Saber regular a guitarra, e saber tocar.

Autor Mensagem
MestreJuca
Veterano
# out/11


Você acha que um *guitarrista tem que saber fazer as regulagens da guitarra? Como ajuste da ponte, e todas regulagens que o instrumento precisa?


*Não digo violão porque já é mais complicado. O cara tem que ter noção de marcenaria, ter ferramentas adequadas e muita coisa mais.

MestreJuca
Veterano
# out/11
· votar


Ou tem que saber o minimo sobre o assunto (regulagem) pra não ser "engalobado" por luthier.

Hammer
Veterano
# out/11
· votar


Respondendo : uma coisa é ser musico a outra é ser luthier... sao coisas completamente diferentes....

O guitarrista não precisa saber regular a guitarra e nem é necessario, pois é para isso que existe o luthier...

Claro para um musico é muito importante conhecer o instrumento e não necessariamente saber regular.
Agora se o guitarrista sabe regular o proprio instrumento otimo, ele pode economizar uma grana com coisas simples...

A questao de ser engalobado depende muito de saber a procedencia do luthier.. claro e sempre bom ficar atento pois picaretas existem em qualquer area...

Maximun-EGS 216
Veterano
# out/11
· votar


Na minha opnião, um guitarrista tem que sabe NO MINIMO um pouco sobre o assunto, pra não levar o golpe do luthier, mais seria muito bom aprenderem a regular seu proprio instrumento e não depender dos outros...
Iso gera economia que você pode investir em outras coisas no futuro...

MestreJuca
Veterano
# out/11
· votar


Maximun-EGS 216
mais seria muito bom aprenderem a regular seu proprio instrumento e não depender dos outros...

Até porque é uma tarefa relativamente fácil.

Maximun-EGS 216
Veterano
# out/11
· votar


MestreJuca
Realmente xD

Eu aprendi a regular Floyd Rose no Google!

Economizei 150 pratas (um roubo)!!

Regular só é chato e demorado, pq tem que afinar e ajustar até chegar no ponto certo, mais é relativamente fácil.

renatocaster
Moderador
# out/11
· votar


Eu acho que a regulagem mais básica o guitarrista até que deve saber sim, como regulagem de oitavas, altura de cordas, ponte, tarraxas, etc.

Agora serviços um pouco mais complexos como trocas na parte elétrica, regulagem de tensor, desempenos, pintura, troca de trastes, etc devem ser feitas por um profissional qualificado. Pode saber também essas coisas, mas o que cara tenha a noção que estará fazendo por sua conta e risco.

Eu mesmo já troquei captadores e outros itens de parte elétrica nas minhas guitarras sem ser no luthier. Mas é aquilo, não é um serviço garantido, já o luthier te dá um tempinho de "garantia" pel oserviço que fez (pelo menos no luthier que eu levo minhas guitarras faz isso).

Maximun-EGS 216
Veterano
# out/11
· votar


renatocaster

Esse é o problema, tem uns que mechem na guitarra e te entregam, se você voltar la, ele fala que você fez mal uso e bla bla bla... Ai é foda.

MestreJuca
Veterano
# out/11
· votar


Maximun-EGS 216
tem uns que mechem na guitarra e te entregam

Este é um problema. O cara "fuça" na guitarra toda não consegue arrumar e depois passa pra outro dar um jeito. Apesar que o luthier tem obrigação de arrumar o instrumento independente do estado que esteja. Isso só vai gerar mais gastos. Mas...

renatocaster
Moderador
# out/11
· votar


Maximun-EGS 216

Hehehe, eu sei que isso rola mesmo. Mas é aquilo né cara, existem profissionais e "proficionais", se é que vc me entende.

Se vc tem a possibilidade de por em prática a "lei da oferta e da procura", aí o cara não pode ser bobo tbm. Se eu senti que o luthier tá querendo me sacanear, eu vou em outro, simples assim.

