Trocar para guitarra de canhoto após mais ou menos 3 anos e meio de prática como destro?

    Autor Mensagem
    JulioB
    Membro Novato
    # 29/dez/22 01:56


    Pessoal, tudo bem?

    Eu demorei para perceber que sou canhoto (aprendi a escrever com a mão direita apesar de quando pequeno eu insistir em usar a esquerda) e há uma série de outros indícios de que sou canhoto.

    O ponto é que acho que encontrei um limite e talvez um motivo pra mudar de lado: eu não consigo palhetar rápido/fazer tremolo picking mesmo de uma nota só decentemente como destro. Mesmo praticando, mesmo tentando técnicas (ângulo da palheta, mão pronada ou supinada, ponto de apoio, etc.) e palhetas diferentes, a velocidade que chego ainda deixa muito a desejar.

    O que é engraçado e ao mesmo tempo frustrante é que eu consigo fazer com uma certa naturalidade palhetando com a mão esquerda.

    Isso me deixa triste porque apesar de limitar certos estilos que gosto de tocar (gosto bastante de algumas vertentes de metal), estava agradável e eu estava tocando relativamente bem coisas que não demandam velocidade.

    Começar do zero errando até bicordes por falta de prática e ter perrengue pra fazer pestanas ou mesmo acordes abertos depois de ter estudado CAGED desanima demais também.

    Como eu já estou velho (34 anos) e não tenho a pretensão de me tornar um virtuoso, eu estou em cima do muro entre aprender a tocar como canhoto ou continuar como destro apesar das limitações, usando o violão como instrumento auxiliar pra canto que é o que mais gosto. Mas queria conseguir me expressar com uns riffs legais na guitarra e alguns solos mesmo que pouco complexos usando tremolo picking.

    Antes que digam que é questão de prática, a minha velocidade com a mão direita palhetando é realmente ridícula e preciso me aquecer pra começar a ficar aceitável... mas não conseguiria sustentar riffs rápidos simples como de Whiplash do Metallica por exemplo.

    Alguma experiência de troca de lado na guitarra aqui após anos tocando como destro? Algum conselho?

    Wanton
    Veterano
    # 29/dez/22 03:43
    · votar


    JulioB
    Eu demorei para perceber que sou canhoto

    Que doidera.


    Algum conselho?

    Meu conselho é: vai em frente. Essa mudança deve fazer um bem danado para o cérebro.

    HortaRates
    Membro
    # 29/dez/22 06:37
    · votar


    JulioB
    Engraçado cara, me vi numa situação bem parecida com a sua nesses últimos tempos. Sou canhoto também, e toco como destro desde sempre, já toco a uns 15 anos. Eu também gosto de metal e eu nunca consegui tocar músicas muito rápidas, mas sempre achei que era por falta de estudo e prática, porque nunca fui desses de passar horas a fio todos os dias tocando. Recentemente eu decidi levar os estudos um pouco mais a sério, afinal, antes tarde do que nunca, e percebi que na verdade eu não conseguia palhetar rápido, e que minha técnica com a mão direita desaparecia completamente depois de uma certa velocidade. Já deve fazer um ano que eu to "brigando" com minha mão direita pra consertar a palhetada, mas acho que isso é mais culpa de vícios criados após mais de uma década de tocar sem ter aulas do que por ser canhoto.
    Agora eu acho que to chegando a algum lugar. Em 1 ano tentando (e me frustrando bastante, honestamente), eu consegui fazer um progresso bacana, e acho que se tivesse trocado de mão não estaria nem de perto no mesmo nível que eu já cheguei depois de todo esse tempo.

