Dúvida sobre "cavação" de guitarra - strato

    Autor Mensagem
    Gabriel Dias
    Veterano
    # mar/13


    Bom pessoal, vou trocar de guitarra, e estou pensando em pegar a t 635 da tagima e upar, com esses up's colocaria um humbucker na ponte dela, porém ela é SSS. Me falaram que o corpo de algumas stratos são "cavados" em HSS mesmo elas sendo SSS, e um vendedor no mercado livre me disse que TODAS as stratos SSS são cavadas em formato HSS.
    Eis a questão, alguem pode me confirmar se todas as stratos SSS são cavadas em HSS, ou pelo menos se T635 das novas é "cavada" em HSS?

    Obs: Rodei o site inteiro e não achei nada sobre isso.

    brunowebguitar
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Gabriel Dias
    Não é assim. Tem algumas stratos que tem a "piscina", ou seja, um retângulo grande onde ficam os captadores, ai cabe tanto singles quanto humbuckers, sem ter que mudar nada no corpo. Tem algumas que não tem essa piscina, tem os espaços delimitados para cada captador, ai pra colocar um humbucker tem que escavar a madeira.
    Não sei sobre a T635, mas provavelmente deve ter a piscina.
    Daqui a pouco aparece alguém aqui que tenha ela e pode te confirmar isso!!

    Gabriel Dias
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: Gabriel Dias
    · votar


    brunowebguitar
    Valeu man, agora eu entendi melhor, teve um vendedor no ml que me falou dessa tal piscina, no entando eu não sabia direito o que era isso,valeu por ter esclarecido.
    Eu perguntei para o bertolla, mas nem ele soube me dizer, falou que nunca tinha aberto nenhuma dessas,agora eu tenho que esperar aparecer um proprietário de alguma t 635, principlamente dos modelos novos, porque pode ter ocorrido alguma mudança na guitarra dos modelos de quando eram "fabricados" pelo seizi e agora sem ele...

    ALF is back
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Gabriel Dias
    desparafusa ai pra ver brother! é super simples!
    eu tive a t635 e ela NAO tinha a piscina do H na ponte...era SSS mesmo! tive q cavar pra colocar EMGs...mas nao tenho ctza se todas as 635 são assim...se em algum momento da historia ela teve isso alterado...enfim...a minha era bem antiga, faz uns 10 anos!
    abç

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Gabriel Dias
    vc nem comprou a guita e já quer trocar os captadores dela?
    pelo menos ja tocou com ela no SEU equipamento? se a resposta é sim, quer trocar os caps pq? num curtiu o timbre? vai comprar ela pq então?
    enfim, reveja seus conceitos...
    quanto a pergunta em questão, só abrindo pra saber, mas acho que pela praticidade, todas as stratos estão vindo assim, caso essa não venha, coloque um daqueles mini humbucker (tipo o Seymour Duncan Hot Rails)

    Gabriel Dias
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    ALF is back
    Eu não to com ela não ALF, eu to pensando em comprar uma pra upar entendeu? mas e ai, o que tu achava da guitarra, era boa?

    Gabriel Dias
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    The Man Who Sold The World
    Vish, que interrogatório.
    Brincadeiras a parte, eu pesquisei muito sobre ela, e todo mundo fala bem, que ela tem um bom custo x benefício, porém eu preciso de um timbre muito versátil, que atenda desde de um clean de strato, até um timbre que aguente uma distorção mais forte, coisa que eu acho que o single da ponte dela não vai aguentar, como todos os singles, principlamente os que já vem de fábrica, entendeu ?

    ALF is back
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: ALF is back
    · votar


    Gabriel Dias
    cara...dps de 2 meses com EMG, tirei os caps da guita e os vendi...os caps dela eram mto bons e me agradaram mais!

    claro q SSS nao terá aquele perfil de drive hi gain pra tocar hard rock, metal e etc...mas se vc ainda nao tem a guita e pensa em comprar...pensa tbm q a grana q vc vai usar pra comprar ela + o up dos captadores te da uma margem financeira maior onde com ctza será possivel achar uma strato HSS de fabrica sem precisar upar captadores...nao tenho duvidas, se vc quer comprar uma guita HSS, nao compre uma SSS pra mexer dps...faça como o The Man Who Sold The World falou...reveja isso!

    leia esse post (apenas o post q aparecer no topo da tela, nem precisa ler o topico todo) e reflita um pouco!

