Tocar Como Destro e Canhoto?

Autor Mensagem
Filipeffv
Veterano
# fev/13
· votar


eu não acho nada, não sou médico

kkkkkkkkkkkkk ri d+

GabrielRhoads
Veterano
# fev/13
· votar


isso, é possivel?
Possivel sim, porém inútil, cara o Kurt cobain não sabia nem tocar. KKKKKKKK
Acho que aprendendo a tocar como canhoto,a mente desenvolve
Cara, não sonha, treine com a mão que está tocando agora, e não perca tempo com besteiras, e se quer desenvolver a mente jogue Xadrez. Fica a dica.

murilo97
Veterano
# fev/13
· votar


É completamente inútil aprender a tocar como canhoto sabendo tocar como destro, e complicaria muito pra comprar instrumentos pela falta de opção.

Casais
Veterano
# fev/13
· votar


Filipeffv Cara, também sou canhoto e todo como destro, mas não foi por motivos pensados, eu apenas, mesmo sendo canhoto, não consegui me adaptar a tocar como canhoto, pegava na guitarra e não tinha jeito nem pra segurar... Mas foi natural. No seu caso, você sendo destro, qual seria a vantagem de fazer o caminho contrário?

EddMarinho
Membro Novato
# jan/19
· votar


Eu vou compartilhar minha experiência nesse tópico porque eu não encontrei ninguém falando sobre isso na internet e acho que é uma boa pra ajudar quem tá com essa dúvida.

Bom, sou canhoto e comecei a tocar com uns 13 pra 14 anos. Quando fui na loja comprar minha primeira guitarra eu tava tão empolgado que nem passou pela minha cabeça se eu ia pegar uma de canhoto ou uma de destro. Acabei saindo de lá com uma Memphis tipo Strato vermelha de destro.

Passou um tempo e eu não tinha percebido o 'erro'. Fui aprendendo como destro mesmo. Foi aquele processo que todo o guitarrista passa antes de conseguir tirar um som decente da guitarra, e não é um processo bonito de ver. Só bem depois que eu fui parar pra pensar se eu não evoluiria mais rápido se eu invertesse e aprendesse tudo de novo (hoje voltando atrás e sendo honesto comigo mesmo, eu acho que essa ideia de começar do contrário naquela época era desculpa pra eu não estudar teoria e me aprimorar na arte).

Fiquei uns dez anos tocando como destro. Acho que duas vezes eu inverti as cordas da minha guitarra só pra ver no que dava mas acabei desistindo porque eu já tocava razoavelmente bem (isso sem considerar que eu ainda era ignorante em teoria musical), ter que aprender tudo de novo pareceu perda de tempo. Ano passado eu comecei a estudar teoria, cheguei a conclusão de que eu não ia conseguir avançar mais sem saber o básico.

Mas a dúvida ainda ficou na minha cabeça e eu sempre me pegava pensando se não era melhor eu inverter a minha guitarra, se a coisa toda não ia fluir mais fácil. Mês passado eu não aguentei mais a dúvida, resolvi encarar o desafio: eu ia inverter uma última vez, e dessa vez, dando certo ou não, o resultado ia ser definitivo. Comprei um joguinho de cordas novo, inverti o nut, ajustei tudo e comecei de novo. O processo é o mesmo, não é bonito. No começo não sai nada. Dói os dedos. É ainda pior porque você sente que você sabe tocar aquilo mas os dedos não obedecem, e essa sensação é muito frustrante.

Mas com menos de um mês eu já consigo tocar algumas musicas. To sentindo que minhas mãos estão acostumando rápido, não sei se porque eu já sabia tocar (como destro) ou se é porque eu sou canhoto e por isso tenho mais facilidade. Não sei se é besteira ou se tem uma explicação científica pra isso mas parece que ta fluindo bem. Disso eu tirei algumas reflexões:

1. Certa vez eu tentei ensinar uma amiga a tocar violão. Ela era destra, mas parece que por instinto ela pegou o violão ao contrário. "Mas tá ao contrário" eu disse pra ela, mas ela achava estranho na posição de destro, mesmo sendo destra. Acho que essa coisa de destro e canhoto não é exata. Pra mim quando se começa a tocar, tem que ouvir o que o seu corpo quer fazer, o que parece mais natural. Vai numa loja, pega um instrumento de destro pra testar, depois testa um de canhoto, ai você vai saber.

2. Como eu já tinha vários anos de pratica quando essa dúvida me bateu era impossível saber se era mais natural pra mim tocar como destro ou como canhoto. Acho que nesses casos vai da sua própria consciência. Eu quis inverter porque eu sinto que vai ser melhor, e se não for pelo menos eu já vou tirar essa dúvida. Eu podia (e ainda posso) ter escolhido continuar como destro, ia ser mais fácil. Alguém na mesma situação que pode escolher isso e tá suave, desde que a pessoa se sinta confortável com isso. O que eu percebi que eu tava fazendo, e acho que todo mundo devia tentar evitar é usar essa dúvida como desculpa pra não querer estudar e treinar.

3. Eu vejo muita gente por ai falando que os canhotos DEVEM aprender a tocar como destros e as justificativas são várias: tem mais instrumentos disponíveis, o instrumento é mais barato, que não existe piano de canhoto e por isso a guitarra também não precisa ser... É como eu já disse: cada um sabe o que o corpo pede. Você pode aprender a tocar bem dos dois jeitos, mas você obviamente vai ter mais facilidade se você tocar do jeito que for mais natural. Essa história do piano eu acho ridícula. O piano é o piano e a guitarra é a guitarra. São instrumentos diferentes e a dinâmica que rola nas mãos é diferente.

4. Se você quer muito aprender a tocar como destro, canhoto, com corda invertida, com sabe lá o que mais, você tem que tentar e ver como flui. Se você gostar, vai fundo. Se não, tenta outro jeito. Mas você só vai saber experimentando. E tem que ter persistência. Como eu já disse, é um processo chato, doloroso e demorado. Claro que de cada jeito você vai ter vantagens e desvantagens. Vai ter que aprender a lidar com elas.

5. O estigma dos canhotos no mundo feito pra destros é real.

Delson
Veterano
# jan/19
· votar


Sou canhoto pra escrever, comer e pentear o cabelo SÓ. Toco guitarra com a destra. Meu braço direito é mais "controlável" que o esquerdo, e chuto bola (quando eu jogava, kk) com a destra.

Mas eu me lembro de quando ganhei meu primeiro violão, já coloquei no colo e segurei como destro, para espanto da família, kkkkkkkkkk

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tocar Como Destro e Canhoto?