Sobre a dificuldade de migrar de simuladores para "amp de verdade"

Autor Mensagem
Bereta
Veterano
# jan/13
· votar


Eu não sei como é com os outros, mas comigo VST é algo meio de lua. Tem horas que acho que soa razoável, mas tem horas que não me desce!

Acho que válvulado é o que há no quesito timbre. Penso que isso não seja discutível! Mas eu, que tenho um SS, tenho prefirido, sem dúvidas, gravar com o amp microfonado a gravar com VST's. Mesmo sendo um SS!

Obviamente que pretendo pegar um valvulado um dia desses. Mas, por hora, vou me virando muito bem com o meu Laney.

Abç

Jinkxs
Veterano
# jan/13
· votar


VST pra gravação caseira é uma ótima solução. Se sai melhor com drives mais porradas, e até dá pra enganar no clean e no crunch, se a pegada do guitarrista for boa. Dentro de uma mix, um VST bem configurado pouco se diferencia de um ampli., seja ele valvulado ou SS.

Claro, o grau de satisfação depende no nível de exigência que cada guitarrista possui, mas dão conta do recado.

Já ao vivo, com banda (ou não) a coisa muda de figura., mas existe uma tendência de melhora dos VSTs e alguns artistas de renome já até arriscam seu uso no palco, entretanto a distância ainda é grande.

Vamos esperar as próximas versões, pois os algoritmos vão ficando mais sofisticados e o gap vai se estreitando. Eu aposto que mais cedo ou mais tarde eles vão chegar lá, pra felicidade geral da nação... hehehe....

ALF is back
Veterano
# jan/13
· votar


Skider
eu acho o mgv um bom amp....no preço dele não existe concorrente, então não tem outra opção de valvulado com 2 canais nesse preço...preferiria um mgv ao vst...agora, achar o Drive de um blackstar meia boca, pior ainda, inferior a um mgv, é o cumulo do "gosto não se discute" kkkkkk

Bereta
Veterano
# jan/13
· votar


ALF is back

Falou tudo!

Skider
Veterano
# jan/13
· votar


ALF is back
kkkkkkkkkkkkkk
Posso ter exagerado. Mas quis dizer que não gostei do drive do Blackstar de jeito nenhuma. E tbm não gostei do drive do MGV. Mas como é o que tenho, consegui trabalhar mais os médio, e deu pra tirar um drive razoável. Talvez seja pelo estilo de drives mesmo, não sei.

ALF is back
Veterano
# jan/13 · Editado por: ALF is back
· votar


Skider
entendo! é q assim, sao amps bem diferentes...o MGV é o tipo de drive hard rockzao vintage...pra saturar mais precisa daquele empurrãozinho...o blackstar ja comprimi mais conforme o gain vai abrindo...tem uma dinamica incrivel por isso...mas é um drive mais "refinado"...nao no sentido "nobre" mas no sentido de ter granulações mais finas mesmo...peneirado...o mgv ja é granuladão, estilo 5150...claro q comparar o mgv ao 5150 é digno de ser xingado de babaca, mas tento procurar umas referencias conhecidas pra explicar! kkk
agora, uma grande diferença dos 2 é o falante né cara...esse nao mente...a definição do timbre é completamente de outro nivel...o ht20 é celestion 30 na veia, o mgv já tem no falante seu problema mais considerável...agora, no clean eu tbm acho q um ht20 de R$ 3000,00 deve um pouco mesmo...mas ai ja fica mais pau a pau!
eu tenho o ht5...mas testei o ht20 quando fui comprar...eu ia levar o ht20, mas quando ouvi o drive e o volume/ headroom do ht5, conclui q seria redundancia levar o ht20...eu gosto mais do drive do ht5, tem mais compressão, mas é menos nervosinho...mas o clean do ht20 é bem melhor!
por um momento pensei q nao tem nada a ver falarmos disso tudo nesse topico e q estamos desvirtuando, mas parem e pensem, tantos detalhes q estamos falando NAO SE APLICAM a vst...sobre falantes...sobre trocar uma valvula e ter um novo timbre, um novo folego, brincar com posicionamento do gabinete no ambiente...inclina-lo pra cima em direção a sua cabeça...caraio velho, nada como ter um AMP! fiquei uns 3 meses na base do VST...até q fui bem, sobrevivi! mas nossa, quando chegou o amp do conserto, quase tive um orgasmo só de ouvir um power chord de E e ganho do blackstar no talo, após seus 5 minutinhos esquentando, com cordas velhas na guita, falante virado pra minha cabeça...é q eu sou careca, mas quase senti meus cabelos "voando ao vento" daquele punch! kkkk