O problema é que em determinados locais não existe essa possibilidade, aí fica um lance mais monopolizado porque vc não tem concorrência. E é nessas horas que alguns agem de má fé, infelizmente.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar


MestreJuca
Em relação à sua pergunta inicial ( Você acha que um *guitarrista tem que saber fazer as regulagens da guitarra? ), eu acho que sim; mas, geralmente músicos que sabem fazer isso são caras mais experientes e que aprenderam mesmo com seu luthier.
Já os argumentos que muitos usam aqui, como "luthiers" incompetentes ou "careiros", ou falta de grana, não são argumentos convincentes para não se procurar um bom luthier que faça o serviço adequadamente.
Outra coisa importante: Música é um "hobbie" caro, e guitarras são equipamentos que precisam de manutenção mais ou menos constante. Portanto, se o sujeito não tiver grana, ou se conforma em tocar com o instrumento desregulado, ou mesmo estragado, ou vai praticar outro "hobbie". Ou seja: Quer tocar guitarra? Prepare-se para gastar...
Abç

danilomagacho
Veterano
# out/11
· votar


MestreJuca

Eu acho muito importante que todo guitarrista SAIBA como fazer as regulagens, todas elas.

Não quer dizer que ele vá fazer, até porque a prática leva a perfeição, então regulagens melhores certamente serão feitas pelos Luthiers que tem muito mais experiência, mas eu acho muito importante que o guitarrista pelo menos entenda cada regulagem, saiba como faz, e principalmente o motivo.

Não apenas regular ponte, mas oitavas, empenamento (tensor), trastes, ligação de captadores (principalmente a diferença entre os tipos de captadores, fases, etc.

MestreJuca
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Portanto, se o sujeito não tiver grana

É pra essas horas que vale saber fazer a regulagem do instrumento.

Paul.Gilbert
Veterano
# out/11
· votar


MestreJuca

Trocar as cordas, todos deveriam, realmente saber. mas serviços que podem colocar o instrumento em risco, não devem ser feitos por leigos.

Essa semana agora, acabei de receber um violão de fibra de um cara que tentou trocar a captação em casa e queimou o pré-amp e o captador de rastilho. E isso acontece com muita frequência, braços torcidos e outras avarias.

Ninguém é obrigado a Ir em Luthier, mas saibam valorizar e respeitar o trabalho, uma vez que é um tanto difícil e caro tornar-se um.

MestreJuca
Veterano
# out/11
· votar


Paul.Gilbert
Ninguém é obrigado a Ir em Luthier, mas saibam valorizar e respeitar o trabalho,

Será que se a pessoa entendesse um pouco do assunto, ele iria valorizar mais o trabalho do luthier?

mr.floyd
Veterano
# out/11
· votar


Quer tocar guitarra? Prepare-se para gastar...
infelizmente é assim, no brasil ainda é pior

+1

danilomagacho
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
mr.floyd

Infelizmente é uma brincadeira cara mesmo. Enquanto você está apenas na esfera das guitarras ainda vai... mas quando você começa a ter muitas guitarras, e principalmente quando você tem amp. valvulado, aí a coisa cresce exponencialmente.

Cabeçote valvulado na estrada é pior que filho...

Paul.Gilbert
Veterano
# out/11
· votar


MestreJuca

E eu não disse ser a favor desse conhecimento?


Quer tocar guitarra? Prepare-se para gastar...

E não só em luthier, o Luthier, depois do jogo de corda e das palhetas é o item mais barato do processo de tocar guitarra.

danilomagacho
Veterano
# out/11
· votar


Paul.Gilbert

Depende... tem muito cara que não conhece nada de regulagem, e por isto mesmo é incapaz de manter o instrumento regulado... tem que levar no Luthier para cada troca de cordas. Aí fica caro mesmo.

georginho_gallagher
Veterano
# out/11
· votar


O negócio é que existem luthiers, no sentido da palavra, e "técnicos em luthieria". Tipo, vc leva a guitarra para um suposto luthier, o cara sabe fazer alguma coisinha aqui e ali, mas não é a mesma coisa que um luthier gabaritado que possua know how em ajustes mais precisos, e até mesmo em construção de instrumentos.
Por mais que vc saiba fazer uma coisa ou outra, o luthier sempre vai saber das coisas muito melhor do que vc (pelo menos no meu caso); que apesar de bastante leitura, pesquisa e etc., algumas sacadas são inimagináveis.
Agora tem cidadão que não vale a pena gastar para levar a guitarra.
Algumas coisas como trocar de corda decentemente, trocar uns caps, ajustar as oitavas dá para levar, até um sutil ajuste no tensor... mais do que isso pra mim é luthier. Só deixaria de levar a guita em luthier se eu fizesse um curso de luthieria e pegasse uma mão boa pra essas coisas. Fora isso, é querer subestimar técnica e conhecimento necessários p/ a luthieria.

slash_web
Veterano
# out/11 · Editado por: slash_web
· votar


Tem sim... fui perguntar o pq dos luthiers do forum não contribuirem e obtive uma resposta do tipo '' NAO SOU PAGO PARA ISSO". É triste. Meu tópico foi fechado e não gostei.

