Conselho Geral pelos bons costumes e organizacao do forum (att. moderaçao)

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# dez/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


eduardodff

Foi bom tocar na questão "bom senso" pois vai muito de acordo com o "moderar". O meu "bom senso" pode não "bater" com o de outra pessoa. Enfim, "bom senso" em relação a que? "Bom" e "mau" são adjetivos questionáveis. Na sociedade, o "bom senso" é praticamente um reflexo de suas Leis que, em outras culturas, seriam até inadequadas. Por isso, o "bom senso" pode facilmente cair em contradição. Não é à toa que vivemos num mundo cheio de regras.

Abs

alexdiffer
Veterano
# dez/12
· votar


MauricioBahia
Acho que o bom senso eh tudo aquilo que se tolera diante de leis e regras e costumes.

TheRover
Veterano
# dez/12
· votar


alexdiffer
Sua escrita é muito ruim. Quase desisti de ler seu post por causa da má gramática e da desogarnização do texto.

alexdiffer
Veterano
# dez/12
· votar


TheRover
Voce eh professor de lingua portuguesa?

Ou melho voce ta aqui com interesse em musica ou em lingua portuguesa?

Acho q seria legal voce guardar sua opniao para voce pois ela eh um tanto quanto pessoal e nao eh o tema principal de discussao aqui...

Se alguem mais tiver alguma objecao ai soh falar...

eduardodff
Veterano
# dez/12
· votar


TheRover
Sua escrita é muito ruim. Quase desisti de ler seu post por causa da má gramática e da desogarnização do texto.
Seu comentário realmente é totalmente dispensável e grosseiro.

renatocaster
Moderador
# dez/12
· votar


A chapa tá esquentando hein...

Bom, sempre que alguém sofre alguma intervenção da moderação fica meio puto, é normal. Já rolou comigo uma vez e eu fiquei. Fui suspenso por causa de um comentário banal, mas o moderador em questão decidiu me enquadrar na regra "poste apenas se for acrescentar algo ao tópico". Achei que ele veio meio com a mão pesada, mas fazer o que?

Eu entrei em contato com a Central de Ajuda e contestei a punição, conversamos, ficou tudo acertado, sem mágoas e sem ressentimentos. E outra coisa, eu não me estresso com isso. Se amanhã ou depois eu achar que isso aqui não me serve, ou tá me deixando chateado ou nervoso, eu simplesmente meto o pé, não vou ficar aqui murmurando porque o moderador A ou B não sabe moderar, não tem bom senso, e blá blá blá.

MauricioBahia
Moderador
# dez/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Sobre boa conduta, eu gosto muito de uma frase do Armando Nogueira pois resume bem como, no meu entender, é possível tratar de forma educada uma ação que rola todos os dias aqui no FCC, que é a de criticar:

"Você pode elogiar sem bajular e criticar sem ofender."

E outra, que li num livro sobre o Sérgio Vieira de Mello pois trata das diferenças e, nelas, a complexidade das coisas se torna mais enfática e difícil de ser avaliada. Por consequência, certas atitudes podem funcionar hoje, mas amanhã, quem saberá? Afinal, as pessoas também mudam.

"É preciso perceber a complexidade humana, ter humildade e paciência."

Abs

Lelo Mig
Membro
# dez/12
· votar


eduardodff

Apesar de entender e concordar com quase a totalidade de sua argumentação, não vejo como ela passar apenas de uma "intenção".

Em pouco tempo aqui, percebi que textos bem escritos, explicando detalhes, questionamentos profundos, onde você percebe nitidamente que o autor perdeu tempo e dedicação em pesquisas e etc, não passam de meia dúzia de posts.

A maioria quer zoar, ou brigar à favor de seus ídolos e estilos. Coisa de garotos.

Existe um outro grupo, os do que não contribuem, só criticam. Escreva o que escrever, eles aparecerão para dar o contra, dizer que você está errado... geralmente referem-se a uma resposta ou usuário e não respondem a questão do tópico, nem a mencionam.

Creio que a única forma, seria cada um fazer um filtro, não entrar em posts repetitivos ou sem conteúdo...

Por outro lado, mesmo a casa tendo um dono, é um fórum livre e deve representar uma sociedade democrática com todas suas variantes: Jovens, velhos, radicais, liberais, moleques, e etc.

Já cometi vários erros aqui. Não possuo estofo para fazer qualquer espécie de critério de conduta.

Apenas participo...

Obs: Sou novo aqui, mas pelo que vejo e leio, o fórum já foi bem pior.

