Minha guitarra está com o som ondulando.

Autor Mensagem
muntanha
Membro Novato
# jun/14
· votar


Spect, posso gravar amanha?
Minha esposa esta irritada com o barulho. Nao gosto de fazer as coisas assim, com alguem me limitando, de certa forma. Esse amp msm com atenuador de 10w eh alto demais.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


muntanha

Velho, a pressa é sua ;)

Mas pode gravar em linha, se a afinação for o problema não tem influência o timbre...

Poderia mandar fotos da guita e marca modelo (não procurei no tópico), desculpe se estiver sendo redundante...

muntanha
Membro Novato
# jun/14
· votar


Ismah, posso mandar fotos sim, mas vc pode achar a guita na web.
Iron label, SIR70FD, ibanez.

Olha, uma informacao nova. Porem, sem minha esposa aqui amanha, ja que ela vai pro trabalho, amanha dou certeza das minhas observacoes que fiz agora.

A corda nao tem nem uma semana de uso. Acabei de afinar dd novo a guitarra e ajustar as oitavas. Melhora impressionante!!!! Praticamente todas as casas par de fazer o barulho chato. Sendo que hj afinei as oitqvas em menos de 10 minutos, e ontem fiz em mais de uma hora.

O que eu acho estranho eh ter de regular as oitavas sempre. Isso eh normal?
Eh devido corda nova?

O que vc me diz?

muntanha
Membro Novato
# jun/14
· votar


To usando esta corda aqui, a de numero 12077:


http://www.elixirstrings.com.br/produtos/guitarra.html

Antes era a 09, agora essas.

DoisUm
Membro Novato
# jun/14
· votar


muntanha

Voce afinou as oitavas ontem, e hoje estavam desreguladas de novo. Isso é estranho.
Será que nao é problema de estabilizar a corda corretamente na tarracha?


Ha quanto tempo voce tem essa guitarra? Ela sempre teve esse problema?
Se nao, quando começou a aparecer?

muntanha
Membro Novato
# jun/14
· votar


Tenho a guitarra desde fevereiro, mas somente comecei a tocar tem 4 meses.

Eu lembro que demorou a aparecer o lance das cordas. Lembro que a guita ficou meses parada, mas a afinacao continuava la. Eram cordas 09.

Podd ser estabilizar na tarracha. Cara, a afinacao nao tava ruim, mas nao sei se por ser corda nova...infelizmente acontece isso. Eu nao sei nem ainda colocar as cordas, tenho colocado errado, dou poucas voltas e coloco no buraco da tarracha pra prender.

O afinador esta funfando bem. Achei isto aqui na internet:

http://guitarraemfoco.blogspot.com.br/2013/11/dicas-para-melhorar-o-de sempenho-da-sua.html?m=1

muntanha
Membro Novato
# jun/14
· votar


Ah, nao estavam taaaao desreguladas, mas um pouco. Nao sei o que pode ser...

DoisUm
Membro Novato
# jun/14
· votar


O lance que eu falei do afinador com problema ontem nao tinha nada a ver nao.
Eram as cordas que estavam desafinadas.
Se me permite, eu chuto que as cordas nao estao bem estabilizadas.

muntanha
Membro Novato
# jun/14
· votar


Doisum,

Eu pensei isso tb. Mas to comecando a desconfiar da ponte fixa. Se vc puder, da uma olhada na ponte fixa da minha guitarra. Ela tem aqueles parafusos que se enroscam com alien, vc sabe. Tem parafusos que ficam bem fixos, como os da 6 e 5 corda. Nem preciso mexer neles. Mas tem parafuso que nao. O da 4 corda ta com o parafuso meio que bambo. Quando vou rodar, as vezes a rosca nao gira, e o parafuso vem pra tras, ao inves de ficar encostado junto a ponte. Ai, nao adianta enroscar, tenho que empurar o parafuso de volta ou rodar fazendo forca pra ficar rente a ponte.

Amanha vou tirar essas pecinhas e vou colocar um pouco de oleo pra ver se ajuda. Alem disso, vou rever os videos de ajuste de oitavas.

DoisUm
Membro Novato
# jun/14
· votar


Dei uma olhada sim, mas nunca mexi nesse tipo de ponte.
Vo aguardar alguem que conhece melhor.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


DoisUm

Mas ainda assim a tarraxa não tira a oitava do lugar, apenas tira a afinação...