d joe hard
Veterano
# jan/13
· votar


Bereta
Acho que válvulado é o que há no quesito timbre. Penso que isso não seja discutível!
é claro q é discutível,tudo pode ser discutido,principalmente em música,onde as "verdades absolutas" são cada vez mais raras(graças a deus)
se fosse tão indiscutível assim,o Slash(bom ou não,um dos guitarristas mais destacados das ultimas duas décadas e meia)não usaria o Guitar Rig também,Claro!não estou defendendo os efeitos virtuais,mas,por que não,aliás,pq não qualquer coisa?tanto faz,desde q o timbre fike bom
não foi verdade absoluta o Feedback ser algo ruim na guitarra,não foi verdade absoluta só os instrumentos acústicos prestarem,entre outras coisas,e graças a deus que não foram,eu odeio excesso de tecnologia,mas jah que ela ta aí,se estivar ao alcance da pessoa,q ela fuce e descubra oq der
ALF is back
entendi o que tu quis dizer man,só quis expor um pouco do meu ponto de vista
não sabia que o MGV tinha uns timbres mais hard rock vintage,pensei que fosse mais "metal" e porrada abelhuda,como o Atomic Drive e muitos da linha meteoro,to pensando em futuramente comprar um Dr.Drive pra migrar pros valv.pra sentir o som,começando por pedais(até pq são mais baratos)kkkk'

Marthin87
Veterano
# jan/13
· votar


A maioria dos exemplos aqui foram de sons clean até crunch.
E no high gain?
Sentem tanta diferença entre os VST, SS e All tube? Com o ganho no talo, comprimido, o que preferem?

Bereta
Veterano
# jan/13
· votar


d joe hard

é claro q é discutível,tudo pode ser discutido,principalmente em música,onde as "verdades absolutas" são cada vez mais raras(graças a deus)
se fosse tão indiscutível assim,o Slash(bom ou não,um dos guitarristas mais destacados das ultimas duas décadas e meia)não usaria o Guitar Rig também,Claro!não estou defendendo os efeitos virtuais,mas,por que não,aliás,pq não qualquer coisa?tanto faz,desde q o timbre fike bom
não foi verdade absoluta o Feedback ser algo ruim na guitarra,não foi verdade absoluta só os instrumentos acústicos prestarem,entre outras coisas,e graças a deus que não foram,eu odeio excesso de tecnologia,mas jah que ela ta aí,se estivar ao alcance da pessoa,q ela fuce e descubra oq der


Obvio que tudo é discutível! Não quis dizer de modo geral, já que o pessoal pode discutir o que quiser! Até gosto! Maaaas...como eu disse, Eu acho que valvulado é o que há no quesito timbre e que Eu não discuto isso. O pessoal aqui do fórum discute qualquer coisa! O que NMHO, pode ser bom ou ruim, conforme o caso.

Abç

Felippe Rosa
Veterano
# jan/13
· votar


d joe hard
Slash(bom ou não,um dos guitarristas mais destacados das ultimas duas décadas e meia)não usaria o Guitar Rig também
Acho ele ótimo, independente do falam dele no fórum e principalmente depois desse último disco dele....
Pensa um pouco, é mais fácil gravar com um Full stack marshall de 100 W dentro de uma sala de estúdio ou usando uma simulação bem programada podendo ser mais facilmente domada e podendo usar de inúmeros recursos que se tem em um bom VST ?

Skider
Veterano
# jan/13
· votar


ALF is back
Entendi. Vlw pela ótima explicação mano. Eu vou ver se consigo o que eu quero no MGV, se sim, e se ele durar, vou trocar estes falantes. Se nao, passo no cobre. rs
Grande abraço.

TatoPetry
Veterano
# jan/13
· votar


d joe hard
Velho vai me desculpar, mas duvido que o slash use o guitar rig ou amplitube, ele simplesmente ALUGOU o nome pros caras venderem mais.

Marthin87
Cara esse é um quesito complicado, a galera que toca hi gain, geralmente o pessoal do metal eu vejo que se sai muito bem com o digital, até pq geralmente o pessoal usa aquele timbre mais fechado sem médios.
Eu toco muitas vezes com ganho bem alto e prefiro as valvulas, por um simples motivo, gosto de clareza e definição e nisso a valvula é mestra.
Um exemplo é que eu adoro fazer os acordes abertos(acordes com T,3 e 5), os vst's e a maioria dos SS se vc faz um acorde dessa forma com drive no talo ele embola todo o som, ja um bom valvulado pode estar com ganho todo atochado e vc escuta todas as notas com clareza.

