Tocar sem saber nome de acorde

Autor Mensagem
sanabria
Veterano
# jun/13


Pergunte bem de leigo, eu tenho um amigo, ele sabe tocar algumas músicas na guitarra e violão sabe solar, mas se eu pergunto para ele:

"Que tom está a música?"

Ele simplesmente, não sabe dizer, acho que ele sabe somente Power chords e maiores, não sabe nem a diferença entre Em e E.

É possível alguém tocar sem saber os nomes do acordes e como eles funcionam em uma música?

Outra pergunta: Uma vez foi em uma igreja é a mulher falava o tom e o cara acompanha, mas foi perceber que o cara só ficava: E, B7, A, quando trocava o tom era a mesma sequencia, mas em outro tom, como pode isso? Ele não ia para nenhum acorde menor. Lol.

Desculpe sou muito leigo, nem entendo quase nada de música, não me xinguem ): Bricadeirinha rs.

stroudcastle
Veterano
# jun/13
· votar


sanabria
Também tenho um amigo assim kkkk. Pega as coisas mais no ouvido mas mal sabe o que ta fazendo. Acho importante saber a teoria de montar os acordes ajuda bem mais a compor do que ir só pelo ouvido.

Outra pergunta: Uma vez foi em uma igreja é a mulher falava o tom e o cara acompanha, mas foi perceber que o cara só ficava: E, B7, A, quando trocava o tom era a mesma sequencia, mas em outro tom, como pode isso? Ele não ia para nenhum acorde menor. Lol.
É só mudar o campo harmônico de acordo com o tom uai, a função dos acordes é a mesma só vai mudar a região do braço.

Lelo Mig
Membro
# jun/13
· votar


sanabria

Toquei mais de 2 anos sem saber nome de acordes.....iniciei de ouvido, só depois fui estudar, e estudei sozinho, sou autodidata.

É difícil explicar, porque quando você toca de ouvido não usa a lógica da metodologia musical, você simplesmente vai pela sonoridade. É uma espécie de memória de sons, você sabe como os acordes soam, então pelo som você os utiliza em função do que a musica pede.

Eu até hoje (porque a gente cria vícios) não me baseio em teoria alguma, em campo harmônico, escalas, nada disso para tocar ou tirar uma música...devido ao vício, eu vou pela sonoridade.

A diferença é que como resolvi aprender, se você me interromper no meio de uma canção e perguntar o acorde ou nota que eu usei, eu sei o nome.

Hermes GTR
Veterano
# jun/13
· votar


É possível alguém tocar sem saber os nomes do acordes e como eles funcionam em uma música?

Quando o novato começa a fazer aulas, o professor geralmente ensina algumas posições, passa uma música e deixa o pião a semana inteira ralando.
Só depois que o aluno já conhece mais acordes é que o professor explica a teoria. Escalas, acorde maior, menor, campo harmônico.

Quando se é autodidata, a coisa complica um pouquinho, essas revistinhas de banca de jornal não explicam a teoria a fundo, o cara tem que procurar em outras fontes.

Mas, independente de ter um professor ou ser autodidata, nesse início de aprendizado é normal o novato tocar sem saber o nome dos acordes, saber apenas os desenhos.

Uma dica: Aqui no Fórum tem inúmeros tópicos sobre teoria musical. Não custa dar uma olhada.

Pé de chinelo
Veterano
# jun/13
· votar


sanabria

É, esse é o limite entre o músico prático e o que sabe alguma coisa.

rcorts
Veterano
# jun/13
· votar


Tocar sem saber o nome dos acordes não é bem a questão. Basta ter um pouco de noção do som e dos desenhos. Tirar de ouvido é possível e tem pessoas que, inatamente tem uma percepção do que outras.

O problema em não entender nada de teoria consiste mais na hora de improvisar e definir tonalidade ou atonalidade em uma música. Aí, desculpem a expressão, mas fode a bagaça!

Drinho
Veterano
# jun/13
· votar


sanabria

É possível, basta por o dedo e sairá som sem a necessidade de saber nada...

sanabria
Veterano
# jun/13
· votar


Na opinião de vocês é importe saber teoria, então?

sanabria
Veterano
# jun/13
· votar


Acho que esse meu amigo decora os acordes e os solos, não é como tirar de ouvido, ele pegava revistas e decorava, diferente de uma pessoa que tem ouvido, eu tenho outro amigo, esse tirava de ouvido e não conhecia muita teoria, não usava revista nem cifra alguma, se dar uma cifra para ele nem sabe ler, ao contrario desse outro que decora tudo.

Grande diferença, o que acham?

elchapa
Veterano
# jun/13
· votar


sanabria

Se o cara só toca as musicas decoradas, então é como se ele fosse um "papagaio". Não sabe absolutamente nada do que está fazendo, mas faz. Para músicos iniciantes, isso é absolutamente normal.

