[MENSAGEM] Aos users mais experientes do Fórum sobre tópicos repetidos: Cheguem mais!

Autor Mensagem
renatocaster
Moderador
# abr/13


Pessoal, resolvi abrir este tópico aqui no fórum de guitarra por que esse tipo de situação (que já vou explicar) acontece com muito mais incidência aqui do que nos outros fóruns. Claro que o intuito de quem participa ativamente aqui do fórum é, independente de qualquer coisa, procurar colaborar, ajudar de alguma forma. São inúmeros os que eu considero aqui como fortes colaboradores, independente do fato de serem usuários veteranos, membros, ou novatos. Essa condição de veterano ou novato na prática, não quer dizer muita coisa.

Enfim, o lance é o seguinte: Nós temos "trocentos" tópicos repetidos ou que fogem às regras do fórum sendo abertos diariamente. Não adianta, quem tá chegando agora quase sempre cai nessa, cria esse tipo de tópico porque não lê as regras e nem usa a busca antes de criar. Mas tudo bem, o fórum conta com um time de moderadores, e estamos aí pra isso. A gente pega esse tipo de tópico e elimina, a atitude é essa.

Tem me chamado atenção nesses tópicos repetidos é que alguns users mais experientes recomendam o autor do tópico a postar nos tópicos fixos ou usar a busca, aí beleza. Porém, alguns outros, procuram responder a dúvida do colega ali naquele tópico repetido. Sempre buscando ajudar, lógico.

O "problema" é o seguinte. Esse tipo de tópico não resiste muito tempo (a não ser que por algum espaço de tempo não tenha nenhum moderador online), ele logo é fechado ou deletado. Por exemplo, o famigerado "qual guitarra comprar?". Esse vai pra vala quase que imediatamente, quando algum moderador vê nem pensa 2x, passa logo o carro, não fica aberto.

Então assim, se vc posta algo relacionado à dúvida, claro que está querendo ajudar. Ou baseado na sua própria experiência e conhecimento sobre o assunto em questão, ou até mesmo vc vai pesquisar sobre para colaborar de alguma forma (e assim aprender também). Com isso vc está desprendendo de um tempo ali para dar aquela colaboração. Aí é que está, a sua ajuda pode acabar não surtindo efeito nenhum, com o tópico sendo deletado, a sua postagem vai embora junto com ele.

É nesse ponto que eu quero tocar. Alimentar esse tipo de tópico é um "risco", pois mais cedo ou mais tarde ele vai sumir dali, e talvez o autor nem tenha tempo de ver que alguém postou. Para isso existem os tópicos fixos, e outros sobre o mesmo assunto na busca. Tem gente que torce o nariz para aquele tópico fixo sobre compra de guitarra, mas acreditem, ele é eficaz. Muita gente já comprou guitarra recebendo suporte naquele tópico ali.

Então é isso, galera. A minha sugestão é essa: Evitem alimentar esses tipos de tópicos. Eu acho mais eficaz indicar o user que criou o tópico repetido a usar a busca ou postar nos tópicos fixos. Nem precisa postar, pode simplesmente denunciar. E vamo que vamo! o/

Abração!

strinbergshredder
Veterano
# abr/13
· votar


renatocaster
show de bola renato, eu admito, essa bateu praticamente na minha testa...kkkkkkk

Valeu pela dica!

JC_Junior
Veterano
# abr/13
· votar


Completamente apoiado!

Outro tópico ridículo que vejo é "Avaliem esse set". Poutz...

Pergunta se tá bom, se combina.
O neguinho posta trocentos pedais de marca, boutique e acaba comprando nenhum dos que falou. De que adianta?

fujicaro
Veterano
# abr/13
· votar


Bom seria mesmo, se tivesse como deletar boa parte desses tópicos...infelizmente o FCC ficou conhecido como chacota em outros fóruns...é uma pena, pois aprendi muita coisa aqui.

tchedovollosky
Veterano
# abr/13
· votar


renatocaster
Tem me chamado atenção nesses tópicos repetidos é que alguns users mais experientes recomendam o autor do tópico a postar nos tópicos fixos ou usar a busca, aí beleza. Porém, alguns outros, procuram responder a dúvida do colega ali naquele tópico repetido. Sempre buscando ajudar, lógico.

me chamaram?

fiz isso hoje num tópico aê :)
que depois que postei fiquei pensando "esse topico tem cara de que vai ser fechado"

A partir de agora vou começar a indicar a busca e tópicos fixos.
Boa atitude renatocaster +1 para vc.

makumbator
Moderador
# abr/13
· votar


renatocaster

Eu também faço isso (responder à dúvida), mas em outros momentos também indico a busca ou tópicos fixos. Mas vou me policiar mais nesse ponto!