RoLP
Veterano
# jan/13 · Editado por: RoLP
· votar


Skider
É questão de gosto e também de regulagem cara.
Valvulado é como delay...se não souber regular...o som vai sair ruim.

O jcm 900 é um amplificador muito agudo....se vc trabalhar com ele com o presence e o treble no 2...ele soa bem melhor..
Se colocar o presence e o treble no 4...fica uma droga.

Tem muita gente que pega um amplificador (ou até pedaleira) e não quer ter trabalho pra timbrar. Pega e coloca tudo em flat e sai tocando.

Cada amplificador tem sua característica.

Já utilizei uma pod no imput e no return de amps pré valvulados....o resultado não é ruim...mas é mto abaixo de um amp valvulado bem regulado. Comparei lado a lado e parece que o pod fica abafado...fica passando por um filtro...o sinal muda mto.

O que me parece é que a galera que não tem valvulado fica forçando a barra pra dizer q não tem diferença...pq estão felizes com seu equipo. OK...mas não significa que não há diferença...inclusive a diferença de valores não seria á toa!

Eu era um desses que achava que era compatível ATÉ pegar um valvulado pra mim e usar em shows, ensaios...regulando com calma.

Ao meu ver..não exagerei nem um pouco cara.

E também depende do tipo de som que vc gosta. O vox ac 30 é excelente pro clean e crunch...mas não pra um high gain saca?

O drive de um blackstar é animal...principalmente pela função de mistura de válvulas. Vc chega num timbre orange ou marshall com o mesmo amp.
É o que falei...tem que saber regular e tirar o melhor do amp.
Se você gosta de orange e marshall..vai gostar do blackstar com certeza...pode não achar melhor...mas vai agradar.
E outra...não adianta ligar um valvulado de 20, 30, 50 watts no volume 1. Tem que abrir o volume ou usar um atenuador pra fazer a válvula agir.

ALF is back
Veterano
# jan/13
· votar


RoLP
sobre o blackstar, os modelos q estamos falando da serie HT yçtem mesmo uma mistureba louca de misture a com a função ISF, mas não é um recurso que mistura válvulas não...é uma espécie de equalizador pré regulado pra trabalhar a extensão de timbres americanos X britânicos...entao ele abrange do marshall/ vox/ orange até o mesa boogie/ fender...vc consegue aliar ele com o equalizador passivo tradicional do amp pra obter essas variações, o q é definitivamente fantástico...o fender apenas acho q não fica taaaao parecido, pelo menos eu não consegui ainda pegar um timbre de fender legal nele pq o Drive do blackstar é mais comprimido...
O amp q realmente tem a função de combinar válvulas é egnater Rebel 30...por isso é tão mais caro...tem umas 9 válvulas ali! A manutenção dele deve ser meio complicada tbm...
Mas os blackstars tem uma característica bem peculiar no Drive...alem da extrema definição ( mesmo no ht5, q vem com falantes blackbirds, da própria blackstar...o falante não é ruim, mas certamente é inferior ao celestion 30, já q os modelos mais caros vem com o celestion), é a pouca granulação...o Drive é meio limpo, se é q me entende...mesmo no talo, hiper saturado, vc percebe q os solos saem com mro pouca granulação isso detido a grande compressão do sinal...claro q timbre granulado não é ruim (falo de bons timbres granulados) mas a falta de granulação com tanto ganho é realmente diferente!

RoLP
Veterano
# jan/13
· votar


ALF is back
Sim é verdade....eu tive ambos...o rebel 30 e o blackstar.
Só que não vi mta diferença cara...Achei o som do blackstar tão bom quanto o do egnater ou melhor.
E o ISF funciona de uma forma que modifica bastante o som...

joao b.
Veterano
# jan/13 · Editado por: joao b.
· votar


Valvulados X Transistorizados X VSTs; um assunto sem fim...


Ja usei de tudo, caixa amplificada multi-uso, SS, VST e finalmente em 2012 adquiri um valvulado.

Não tive problemas de adaptação quando passei de SS pra Valvulado, muito pelo contrário, foi uma experiência muito agradável!

E digo: Não ha nada mais lindo que o timbre de uma boa guitarra, plugada num bom amp valvulado, nas mãos de um bom guitarrista!


Como ja dito aqui, o grande problema dos VSTs e simuladores é a falta de dinâmica. Tudo fica muito certinho, redondinho... Qualquer guitarra que você plugar ali (strato, super-strato, lespaul, sg...) vão soar praticamente igual.


