Sobre a dificuldade de migrar de simuladores para "amp de verdade"

Autor Mensagem
janick
Veterano
# jan/13


Oi galera. Sempre toquei com simuladores mas agora fechei um setup quase que completamente analógico com 7 analogs e 1 Zoom G3 no loop. Tenho um Laney CUB12r que peguei tem 10 dias. Ainda estou me acostumando. Gosto muito do amp, mas quando vou exagerando o drive, usando muffs e fuzzes e cia, o som parece ficar mais "cru" e "na cara" do que ficava com simuladores. Toquei quase que sempre com simuladores, então acabei acostumado com aquele timbre "plastificado e pasteurizado" das pedaleiras em linha ou no input de um amp. Vez ou outra pra contornar isso, me vejo ligando uma simulação de amp no loop do Laney. Agora vem a pergunta - É normal esse estranhamento que eu estou tendo? Como contorno isso? Apenas tocando né? E me falaram que pode estar cru assim o som, porque eu preciso tocar umas boas horas pra "amaciar" o falante do amp, já que ele é novinho. Procede isso também ou é só desacostumação do ouvido?

Abçs!

Arimoxinga
Veterano
# jan/13 · Editado por: Arimoxinga
· votar


janick

talvez tu esteja tentando regular o amp do mesmo jeito que regulava nos VST agora é "ôta coisa". ou é apenas falta de costume mesmo

ogner
Veterano
# jan/13
· votar


Sim.

É MUITO diferente, bem essa que vc disse:

o som parece ficar mais "cru" e "na cara" , outra coisa! Alguns podem chamar ate de som de verdade, não mascara, nao tem aquela compressão maluca que tudo que vc toca sai molezinha!! OUtra coisa!! Sua pegada vai mudar, o modo/atenção da palhetada, enfim. É diferente sim.

E acho que vc migrou direto pra um valvulado, certo? Mais critica ainda essa mudança!

janick
Veterano
# jan/13
· votar


ogner
Eu tinha um transistor, um Vox Pathfinder! Só que não curtia muito. Eu já tive no passado um Classic 30, mas eu usava ele com pedaleira, então acaba que ainda tinha aquela compressão exagerada. A Zoom, que deixo só para delays, mods, reverbs e cia, com ou sem ela, não colore nem rouba timbre. Isso somado de pedais analogs, e ainda mais, sem simulação nenhuma de amp. Ai ta ficando bem cru o som. E é exatamente como tu falou, mascara BEM MENOS, alias, não mascara nada a tua pegada quanto os VSTs e pedaleiras conseguem. Tu percebe mais teus erros em bends, vibratos, nota mascada e etc! Adorei o timbre, mas é algo completamente novo que vem com desafios.

ogner
Veterano
# jan/13 · Editado por: ogner
· votar


Quando toquei pela primeira vez ( muito em casa com o meu valvulado ) com meu primeiro valvulado, saindo depois de anos e anos tocando num peavey, pensei que nao conseguiria adaptar ao valvulado!! E peguei logo um clone de Fender com clean absurdo!! hehehehe!! Mas agora não volto mais pra SS!! hehehe

EDIT: Peavey Bandit

janick
Veterano
# jan/13
· votar


ogner
hehehehe mas no começo a transição foi complicada? Usando low gain até vai, mas quando saturo o ganho de alguns pedais e até o drive do amp, acho meio ardido ao vivo. Pode ser o volume também, vou experimentar descer para o meu homestudio com o amp e soltar o potencial dele lá com o setup de pedais. E também, não toquei até agora com banda ou acompanhamento, apenas com a guitarra "crua".

De Ros
Veterano
# jan/13
· votar


janick

Normal! Tem amps que são bem domesticáveis, e tem um som bem macio. Já tem outros que adoram amplificar mais os teus erros do que os acertos, uauhahuahuauhahua!!!
Pior que esses acabam ficando ótimos em gravações...