Rapha_krust...
Veterano
# abr/13
· votar


Ok

JJJ
Veterano
# abr/13
· votar


eu admito, essa bateu praticamente na minha testa (2)

Claro que assunto repetido é ruim mesmo. O cara tem que usar a busca e pronto.

Mas as dúvidas em comparações... confesso... eu sou um dos que "torcem o nariz" pro tópico "vala comum"... Até entendo que um monte de "qual é melhor? X ou Y" todo dia é complicado. Mas aquele tópico do Penta é abrangente demais. Fica uma mistureba do cacete. Podia separar aquilo em 2 ou 3, aí acho que seria o ideal.

Tipo:
1-Comparações entre "n" guitarras
2-Sugestões para compra de uma guitarra assim ou assado
3-Sugestões em faixas de preço
...

Sei lá, pelo menos ia despoluir um pouco o tópico. E deixar a coisa mais organizada.

Mas tudo bem... eu sou um cara educado... Vou tentar evitar as respostas.

rcorts
Veterano
# abr/13
· votar


Tem outro problema também. Em tópicos fixos a galera postando dúvidas que fogem ao tema do tópico e outra galera respondendo. Sempre que posso aviso, mas não dá pra ficar toda hora sendo chato.

Por exemplo, no tópico fixo de ajuda para comprar guitarra volta e meia surgem perguntas sobre amplificadores e pedaleiras. Fica a dica.

Abraços.

rcorts
Veterano
# abr/13
· votar


JJJ renatocaster
Sei lá, pelo menos ia despoluir um pouco o tópico. E deixar a coisa mais organizada.

Ou também sei lá, deixar do jeito que está mas dividir por ano. Ex.: Tópico Fixo para quem precisa comprar guitarra 2013. Depois no ano que vem o 2013 é fechado e abre-se o mesmo tópico mas pra 2014 e assim por diante. Ficaria mais organizado.

JJJ
Veterano
# abr/13
· votar


rcorts

Aí só ficaria menor... rs

renatocaster
Moderador
# abr/13
· votar


Valeu galera, obrigado pela compreensão. Eu entendo a intenção de todos de ajudar, e às vezes a postagem é tão boa que até dá pena de deletar o tópico, hehehe. Mas infelizmente, é o que tem que ser feito.

Lembrando que eu não estou querendo determinar nada...vc pode continuar postando nos tópicos repetidos, se quiser. Mas é aquilo que falei, sua colaboração vai embora junto com o tópico. Nada eficiente, não acham?

Tem um problema também que às vezes o cara nem se dá conta que é um tópico repetido. Eu reparo que quando tem a palavra "comprar" no título ou até mesmo no post, o pessoal indica o tópico fixo, porque aí está bem explícito.

Só que tbm tem aqueles tópicos do tipo: "guitarra fulana x guitarra beltrana - qual é a melhor?" Bom, eu entendo da seguinte forma: Se o camarada tem uma dúvida desse tipo é porque ele tem interesse em alguma delas, e se tem interesse, é porque mais cedo ou mais tarde ele vai querer comprar. É o tipo de dúvida preliminar que pode ser tratada no tópico fixo também.

JJJ

Boas ideias sempre são bem vindas. Concordo que aquele tópico precisa de um "5S". Achei as suas ideias bacanas, eu vou avaliar e ver o que pode ser feito. Sobre a comparação de guitarras, tem aquele tópico fixo sobre modelos de guitarra. Isso poderia ser tratado lá.

rcorts

Tem outro problema também. Em tópicos fixos a galera postando dúvidas que fogem ao tema do tópico e outra galera respondendo. Sempre que posso aviso, mas não dá pra ficar toda hora sendo chato.

Por exemplo, no tópico fixo de ajuda para comprar guitarra volta e meia surgem perguntas sobre amplificadores e pedaleiras. Fica a dica.


Cara, quando vc presenciar esse tipo de coisa, denuncia. Aí sinaliza pra gente as postagens que estão desvirtuando e a gente apaga. Vcs são os olhos do fórum, hehehe.

Abs

Delson
Veterano
# abr/13
· votar


Acho que todos nos ja respondemos, em algum momento, tópicos como esses...