Nos valvulados o timbre é mais rico, vivo, orgânico... fazendo com que as características dos outros equipos (guitarras, pedais...) bem como a pegada de cada músico fiquem muito mais evidentes! Isso é o que os torna mais agradáveis, ou não.


Agora, eu tenho uma leve impressão que muitos guitarristas (inclusive aqui no FCC) que não saberiam diferenciar o timbre de um bom VST ou SS de um valvulado num teste cego...



Resumindo:

Para apresentações com banda, um bom valvulado é indispensável. Pra Estudar/Treinar, um SS e uma pedaleira, ou até mesmo um VST é o suficiente.

Abç

d joe hard
Veterano
# jan/13
· votar


Felippe Rosa
Pois é,ele é um puta guitarrista,claro,não é igual aos mestres da escola de 60/70,pq eles foram os pioneiros

TatoPetry
Cara,aí eu já não sei...ele tem um guitar rig signature néh?ele pode ter falado que usou sem ter usado,mas aí não tem como saber,eu não vejo problema em ele usar,hoje em dia pra quem tem $$$ gravar e jogar no Itunes tá tão vapt-vupt
http://www.premierguitar.com/Magazine/Issue/2008/Oct/Interview_Slash_T alks_Gear_and_Guitarists.aspx
eu tava lendo essa entrevista com ele nesse momento,ele fala sobre o equip dele e talz,mto maneira

RoLP
Veterano
# jan/13 · Editado por: RoLP
· votar


joao b.
Exatamente...

Eu acho que isto tudo só gera discussão...porque as pessoas não tem a oportunidade de testar tudo antes de emitir opinião.
Ou testam rapidinho alguma coisa já com opinião formada.
Porque é muito evidente a diferença...
Nada é ruim..mas existe coisa melhor.
Não é questão de gosto...é questão de ouvido...Tem diferença nítida de definição, timbre, encorpamento.
Se soa bem em uma forma...vai soar melhor na outra.

É o mesmo que fusca e mercedez. Ambos servem pra mesma coisa e você consegue chegar no seu destino...mas a forma de chegar com um ou outro é bem diferente. O que não significa que o fusca é ruim...ele tem suas vantagens pra quem gosta. E muitos tiveram o fusca antes do mercedez.

d joe hard
Veterano
# jan/13
· votar


joao b.
RoLP
exatamente cara,eu to aki falando,pq eu acho q todo timbre é valido,no começo todo mundo achou a distorção de guitarra uma coisa bizarra,mas nego quebrava válvula e colocava o amp no volume assim mata a vovó só pra ter uma distorção que era divina,se foi assim q esse lance todo nasceu,eu acho que preconceito não cabe a quem pluga uma guitarra num canal sujo
Agora, eu tenho uma leve impressão que muitos guitarristas (inclusive aqui no FCC) que não saberiam diferenciar o timbre de um bom VST SS de um valvulado num teste cego...
exatamente,pq as pessoas se ligam em nome,não podemos esquecer que o mundo dos equipamentos e instrumentos é uma esfera comercial imersa num contexto capitalista,logo,o branding é indispensável,tem gente aí que só sabe de Gibson e Marshall,do tipo
-cara,to pensando em comprar um amp orange
-orange?que porra é essa?deve ser amp de boiola,so mais um marshall
infelizmente,não é muito diferente de Nike,Adidas,essas marcas assim,então,há uma apreciação virtual do produto,não que as marcas que falei não sejam boas,claro que não,elas chegaram onde estão pq conseguiram seu público tbm,só digo que tem outras coisas por aí que são boas tbm,abrir os horizontes é uma coisa boa

Skider
Veterano
# jan/13
· votar


RoLP
Poisé cara. É o que eu disse. Pela minha nanica experiencia, acho que os valvulados são um caminho para um melhor timbre, mas não creio que seja uma regra. Mas, minha experiencia é muito pobre e minima.

RoLP
Veterano
# jan/13
· votar


Skider
A de todo mundo é...até passar pra próxima etapa. 3 anos atrás eu não sabia absolutamente nada de equipamento....até que peguei paixão e comecei a pegar um atrás do outro...trocar....vender..comprar...

Acabei experimentando muitos amps...guitarras e pedais... mas nunca é o suficiente. Recentemente aprendi muito sobre pedais delay (que nem sabia que podiam fazer tanta coisa)....e também sobre ligações de pedalboard.

O negócio é sempre ter cabeça aberta e aprender dia após dia coisas novas...e testar e pegar suas preferências....e seu som...

Tem coisas caríssimas e impossíveis de pegar....mas tem opções baratas e boas pra chegar quase lá...