Marthin87
Veterano
# jan/13 · Editado por: Marthin87
· votar


Igual jogar Guitar Hero e saber que não é tão fácil no mundo real.
Passei o fim de semana pensando nisso. Tenho um Line 6 Spyder IV 30W que é muito bom para estudo, tem tudo. Comecei a fazer aulas na semana passada e o amp é um Fender Princeton, não reparei no timbre por estar tenso na primeira aula de guitarra. Em casa aquela sensação de "eu não toco tudo isso". O Spyder não tem um timbre dele e as simulações te dão um empurrãozinho. Pensando em trocar de amp e pegar um sem maquiagem.

Spect
Veterano
# jan/13
· votar


aquele timbre "plastificado e pasteurizado"

Nunca consegui usar simuladores por causa disso, não consigo tocar e ouvir um som que parece sair direto de toda uma pós produção em estúdio.

MMI
Veterano
# jan/13
· votar


janick

Que estranho... Até hoje o que vi foi exatamente o contrário, que aliás é meu caso, de sair de amp e tentar a sorte com simulador e ter dificuldade. Eu apanho bastante para fazer isso. Então imagino que seja dificil o contrário, no seu caso.

janick
Veterano
# jan/13
· votar


Nunca consegui usar simuladores por causa disso, não consigo tocar e ouvir um som que parece sair direto de toda uma pós produção em estúdio.

Spect
EXATAMENTE isso. O timbre já sai pronto cara. Eu gosto do timbre do valvulado microfonado, depois de tratar um pouco. Ao vivo, tem que ter uma banda pra segurar aquela "pancada" do amp!

JJJ
Veterano
# jan/13
· votar


É isso aí... Os amplitubes da vida entregam tudo prontinho, de bandeja! A coisa real dá um pouco mais de trabalho pra timbrar, mas quando achamos o ponto certo, fica melhor.

Skider
Veterano
# jan/13
· votar


janick
Mano. To na mesma.
Estava pedindo recentemente umas dicas ao mano Paulo Heineken.
Comprei um MGV 30, ta certo que não é um ótimo ampli. Mas estou estranhando demais o drive dele. Me parece muito abelhudo, tipo, com um tom metalizado. Não sei se vc me entende.

Estou usando, até entao, as simulações de pre da POD500. Mesmo assim fica muito abelhudo. Me acostumei MT com o timbre conjunto das simulações, em modo Direct/studio.

Nefelibata
Veterano
# jan/13
· votar


Skider
JJJ
janick

Me sinto do mesmo jeito... sempre toquei em simulações.

qdo peguei amp foi direto valvulado e nossa que luta pra timbrar, parece q ora o som fica muito abafado ora estridente, e as distorções não encaixam... ora tah mto fechada ora abelhuda...

E agora a luta recomeçou pq eu peguei um fender. antes era um handmade com uma sonoridade completamente diferente.

abraços

edalko
Veterano
# jan/13
· votar


janick
Li uma vez uma matéria na GP de um renomado guitarrista que usava uma penca de racks e muitos efeitos.
Um dia ele foi fazer um show e não pode usar a geladeira... tinha apenas um amp e não lembro se ele usou algum pedal.
Mas ficou totalmente apavorado, imaginando que haveria perdido a identidade sonora naquele momento.
Ao terminar o show veio alguns conhecidos e eles questionaram a qualidade do som dele, afirmando que estava muito melhor (?). Ou seja, o menos é mais.
Talvez com tanta simulação seus ouvidos desacostumaram do som natural e isso te abale.
É o mesmo que um morador de grande centro urbano ir dormir um dia em alguma fazenda retirada: o silêncio incomoda.

Vai testando mais tempo... dentre alguns dias vc vai se acostumar.

E parabéns pelo amp!!!

Thi_Lennon
Veterano
# jan/13
· votar


Eu já fiz o contrário, já tive Meteoro V8, Vox Ac4, e hoje tenho uma pod HD500 e um laney TF300, e estou mais satisfeito

vinibassplayer
Veterano
# jan/13
· votar


o mesmo ocorre no contrário, de amps para simulações.
tudo munda: timbres, pegada, percepção, td.

