra nas partes de corte transversal das fibras etc. Isoladamente, a sonoridade das madeiras variam bastante, mas por exemplo, entre os maple, o plain maple soa bem melhor que os figurados. Mas o que importa, em grande parte, é a interação das madeiras e como elas são aproveitadas para funcionar em sinergia quando vibram. Recomendo quem quiser saber mais e pensar sobre o assunto, ler o livro do maior luthier do mundo atualmente, Robert Benedetto (Making an Archtop Guitar). O capítulo 1 é exatamente "wood selection". Eu tenho este livro e já estive várias vezes com luthiers deste nível discutindo inclusive madeiras, mas neste livro ele fala sobre secagem natural e secagem em estufa, umidade, encolhimento da madeira, quarter sawn, flat sawn, close grain, wide grain, inclined grain, bookmatched, etc. Não à toa ele é considerado e maior dos luthiers vivos atualmente por usar e fazer instrumentos excepcionais com madeiras que se consideraria impossível de se fazer uma guitarra, ainda mais de alto nível e sonoridade excelente. Transcrevo um trecho:

" Making an Archtop Guitar" by Robert Benedetto

"Note: For centuries, luthiers have created master grade musical instruments sometimes fashioned from what would be considered inferior tonewoods. It is not theory or opinion but rather absolute fact that fine, professional musical instruments can be made from so called inferior tonewoods. The progress one makes as a luthier will often depend upon how he deals with obstacles and challenges. If master grade tonewood is not available, use what is available. It is the maker, not the grade of wood, who will determine the end result. "

Depois ele mostra uma famosa guitarra feita por ele, a mítica #29293, onde usou pinho de construção civil flatsawn no tampo em 2 peças, fundo com 2 peças flatsawn unmatched de maple com nós, rachados de clima e descolorações, laterais e braço de plain maple. Mesmo assim, esta guitarra soa extraordinária e é da coleção de Scott Chinery, que foi um dos mais respeitados colecionadores do mundo. Outra que assombrou o mundo foram as Il Teredo, que é outra história. De toda forma, acredito que um excelente luthier faça uma boa guitarra de madeiras mais ou menos, mas não acredito que uma fábrica de produção em massa faça a mesma coisa.

Abç

MauricioBahia
Moderador
# set/13
· votar


MMI: Na verdade o que existe é guitarra bem construída e guitarra mal construída.

Simples assim! E, certamente uma guitarra elétrica de 300 pedaços soará como uma guitarra elétrica! Provavelmente custará muito mais pois para fazer esse número de emendas, de forma bem feita, demandará tempo e habilidade.

:)

renatocaster
Moderador
# set/13
· votar


MMI

O corpo é a parte da guitarra (sólida) que menos influencia no som. Eu disse menos influencia, não disse que não influencia.

Eu evito palpitar nesses tópicos, mas eu sempre acreditei nisso. Para mim o que mais influencia o som da guitarra são os captadores. Para um semi-leigo como eu nesse assunto, se eu tenho uma guitarra com captação X e troco por captação Y, é notável a diferença, pelo menos pra mim. Seja de volume, sustain, médios, agudos, graves, etc.

JJJ
Veterano
# set/13
· votar


MauricioBahia
vixi!!! Tem 2 partes

É, tá certo... É uma panela, né? Tem a tampa!!! kkkkkkkk

Mas o encaixe das duas partes é perfeito... E a direção dos veios é a mesma!!! hehehe

JJJ
Veterano
# set/13
· votar


Cá entre nós...

Guitarrista adora discutir sexo dos anjos, né não?

MMI
Veterano
# set/13
· votar


MauricioBahia

O pessoal complica o que não tem que complicar... rs

renatocaster

Exato. E fim de papo. ;-)

Shafik
Membro
# set/13
· votar


Ah, cara, mas a panela do corpo da "guitarra" dele é uma peça só!!! Por isso que ficou bom... auhuahuahuahuahuahuh

UHAUAuAUh...seis são paiaço memo... AUHauhjha

Guitarrista adora discutir sexo dos anjos, né não?

JJJ

Fico puto com isso tmb cara... umas coisa que num tem nexo.... ôôô raça!

SERGIORATM
Membro
# set/13
· votar


muito boa a discussão ... agradeço a todos ! e é interessante também determinar oque a madeira pode influenciar no som final ... quais são as características, e oque é apenas mito ... Vlw galera

Drinho
Veterano
# set/13
· votar


Por que tem guitarras que tem som de nada e tem outras que tem moh som?

MMI
Veterano
# set/13
· votar


Drinho

É aí que o bicho pega... rs

É um conjunto, madeiras, captadores, ferragens, duendes, anjos, astrologia etc.