Agora não saber o nome dos acordes é bem diferente. As vezes você sabe um tom de uma musica e sabe como tocá-la, mas não sabe os nomes que se dão para isso, isso não faz de você um mal musico, apenas um que não estudou o nome dos arranjos e teorias musicais.

Como disse Lelo Mig , a gente tenta acertar de "ouvido" e pelo "feeling" da musica na hora.

Músicos antigos como Albert King, sequer sabiam ler ou escrever, quanto mais ler cifras. Mas entendiam o que deveria ser feito em cada parte da música, por pura experiência. Veja a música "Pride And Joy" que o SRV toca com ele. O Albert King fica tocando umas notas no começo da musica, tentando achar o tom dela para adaptar a melhor escala.

Resumindo, é normal isso acontecer!

rcorts
Veterano
# jun/13
· votar


sanabria
Na opinião de vocês é importe saber teoria, então?

Muito importante. Mas musicalmente falando o mais importante é um músico primeiro:

1) ter sensibilidade, percepção, bom gosto, criatividade, motivação e n" outros fatores que também devem ser considerados para julgar alguém como bom músico;
2) ter amplo conhecimento das peculiaridades do(s) estilo(s) que toca;
3) ter desenvolvidos um bom senso melódico (frases, fraseados), harmônico (acordes) e rítmico;

Então perceba: teoria é importante? sim, muito. Esses outros aspectos são igualmente importantes? sim, igualmente. Mas o ideal é que um músico busque se desenvolver nesses dois espaços. Muitas vezes o que ocorre é que alguns só sabem/só acham importante se situar em um deles.

Acho que esse meu amigo decora os acordes e os solos, não é como tirar de ouvido, ele pegava revistas e decorava, diferente de uma pessoa que tem ouvido, eu tenho outro amigo, esse tirava de ouvido e não conhecia muita teoria, não usava revista nem cifra alguma, se dar uma cifra para ele nem sabe ler, ao contrario desse outro que decora tudo.

Grande diferença, o que acham?


Acho que seria bom ambos buscarem se desenvolver de forma mais ampla. Não apenas teoricamente, mas musicalmente mesmo.

RenatoSchoen
Veterano
# jun/13
· votar


sanabria

Alguns caras são intuitivos... pegam de ouvido e sabem o que fazer sem sequer se preocupar com a nota, a escala e a harmonia. Improvisam que é uma beleza....

Outros são papagaios de pirata.... decoram a música e de tanto repetir conseguem um ótimo resultados. Mas na hora de improvisar ficam limitados à zona de conforto (penta, na maioria das vezes).

Outros tantos sabem muito de teoria, estudam pacas, mas não são grandes instrumentistas.... se saem melhor compondo e arranjando.... muitas vezes porque não tem o talento natural, ou porque não tem saco de ficar horas na companhia do metrônomo.

Na verdade não existe regra. Se o cara gosta de guitarra vai dar um jeito de aprender.

Teoria é fundamental para quem quer realmente ser músico. Para hobbistas e curiosos em geral ela é um ótimo complemento, que vai permitir uma grande evolução na musicalidade e expressão. Mas não é fundamental.

sanabria
Veterano
# jun/13
· votar


Eu não sei quase nada de guitarra, sei mais violão(básico), sempre tive curiosidade sobre música, eu percebo, que a maioria desses músicos que tocam em igrejas, só tiraram músicas de ouvido.

lucas.hammett
Membro
# jun/13
· votar



Outra pergunta: Uma vez foi em uma igreja é a mulher falava o tom e o cara acompanha, mas foi perceber que o cara só ficava: E, B7, A, quando trocava o tom era a mesma sequencia, mas em outro tom, como pode isso? Ele não ia para nenhum acorde menor. Lol.


o cara tem que ir atrás, não dá pra simplesmente advinhar

sanabria
Veterano
# jun/13
· votar


lucas.hammett O cara ficava só em maiores, eu não consigo tocar sem nunca ter escutado, uma vez um tio, meu pediu o tom, eu errei tudo, ele ficou bravo, mas como vou adivinhar?

lucas.hammett
Membro
# jun/13
· votar


sanabria
"hey, me dá um Am ai..." toca só o Am e fodasse kkkk

rcorts
Veterano
# jun/13
· votar


sanabria

Neste caso que você citou E, A e B7 entra a famosa progressão I IV V. Dentro da teoria é o clichê Tônica Subdominante e Dominante.

Não sei se você sabe, mas essa é a progressão típica do Blues e também das modas de viola popularizadas no Brasil por Tião Carreiro e Pardinho entre outros. Em ambos os estilos musicais os músicos tiravam esses acordes de ouvido porque intuíam que eles "combinavam" entre si. São ambas manifestações populares que provam que mesmo sem conhecimento de teoria a música ainda existe como expressão artística e pode ser sentida.