Stalingrado
Veterano
# jan/13
· votar


Cara, com certeza, é outra história. Peguei meu primeiro amp depois de quase 10 anos tocando só com pedaleiras, e foi logo um valvulado. Acho que isso tem muito a ver com a compressão que é peculiar das pedaleiras... Fica 'mais fácil' de tocar do que num amp de verdade. Eu tô tendo essa mesma dificuldade, mas tô começando a curtir demais tocar no amp. Eu sempre gostei muito de efeitos e tudo, mas outro dia toquei só com um drive, um wahwah e um amp (tudo analógico) e foi uma coisa linda. Hoje, quando eu toco num simulador, sinto que minha pegada mudou, que melhorou por ter essa experiência 'menos comprimida'.

Victorblues
Veterano
# jan/13
· votar


janick

Vi que vc usa e gosta dos fuzzes e cara, por mais que vc tenha uma puta simulação ( eu no caso tenho uma hd500) um pedal real ligado num ampli valvulado é outro mundo... muito mais corpo, sustain cremoso. É as vezes complicado domar o bicho, mas qndo consegue é sensacional.

Simulação é uma mão na roda, mas um set (mesmo simples) de pedais analogicos/digitais + um amp é muito mais bacana.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jan/13
· votar


Eu to nessa também. Só usava pedaleiras e VSTs. Recentemente comprei o meu primeiro valvulado, um handmade Alien Monster de 50w. Muda bastante a pegada, parece que evidencia mais os erros, mas eu tô me acostumando bem.

O mais legal de tudo foi que eu consegui timbrar muito mais facilmente. Em pouco tempo eu consegui encontrar meu som no amp, e agora tenho bem ao meu alcance o timbre de guitarra que sempre tive na minha cabeça.

Atualmente eu tenho 5 pedais. Um wah, um drivezinho, um chorus, um delay e um reverb, e estou satisfeito com o resultado geral do equipo.

ALF is back
Veterano
# jan/13
· votar


janick
comigo foi o contrario cara...justamente por estar acostumado com algo e dps migrar pra outra coisa totalmente diferente...sempre tive um meteoro SS 30w, falante de 8...ai comprei um blackstar ht5r....falante de 12, valvulado...enfim...ai o blackstar pifou com um pico de energia...enquanto nao arrumava, parti pro VST...cara, sofri demais! consegui bons timbres com VST, demorei mas consegui! só q sentia falta daquele punch caracteristico do amp...daquele deslocamento de ar...daquela dinamica toda de tocar em pé com a guitarra, virar por algum motivo enquanto toco, e sentir uma diferença no som...de tocar algo hi gain e de repente, dou um ataque leve na corda e sai um crunch...tudo isso é raro de se obter num VST...vc pula a etapa do "tocar ao vivo" com o VST e se sente sempre em um estudio, com aquele retorno horrivel na orelha, aquele som sempre igual...single coils entao nem se fala...NUNCA OUVI um timbre de guitar rig ou amplitube q eu ouço e falo: "ahhh olha só, isso é um single coil!"
simplesmente soa tudo igual!
alguns vsts, como o Overloud ja tem uma caracteristica mais organica mesmo e nesses sim é possivel ouvir um single coil hi gain fritando agudos, mas em geral, essa é uma grave falha dos VSTs, o timbre de plastico, como alguns falam! kkk
sobre acostumar com o amp, é assim mesmo cara...esse esquema de amaciar falante parece um mito, mas tem sentido...o falante funciona por deslocamento de ar mesmo...se ele for duro, é mais dificil de trabalhar e precisa de mais volume pra se deslocar...talvez o material dele se afrouxe com o tempo mesmo...nao sei! rs

vintagentleman
Veterano
# jan/13
· votar


Acho que errei de fórum, entrei no dos amplis equivocadamente...