FBlues_rock
Veterano
# set/13 · Editado por: FBlues_rock
· votar


MMI
Citou Martin, que fabrica violões, e Benedetto, que fabrica Archtops. Em ambos os instrumentos, a madeira faz muita diferença sim, inclusive o corte, envelhecimento, etc.
Já toquei em dois violões de tampo de cedro maciço com corte similar no mesmo dia (um Yamaha e um Tessarin 2009) e soaram muito diferentes, principalmente em determinadas notas (frequências).

Já nas guitarras sólidas, dificilmente eu perceberia a diferença apenas por conta da madeira empregada ou corte, tanto no sustain quanto nas frequências.

Drinho
Com todo respeito, perguntar a alguém que fabrica ou projeta guitarras bastante caras sobre o "mojo" em que se baseia seu marketing para valorizar seus instrumentos é pedir para ouvir uma resposta óbvia "claro, faz toda a diferença, é uma filosofia nossa, inclusive!"

Antes que diga "é o Papa da religião Fender!", já adianto que não sou devoto de religião alguma, nem mesmo nas guitarras, e já vi alguns dos melhores luthiers de sólidas relativizar bastante a importância da madeira nesse tipo de guitarra, assim como outros que parecem mais concordar para não contrariar o senso comum do que terem convicção disso propriamente.

Exemplo, um luthier que tem "marca própria" (não vende sua etiqueta, mas seu produto), bastante sincero e que faz o que são consideradas uma das melhores Teles do mundo diz o seguinte sobre o assunto:

"Guys, wood is wood, and as I stated in the diatribe about necks, it doesn’t matter what wood you choose, a Strat is still going to sound Strat-like and a Tele will always sound like the Telecaster. Harrison’s Rosewood Tele sounded like a Tele, and in ’62 and ’63, Leo introduced Mahogany bodied Teles, Strats and a few other models. Nobody ever screams, “That’s a Mahogany Strat, I can hear it.” Nope, it still sounds like a Strat. Therefore my recommendation is if it ain’t broke. . . well you know the rest. An Ash, Alder or Mahogany Strat or Tele produce the most duplicated and sought after sounds in the world of electric guitars, so why redesign success. While Mahogany will sound slightly different than Ash, and Ash sounds slightly different than Alder, the differences are so subtle as to be inconsequential. Each style guitar will retain its characteristic sound.

That said, to play at your best you have to placate your subconscious, thus if you think Pink Spotted Worm filled wonder wood will give you the best tone, I strongly urge you to go with it. However I ask you to consider the previous paragraph again.

You can use a very ugly knot filled piece of whatever, or a beautifully figured hunk of something else and not much is going to change except the price. So since it really comes down to parts and quality of construction, let’s continue exploring my typical guitar." (...)

Para quem interessar mais:
Body (corpo): http://www.ronkirn.com/body.htm
Quest for tone: http://www.ronkirn.com/quest.htm

Ele concorda com o MauricioBahia. :)

renatocaster
Exato, não precisa ter não "ouvido de ouro" para perceber a diferença no timbre e sustain ao trocar captadores ou mesmo o encordoamento. Já a madeira da escala... hehe

JJJ
Com certeza! :)

MMI
Veterano
# set/13
· votar


Drinho

É aí que o bicho pega... rs

É um conjunto, madeiras, captadores, ferragens, duendes, anjos, astrologia etc.

JJJ
Veterano
# set/13
· votar


FBlues_rock

"Guys, wood is wood, and as I stated in the diatribe about necks, it doesn’t matter what wood you choose, a Strat is still going to sound Strat-like and a Tele will always sound like the Telecaster. Harrison’s Rosewood Tele sounded like a Tele, and in ’62 and ’63, Leo introduced Mahogany bodied Teles, Strats and a few other models. Nobody ever screams, “That’s a Mahogany Strat, I can hear it.” Nope, it still sounds like a Strat. Therefore my recommendation is if it ain’t broke. . . well you know the rest. An Ash, Alder or Mahogany Strat or Tele produce the most duplicated and sought after sounds in the world of electric guitars, so why redesign success. While Mahogany will sound slightly different than Ash, and Ash sounds slightly different than Alder, the differences are so subtle as to be inconsequential. Each style guitar will retain its characteristic sound.

That said, to play at your best you have to placate your subconscious, thus if you think Pink Spotted Worm filled wonder wood will give you the best tone, I strongly urge you to go with it. However I ask you to consider the previous paragraph again.

You can use a very ugly knot filled piece of whatever, or a beautifully figured hunk of something else and not much is going to change except the price. So since it really comes down to parts and quality of construction, let’s continue exploring my typical guitar." (...)


Depoimento surpreendente! Embora não saiba quem é o cara, acho que não é todo luthier que teria coragem de falar uma coisa dessas...

Vamos ver se aparece alguém que pense diferente e defenda um ponto de vista contrário...

ogner
Veterano
# set/13
· votar


FBlues_rock
não precisa ter não "ouvido de ouro" para perceber a diferença no timbre e sustain ao trocar captadores ou mesmo o encordoamento

Ahhhh não!! Vc troca a marca de corda e ouve diferença no timbre???