Nessas realidades específicas quando diziam tom de E, ou tom de A, geralmente usavam a mesma progressão, mas no tom determinado. Ex.: tom de MI maior: E A B7. Tom de Lá Maior: A D E7.

Se por outro lado eles tivessem mais noção de teoria, saberiam que dentro desses tons não existem apenas estes acordes, mas também outros acordes menores e diminutos. No entanto, talvez não tivessem encontrado a simplicidade desses 3 acordes que contribuíram para criar os estilos que tocaram e vivenciaram.

Ao mesmo tempo, se ninguém se propusesse a aprofundar em teoria, tanto a música erudita quanto o Jazz ou Fusion talvez jamais teriam se tornado possíveis, apesar de o Jazz no início também ter sido feito por muitos instrumentistas - na verdade gênios na música - na base de muita intuição.

Mas são apenas curiosidades envolvendo essa questão que eu achei interessante mencionar.

sanabria
Veterano
# jun/13
· votar


rcorts Eu não entendo nada de teoria, mas se em vez de tocar esse jeito, ele tocasse: E,B9,A9

Também daria certo?

renatoff
Veterano
# jun/13
· votar


"como pode isso? Ele não ia para nenhum acorde menor. Lol."

nao é regra, muito menos vale para todas as musicas...
mas da pra tocar quase toda musica com acordes maiores, ja que os menores são relativos... ou seja, são quase igual aos maiores...
sendo assim podemos tocar uma musica q tenha o tom C apenas com os acordes:
C F G
uma com tom em A com apenas os acordes:
A D E
e assim vai..

ja que (na escala de C por exemplo):
C = Am
F = Dm
G = Em


Assim quando alguem pede pra vc adivinhar os acordes da musica basta vc utilizar estes aí, de acordo com o tom... claro q tem q ser de ouvido e na hora é impossivel nao errar algumas vezes...

espero ter ficado claro...

rcorts
Veterano
# jun/13
· votar


sanabria

rcorts Eu não entendo nada de teoria, mas se em vez de tocar esse jeito, ele tocasse: E,B9,A9

Também daria certo?


Sem problemas. A progressão I - IV - V ainda permaneceria na mesma e a única coisa que ele estaria fazendo além seria utilizar da 9ª nos acordes pra criar a sonoridade desejada. Poderia por exemplo usar um B7/9 também que ficaria bem legal e manteria a 7ª que é responsável pela função dominante. Inclusive esse acorde V7(9) é muito utilizado em Blues por exemplo.

Tem cara que utiliza esse acorde sem saber explicar o que contém, mas sente/percebe que o som que deseja está lá presente no acorde.

Ex:

B7(9) ou B7(9) ou B7(9)
e---------------------------9---------------------------
B---2----------------------10-------------------------
G---2--------------6--------8---------------------------
D---1--------------7--------9---------------------------
A---2--------------6-------------------------------------
E------------------7------------------------------------


sanabria
Veterano
# jun/13
· votar


rcorts Eu quando vou tocar uma música que tem A eu troco para o A9, fica um som tão bonito, mas para ser sincero, não sei nem direito como é as formação dos acordes.


Da uma sonoridade bonita um violão ou guitarra um toca A9 e outro o A, da um som interessante??? Desculpe minha ignorância musical.

sanabria
Veterano
# jun/13
· votar


renatoff Interessante, se me pedirem para um G.

Eu posso tocar G,D,C9, mesmo ela tem acordes menores, se eu não tocar fica legal???

sanabria
Veterano
# jun/13
· votar


Galera, mesmo desse jeito é complicado, uma vez meu tio me pediu o tom, eu errei tudo kkk, isso seria mais questão de pratica??

Ismah
Veterano
# jun/13
· votar


RenatoSchoen

Outros tantos sabem muito de teoria, estudam pacas, mas não são grandes instrumentistas.... se saem melhor compondo e arranjando.... muitas vezes porque não tem o talento natural, ou porque não tem saco de ficar horas na companhia do metrônomo.

Esse cara sou eu! Consigo imaginar uma música completa, passar seus solos para varias oitavas e tal... Crio arranjos de música eletrônica ao órgão (nunca vou esquecer a cara dos meus colegas de banda quando puxei uma música do Latino com um Hammond e piano - acabei tocando ela inteira com o batera, porque os demais congelaram) Mas 10min com metrônomo me deixam louco, capaz de quebrar tudo que tiver em minha frente...

Na verdade não existe regra. Se o cara gosta de guitarra vai dar um jeito de aprender.

Tenho um amigo que eu não chego no timbre dele... O palmute ele faz coma mão direita (e não, ele não é canhoto)... em consequência, ele tem uma peculiaridade que faz o som dele único, como grandes mestres do passado.