Mas vou me policiar mais nesse ponto! (2)

Kaah_lol
Veterano
# abr/13
· votar


Tem outro problema também. Em tópicos fixos a galera postando dúvidas que fogem ao tema do tópico e outra galera respondendo. Sempre que posso aviso, mas não dá pra ficar toda hora sendo chato.

Por exemplo, no tópico fixo de ajuda para comprar guitarra volta e meia surgem perguntas sobre amplificadores e pedaleiras. Fica a dica.

Cara, quando vc presenciar esse tipo de coisa, denuncia. Aí sinaliza pra gente as postagens que estão desvirtuando e a gente apaga.


galera, não acho necessário apagar isso em alguns termos. Tipo: se o camarada vai lá no tópico "pra quem quer comprar uma guitarra e precisa de ajuda" e pergunta: "bah cara, to na dúvida entre um Fender Twin Reverb e um Frontman. Qual será que eu fico?" aí tudo bem, merece ser apagado/ denunciado, sla, merece uma repreensão, se é que essa é a palavra certa.
Mas tem uma galera que chega no tópico e fala: "galera, tenho uma quantia X de grana pra gastar numa guita. O que eu posso fazer com essa grana?" Aí a gente ajuda com guita e, na medida do possível, a gente dá uma opinião com a grana que sobra tipo "vai e compra um amp com a grana que sobrar". Aí o cara que é leigo no assunto, pergunta qual amp e quanto é. A gente não vai ser grosso e falar: "ah cara, aqui eu não posso te responder isso porque aqui é só fórum de guitarra". Quer dizer, isso até seria o certo a fazer, mas seria meio indelicado. E se o cara já abordou o assunto ali no fórum pra guitarra, eu acho melhor e mais direto ajudar o cara ali e acabar com a dúvida dele ali.

Drinho
Veterano
# abr/13
· votar


renatocaster

eu sempre alimento, passa 2 minutos vejo q ele foi fechado....

mas nao é por mal.. escrevo naturalmente... vou tentar ficar mais atento....

renatocaster
Moderador
# abr/13
· votar


Delson

Acho que todos nos ja respondemos, em algum momento, tópicos como esses...

Hehehe, com certeza. Eu tbm já respondi algumas vezes.

Kaah_lol

Dependendo do contexto, eu acho válido falar dos outros equipamentos no tópico. Mas agora pouco eu apaguei um post que estava falando restritamente de pedaleiras.

Drinho

mas nao é por mal.. escrevo naturalmente...

Claro, com certeza eu sei que não é por mal. Eu só quis alertar pro fato de sua postagem acabar sendo inútil ou nem ser vista. Mesmo vc estando com o único pensamento de querer colaborar.

ogner
Veterano
# abr/13
· votar


eu QUASE sempre alimento, passa 2 minutos vejo q ele foi fechado....

mas nao é por mal.. escrevo naturalmente... vou tentar ficar mais atento....


E eu mesmo denuncio, hehehehehe!!


o/

JC_Junior
Veterano
# abr/13
· votar


ogner
E eu mesmo denuncio, hehehehehe!!


Eu sempre denuncio também!

rcorts
Veterano
# abr/13
· votar


JJJ
rcorts

Aí só ficaria menor... rs


Não meu. Ficaria mais organizado também, uma vez que a cada ano surgem vários modelos novos de várias marcas e ficaria mais fácil pros caras terem uma referência de acordo com o ano das postagens. E os três motivos que você citou para diluir o tópico fazem parte da mesma dúvida que é qual guitarra adquirir.


Kaah_lol
Mas tem uma galera que chega no tópico e fala: "galera, tenho uma quantia X de grana pra gastar numa guita. O que eu posso fazer com essa grana?" Aí a gente ajuda com guita e, na medida do possível, a gente dá uma opinião com a grana que sobra tipo "vai e compra um amp com a grana que sobrar".

Até aí tudo bem. Vai e compra um amp com a grana que sobrar. E morre por aí, se o cara realmente quiser saber mais sobre amps indica o fórum de amp pra ele.

Aí o cara que é leigo no assunto, pergunta qual amp e quanto é. A gente não vai ser grosso e falar: "ah cara, aqui eu não posso te responder isso porque aqui é só fórum de guitarra". Quer dizer, isso até seria o certo a fazer, mas seria meio indelicado. E se o cara já abordou o assunto ali no fórum pra guitarra, eu acho melhor e mais direto ajudar o cara ali e acabar com a dúvida dele ali.