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/302703/#8672791




    edit: sobre o custo beneficio dela...ela tem mesmo, mas se vc quer trocar captadores, ai o custo beneficio ja vai pra bosta...nao sei o preço dela hj...mas pensa só (chutando):

    600 conto na guita + 200 no cap...
    porra, com 800 conto vc pega uma guita ja versatil de cara sem precisar mexer em nada, as vezes com ferragens melhor, construção, madeiramento..enfim...nao faz mto sentido esse seu "plano"...rs

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Gabriel Dias
    esse lance de versatilidade é relativo
    tem muito cara por ai qe diz que single num soa legal com drive e humbucker perde muito no clean
    mas cara, na boa, com um amp bom e sabendo regular (isso inclui volume e tom da guitarra) da sim pra tirar sons muito agradaveis com os captadores originais das guitarrinhas por ai...
    o lance é q virou modismo trocar os captadores, mas sinceramente... não existe milagre
    abraços

    Gabriel Dias
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: Gabriel Dias
    · votar


    ALF is back
    Então ALF, o único up que eu faria nela de primeira seria trocar o cap da ponte por um humbucker, talvez por um malagoli, que são caps mt bem falados e bem baratos, por exemplo, no site deles dá pra encontrar caps mt bons por menos de 100 reais, juntando com o preço da guitarra(nova) daria uma média de 830, 850 reais.
    Eu acho que nessa faixa de preço eu não encontraria guitarra melhor.
    Por exemplo, eu estava interessado na cort x6, mas além delas estarem quase em extinsão, sendo mt difícil encontra-las, elas tem floyd rose, que pra mim, seria meio banal, já que eu sou acostumado com LP, além de complicarem quem não tem jeito com essas pontes, que são complicadas de "regular",Tem também o fato de que elas estão "super-faturadas", antes o que era conseguido por 800 reais, hoje a média de preço delas é 1000 reais com uma pesquisa rápida na net.
    Tu tem na mente alguma guitarra por essa média de preços que eu falei 850 reais melhor do que a t-635 já upada com humbucker na ponte?
    Obg

    EDIT:
    Ei ALF tem certeza que foi o link correto que vc queria me mandar? se foi não entendi muito bem o que queria me dizer... vê ai se foi o link correto, é um improviso numa guitarra de 12 cordas.

    Gabriel Dias
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    The Man Who Sold The World
    Eu entendi o que vc disse, mas um humbucker quando fosse tocar um som mais pesado se sairia bem melhor do que um single concorda? fora o chiado insuportável que o single iria "adquirir" depois de uma configuração para um som mais pesado.
    Tu acha que com a média de preço que eu passei ali em cima pro ALF, 830,850 reais, sendo a t-635 mais o humbucker da ponte eu consigo guitarra melhor do que a t 635 com o cap?

    ALF is back
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: ALF is back
    · votar


    Gabriel Dias
    nao cara, nao é só o preço da guita + cap...tem a mao de obra do luthier ainda...e se tiver q cavar (como foi com a minha), ele vai te cobrar pelo menos 200 reais pra instalar o cap...seu custo beneficio ja foi pro espaço a mto tempo...rs
    cara, nao tenho nada pra te indicar...se vc gosta de strato, tem mtas squiers legais por ai, mas nao lembro de ter testado nenhum modelo especifico por esse preço...só as deluxe q tao perto de 2k
    da uma olhada nas cort kx5...é uma superstrat com 2 hambuckers com push pull pra splitar os caps...vem com caps EMG (passivos) excelentes e quando splitados tem um sonzão bem tipico de single coil...
    a unica coisa q ela nao tem comparada a uma 635 é a alavanca...a ponte da cort é fixa...mas nossa, tem nem comparação...é outra categoria de guitarra...e de certa forma ela sera mais versatil q uma strato HSS, por ser HH mas podendo splitar pra SS

    edit: acho q com 900 reais vc compra uma cort kx5 e ainda sobra um troquinho

    Gabriel Dias
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    ALF is back
    Então cara, eu cheguei a pensar na Kx5 mesmo, tem até um topico que eu pergunto sobre ela, mas depois desse teu comentário eu vou rever essa possibilidade, acho que deve ser mais vantagem mesmo, tu acha ela mais guitarra? qual parte dela deixa a desejar?
    Isso da ponte que vc mencionou não é um problema, já que eu sou acostumado com LP, e acho que não acostumaria a usar alavanca tão cedo, prefiro mesmo ponte fixa.
    abraço e obrigado pelo conselho.

    rcorts
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Gabriel Dias
    Me falaram que o corpo de algumas stratos são "cavados" em HSS mesmo elas sendo SSS
    Sim. Tem outras formas de cavação. A minha é cavada de fábrica em HSH e os caps originais dela eram SSS. Pra instalar o humbucker (The Tone Zone) na ponte só precisei trocar o escudo.

    e um vendedor no mercado livre me disse que TODAS as stratos SSS são cavadas em formato HSS.
    Desconsidere. Não faz sentido. Como o pessoal disse acima, tem as cavações do tipo piscinão (Ex.: Fender Blacktop) e também tem SSS, HSS, HH e HSH. Além disso ainda tem dois tipos de escavação para captadores em corpos de strato, top route e rear route. No primeiro, top route, os captadores são instalados geralmente num escudo (pickguard) e a ligação dos potenciômetros e chave seletora também fica no escudo. No segundo, rear route, os captadores ficam instalados diretamente no corpo (fazendo conexão direta com a madeira) e a escavação para acomodação dos potenciômetros e chave seletora é feita em forma de backbox (na parte traseira do corpo).