Eu to aqui no fórum pra aprender tb...e aprendi mto nesta conversa pelo q li...também :)

TatoPetry
Veterano
# jan/13
· votar


RoLP
Mente aberta sempre meu velho!
Vc e o ALF is back descreveram muito bem o black star, tive oportunidade de testar ele e é exatamente isso. Infelizmente na Época eu achei o orange com um timbre com mais "Indentidade" e levei o dual terror, mas o ht20 foi uma das minhas possibilidades.
Tenho muita vontade de testar esse egnater!!

d joe hard
Cara eu duvido realmente que o slash use o guitar rig, ele é um escravo da dinâmica o cara explora a guitarra dele de todas maneiras possiveis, eu sou assim também e não da velho...
Se usar seria naquele esquema gravação caseira pra não esquecer e talz... mas ele tento os melhores recursos prontos e fáceis a disposição duvido que ele usaria um VST. Eu mesmo uso pra gravação caseira, simplesmente pq pra gravar o orange microfonado eu tenho que abrir o volume e a galera me expulsa do prédio qualquer dia!

d joe hard
Veterano
# jan/13
· votar


TatoPetry
kkkkk' pois é,ele é mesmo um escravo da dinâmica,o crunch dele é fenomenal,é exatamente o timbre q eu quero atingir,só q do meu jeito,haha,a pegada dele tbm favorece muito
ps:uma dúvida,o crunch q eu tô falando é esse "ataque" da palheta na corda que parece q a palheta dá uma "mastigada" na corda,fica uma espécie de chiclete(não to falando de talkbox nem wah-wah),eu não sei explicar,é só escutar qualquer musica do appetite for destruction e notar a ação da palheta nas cordas,alguem tem alguma sugestão de como isso rola(além da pegada,óbvio)só rola nos valvulados?tem alguma EQ pra isso?geralmente eu dou um mid-treble boost pra gerar esse efeito,mas ainda acho o dele mais foda,acho q drive alto tbm funciona

Felippe Rosa
Veterano
# jan/13
· votar


d joe hard
ps:uma dúvida,o crunch q eu tô falando é esse "ataque" da palheta na corda que parece q a palheta dá uma "mastigada" na corda,fica uma espécie de chiclete(não to falando de talkbox nem wah-wah),eu não sei explicar,é só escutar qualquer musica do appetite for destruction e notar a ação da palheta nas cordas,alguem tem alguma sugestão de como isso rola(além da pegada,óbvio)só rola nos valvulados?tem alguma EQ pra isso?geralmente eu dou um mid-treble boost pra gerar esse efeito,mas ainda acho o dele mais foda,acho q drive alto tbm funciona
Outra boa característica de um bom all tube, hehe, deve ser característica dos captadores, com o som abertão, as vezes dando a impressão de ter um wah ligado, né ?
Coisa que só consegue com uma Gibson e um Marshall juntos...
Abçs

TatoPetry
Veterano
# jan/13
· votar


d joe hard
Cara no valvulado isso é mais na cara.
Uma dica de algo que pelo visto vc ainda não tentou é trocar de palheta!!!
O ataque muda muito, em decorrência da mudança de palheta tanto de espessura quanto de material(nesse a diferença é mais gritante).
Outro ponto é a pegada do slash, como eu disse o cara é um escravo da dinâmica, um dos grandes segredos dele... ouça os solos dele e vai perceber que em determinados momentos a pegada dele é muito leve e sutil e no momento que o solo cresce ele coloca mais força deixando os ataques mais evidentes e a pegada mais agressiva.
Vc consegue isso com quase todos os recursos hj em dia, a diferença é a intensidade, no valvulado é muito mais na cara.

ALF is back
Veterano
# jan/13
· votar


O q acham desse timbre?

alv2707
Veterano
# jan/13
· votar


d joe hard
Se for o som que eu tô pensando isso é:
Captador do braço + palhetada forte pra baixo

Dá um som de wah, meio que um filter, sei lá

Felippe Rosa
Veterano
# jan/13
· votar


ALF is back
Legal, só não acho que o nome low gain cabe para tal....

ALF is back
Veterano
# jan/13
· votar


Felippe Rosa
nao é low gain mesmo...é q era um arquivo maior, ai cortei só essa parte pra postar aqui, a parte com mais ganho...rs...vou editar lá!
mas se fosse um teste cego, arriscariam o q pra esse som? vst? valvulado? SS?

Felippe Rosa
Veterano
# jan/13
· votar


ALF is back
mas se fosse um teste cego, arriscariam o q pra esse som? vst? valvulado? SS?
De fato é um teste cego, e eu não sei o que é, hehehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a dificuldade de migrar de simuladores para "amp de verdade"