Meu, se nós todos formos pensar dessa forma, nunca ajudaremos os tópicos a ficarem mais eficientes (em termos do cara encontrar lá o que é a proposta legítima do tópico), organizados (no sentido geral do termo mesmo, tipo cada assunto na sua gaveta, ou melhor, tópico) e enriquecidos (em termos de conteúdo).

Quando eu entrei no fórum também fazia comentários em lugares inapropriados, ou mesmo comentários inapropriados nos tópicos certos. E também ficava chateado quando me repreendiam. Mas se não houvessem regras no fórum isso aqui seria uma bagunça, bem maior do que já é.

Educadamente, diga pro cara, olha, tem um tópico apropriado para este assunto. Se souber qual indique. E explique pro cara que é para o bem do próprio tópico, pra ficar mais organizado, melhor de ler e tirar as dúvidas.

O que mais me deixava grilado aqui no fórum era que eu entrava num tópico sobre microfonia de guitarra e lá no meio tinha uns brothers falando sobre microfonia e outros sobre pedais, tipos de madeiras, até pagação de pau pro Malmsteen, e grande parte sem relação nenhuma com o tópico. Aí ficava difícil de encontrar a resposta que eu queria no meio de tanta baderna e eu desistia de usar o fórum. Graças a Deus que hoje em dia tá um pouco mais organizado.

Parabéns Renatocaster. Estou do seu lado nesta luta.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/13
· votar


renatocaster
Tô com vc cara.
Lá no meu tópico fixo a quantidade de perguntas repetidas e até mesmo sem nexo é ENORME.
Isso desestimula...
Abç

rcorts
Veterano
# abr/13
· votar


JC_Junior
Pergunta se tá bom, se combina.
O neguinho posta trocentos pedais de marca, boutique e acaba comprando nenhum dos que falou. De que adianta?


Também fico chateado com a falta de retorno de quem elaborou o tópico ou simplesmente a pergunta. Mas nada é perdido (neste sentido específico), porque pode não adiantar pro cara que perguntou, porém, pode servir pra outros membros que virem o tópico.

Lelo Mig
Membro
# abr/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


renatocaster

Vira e mexe eu cometo esse deslize... mas você está certo, ficarei mais atento.

fujicaro

"infelizmente o FCC ficou conhecido como chacota em outros fóruns"

Não vejo problema algum em o FCC ser motivo de chacota em outros fóruns, até porque, a grande maioria desses outros fóruns são umas belas merdas (há exceções), onde não há nada mais do que vaidosos criticando os outros. Bem ou mal o FCC é o único fórum onde se encontra guitarristas de todos os níveis dentro de um certo patamar de humildade, bem diferente do que vejo "Net afora".

Ou seja, acho qualquer opinião sobre o FCC, feita em qualquer outro fórum que não aqui mesmo, absolutamente irrelevante.

rcorts
Veterano
# abr/13
· votar


Lelo Mig
a grande maioria desses outros fóruns são umas belas merdas (há exceções), onde não há nada mais do que vaidosos criticando os outros. Bem ou mal o FCC é o único fórum onde se encontra guitarristas de todos os níveis dentro de um certo patamar de humildade, bem diferente do que vejo "Net afora".


Concordo.

Leomju
Veterano
# abr/13
· votar


renatocaster
Muito bom cara!
Quase sempre respondo, depois oriento, tenho que me corrigir também!

Aos moderadores, digo que o ideal é dizer pro cara, porque está sendo fechado seu tópico, pois na maioria das vezes, os voadores não leem as regras. E os iniciantes podem ficar desestimulados.

Valeu!

MMI
Veterano
# abr/13
· votar


renatocaster

Eu já cheguei a responder em tópicos que seriam fechados, que inclusive no fim escrevia que não devia abrir tópicos assim e falava do tópico correto. Mas estou meio preguiçoso... hahahahaha

Na verdade, já pensei sobre esse assunto. Vejo que geralmente os moderadores fecham os tópicos e não os apagam imediatamente, justamente para o autor ler e saber o que aconteceu, não simplesmente ter o tópico "sumido". E até me arrisco a justificar o que fiz raríssimas vezes, ao responder. Especialmente quando posto para um desconhecido aqui, estou meio que jogando palavras ao vento. Não sei se alguém vai ler, não sei se me darão razão (posso não ter mesmo), não sei se o sujeito é educado e inteligente para ler e agradecer etc. Simplesmente falo algo na melhor das intenções sem pretenções que seja ao menos lido. Então se o cara não gostar, se ele não ler, se a moderação apagar, a mim não muda nada. Mas percebi que isso deixa a informação dispersa e incentiva a criação desse tipo de tópico, então não vale a pena e essa é a razão que não faço mais, acaba atrapalhando a moderação.