Decepção cara , decepção! Tudo oque citei no tópico ficou ainda mais claro com tal resposta...

Todos podem ser "luthier DIY" , é só estudar para isso e ter vontade. 90% dos luthiers não devem ter nenhum tipo de curso para tal profissão e conseguem por experiencia. Agente com tanta informação disponivel na midia , podemos conseguir tambem.

Estou quase me formando em fisica-bacharelado, me considero até um pouco já qualificado para tal tarefa. Pois exige um pouco de noção de ''fisica'' kkkkk

Abraços e ainda estou indignado por fecharem meu tópico. Deve ser porque algumas pessoas no tópico começaram a ''perder a cabeça'' e começar a comparar consertar guitarra com trocar tuxos de motor.. triste , tanta admiração e tudo isso era puro capitalismo e interesse pessoal... certas pessoas poderiam se tornar maiores icones do que já são considerados aqui no forum... se promover ainda mais , como consequencia de boa vontade e ensino... mas enfim, fazer oque... cada um tem sua opinião.

Para quem quiser conferir...

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/271403/


até

Unfeelingness
Veterano
# out/11
· votar


Você acha que um *guitarrista tem que saber fazer as regulagens da guitarra? Como ajuste da ponte, e todas regulagens que o instrumento precisa?

Mestre

A pergunta que você está fazendo é parecido com:

"Um motorista tem que saber regular o banco do carro, saber o nível do óleo e da água do radiador, e saber trocar um pneu quando ele está furado"?

Eu diria que, trocar um captador, emendar fios elétricos ou fazer um reparo numa tarracha até podem ser coisas para o luthier, mas regular a altura de uma ponte, bem como as molas na parte de traz, são pequenas coisas que devem ser de domínio do guitarrista - pelo menos essas coisas mais básicas.

Abçs

bernardoguitar
Veterano
# out/11
· votar


Tem que saber o básico! Acho interessante tocar e regular o instrumento... Você deixa do seu jeito! Eu mesmo não toco nada, mas acho que consigo regular legal kkk!

Viciado em Guarana
Veterano
# out/11
· votar


Tudo o que se aprende é bom e vai ser útil um dia.

Porque não aprender?

Calexandre
Veterano
# out/11
· votar


Eu ando de bike desde moleque. Sei regular os freios, o câmbio e transmissão ( coroa, pinhão, passadores e alavancas ), trocar pneus e câmara de ar. Já até troquei os raios de uma roda uma vez para ver como se fazia. Se eu estiver viajando de bike e tiver peças sobressalentes não fico na pista.

Pelo mesmo motivo acho que o sujeito precisa conhecer seu instrumento. Desmontar, ver como funcionam as peças e aprender o básico. Regulagem do braço ( ponte e tensor ) e parte elétrica ( trocar captadores e potenciômetros ).

Mas esse sou eu. Eu gosto de trabalhar com ferramentas e eletrônica. Tem caras que não tem jeito com essas coisas. Esses pagam tranquilamente R$100,00 para alguém regular a guitarra toda e deixar macia e afinada e vão tocar felizes da vida. Cada um na sua.

Eu mesmo não toco nada, mas acho que consigo regular legal kkk![2]

thefuga
Veterano
# out/11
· votar


Não creio que "deva" saber, mas é interessante, pelo menos basicamente.

sidguitar1
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
muito boa resposta (+1) fiquei sem nada a acrecentar,abraço

MestreJuca
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness
mas regular a altura de uma ponte, bem como as molas na parte de traz, são pequenas coisas que devem ser de domínio do guitarrista - pelo menos essas coisas mais básicas.


É o que eu penso também.

Paul.Gilbert
Veterano
# out/11 · Editado por: Paul.Gilbert
· votar


slash_web

Tem sim... fui perguntar o pq dos luthiers do forum não contribuirem e obtive uma resposta do tipo '' NAO SOU PAGO PARA ISSO". É triste. Meu tópico foi fechado e não gostei.