    Algumas sugestões baseadas no que eu aprendi nesses últimos tempos:
    1. Acho que a sugestão mais óbvia nesse caso é também a mais acertada. Procure um professor bom, que saiba ensinar essas coisas. Eu posso estar errado, mas acho que consertar ou reaprender uma técnica é muito mais fácil que reaprender tudo de novo.
    2. Não leve muito a sério tudo que se diz na internet. Existem muitos guitarristas muito bons ensinando a ser fritar na guitarra no youtube, mas pela minha experiência o conselho da maioria deles não se aplica a mim. Cada um deles encontrou o próprio jeito de tocar rápido, e logo acredita que aquele jeito é o certo. Pra você pode ser bem diferente, você nunca sabe. O Van Halen, o Malmsteen, Kiko Loureiro e o John Petrucci são todos mestres na arte do shred e todos eles pegam na palheta e executam o tremolo picking de forma completamente diferente. Você tem que achar o que funciona pra você e um bom professor vai te ajudar nisso.
    3. Paciência. Muita. Qualquer caminho que você for escolher, seja ele reconstruir sua técnica da mão direita do zero ou inverter a guitarra, vai ser demorado e frustrante. Mas se é isso que você quer vale a pena.
    4. Experimenta com tudo que for possível: palhetas de tamanho, material e espessura diferente; guitarras com ponte hard tail, floyd rose e tune-o-matic; maneiras de pegar na palheta, maneiras de palhetar. Seu braço e sua mão se movem de praticamente infinitos jeitos. Você pode conseguir mais velocidade usando o pulso, o cotovelo, rotacionando o braço, usando apenas os dedos pra mexer a palheta, ou tudo isso junto.

    Não sei se você entende inglês, mas eu acho o conteúdo desse cara sensacional. Pra mim os vídeos dele me ajudaram a fazer a palhetada alternada "clicar".
    https://youtube.com/@BenHigginsOfficial

    JJJ
    Veterano
    # 29/dez/22 08:12
    · votar


    velho (34 anos)

    Então eu já morri e esqueceram de me enterrar... kkkkk

    Cara, experimenta ai. Vê o que funciona melhor pra você e segue em frente. Sugiro procurar um professor pra acompanhar "in loco" o seu progresso, pelo menos no início.

    JulioB
    Membro Novato
    # 29/dez/22 09:28
    · votar


    Cada um deles encontrou o próprio jeito de tocar rápido, e logo acredita que aquele jeito é o certo. Pra você pode ser bem diferente, você nunca sabe. O Van Halen, o Malmsteen, Kiko Loureiro e o John Petrucci são todos mestres na arte do shred e todos eles pegam na palheta e executam o tremolo picking de forma completamente diferente.

    Então, pior que não estou tentando imitar nenhum guitarrista em particular porque meio que encontrei algumas coisas que me ajudaram mais tanto uma série de vídeos diferentes de tremolo picking, também algum material daquele Troy Grady e tem um livro com técnicas de velocidade do Chris Brooks. Basicamente adaptei minha palhetada pra tirar o mindinho como dedo de apoio (uma coisa que um professor lá atrás ficava recomendando mesmo pra palhetada rápida e que não funciona pra mim e agora eu ancoro na ponte. Também mudei um pouco o ângulo da palhetada pra palheta mais "raspar" do que puxar a corda, e agora minha mão fica mais pronada também. Ainda assim a velocidade não é boa e a claridade é baixa nas cordas mais agudas porque parece que tô penteando as cordas kkk.

    É que você não me viu tentando fazer tremolo picking, mesmo de uma única nota é bem lento. Do tipo que pessoalmente você iria falar "acelera isso aí mano". Eu acho que é algum problema de coordenação que tenho porque eu sempre fui ruim em minigames do Mario Party de apertar o botão rápido, ou na palhetada da guitarrinha do Guitar Hero (eu tinha muita dificuldade pra manter o BPM da Knights of Cydonia com vários amigos meus tirando de letra). Eu sinto que tô tentando o modo destro na força bruta e que vou limitar meu potencial, sabe? Pior que nem gosto muito de shreding, o meu artista favorito (Steven Wilson) não curte muito também haha.