DoisUm
Membro Novato
# jun/14
· votar


Ismah
Mas ainda assim a tarraxa não tira a oitava do lugar, apenas tira a afinação...

Sim, mas pode ser que durante o processo ele desafine a corda e acerte a oitava.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


DoisUm

Não... Simplesmente porque pra tirar a oitava do lugar ele precisaria alterar a corda, ou alterar extremamente a tensão, ou alterar a altura (é possível que ele esteja cometendo esse erro)...

muntanha

Primeiro parabéns, a guitarra é boa, é uma opção muito boa... Comprou nova?

A ponte é fixa, e esta deve ficar junto ao corpo e não é preciso arrochar os parafusos. Se não estiver assim, é porque algo está errado (me preocupa esse parafuso solto)...

Segue uma imagem onde explico o que cada parafuso faz...

Clique para ver

DoisUm
Membro Novato
# jun/14
· votar


Ismah
Acho que nao me entendeu.
Ele pode ter afinado a corda, fuçado até desafinar, nao conferir e ajustar a oitava até a nota que deveria ser..
Exemplo:
A3 corda desafinou, ele nao percebeu, e colocou a oitava em G, senda que ela solta está em outra frequencia.

muntanha
Membro Novato
# jun/14
· votar


Doisjm, ismah:

Se esta tento problema na oitava, eh porque tem alguma coisa errada na ponte.

Como eu falei, tem 2 ou 3 parafusos das oitavas que nao estao tao fixos, eles nao giram como deveriam. As vezes vc gira e eles saem para tras bem pouquinho. Percebi que, veja na foto, esses parafusos que acertam a oitava podem se mover para cima e para baixo um pouco. Isso pode desafinar oitava, pois levanta o carrinho. Percebi, tambem, que a variacao de oitava eh pequena ou nula nas cordas com os parafusos de oitavas mais presas, como eh o caso da 6, da 5, da 3 e da 2. Hoje la pras 6 da noita gravo as coisas, minha esposa estara na infraero.

Uma coisa eh certa aquele som mais fortw ondulado foi embora. Estou apostando nas cordas, nas tarrachas ou na ponte o problema. O q vcs sugerem, que eu coloque novas cordas hj e faca um som antes e depois, com as cordas novas e com as atuais?

Ismah,

Obrigado pelo elogio, comprei nova sim.

DoisUm
Membro Novato
# jun/14
· votar


Nao entendi muito bem esses seus ultimos dois post nao, man.

muntanha
Membro Novato
# jun/14
· votar


O q vc nao entendeuz doisum?

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


muntanha

Viu a imagem que te mandei? Diz quais parafusos estão soltos.

muntanha
Membro Novato
# jun/14
· votar


Ismah, daqui umas duas horas eu posto tudo, minha esposa ja vai sair pra trabalhar. Ontem nao quis fazer ainda, pois quis entender melhor o que esta acontecendo. Vou fazer algumas consideracoes importantes. Aguardem que ja posto.

1 - o som ondulado, quando toco com distorcao, foi praticamente embora. Somente nas casas depois da 12 casa que se ouvem eles em acordes, ou quando eu faco acordes apertando demais e as cordas saem um pouco do lugar, desafinando um pouco, ao inves de pressionar sem tirar a corda do local certo, sem subir ou descer muito . Se puder indicar tutoriais ou videos sobre como melhorar afinacao depois da 12 casa, ajudaria bastante.

2 - quando toco limpo, aparecem os sons ondulados, fracos, mas aparecem. Nao sai aquele som limpo, cristqlino. Tentei mudar de posicao dentro da casa, somem um pouco, mas aparecem, da pra tocar de boa, mas nao curto. Vou tocar em sons mais altos pra ver se melhora.

3 - nao sei se essas coisas acontecem porque sou novo na guitarra, ja que eu tocava violao anteriormente.

4 - Quanto ao lance dos parafusos, eram o das cordas 2, o 3 e o 5 que davam problema. Percebi que as molas deles estavam frouxas. Quando regulei e apertei elas, a melhora foi surpreendente. Queria saber onde comprar mais molas...alguem sabe?

