Tocar sem saber nome de acorde

Autor Mensagem
rcorts
Veterano
# jun/13
· votar


sanabria

Consegue aprender muita coisa sozinho, com certeza, só precisa correr atrás das informações. Eu nunca fiz aulas propriamente ditas. Só mesmo quando eu estava aprendendo a tocar tive uma aula de 15 minutos com um colega de escola, que já tocava há mais tempo, sobre a Escala maior e a fórmula T T St T T T St. Além disso ele me passou as notas no braço do violão e me ensinou a afinar. Na época que eu comecei quase não tinha professores na minha cidade. Ou era entrar em algum conservatório (cujo foco era mesmo em música erudita) ou quebrar a cabeça pra aprender alguma coisa.

Depois disso o resto tudo fui aprendendo na marra. Assim é mais difícil, mas não impossível. Quando eu comecei, o que tinha de disponível eram alguns métodos ultrapassados e umas revistinhas de banca de jornal onde eu aprendia alguns acordes, e às vezes um pouco de teoria. Depois a internet foi se popularizando e o número de guitarristas no Brasil cresceu, os guitarristas dominaram a internet e os caras que estudaram música pra valer (seja em Faculdades ou em institutos, como IG&T) começaram a escrever blogs falando sobre teoria, técnicas, exercícios, fraseado e etc....

Hoje em dia é tão fácil encontrar material na internet que só não aprende o básico de teoria quem não quiser mesmo. Fácil fácil você encontra aulas desde do mestre Mozart Mello até outros caras que tiveram a chance de estudar na Berklee e gravam vídeo aulas bem interessantes. A internet está aí para ser fuçada, explorada.

Tem cara que começou na música bem antes de mim (digamos há uns 20 anos), que deve ter ficado superfeliz quando aprendeu a primeira pentatônica e os primeiros licks de rock clássico. Eu que comecei a sofrer pra aprender guitarra há mais de 10 anos hoje vejo que tem tanta informação disponível que já é preciso saber filtrar. Tem muita coisa repetitiva, que é só chover no molhado. Ex.: 300 guitarristas ensinando a pentatônica básica, sem aplicar fraseado nem licks. Outros 300 ensinando arpejos, no entanto tocando na velocidade da luz e sem uma explicação mais detalhada, em que quase ninguém pega nada e quem pega alguma coisa muitas vezes aprende errado.

Mas aqui no próprio fórum tem tópicos em que você pode pegar o basicão de teoria. Qualquer dúvida, pode perguntar que tem muita gente aqui que se sente grato de poder ajudar. Tenha certeza disso.

Só faço questão de lembrá-lo de uma coisa: apesar de eu ser um dos grandes defensores da teoria, tenho plena convicção de que não é a música que tem que se encaixar na teoria, e sim a teoria que deve contribuir para a música. Musicalidade de verdade vem mais de sentir a música, do que de "conhecer de música". Tem muito músico que compõe peças com harmonias super complexas e escalas mirabolantes, mas que não transmite emoção nenhuma. E tem outros que com três acordes e uma escala pentatônica conseguem cativar multidões. O inverso, em ambos os casos, também é válido.

sanabria
Veterano
# jun/13
· votar


rcorts Obrigado pelas dicas!!!!

Ismah
Veterano
# jun/13
· votar


rcorts

acordes menores sao tristes e maiores felizes

O compartivo é válido, mas não se deveria associar o conteúdo (letra) de uma música a sua sonoridade (não necessariamente ele será relativo)...

e) buscar conhecer no mínimo a escala pentatônica e a diatônica (maior e menor natural);

Hum... pera aí... penta não é sinônimo de maior, nem diatônica de menor...

Pentatônica

"Denominam-se escalas pentatônicas, em música, ao conjunto de todas as escalas formadas por cinco notas ou tons."

Diatônica

"Escala diatônica é uma escala de oito notas, com cinco intervalos de tons e dois intervalos de semitons entre as notas*. Este padrão se repete a cada oitava nota numa seqüência tonal de qualquer escala. A escala diatônica é típica da música ocidental e concerne à fundação da tradição da música européia. As escalas modernas maior e menor são diatônicas, assim como todos os sete modos tonais utilizados atualmente."

* padrão T T S T T T S, para a maior e T S T T S T T para a menor; com T = tom, S = semi-tom/meio tom

as vezes a musica repete o msm acorde, e isso pode se tornar enjoativo, entao usa-se o relativo...

O relativo mencionado, é o relativo menor... Ou simplesmente a 6ª nota...
Veja a relatividade (que é escalar e não só de acordes)

C → Am
D → Bm
E → Cm

Se comparar as escalas de Xmaior com sua relativa menor verá que tens escalas com as mesmas notas. E se colocar as escalas relativas, com as mesmas notas lado a lado terá o mesmo padrão


T T S T T T S T T S T T ESCALA MAIOR
C D E F G A B C D E F G A
T S T T S T T ESCALA MENOR


sanabria
Veterano
# jun/13
· votar


Ismah

Achei que o relativo do E era C#m

Cm é relativo de D#.

Acho que vc se confundiu.

Ismah
Veterano
# jun/13
· votar


Achei que o relativo do E era C#m

Eu também acho kk realmente confundi, desculpe aí galera

sanabria
Veterano
# jun/13
· votar


Ismah É só editar o seu erro.

rcorts
Veterano
# jun/13
· votar


Ismah

A referência que você fez citando meu nome, se equivocou, quem disse isso não fui eu, e sim o usuário renatoff. No mais, acordes maiores e menores, apesar de oferecerem "climas" diferentes, se diferem mais pelas suas formas de resolução, devido às diferenças nas Terças, do que por qualquer outro aspecto. Ainda, se você considerar, a opinião do renatoff não é de todo equívocada, já que na música popular há sim uma forte tendência destas associações. Já na música instrumental, isso também pode ocorrer, mas não é tão forte.

Quando me referia às escalas pentatônica e diatônica, não sei se percebeu, mas coloquei entre parênteses maior e menor natural fazendo referência à escala diatônica. Não fiz questão de falar nada sobre relatividade entre as escalas e nem ficar dando explicações detalhadas sobre cada uma pois meu interesse não foi dar uma de professor do Sanabria, mas apenas indicar um roteiro breve do que ele poderia começar estudando. E não afirmei que uma fosse maior e outra menor. Você interpretou o que eu disse errado e perdeu tempo me explicando coisas que já sei.

Ismah
Veterano
# jun/13
· votar


rcorts

Desculpe o equívoco, realmente não me percebi disso. Quanto a explicar creio que mesmo sendo redundante de minha parte, achei por bem explicar para o autor do tópico e para deixar registrado .

[ ]'s

rcorts
Veterano
# jun/13
· votar


Ismah

Beleza, de boa.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tocar sem saber nome de acorde