    Eu tô com receio de ser o tipo de coisa que só eu vou saber dizer, mesmo com um professor vendo. Mas vou acatar a dica e buscar um ou dois professores pra ver isso (não sei qual critério vocês usam pra buscar um bom professor).

    Estou quase conformado que vou precisar trocar pra fazer tremolo. Só me deprime abandonar um tempo de memória muscular por conta de algo que descobri meio tarde.

    Sobre palhetas, putz mano, eu comprei de espessuras, materiais e pontas diferentes. Gastei até que um bocado pra achar aquelas em que sou mais rápido. O osso é que mesmo sem otimizar a mão com todas as técnicas que mencionei acima, mesmo sem prática e com qualquer palheta, a mão dominante é notavelmente mais forte e rápida.

    Valeu pelas dicas!

    JulioB
    Membro Novato
    # 29/dez/22 09:32
    · votar


    Então eu já morri e esqueceram de me enterrar... kkkkk


    Digo, pra começar do zero, comparado com a galera de 18 que fala que já tá velha pra começar, saca? É que tempo é escasso pra ficar agora praticando de dois lados e talvez não ficar muito bom em nenhum kkk.

    Mas acho que vou experimentar. O ruim é que não tenho guitarra pra canhoto e tá começando a calejar as pontas dos dedos da mão direita e começando a atrapalhar o dedilhado que eu tava curtindo. Acho que vou usar protetor até decidir, mas acho que realmente vou tirar um período de experimentação. Será que é normal errar bicordes que estão nas cordas A e D no começo? Faz tanto tempo que aprendi (tive um hiato longo até comprar de novo um violão) e nem lembro o que é normal ou não.

    JulioB
    Membro Novato
    # 01/jan/23 14:44
    · votar


    Alguma dica adicional? Eu tenho um violão Gianini Starter que tava parado e inverti as cordas e a sela e ainda assim a corda G parece muito alta pra fazer qualquer acorde com ela solta sem abafar ela: mesmo que eu segure apenas a D com um dedo eu tenho que fazer um ângulo maior em relação ao violão de destro, estou achando que vou precisar de um novo mesmo...

    Lelo Mig
    Membro
    # 02/jan/23 22:10
    · votar


    kiko Loureiro é um canhoto que toca como destro.

    Há vantagens e desvantagens nisso.

    Anito
    Membro Novato
    # 06/jan/23 14:34
    · votar


    acontece comigo isso ae. eu paro de fumar, depois de 5 segundos, volto, depois paro. é impressionante.

    JulioB
    Membro Novato
    # 12/jan/23 21:39
    · votar


    acontece comigo isso ae. eu paro de fumar, depois de 5 segundos, volto, depois paro. é impressionante.

    Não sei se você entende inglês, mas eu acho o conteúdo desse cara sensacional. Pra mim os vídeos dele me ajudaram a fazer a palhetada alternada "clicar".
    https://youtube.com/@BenHigginsOfficial


    Ow, muito bom esse canal e as dicas dele. Obrigado!

    Por enquanto tô praticando dos dois lados hahah. Tá meio difícil certos acordes como canhoto sem abafar as cordas. As pestanas em C, D ou G eu vou ter de esquecer por enquanto esquecer como canhoto praticamente.

    Delson
    Veterano
    # 13/jan/23 09:50
    · votar


    Lelo Mig
    kiko Loureiro é um canhoto que toca como destro.

    Eu também (guardadas as devidas proporções, logicamente kkkkk)

    Drinho
    Veterano
    # 13/jan/23 21:23 · Editado por: Drinho
    · votar


    JulioB

    Eu defendo a liberdade de escolha, mas já que está pedindo a opinião, darei.

    Se você já está trabalhando há muito tempo de uma forma, não vejo razão para regredir de propósito.

