Minha guitarra está com o som ondulando.

Autor Mensagem
DoisUm
Membro Novato
# jun/14
· votar

Bom, eu nao gosto de afinador, porque pra mim som se afina pelo ouvido, nao pelos olhos.

Eu recomendo que voce arrume um outro afinador, ou uma outra forma de afinar pra ver se esse seu ta funcionando direito. Pela sua gravação, dava pra perceber muita coisa desafinada.
E tambem, mude de luthier. Pelo seu relato, ele aparenta nao manjar de nada.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar

muntanha

Bem interessante essa questão. Pode ser problema, por isso luthier é como médico. Vc tem que confiar cegamente...

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar

DoisUm

eu nao gosto de afinador, porque pra mim som se afina pelo ouvido, nao pelos olhos.

Meu chapéu... Não vou nem entrar nos méritos da discussão...

muntanha
Membro Novato
# jun/14
· votar

Pode ser, vou ver. Porem, o afinador ja tem a configuracao cromatica, que afina tudo. Tel config p guita, baixo, tudo em setups predefinidos e separados. Acho meio dificil. Pode ser que nao, mas foi soh eu afinar as oitavas das cordas que a vibracao parou. Entao, se vc pensar um pouco, a afinacao das cordas soltas, feita no meu afinador, nao batia com a afinacao das oitavas, feitas com o afinador do luthier. A diferenca eh muito alta de precisao, 0,98 cent.

muntanha
Membro Novato
# jun/14
· votar

Doisum

Brigado, amigo, foi vc que abriu meus olhos. Preciso agradecer enormemente.
Cara, eu pesquisei muito sobre o afinador, alias sobre tudo que comprei. Passaria horas falando, mas vou me ater ao topico. O afinador turbo tuner st200 hj eh um dos mais precisos e rapidos. Pode procurar informacoes sobre ele que vc vai ver. A maioria dos afinadores por ai esta na mesma faixa de precisao, 1 ou 1,2 ou 1,4 cents de precisao. Isso acaba nao afetando a afinacao dos clientes que afinam com tuners de precisao proxima ou de ouvido. Quando chega um afinador mais preciso, da diferenca na hora de afinar. Sem falar que eu coloquei cordoamento novo, as 3 primeiras cordas de 09 p 010 e as 3 ultimas 09 p 012. Vai mexer na entonacao, nao tem jeito.

Ja de luthier, estou indo embora da cidade, pra uma maior. Aqui soh tem um luthier, nao tenho mt escolha.

muntanha
Membro Novato
# jun/14
· votar

Ismah,

Verdade, confiei cegamente.

Doisum

Na gravacao, nao tinha afinado a oitava, e acho que nem tinha afinado as cordas de tao p... q eu tava, hahahahha. Ontem eu tava totalmente desiludido.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar

muntanha

Me entendeu errado quero dizer, que é algo de extrema confiança... Converse com ele, veja se confia nele, se o que ele diz é com sentido - se não entender guarde o assunto e pesquise sobre depois...

A maioria dos afinadores por ai esta na mesma faixa de precisao, 1 ou 1,2 ou 1,4 cents de precisao. Isso acaba nao afetando a afinacao dos clientes que afinam com tuners de precisao proxima ou de ouvido. Quando chega um afinador mais preciso, da diferenca na hora de afinar.

Cara, não é esse o caminho... Essa diferença de cents não é audível... No seu caso era audível...

Sem falar que eu coloquei cordoamento novo, as 3 primeiras cordas de 09 p 010 e as 3 ultimas 09 p 012.

Tá aí o problema... Claro que as oitavas não vão bater, alterou muita coisa na tensão da corda...

ogner
Veterano
# jun/14
· votar

velho ouvi o som e pra mim a guitarra esta completamente desafinada, e só!!

hehehehe

muntanha
Membro Novato
# jun/14
· votar

Ismah,

Realmente eu nao perceberia, mas eh como se eu afinasse as cordas com dois afinadores diferentes, e com precisao muito distintas. Um afinador afina oitavas, outro afina cordas soltas. Mesmo que eu nao perceba a afinacao, sera que as cordas mesmo assim nao podem ondular, por causa da diferenca?
Eu ainda acho que afinar oitavas mais precisamente eh diferente do que afinar as cordas mais precisamente, pq nas oitavas a gente ta afinando todas as casas, nas cordas somente as cordas. Nao sei, rsrsr, pensamento meu...

Antes tinha o msm problema de ondulacao com as 09. Eh como eu estou falando, foi soh afinar as oitavas que parou.

O afinador tem excelentes reviews e comentarios, podem pesquisar la fora na gringa. "Eu quero ser enterrado com ele", auuahauauu. Nao troco por nada, melhor que a maioria por ai. Eu afino mt rapido com ele, sem falar que ele eh true bypass, como todos os meus pedais.

muntanha
Membro Novato
# jun/14
· votar

Ogner,

Exatamente. Vc e o doisum mataram a charada. Afinacao. Hehehhe.