5 - nao quero ficar incomodando voces com meu problema, desculpem qq coisa. Eh minha primeira guitarra, nao entendo muito. Talvez seja problema no braco, talvez acustica, infelizmente na minha cidade nao tem muita opcao de luthier, pra ver opinioes diferentes sobre a mesma coisa. Ja to meio que me conformando com isso, soh preciso de mais tempo pra saber se a melhora for definitiva. A distorcao ja esta legal, o limpo nao esta ruim, mas queria saber se eh normal ter uma leve ondulacao no som limpo, ou se isso eh problema.

6 - ja pensei que possa ser caracteristica da guitarra, feita pra se tocar metal, a escolha dos caps.

Daqui a poco posto os sons, clean e distortion. Assim, vcs me dizem se eh normal, se precisa melhorar soh um pouco ou se eh algo mais serio. Se for, vou ter que contactar a Equipo pra ver se eles podem ajudar.

Brigado ate aqui e desculpem ser prolixo ou me fazer mal-entendido.

muntanha
Membro Novato
# jun/14
· votar


Ah,

Como faco pra postar imag aqui?

muntanha
Membro Novato
# jun/14
· votar


https://m.soundcloud.com/bruno-silva-640/som-clean

muntanha
Membro Novato
# jun/14
· votar


http://m.soundcloud.com/bruno-silva-640/distorcao

Ismah
Veterano
# jun/14 · Editado por: Ismah
· votar


como melhorar afinacao depois da 12 casa

Se a regulagem das oitavas não resolver, é pq há um erro na construção da escala do instrumento. A solução é trocar a escala.

Queria saber onde comprar mais molas...alguem sabe?

Molas para onde? Único lugar que vai molas é nos carrinhos, essas molas servem pra empurrar eles pra frente quando a corda está solta...

nao quero ficar incomodando voces com meu problema

Eu to encarando como um desafio encontrar solução para seu problema... Algum dia posso passar pelo mesmo problema e já ter a solução.

talvez acustica

É possível. Por isso te peço que grave em linha... Não microfonando.

O Flanger (um pouco dessa ondulação) é um efeito que existe naturalmente na guitarra (ao menos todas que eu tive em mãos sofrem desse mal - inclusive o violão, só que em menor escala)...

Aqui um teste que eu gravei, é levemente perceptível a ondulação.

https://soundcloud.com/don-ismah/gnr-knocking-on-heavens-door

Aqui também é perceptível, mas é sampler...

https://soundcloud.com/don-ismah/guitar-chords

muntanha
Membro Novato
# jun/14
· votar


Ismah, acabei de ligar para o ivan freitas, music maker, o luthier.

Ele me falou algo que eu nao tentei ainda. Quando expliquei meu problema p ele, na hora ele falou o q era: magnetizacao das cordas. Meus caps tavam um pouco altos, e devem ter magnetizado as cordas. Nesse caso, soh trocando. Ele disse que esse uouououoh piora quando vai aumentando as casas, exatamente o que acontece na minha guitarra. Melhorou com a afinacao? Sim, e muito. Alem disso, ele me deu o toque das tarrachas, lubrificar os saddles. Uma outra dica foi ficar esticando a corda ate ela estabilizar. Eu fazia isso no violao, puxando as cordas direto ate estabilizar, vou procurar fazer isso com cuidado. Infelizmente to sem grana. Ou na sexta ou somente terca que vem recebo.

Brigado pela forca de novo.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


muntanha

Nem eu sabia que isso era possível... Mas te mencionei linhas atrás que podiam ser os caps altos...

muntanha
Membro Novato
# jun/14
· votar


Verdade, ismah.

Mas ja tinha mandado baixar os caps pra ver se melhorava. Vou ver se consigo trocar as cordas hj e te digo.

DoisUm
Membro Novato
# jun/14
· votar


Pra mim alguns acordes ainda soam desafinados.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


DoisUm

Oi?

muntanha
Membro Novato
# jun/14
· votar


Ola, ismah.

Entao, amigo, desculpe a demora. Ja ja to colocando as consideracoes finais aqui desse drama. Eh hj.

gL.
Veterano
# jun/14
· votar


Desliga o ventilador.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Minha guitarra está com o som ondulando.