    O ponto é que acho que encontrei um limite e talvez um motivo pra mudar de lado: eu não consigo palhetar rápido/fazer tremolo picking mesmo de uma nota só decentemente como destro. Mesmo praticando, mesmo tentando técnicas (ângulo da palheta, mão pronada ou supinada, ponto de apoio, etc.) e palhetas diferentes, a velocidade que chego ainda deixa muito a desejar.

    Com o seu tempo de guitarra eu também não conseguia, só fui conseguir tocar com qualidade e destreza algumas músicas de exigente nível técnico em muitos anos depois.
    Eu insistiria…

    JulioB
    Membro Novato
    # 21/jan/23 00:08
    · votar


    Com o seu tempo de guitarra eu também não conseguia, só fui conseguir tocar com qualidade e destreza algumas músicas de exigente nível técnico em muitos anos depois.

    Você é canhoto e tá tocando guitarra de destro? Nossa, como destro eu choro pra tocar sem clareza semi colcheias de 120bpm quando estou aquecido, e como canhoto praticando quase nada dá pra ter 150bpm com consistência. Minha coordenação da mão direita deve ser muito ruim kkk... Com você a questão da velocidade era gritante assim?

    Drinho
    Veterano
    # 21/jan/23 05:51 · Editado por: Drinho
    · votar


    JulioB

    Eu sou destro e toco como destro, mas quando não se sabe tocar guitarra ainda tanto faz e é por isso que eu acho que não vale a pena você jogar no lixo o tempo que você demorou para chegar aqui para começar do zero mudando o lado da guitarra.

    Com relação a velocidade, fique tranquilo, ela vem conforme você vai se condicionando e de qualquer forma tem pouca importância. Mais ainda, a velocidade musical é o limite, você não precisa se preocupar em ultrapassá-la como fazem alguns.

    Formação de guitarra com maior foco em mecânica do que em percepção é caminho sem volta, daqui 10 anos você vai estar tocando coisas impossíveis soando medíocre e não conseguirá inserir os elementos que de fato diferenciam um guitarrista violento porque seus recursos já estarão estabelecidos na sua manga.

    Você pode tocar rápido, apenas não se preocupe em tocar rápido, se preocupe em tocar bem dentro da sua capacidade motora hoje e sempre se questione quando estiver tocando, mesmo que um acorde de G no violão
    “como estou soando?” e sempre use caras fora da curva como parâmetro.

    Com você a questão da velocidade era gritante assim?

    Não só era como ainda é, nem me considero um cara que toca muito rápido com proficiência, tô longe disso inclusive. Eu toco alguma coisa nessa onde porque ouvi isso a vida inteira e inevitavelmente fez parte do meu aprendizado então não tenho como fugir.

    ejames
    Membro Novato
    # 21/jan/23 14:22
    · votar


    Drinho
    Eu sou destro e toco como destro, mas quando não se sabe tocar guitarra ainda tanto faz e é por isso que eu acho que não vale a pena você jogar no lixo o tempo que você demorou para chegar aqui para começar do zero mudando o lado da guitarra.

    (2)
    É mais produtivo investir o tempo e dinheiro que essa troca vai exigir em aulas.

    JulioB
    Membro Novato
    # 22/jan/23 11:55
    · votar


    Drinho

    Pior que eu nem ligo tanto pra shredding e nem quero focar em solos, na verdade eu queria ter estabilidade em pelo menos 160bpm em semicolcheias e já ficaria feliz, e isso é bem baixo no meio da galera frita.

    Eu queria conseguir tremolo picking porque acho um recurso bonito e poderoso quando bem usado no crescendo das músicas. Duas que gosto bastante que fazem uso disso ou palhetada rápida até de power chord:
    Anathema - Springfield;
    God is an Astronaut - Suicide by Star.

    Eu total dou mais valor a harmonia e improviso, mas eu não gosto da ideia de limitar minha expressão não conseguindo "explodir" com tremolo picking no auge de algumas músicas como nas músicas que mencionei. Eu idealizo compor e produzir no futuro mas tenho receio de que não vou conseguir executar algumas coisas que componho se continuar tocando somente como destro.