#Aff
#Guitarristaéumapragamesmo
#CAOS

ahuehauheuhauhweuhuahuehuha!!!

FBlues_rock
Veterano
# set/13
· votar


ogner +1! kkkkkkkkkkkkkk

Não falo marca (não uso muitas), mas bitola percebo diferença sim no sustain, uso .012 e meu sobrinho .009, estranho pacas! Fora que erro tudo os bends logo que pego! hehe

ogner
Veterano
# set/13
· votar


FBlues_rock
Ahuehuahueha...

Pode crer, tensão da corda muda muito o timbre ( alem da pegada )

Quem discordar disso é boboca, ou usa pedaleira zoom, pup ceramico Xna e amp SS com falante xexelento..
ahuehuahuehuae...

Nefelibata
Veterano
# set/13
· votar


Drinho
MMI

E a história do peso do corpo? Ja ouvi conversa que nas stratos, corpo em alder mais leve teria uma sonoridade melhor, mais "hollow", logo mais strato.

Inclusive algumas marcas incluem essa informação em suas guitas.

Será q procede?

renatocaster
Moderador
# set/13
· votar


E a quantidade de suor despejada enquanto toca...será que faz diferença também (no timbre)?

rsrsrsrs............

FBlues_rock
Veterano
# set/13
· votar


renatocaster
Depende, se suar muito melhor afinar o instrumento em 433h (432 da água +1 dos sais)

JJJ
http://www.premierguitar.com/articles/5_Tele_Style_Builders_You_Should _Know?page=2

http://www.tdpri.com/forum/guitar-owners-clubs/166208-ron-kirn-owners- appreciation-club-46.html#post5259660

ALF is back
Veterano
# set/13
· votar


Oloco! Ngm nota diferença de timbre entre marcas?? E elixir vs ernie Ball? Acho q é o mais claro possível!

ogner
Veterano
# set/13
· votar


undefinedALF is back
Oloco! Ngm nota diferença de timbre entre marcas?? E elixir vs ernie Ball? Acho q é o mais claro possível!
Sou completamente psicopata e escuto tudo, o som das molas das minhas stratos sao tensionadas num tom especifico pra nao atrapalhar meu timbre!!!
ahuehuahueh.. To quase falando serio..Ahuehuahuh.. Acho que eu empato ou ganho do Eric Johnson...aheuhuaheuhauhe...

Drinho
Veterano
# set/13 · Editado por: Drinho
· votar


Bom
temos a teoria do renato que valoriza mais a captacao
temos a teoria do mauricio que valoriza o conjunto
temos a teoria do FBlues_rock que nao da tanta importancia em madeiras se tratando de solidas para a qualidade sonora
temos a teoria dos pobres que valoriza o guitarrista, essa eu costumo descartar porque eu sou ruim e guitarra boa na minha mão soa bem....

......

eh uma discussao divertida essa, em cada teste um resultado, em cada video uma precepcao, cada guitarrista dando sua opiniao, cada luthier falando de uma forma, mas nao eh possivel que nao se possa criar uma regra se usando de uma formula logica do conjunto....

eu tinha uma strato vagabunda da tagima que eu adorava, o braco dela era escalopado e levei num luthier pra fazer a substituicao de trastes deu que com tamanha delicadeza ele arrancou o traste e trouxe a escala junto, e braco era de uma peca so, ou seja, a guitarra nao tem mais braco....

so me sobrou o corpo, ele eh um corpo de 3 partes e a emenda e tao mal feita que tem parte andando e da pra ver atraves da tinta.... entao eu vou financiar uma experiencia, nao que tenha um fim inteligente este investimento mas eu preciso fazer isso pra realmente tirar uma prova real....

eu vou comprar um trio de van zandt no ebay e vo pedir prum luthier fazer um braco com escala de jacaranda nela, vou colocar umas cordas 0.12 tipo aquelas de cobalto da ernie ball que falam que a corda eh o bicho, vou deixar reguladinha e vou fazer o possível pra tentar tocar bem.....

depois eu vou levar ela em algum estudio que tenha algum twin reverb da vida pra ver o resultado....


Ela vai virar uma Super-Fender ou nao?

Facam suas apostas....

Se virar eu vou rifar a guitarra no FCC

ALF is back
Veterano
# set/13
· votar


ogner
vishi, nao sei quando vc ta falando serio! UHASUHASUH
só sei q marca de corda muda tudooo!











madeira tbm (kk)

ALF is back
Veterano
# set/13
· votar


Drinho
vc esqueceu de colocar um hardware top, e captadores tops! isso é importante!

Drinho
Veterano
# set/13
· votar


ALF is back

po van zandt bicho.....

tem coisa mais top que isso?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a corpo em varias peças afeta o som da guitarra ?