felipelfln
Veterano
# jan/13
· votar


Pedaleira e VST realmente deixa tudo bom, tudo mais limpinho, principalmente em volume baixo. Mata a pegada e a dinamica.
Em casa uso meu Frontman e ele não mascara erros nao. Sem reverb principalmente, errou aparece ali, na cara. Seja no clean ou no (não muito bonito) drive. Isso com ganho médio e volume não muito baixo.
Em valvulados não notei essa amplificaçao de erros muuuito diferente do meu, só o timbre e a dinamica muito melhores hehe
Mas nao tive a oportunidade de tocar em muitos

rhoadsvsvai
Veterano
# jan/13
· votar


isso é verdade absoluta , mudar de les paul pra strato ,ou mesmo de pedaleira pra valvulado muda completamente a sua pegada , a vantagem é que o saldo é positivo , pois se vc toca bem com clareza em algo que não disfarce , quando vc tocar em algo que disfarce a pegada vc vai soar melhor ainda.

e_merson
Veterano
# jan/13
· votar


Toda essa confusão de timbrar o drive do amp valvulado passa de confusão a orgasmo quando você pluga um bom pedal de overdrive e acha o ponto certo pra "empurrar" o drive do amp. Não sei quanto a vocês, mas comigo foi assim, na primeira vez que fiz isso, parecia que tinha jogado o amp fora e colocado outro no lugar, ficou lindo demais... e eu fiz achando que só ia aumentar o volume e os ruídos. Mas mudou da água para o vinho.

Fuçar até não poder mais, eis o macete!

d joe hard
Veterano
# jan/13
· votar


Eita,me metendo aqui no tópico do pessoal com $$$ e muito mais tempo de guitarra que eu,kkk'
mas eu tbm meio que entendo esse lance dos drives plásticos,meu equip é BEEEM humilde(Zoom G1XN e Meteoro ADR20)mas,não é pq é simulação digital que vai ser mais fácil não,pelo contrário,eu curto mto Hard Rock,e gasto horas e horas timbrando pra ficar parecido com um Overdrive natural,ou do jeito que eu quero mesmo,mas esse lance de "som muito mixado" até eu percebo isso,e olha q nem tenho muita experiência com valvulados...
mas uma coisa que noto na cara é o Reverb,pode ser maluquice,mas eu praticamente só gosto do de mola,acho muuuuuito natural e bonito,por meu amp ser pequeno e não fazer tanta diferença assim,uso o Reverb no talo,odeio os Reverbs digitalizados da minha pedaleira,só o de Arena que eu acho bem maneiro,deixa tudo com uma cara mais EVH,mas de resto,espero ter Reverb de mola(ou gravar com acústica real)pro resto da minha vida,xD

renatocaster
Moderador
# jan/13
· votar


ALF is back

só q sentia falta daquele punch caracteristico do amp...daquele deslocamento de ar...daquela dinamica toda de tocar em pé com a guitarra, virar por algum motivo enquanto toco, e sentir uma diferença no som...de tocar algo hi gain e de repente, dou um ataque leve na corda e sai um crunch.

Nossa, vc descreveu perfeitamente o que eu mais sinto falta por não está tocando em um amp de verdade!

d joe hard
Veterano
# jan/13
· votar


só q sentia falta daquele punch caracteristico do amp...daquele deslocamento de ar...daquela dinamica toda de tocar em pé com a guitarra, virar por algum motivo enquanto toco, e sentir uma diferença no som...de tocar algo hi gain e de repente, dou um ataque leve na corda e sai um crunch.

Cara,quero ser chato não,mas tirando o deslocamento de ar,isso tudo tbm rola cmg e olha que meu amp tah longe de ser um "amp de verdade" na sua concepção,não acho muito maneira toda essa fixação por equip de ouro,eu acho q o Guitarrista faz o equip,não o equip faz o guitarrista,olha pra Muddy Waters,cê acha q ele pegou equip de ponta logo assim q se "eletrificou"?
eu acho muito divertido tocar guitarra,mesmo com meu "equip de latão",isso q importa p mim

Jinkxs
Veterano
# jan/13
· votar


Muita preocupação com equipamento!!!

A verdade é uma só....



d joe hard
Veterano
# jan/13
· votar


Jinkxs
hahhahah' genial mesmo,mas é isso aí,a vdd é essa mesmo
...
triste mesmo é não fabricarem um Gatorade pra guitarristas,ia adorar um com Efeito Jimmy Page por 30 min,HSUAHSUASHA'
Só zuera

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a dificuldade de migrar de simuladores para "amp de verdade"