    Eu pareço não avançar com velocidade com a prática e ser algo do cérebro, mas posso tentar uma imersão disso tentando praticar mais.

    Eu mesmo não quero muito trocar porque é frustrante e deprimente deixar de lado toda a memória muscular desenvolvida.

    Drinho
    Veterano
    # 22/jan/23 13:14
    · votar


    JulioB

    tremolo picking

    Cara, nem sabia o que era isso, vi que é basicamente a execução de palheta alternada de forma rápida com a nota estática. Me corrija se eu estiver errado.

    Se é realmente isso, essa é uma técnica que aceita até mais desaforo do que outras, uma vez que não há tanta sincronia em jogo.

    Creio que seja uma questão de ajustar o apoio e a articulação do seu pulso e ir subindo os batimentos.

    Tem muita coisa na guitarra que tá associada com articulação, tem mais a ver com descobrir o jeito de fazer do que com atingir o patamar de velocidade.

    JulioB
    Membro Novato
    # 22/jan/23 15:08
    · votar


    Cara, nem sabia o que era isso, vi que é basicamente a execução de palheta alternada de forma rápida com a nota estática. Me corrija se eu estiver errado.

    É exatamente isso. Eu nem tô afim de executar licks rápidos, sabe? Eu só queria conseguir fazer tremolo picking de forma consistente em uns 160 bom. Se você visse eu palhetando como destro e depois como canhoto, não sei se sustentaria essa opinião kkk.

    Eu já testei ângulo e uma porrada de palhetas diferentes, consegui melhorar um pouco a velocidade mas a mão esquerda ainda é mais forte, rápida e consistente do que a direita na palhetada alternada.

    Você realmente acha que eu consigo, se praticar, executar tremolo com conforto? Ou existe a possibilidade de ter uma limitação de coordenação e eu terei um certo limite baixo por mais que eu pratique?

    Você conhece pessoas que começaram com a palhetada alternada super lenta? Porque meus amigos tempos atrás tinham uma velocidade base mais rápida que a minha. Aí fico lendo que a mão dominante é ideal ficar na palhetada e entro na neura kk.

    Drinho
    Veterano
    # 22/jan/23 16:14 · Editado por: Drinho
    · votar


    Você realmente acha que eu consigo, se praticar, executar tremolo com conforto?

    Tenho certeza.

    Ou existe a possibilidade de ter uma limitação de coordenação e eu terei um certo limite baixo por mais que eu pratique?

    Qualquer trabalho físico tem limite, porém seu limite provavelmente irá satisfazer suas expectativas musicais.

    Você conhece pessoas que começaram com a palhetada alternada super lenta?

    Eu, tenho esse déficit de velocidade na palheta até hoje. Mas sou bem resolvido com isso até porque para arrancar o som de guitarra que eu gosto nem é possível palhetar muito rápido, se palhetar muito rápido a sonoridade fica desagradável pra mim.

    Aí fico lendo que a mão dominante é ideal ficar na palhetada e entro na neura kk.

    Acho que exista pouca pesquisa para isso e me arrisco a dizer que a amostragem populacional para tal seja pequena, afinal não é comum invertermos nosso lado tocando.

    Mas é bom dizer que o Kiko Loureiro quebra essa regra porque seu nível técnico é uma coisa descomunal, muito mais inacessível do que o que você está almejando e trata-se um canhoto tocando invertido.

    JulioB
    Membro Novato
    # 22/jan/23 16:37
    · votar


    Drinho

    Se não for invasivo, quanto tempo de prática você tem e qual BPM você consegue tocar semicolcheias consistentes? E qual era o BPM das suas semicolcheias antes de trabalhar velocidade?

    Eu ainda estou em cima do muro porque tem um lado meu falando "olha a velocidade que você consegue sem ter praticado nada palhetando com a mão esquerda... não é óbvio sua inclinação natural?".