Que eu saiba o Bertola tem um tópico só para este fim. Antigamente o Deiji também. Tenho certeza que ficaríamos felizes em ajudar, seja um Luthier da Velha Guarda como estes citados, ou os aspirantes como eu e outros por aí... Olha o que vc fala, não faça de uma interpretação sua, a nossa voz. Tudo que postamos aqui, não rende nada financeiramente a ninguém. Somente por boa vontade mesmo.

Todos podem ser "luthier DIY" , é só estudar para isso e ter vontade. 90% dos luthiers não devem ter nenhum tipo de curso para tal profissão e conseguem por experiencia.

Isso é parcialmente verdade, mas no meu caso e de muitos aí, não é da internet que vêm o conhecimento, e sim de um mestre. Tenho meu mestre e ele me ensina a perícia. Não adianta saber saber teoria e não ter a prática. Assim como formar-se em física exige tempo e dinheiro, Luthieria também. Ninguém vira Luthier da noite para o dia, lendo manuais na internet.

MMI
Veterano
# out/11
· votar


Ninguém vira Luthier da noite para o dia, lendo manuais na internet.

Desculpa, mas o problema está exatamente aí. Pior que vira sim, tem cada um solto por aí...

Na minha opinião tem uma diferença grande de Luthier para um "regulador de guitarras". Assim como uma coisa é um Guitarrista e outra é um moleque tocador de guitarra.

Na minha concepção pessoal, um luthier no mínimo sabe construir um boa guitarra ou baixo. O Bertola é um desses que merece o título e o respeito, como o Seiji e outros desse fórum. Inclusive o Seiji me indicou um luthier chamado João Cassias que foi se aprimorar numa das mais reconhecidas escolas dessa arte, a Galloup School. O que esses caras sabem e fazem é de impressionar. Daí vem um moleque, leu nuns sites e viu uns vídeos no youtube e se diz luthier, sai fazendo umas regulagens bem meia boca por aí, para não dizer que sai fazendo cag**da. Pior que tem luthiers de verdade que pegam fama e contratam esses moleques para fazer as regulagens porque o movimento é muito.

Da mesma forma, uma coisa é um guitarrista e outra é um tocador de guitarra. Concordo com o Mauricio Luiz Bertola, guitarra é algo caro. O cara não só tem que gastar muito como necessariamente tem que estudar muito. Se o cara é guitarrista de verdade, precisa se preocupar com sua técnica, com seu timbre, com seu instrumento e com seu público por mais restrito que possa ser. Eu mesmo não me considero um guitarrista, sou mais um curioso, mas tenho de violão e guitarra mais anos que muita gente por aqui tem de vida, aprendi os primeiros acordes lá para 1976 inspirado pelo The Song Remains the Same do Led, mas isso é outra história. Para tocar direito, para soar direito, para me sentir bem com o instrumento, em respeito aos instrumentos que tenho e que gastei muito para tê-los, eu mesmo faço meus ajustes e regulagens, já passei muitos dias metido em oficinas de luthiers. Já errei e estraguei peças? Sim, para isso que servem instrumentos baratos. Para altura de cordas, oitavas, tensor, nut e até mesmo um nivelamento simples de trastes, faço eu e acho que um guitarrista bom tem que saber isso. Uma troca de cordas ou mesmo uma mudança na temperatura já precisa de alguma regulagem. Além de que um luthier pode fazer uma regulagem básica, mas uma regulagem bem fina depende da "pegada" do cara, dá para deixar as cordas bem rentes se a palhetada for leve, mas se o sujeito for "pata de urso", a ação baixa é bem mais alta que para o anterior. Aprendi isso pela dificuldade de achar caras que respeitem e façam o serviço direito, porque se for para dar para um moleque fazer meia boca, não serve. Hoje, depois que aprendi, conheço luthiers que trabalham direito, mas levo quando o serviço é mais difícil. De toda forma, acho sim que um cara que se intitula "guitarrista" tem que estudar escalas, harmonia, palhetada e tem que estudar um pouco de luthieria sim, ter noção de madeiras, captadores e regulagens para encontrar os sons que procura.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Saber regular a guitarra, e saber tocar.