Agora estamos todos discutindo "ciencia", uauahahhahay.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar

muntanha

Afinando oitavas vc afina a oitava, as demais casas espera-se estarem afinadas então, mas quem define as demais notas, é a qualidade de construção do instrumento.

Eu to com o Ogner, teu problema era afinação, e talvez oitavas (que diga-se é difícil de perceber a desafinação).

Afinação é um negócio chato, afine com a guitarra no colo, deite-a no colo e as cordas estarão desafinadas devido a gravidade atuando sobre as partes, volte a posição anterior e estarão afinadas de novo...
Até a pressão que vc exerce sobre as cordas altera a afinação da casa...

muntanha
Membro Novato
# jun/14
· votar

O q vcs sugerem para afinar oitavas? Luthier ou video?
Se video, tem algum(ns) que vcs conhecem bom? O braco esta ok.
Eu nao sei afinar oitavas.

ogner
Veterano
# jun/14
· votar

undefinedmuntanha
cara...se as oitavas nao estiverem muito fora, nao justifica essa afinacao tao ruim.
vc ta dizendo q as cordas soltas afina bem e somente as oitavasvestao fora???

ainda acho, principalmente pelos acordes, alguma coisa ta errada com seu afinador.
Se desse, afine novamente e grave somente as.cordas soltas.
toque uma por vez.

muntanha
Membro Novato
# jun/14
· votar

Ogner, agora a afinacao melhorou bastante. Nao ta mais aquela ondulacao.
Mas eu nao afinei legal, mexi um pouco pra ver se melhorava, e melhorou, soh afinando corda e oitava, sem mexer no carrinho. Essa afinacao que vc se refere nao esta mais.

Vou afinar a oitava e posto os sons pra vcs ouvirem.

Vc quer que eu afine e grave as cordas soltas ao mesmo tempo?

muntanha
Membro Novato
# jun/14
· votar

Mais pra cima das escalas que prefisa melhorar um pouco.

Ja falei, troquei as cordas por 010 e 012.

ogner
Veterano
# jun/14
· votar

muntanha
se for gravar de.novo...grava elas soltas sim...toque uma por vez..
:-)

krixzy
Veterano
# jun/14 · Editado por: krixzy
· votar

muntanha

soh afinando corda e oitava, sem mexer no carrinho.
Vou afinar a oitava e posto os sons pra vcs ouvirem

Pera ai, deixa ver se entendi direito, vc disse que afinou oitava sem mexer no carrinho? Acho que vc ta fazendo errado, vc deve afinar a corda solta, e a mesma nota deve soar na 12ª casa, se vc afina a oitava sem mexer no carrinho quando vc tocar a corda solta vai ta desafinada.

Da uma olhada nesse tópico, vai te ajudar bastante.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/293689/

Spect
Veterano
# jun/14
· votar

muntanha

Cara, acho que você tá fazendo tudo errado.

Como que você tá afinando as oitavas?

DoisUm
Membro Novato
# jun/14 · Editado por: DoisUm
· votar

muntanha
Ogner, agora a afinacao melhorou bastante. Nao ta mais aquela ondulacao.
Mas eu nao afinei legal, mexi um pouco pra ver se melhorava, e melhorou, soh afinando corda e oitava, sem mexer no carrinho. Essa afinacao que vc se refere nao esta mais.

Matei a charada. ao "afinar as oitavas sem mexer nos carrinhos", voce tá simplesmente desafinando as cordas.
A afinação de oitavas é feita assim:

"Cara, regular oitava é fácil, embora exija concentração, paciência e um bom afinador (de ponteiro, de preferência).
Vc deve afinar a corda e conferir a afinação no 12° traste. Se a afinação aí estiver "acima", "aperte" o (parafuso que prende) carrinho (saddle), afastando-o do em relação ao braço. Se estiver "abaixo", "afrouxe" o (parafuso que prende) carrinho(saddle), aproximando-o do braço.
Vá reconferindo a afinação até a mesma ser igual (440Hz) tanto na corda solta quanto no 12° traste.
Abç
quem me deu essa dica foi o irmão bertola o cara é 10"

muntanha
Membro Novato
# jun/14
· votar

Obrigado doisum.

Ja fiz a afinacao. Cara, o braco esta outra coisa. Ta tudo funcionando direito.
Agora o seguinte: a partir da 14 casa, ainda tem um pouco, falta mais afinacao. As casas mais agudas tao bem melhores, daria pra tocar legal num ensaio, mas pra show precisa ficar melhor afinado ao longo de todo braco. Foi esse video q o krixzy indicou que eu ja tinha visto para ajustar.

So tenho a agradecer a todos que me ajudaram ate aqui, pacientes, todos mesmo, obrigado pela forca padrao fifa, uahahahahhaha.

Uma pergunta ultima: em relacao ao ajuste de afinacao, regulagem, enfim, pra guita ficar sonoramente boa em todo o braco, que vcs recomendam para ler, links, videos, o que for, eu leio. Nao tenho preguica.