    Tô ligado do Kiko Loureiro... eu acho que o Adam Jones é canhoto também e ele faz tremolo em algumas músicas. Mesma coisa para o Billy Corgan.

    Mas fico inseguro pensando que cada caso é um caso e como canhoto é um espectro, cada caso é um caso. Tenho receio de estar num extremo descordenado com a mão direita e isso ser da minha natureza. O medo que dá é até de a precisão saltando cordas ser prejudicada por não usar a mão dominante (eu gosto bastante de coisas do Johnny Marr mas precisaria testar mais os arpeggios que ele toca).

    Eu já estou namorando uma PRS SE 24 e uma Fender Stratocaster e já teria comprado uma delas se eu tivesse certeza que seguiria com um dos caminhos.

    E muito obrigado pela paciência e pelas respostas detalhadas.

    Drinho
    Veterano
    # 22/jan/23 18:43
    · votar


    JulioB

    Se não for invasivo, quanto tempo de prática você tem e qual BPM você consegue tocar semicolcheias consistentes?

    Imagine cara, estamos aí para trocar ideias…

    Toco desde os 13 e tenho 34 hoje, agora, não sei te dizer com precisão quantas horas de prática dedicada eu tenho, tive fases da minha vida que podia me dar ao luxo de tocar o dia inteiro, hoje isso não é possível.

    Sobre tocar semicolcheias a tanto no metrônomo, não sei porque nunca usei esse tipo de métrica, meu estudo sempre foi situacional com música e playback, fosse para elementos técnicos ou teóricos, o metrônomo entrava em algumas situações aonde eu precisava melhorar determinada execução de determinada parte de uma música, ou seja, como se tratava de um mero utensílio auxiliar, nunca tive metas com ele, se a frase soava bem eu tava feliz. Como falei, nem de longe toco com muita velocidade e consistência.

    Pra não te deixar sem resposta, minha referência de velocidade é steve morse, malmsteen e paul gilbert, eu tocava algumas coisas desses caras, não sei se hoje ainda consigo.

    Acho que pra 2023 esses caras não devem nem mais serem rápidos haja vista a quantidade de bizarrices que tem aparecido no YouTube diariamente.

    Jonathan Sozi
    Membro Novato
    # 01/fev/23 22:48
    · votar


    JulioB
    Olá amigo guitarrista! Sou canhoto também e aprendi a tocar guitarra como destro.

    Eu CANHOTO tocando aos 17 anos em 2005 sem inverter o instrumento.


    Acredito que a escolha da mão para segurar o instrumento é mais uma questão psicológica do que técnica, vou explicar a razão. Eu já fui professor, guitarrista de metal e fiz mais de mil shows como músico pop contratado (tá, parece exagero mas sou velho e toquei mais de 10 anos todos os fins de semana constantemente rs).

    Treinei por anos com metrônomo e não tive problemas (em seu devido tempo) em alcançar técnicas complexas, como palhetadas alternadas a 120bpm/140bpm em sextina, ou semicolcheias a 160bpm/180bpm antes dos 18 anos. Agora com 35, sou empresário fora dos palcos, mas mantenho minhas habilidades com poucas horas de treino semanal.

    Se a mão para palhetar fosse realmente tão influente, provavelmente a maioria dos guitarristas estariam errados, já que a mão que exige mais esforço é a da escala e não a da palhetada. Além disso, é possível fazer solos incríveis com poucas ou mesmo sem palhetadas através de outras técnicas, mas não dá pra tocar nada só palhetando bem.

    O importante é ter paciência e treinar as coisas difíceis lentamente, usando o metrônomo se quiser acelerar o progresso. Lembrando que a velocidade é um complemento e não impede o músico de tocar boas músicas. Boa sorte!

    [url=imdb.me/jonathansozi]IMDB - Jonathan Sozi[/url]

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Trocar para guitarra de canhoto após mais ou menos 3 anos e meio de prática como destro?