Têm muita gente boa e talentosa aqui, gente inteligente e prestativa. A estes procuro me ater.

Abç!

Jeff.gomes
Veterano
# dez/12
· votar


Quem definiu as regras? o FCC, moderação?
Não pode haver uma votação, uma conversa, e achar um meio de que tenha regras que são cumpridas?

O fato de não desvirtuar o tópico é muito facil disvirtuar, e ainda mais se o assunto inicial era algo de pouca conversa e logo começa um assunto interessante.

Aprendi muita coisa no meio dos tópicos disvirtuado, e isso também prejudica a busca... o cara vê, pedal XX e entra, tem o zezinho falando que comprou uma ....boneca inflável.

\o\ lol /o/

Jeff.gomes
Veterano
# dez/12
· votar


Lelo Mig

Em pouco tempo aqui, percebi que textos bem escritos, explicando detalhes, questionamentos profundos, onde você percebe nitidamente que o autor perdeu tempo e dedicação em pesquisas e etc, não passam de meia dúzia de posts.

Muito bem observado...

O maior problema é que as coisas que acontecem de erros, descumprimento de regras, é por cultura, não é algo que vem da pessoa, o FCC assim a um tempo, e isso vai demorar para mudar, não vai ser de uma hora para outra, o que falo, ou tento falar, é que deve ter uma concientização das pessoas mais centradas, a trabalharem pela organização... sempre instruindo... Mas poucos tentam cooperar.

MauricioBahia
Moderador
# dez/12
· votar


Jeff.gomes: Quem definiu as regras? o FCC, moderação?

Não, foi a administração. Ao longo do tempo ela foi sendo atualizada, inclusive como sugestões dos moderadores.

Veja:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/140059/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/42250/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/12680

d.u.n.h.a.
Veterano
# dez/12
· votar


Bom mesmo era o tempo do Urubu Rei.

victorhb
Veterano
# dez/12
· votar


Uma das coisas que acho que podia ser melhorada é o sistema do fórum. Nem tenho ideia de qual é usado, mas parece bem antigo, um dos maiores problemas é quando se vê um tópico com 5 páginas, sendo o último post do usuário X, ao tentar acessar esse post o fórum te direciona pra página 4 com o último post sendo do usuário Y. Isso acontece toda hora.

Não vejo motivo de continuar com um sistema que não funciona muito bem, sendo que existem diversos sistemas de fóruns com preços acessíveis, e até mesmo free por aí. Também é prática comum em grandes fóruns de internet haver uma revitalização de tempo em tempo, não apenas na parte de visual/layout, mas na parte de funcionalidades também, acho que eu nunca presenciei isso por aqui... É aquela história de sair da mesmice para trazer novas ideias à tona, é como a gente faz quando enjoa de tocar com um timbre modernão hi-gain, com delay, reverb, aquela EQ que vc demorou horas pra acertar... E aí resolve desligar tudo e tocar clean. Esse pode ser um fator importante para acabar com essa "mesmice" que ronda por aqui as vezes, pensem nisso administradores. Eu entendo alguma coisa de programação web/ sistemas online, estou sempre aqui pra ajudar, se houver interesse.

MauricioBahia
Moderador
# dez/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Lelo Mig: Obs: Sou novo aqui, mas pelo que vejo e leio, o fórum já foi bem pior.

Concordo.

Muita gente não sabe, mas existe um histórico de tópicos por mês/ano: http://forum.cifraclub.com.br/arquivo.php

:)

d.u.n.h.a.
Veterano
# dez/12
· votar


victorhb
Porra cara, o único motivo pelo qual eu participo desse fórum é o layout dele, limpo, sem avatar, assinatura nem anda do tipo.

Isso é aquela meia dúzia de users gente fina que manjam das paradas, que compensam as centenas de inúteis que só querem saber qual cap da seymour duncan é melhor pra por na cort x1/memphis mg32/SX Les Paul.

Filippo14
Veterano
# dez/12
· votar


Nossa, o fórum tá bem de boa em comparação ao que era antigamente, olha os tópicos do Admin, pessoal zoneando sem parar hahahaha.

Quanto ao lance da organização do fórum, eu creio que deveria ser possivel (se já não é) os moderadores escluirem tópicos e não apenas fecharem.
Se o pessoal contribuísse com os Moderadores para pegarem uma leva de tópicos repetidos e os sintetizarem em tópicos únicos sobre esses assuntos seria uma grande melhoria.

Não é possível travar uma ação de algum membro quando ele for criar um tópico que já possua algum do mesmo assunto?