Antes que eu esqueça... Ás vezes, meio raro, eu faço alguma denúncia. Sei que isso ajuda a moderação, então eu arrisco uma ou outra. Acho que o pessoal pode ajudar assim também.

fgr
Veterano
# abr/13
· votar


O problema é que ninguém quer ler.. só querem escrever.. é mal de brasileiro.

As pessoas só usam a busca quando entram no google e digitam algo que remetam pro FCC.. fora isso, ninguém usa.

O forum de guitarra é o mais poluído de todos.. são 300 tópicos fixos e 900 tópicos do tipo "VIDEO, gravei sweet child o mine" ou "Veja meu timbre".. que em nada somam no conteúdo didático.. Tem uns vídeos do Alan Domingues, de Ros e uns outros até bacanas e com um conteúdo bacana mas a maioria é chulé.. geralmente uma webcam filmando um quarto com um cara tocando aquelas musicas que ninguém aguenta mais ouvir.

Aí um moderador vai ficar um tópico chamado "FIXO - poste seu timbre" ou "FIXO - post seu vídeo chule"

E olha que existe uma sessãoi destinada a videos...

Não adianta, como eu disse em outro tópico, é síndrome de Facebook ou Twitter .... todo mundo quer escrever só que ninguém quer ler...


----
BTW, bela iniciativa renatocaster!! Torço pra que LEIAM e ENTENDAM rs

JJJ
Veterano
# abr/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Lá no meu tópico fixo a quantidade de perguntas repetidas e até mesmo sem nexo é ENORME.

Concordo, mas veja: é um tópico único! O mesmo acontece no tópico do Penta. Quantas vezes devem ter perguntado se era melhor comprar uma Condor ou uma Tagima? Ou seja: o fato de ser único não evita repetições. Ao passo que se tivéssemos UM tópico Condor vs Tagima, uma busca simples (pelo título) seria mais efetiva. Esse é um dos motivos pelos quais acho que a solução dada ainda não é perfeita.

Não tô querendo criar caso não, renatocaster, são só tentativas de contribuir.

Talvez nem exista uma solução perfeita...

Kaah_lol
Veterano
# abr/13
· votar


renatocaster

falando restritamente de pedaleiras, aí tem mais é que apagar mesmo. Não dá.

rcorts

O que mais me deixava grilado aqui no fórum era que eu entrava num tópico sobre microfonia de guitarra e lá no meio tinha uns brothers falando sobre microfonia e outros sobre pedais, tipos de madeiras, até pagação de pau pro Malmsteen, e grande parte sem relação nenhuma com o tópico. Aí ficava difícil de encontrar a resposta que eu queria no meio de tanta baderna e eu desistia de usar o fórum. Graças a Deus que hoje em dia tá um pouco mais organizado.

O que já encontrei dessas bostas por aí.. O tópico tinha o título de "trastejamento", aí falavam dos pedais que usava, da guitarra que tinha e acabava no professor que o Juninho Afran aprendeu a tocar.
Eu não fazia parte do FCC na época e admito que não me informava. Virei membro pra fazer perguntas e tal, porque era crítico o negócio a uns 2, 3 anos atrás.
Mas nesse sentido, tu ta certo..
abraço!

Buja
Veterano
# abr/13
· votar


renatocaster
Falou e disse caramada. Recado dado é missão cumprida!

LeandroP
Moderador
# abr/13
· votar


rcorts
Sempre que posso aviso, mas não dá pra ficar toda hora sendo chato.

Você pode denunciar, de maneira anônima. Os moderadores vão ler e verificar se a denúncia é válida. Pode ter certeza que não estará sendo chato se agir dessa forma. Muito pelo contrário! A moderação agradece ;)

fgr
Aí um moderador vai ficar um tópico chamado "FIXO - poste seu timbre" ou "FIXO - post seu vídeo chule"

heuahuehauhe verdade!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a [MENSAGEM] Aos users mais experientes do Fórum sobre tópicos repetidos: Cheguem mais!