Spect, ja consegui afinar as oitavas. Com o tempo acho que me acostumo com o afinador e pego pratica.

Krixzy, nao vi o topico mas me lembrei de um video que eu tinha visto antes sobre ajuste de oitavas. Acho que eh um cara com uma ibanez amarela, rsrsr.

muntanha
Membro Novato
# jun/14
· votar

Ogner, acho que a afinacao esta otima. Preciso melhorar mais, eu sei, mas com mais paciencia e mais tempo e conhecimento de outros itens para uma boa regulagem eu melhoro. Se vc quiser, ainda posto um video afinando.

ogner
Veterano
# jun/14
· votar

muntanha
Legal. Usa a busca do forum. "afinaçao de oitavas"
deve achar bastante material.

DoisUm
Membro Novato
# jun/14
· votar

muntanha

Legal que voce resolveu o problema.
Mas quando ela saiu do luthier tava daquele jeito mesmo?Ele nao viu isso?
E por que tirou os captadores?

muntanha
Membro Novato
# jun/14
· votar

A gente pensou que podiam ser captadores, doisum. Eu sugiro, mas o medico eh ele.

Brigado, ogner, mais uma vez.

O pessoal fala mal da ibanez. Eu ate poderia ter comprado uma lespa, maa teria comprado bem menos pedais. O som da minha guita eh bom, nao posso reclamar.

Quero pegar no final do ano, pois vou a portugal, um amp eng.
Se alguem se interessar, posso ver de trazer mais coisas...

Obrigado a todos de novo. Agora pelo menos temos mais um topico sobre som ondulado, uma coisa simples, mas que muita gente desconhece.

renatocaster
Moderador
# jun/14
· votar

Lá atrás eu falei de cordas/oitavas: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/297970/p1#8924897

Poderíamos ter economizado uma página deste tópico, hehehe! Mas tá valendo, pelo menos o problema foi sanado, e isso é que importa.

DoisUm
Membro Novato
# jun/14
· votar

Estranho é sua guita sair daquele jeito do luthier, ainda por cima sem os captadores.
Como sugeri mais acima, procure outro.
ou nao. Aí vai de voce.

muntanha
Membro Novato
# jun/14
· votar

Doisum,

Minha guita nao saiu do luthier sem os caps, foi soh la na hora que ele tirou, hehhehe, depois colocou de volta.

DoisUm
Membro Novato
# jun/14
· votar

Ah ta. malz pelo mal entendido.

muntanha
Membro Novato
# jun/14
· votar

Ola, pessoal, voltando. :(

Entao, pensei que meu drama tinha acabado. Por um lado, nao posso deixar de agradecer a deus por hj eu ter uma guitarra e equipamento considerado por muitos de boa qualidade, ainda mais eu, que nunca tive uma guitarra.

Por outro, tenho reparado que a ondulacao sumiu em pontos, diminuiu noutros. Quando toco com som limpo, da pra perceber isso tb. Ontem me deu um trabalhao pra afinar as oitavas, mas consegui. Elas esta ok, sao cordas de menos de uma semana, elixir. Afinei hj de novo e as oitavas ainda estao ok. Fiz o procedimento que aprendi em um video de um cara do estado do rio com uma ibanez rg amarela, acho que eh a 370. Ele fala de afinar harmonicos da casa 12 junto com as notas naturais das casas.

Resumo:

Power chord: na 5 e 6 corda, eles funcionam sem ondulacao, raramente tem ondas. Ja na 5 e 4 corda, depende da forca que aplico na palhetada - nestas duas, o power chord da 5 casa, power chord de D, tem que bater de leve pra nao ondular, as vezes com jeito, razoavelmente expressiva a ondulacao nessa casa, diferentemente dos demais power chords, nas outras casas ate abaixo da 10 casa, mais ou menos; nas casas acima da 10 mais ou menos,, putz, tem que ter jeito. Nas casas 4, 3 e 2, funcionam bem, mas tambem variam certas casas do braco, mas apresentam mais uniformidade em comparacao com os power chords feitos nas cordas 5 e 4.

Acordes: parecem normais, mas tenho que checar mais.

Notas soltas. Nao aparece nada.

Pra finalizar, aquela ondulacao pavorosa sumiu muito msm, mas ainda aparece aqui e ali um pouco. Pode ser impressao, mas pode nao ser.

Eu acho que sei o que eh, mas para nao condicionar pensamentos, nao irei postar minhas ideias aqui.

Peco que sugiram alguns trechos de musica ou acordes para eu gravar no soundcloud. Peco tambem opinioes, pois acho importante conversarmos para decidirmos objetivamente acoes antes de qualquer atitude. Fico muito feliz de encontrsr pessoas tao legais e solicitas por aqui.

Spect
Veterano
# jun/14
· votar

muntanha

Cara, só grava onde aparece essa ondulação e onde não aparece. Toque alguns acordes e toque as cordas todas soltas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Minha guitarra está com o som ondulando.