Ex:

Título: devo comprar a tagima t-635?

Provavelmente uma duvida dessas já pertença a milhares de tópicos com um nome bem parecido, não tem como cancelar essa ação de criar esse tópico e forçar a pessoa a upar um antigo ou usar a busca?

PS- eu estava fazendo uns tópicos toda semana chamados "Improvisos da Semana" e creio que só contribui para essa confusão. É melhor criar um tópico único para todas as gravações que eu queira mandar para o fórum.

Abraço a todos

MauricioBahia
Moderador
# dez/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


victorhb: Nem tenho ideia de qual é usado,

É baseado no miniBB.

Concordo com o d.u.n.h.a. sobre o layout. :)

Não vejo motivo de continuar com um sistema que não funciona muito bem

Acho que funciona bem, tanto que é o maior do Brasil.

Também é prática comum em grandes fóruns de internet haver uma revitalização de tempo em tempo, não apenas na parte de visual/layout, mas na parte de funcionalidades também, acho que eu nunca presenciei isso por aqui.

Já aconteceu essa revitalização (há pouco tempo), incluindo a parte funcional.

Falou!

victorhb
Veterano
# dez/12
· votar


d.u.n.h.a.

Sim, cara. Tenho que concordar que o layout é bem funcional e direto, mas acho que mudança é sempre bem-vinda...

renatocaster
Moderador
# dez/12
· votar


Houve uma revitalização na página do perfil do usuário, que é bem melhor agora do que antes. Mas um negócio que eles tiraram que eu achava legal era aquele gráfico indicativo de quantas mensagens por cada fórum o usuário tinha postado até o momento.

wotafok
Veterano
# dez/12
· votar


cara depois que eu postei o vídeo da ponte EVERTUNE que saiu a pouco tempo , nem mesmo tinha post's sobre ela aqui no forum.. ninguem nem se quer deu bola , oque me levou a crer que perdi tempo tentando ajudar.. ;p

Link do topico

MauricioBahia
Moderador
# dez/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


wotafok

Sendo bem "curto e grosso", hehe, ninguém é obrigado a responder um tópico ou postagem. O que aconteceu contigo já aconteceu comigo, e todos os dias com outros usuários. É chato, mas é fato.

Portanto, é a "seleção natural" do FCC, digamos assim.

:)

wotafok
Veterano
# dez/12
· votar


MauricioBahia
postei isso pelo fato que ele disse que alguns usuarios so postam videos.. oque seria praticamente o meu caso , a maioria dos meus topicos sao covers. so toquei no assunto acima mostrando que nao e bem assim .

ALF is back
Veterano
# dez/12
· votar


Filippo14
MauricioBahia
d.u.n.h.a.
concordo com o dunha e o Mauricio sobre o layout...é terrivel a poluição visual daqueles foruns escrotos tipo "clube do chevett", vc vai ler o q o cara postou e demora 20 minutos pra se dar conta q metade da pagina é o post dele, mas ele escreveu uma linha e o resto é assinatura, cheio de fotinhas q se mexem, um querendo fazer mais graça q o outro com gifs nada a ver...uso a "busca" até do google e vejo mtos foruns assim, principalmente gringos! acho as ferramentas e recursos deste forum muito funcionais sim...tem alguns erros por ai, mas nada q atrapalhe...o q o victorhb citou sobre vc clicar na quinta pagina e abrir a 4 acontece quando vc nao está logado...ai parece q demora pra atualizar os posts mais recentes...mas logado vai tudo em tempo real...tem alguma zica na programação disso aí, mas é um motivo q nao tem potencial pra avacalhar o forum e fazer com q a galera zoe em topicos...rs