    Ex.: top route

    rear route

    A única forma de você saber qual é a dessa Tagima seria conversando com o vendedor e falar pra ele que quer desparafusar o escudo pra ver como é a escavação. Ainda se for SSS, você pode colocar um humbucker em tamanho e formato de single e resolveria seu problema.

    ALF is back
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Gabriel Dias
    cara, eu tenho uma cort z custom...é uma guitarra bem mais cara, uma das top de linhas da cort...ela vem com captadores deymour duncan JB/ 59
    quer saber? gosto mto mais do cap EMG passivo q vem nessa kx5 do q do meu seymour JB da ponte...sem duvidas, sao captadores mto fodas esses q vem na kx5...
    ela tem um sustain mto maior q a 635...nao só pela questão teorica do braço colado x parafusado, mas pq ja tive a 635 e conheço bem a kx5, meu amigo tem uma...nao tem comparação, sao 2 categorias diferentes...a 635 é guita pra iniciantes e strateiros hardcore mesmo, a kx5 é guita pra quem quer algo realmente versatil, ja mais intermediario...a ponte dela é mto boa...as ferragens são mto legais, bonitas...belo acabamento...é uma guitarra com 24 trastes...captadores animais, q nao precisarao ser trocados jamais, a menos q vc queira algo bem especifico...as tarrachas seguram extremamente bem a afinação...

    bom, o q ela PODE deixar a desejar é:
    toda cort tem esse defeito (até a minha): a parte eletrica é feita com recursos mais toscos...fiação, capacitores e etc...mas nisso a t635 tbm é ruim ou até pior...com uns 2 anos de uso ela pode começar a fazer alguns ruidos ao mexer nos knobs de tone e volume...chave seletora tbm pode sofrer com isso...com 150 reais + as peças (tudo mto barato....um capacitor top nao custa mais q 40 reais) um luthier deixa isso perfeito pra vc...mas só dps de alguns anos...não é algo pra se mexer na hora!
    a kx5 do meu amigo veio com uma rebarbinha invisivel no sadle da corda B...ela tava arrebentando com pouco tempo de uso sempre em cima do carrinho...eu lixei pra ele com uma lixa super fina q me custou 5 reais...nem cobrei dele, claro! nunca mais teve o problema!
    eu tbm nao sinto falta de alavanca...entao nao teria um motivo sequer pra pensar na hipotese de pegar uma t635 e trocar os caps...
    a cort kx5 é apenas uma das muitas opções q vc tem por ai...é q nessa faixa de preço nao conheço mta coisa...sou do tipo pobretao q testa tudo q é guitarra cara e nao compra nenhuma! kkk

    Gabriel Dias
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    rcorts
    Eu acho que entendi... essa linguagem é um pouco estranha ainda para mim, sou "novo" nesse ramo kkkk.
    Obrigado por tudo rcorts, mas acho que vou acabar indo na kx5 mesmo, pela forma que o ALF fala dela dá até "água na boca", ainda mais vindo de um grande guitarrista como ele kkk.

    Gabriel Dias
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    ALF is back
    Pôo ALF, do jeito que tu fala dessa guitarra eu vou acabar indo nela mesmo, vi uns videos nela na net e gostei muito, apesar de não ter tantas coisas assim dela no y2b.
    Valeu por tudo ALF, além de tocar muito e ser engraçado é muito prestativo.
    Obg pelos toques. abraço

    ALF is back
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Gabriel Dias
    q isso cara! tamo ai pra isso! agradeço aos elogios!
    mas gostaria q mais gente viesse te ajudar pra dar opções...nessa faixa de preço só me vem a kx5 na cabeça, mas sei q tem mtas outras legais tbm! da uma testada em outros modelos la na loja no dia q for comprar!
    abç

    Leomju
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Gabriel Dias
    Olha, testa cara, e vê o que você acha das configurações de captadores...
    O seu gosto é que vai dizer.
    A música atual, sobretudo de guitarra instrumental está cheio de jargões, isso limita muito a individualidade... tente tirar o seu som!
    Espero que o tópico não caia na reflexão single x humbuckers!

    Um grande abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre "cavação" de guitarra - strato