Já vi tanta coisa que não dúvido de nada... Mas algo que me deixou de cabeça pra baixo foi um baixista canhoto com as cordas posicionadas para destro (agudas em cima)... Problems? Não, ele se destacou no show como nenhum outro...

Mas não é fundamental.

Realmente ela não é... Ela apenas vem a facilitar em alguns momentos... Por exemplo em solos, no caso das cordas vi caras se rasgando para fazer solos de penta, onde poderiam simplesmente migrar de uma corda a outra...

AllanGouveia
Membro
# jun/13
· votar


sanabria
cara, acho que todo mundo tem um amigo assim... kkkkkk. eu msm tenho um amigo cm o seu... o bixo n manja nada de teoria, mas na pratica tira onda... principalmente quando toca violão... kkkk.

isso é um mistério!!!! kkkkk

sanabria
Veterano
# jun/13
· votar


AllanGouveia Para quem acredita em dons, diria que isso é um dom!!!

rcorts
Veterano
# jun/13
· votar


sanabria
Da uma sonoridade bonita um violão ou guitarra um toca A9 e outro o A, da um som interessante??? Desculpe minha ignorância musical.

Cara, na verdade não faz muito sentido um tocar um Lá e outro tocar um A9, pois a única coisa que mudaria seria o timbre dos dois instrumentos e a 9ª em um dos acordes. Não precisa se desculpar por nada meu. Você não tem obrigação de já nascer sabendo.

Agora se você quiser ter uma noção do que pode ficar bom realmente te aconselho a estudar pelo menos a teoria musical básica, o que já é de extrema ajuda pra qualquer músico. Não adianta muito você ficar tentando aprender as coisas aqui com base na tentativa e erro. Além de nem sempre você obter respostas corretas, seria impossível esgotar todas suas dúvidas apenas em um tópico.

Só pra te dar um guia, para você começar a desenvolver seu conhecimento de violão/guitarra e teoria, te aconselho a procurar pelo seguinte:

a) conhecer de cabo a rabo todas as notas no braço da guitarra (todas as casas, todas as cordas);
b) conhecer pelo menos os acordes maiores e menores, inclusive com sétima (que não muda tanto os acordes);
c) fazer um estudo básico sobre os intervalos, começando pelos principais que são T - 3 - 5 e 7, prestando muita atenção nas tipologias (maior, menor, justa, diminuta e aumentada) e depois passando para as demais tensões (4ª, 6ª, 9ª 11ª);
d) entender pelo menos o básico de formação de acordes. Ex.: acorde maior (formação: T - 3 - 5) acorde menor (formação: T - 3m - 5);
e) buscar conhecer no mínimo a escala pentatônica e a diatônica (maior e menor natural);
f) aprender o básico sobre tonalidades (maior e menor);

A partir daí, você já terá ferramentas para tocar, mudar arranjos e improvisar sobre uma pancada de músicas populares, de vários estilos. E se depois quiser partir para coisas mais complexas prossegue com seus estudos de teoria para aprender coisas mais aprofundadas.

renatoff
Veterano
# jun/13
· votar


sanabria
"Eu posso tocar G,D,C9, mesmo ela tem acordes menores, se eu não tocar fica legal???"

vc n consegue a msm sonoridade com acordes maiores q consegue com menores... acordes menores sao tristes e maiores felizes, assim ate da pra saber se usa um acorde maior ou o seu relativo menor na musica, mas nao só isso... as vezes a musica repete o msm acorde, e isso pode se tornar enjoativo, entao usa-se o relativo...

Exemplo:
A - F#m
agora imagine vc tocando
A - A
ngm vai aguentar ouvir isso por mto tempo....

algumas musicas são compostas apenas por um acorde maior e seu relativo...
um exemplo é a musica Carry You Home - James Blunt (nao tenho certeza)
agora imagine uma musica dessas com apenas o acorde maior... n da...

sanabria
Veterano
# jun/13
· votar


rcorts Gostei de tuas dicas, eu tenho muito que aprender, mas no momento não posso fazer aulas, nem vou ter muito tempo, pensei em estudar canto e mais estudar violão/guitarra, é muita coisa!

Será que consigo aprender algo sozinho, lendo teorias???

MMI
Veterano
# jun/13 · Editado por: MMI
· votar


Não é o razão do tópico... Ninguém comentou a respeito também. Mas eu toco muita coisa que não sei o que é, vários acordes que não sei quais são e não tem nos dicionários de acordes, principalmente quando invento umas harmonias mais elaboradas ou chord melodies. Na maioria são acordes de passagem que saem umas coisas "tortas", mas ás vezes nem é de passagem, é algo ali que é para ser estranho mesmo. kkkkkk

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tocar sem saber nome de acorde