MauricioBahia
uma coisa interessante a se fazer (mais trabalho pra vcs? =/) seria por exemplo, excluir (deletar, sumir do mapa) topicos inuteis recem abertos, claro...e mais ainda, aqueles topicos q nao tem conteudo no titulo...os famosos "duvida aqui"...esses topicos carregam uma propaganda extremamente negativa...por mais q poucos entrem, quando aparece um topico assim por ai, todos veem q "isso é permitido". Embora nao seja, tem mtos topicos velhos assim, nao pq passaram desapercebidos pelos olhos da moderação, mas pq são antigos, possivelmente de uma época q nao havia regras pra isso...vejam esse exemplo que se encontra na primeira pagina hj, agora, de um topico criado em 2003.
Bem ou mal, há conteúdo nesse topico e nosso amigo - Diuff - fez bem em upar um topico pra tirar uma duvida dele...só q agora o topico "fora da lei" está circulando na primeira pagina e a molecada de ferias ta vendo isso! rs
o ideal seria transpor o conteudo desses topicos pra outro enquadrado nas regras, mas isso é totalmente inviável! entao poderia, por exemplo, apenas fechar o topico para q eles nunca mais fossem upados. Ou entao, dependendo da mediocridade do conteudo do topico, passar logo o rodo! kkkk
Os topicos recentes q eu tenho ctza q estão fora das regras, sem polemicas (sobre divulgação de marcas e autopromoção...nao sei julgar essas coisas), denuncio mesmo! os q tenho duvidas deixo passar, mas to sempre reparando nessas coisas e sei q a culpa nao é da moderação!
mas nao vejo mais nada além disso q possa melhorar em termos de regras ou funcionalidade...
ahh, realmente, o q o renatocaster falou sobre o numero de postagens era legal! tudo bem q eu até vejo um motivo pra tirar isso, evitar floods! um exemplo bem velho: lá no forum do CASA DAS CIFRAS (nossa...miliano esse...lá pra 2000) tinha uma negada q floodava só pra elevar o numero de postagens q era mostrado no canto esquerdo, abaixo do nick...tinha uns caras de pau q entravam em qualquer topico sem nem ler o conteudo pra postar "post 1000 \o/" kkkkkkkk
a galera quer status em tudo, até em truco online, se o cara puder ter um status maior, ele até paga por isso! kkk

MauricioBahia
Moderador
# dez/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ALF is back

Hehe. Por coincidência, hoje mesmo deletei muitos tópicos inúteis. Esse que você mostrou eu nem sabia de sua existência até pq ninguém denunciou e a moderação não fica 24h por dia monitorando o FCC.

Se a galera não ajudar, denunciando, fica complicado. Afinal, até o momento são 271.435 tópicos...

Falou!!!

ALF is back
Veterano
# dez/12
· votar


MauricioBahia
opaaaa! blza entao! eu achava q nao podia mexer pq era topico antigo...bom saber! mais um criterio q entra no meu débil "filtro de denuncias"

alexdiffer
Veterano
# dez/12
· votar


Bom entao acho que o melhor a se fazer eh comecar a denunciar as irregularidades que a gente que ta preocupado ver...

stennyard
Veterano
# dez/12
· votar


Olha galera, só uma sugestão, não sei o que vocês acham, vou expor um modelo de reviews que vejo em um Fórum (gpguia) de garotas de programa (sem sacanagem galera).

Como o fórum é para um assunto extremamente duvidoso (se a garota é boa ou não), ele é organizado da seguinte maneira, existe um tópico para cada garota de programa, e nele você só pode relatar experiências que você JÁ TEVE com ela, através de um post chamado TD (test drive eles falam, equivale a uma review de equipamento daqui); sendo assim não é permitido postar frases soltas como "ah essa menina só atrasa" ou "ela diz uma coisa e faz outra", você só pode dizer estas coisas contando sua experiência inteira com ela, e colocando sua reputação à prova.

Enfim, como isso poderia ajudar aqui? Acho que seria bom dividir tópicos em reviews e indicação de compra, porque às vezes existem tópicos excessivos sobre determinado produto, existiria apenas UM tópico geral para cada produto e portanto nos tópicos de REVIEWS só postariam quem REALMENTE COMPROU / TESTOU o aparelho ou instrumento em questão, e na parte de indicação o usuário saberia que pessoas que opinam lá possivelmente tem uma opinião formada às vezes em vídeos do Youtube somente.

Desculpa pelo post grande, mas foi meio difícil sintetizar o conceito.

WebTiago
Veterano
# dez/12
· votar


stennyard
Achei a ideia importante para a organização do fórum e até mesmo para quem não é usuario do FCC.

alexdiffer
Veterano
# dez/12
· votar


stennyard
Opa valeu ai pelo forum kkk vou dar uma espiada kkk

renatocaster
Moderador
# dez/12
· votar


stennyard

vou expor um modelo de reviews que vejo em um Fórum (gpguia) de garotas de programa (sem sacanagem galera).

Fórum de garotas de programa sem sacanagem? Impossível!!!

Hehehe, brincadeiras à parte, aqui já tem um tópico só para reviews de guitarras e peças. Só que ele é consolidado, para todas as marcas e modelos. O que poderia fazer de repente é catalogar este tópico de forma a organizar os reviews por marca/modelo. Se não já fizeram isso.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/199272/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Conselho Geral pelos bons costumes e organizacao do forum (att. moderaçao)