Tutorial definitivo sobre nivelamento de trastes

Autor Mensagem
MusicDan
Veterano
# nov/12
· votar


hahahahahahahahaha
Galera, sem criar muita polêmica.... O vide é muito engraçado, muito divertido...
Neste mundo cada um vai fazer o que quer... pois, "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convém", isso significa que vc tem o livre arbítrio para fazer o que quiser , mas também para SELECIONAR o que fazer ou consumir...
Abraços!

brunowebguitar
Veterano
# nov/12
· votar


Incrível como o povo consegue arrumar treta com tudo!!! O video é de humor gente, quem em sã consciência esfrega pedras e limões no braço de uma guitarra??? Isso é um processo que tem que ser feito por alguém experiente, e não adianta querer dizer que faz isso em casa, pois não faz. Deixar os trastes planos até um macaco com uma lixa deixa, quero ver arredondar e deixar como original...

Shapu
Veterano
# nov/12
· votar


Ri de mais desse cara kkkkkkkkkkkkkk

longlivetheking
Veterano
# nov/12
· votar


Olha pode ser que eles, não tenham toda técnica e experiencia de um luthier , mas eu acho valido todos estes videos que de alguma forma tentam ajudar as pessoas que não tem muita grana como disse a [b]deboraiommi[/b] não da pra comprar uma guitarra de 200, 300 reais e pagar um luthier pra ficar regulando, muito menos para trocar trastes, nem sei quanto custa esse trabalho.
Eu mesmo troquei os trastes da minha Jackson, vendo esses tutoriais da net, deu trabalho pra caramba mais estão bem colocados e não trasteja, acho que o serviço foi bem feito kkkkkk.
Bom, do jeito deles esses caras me ajudaram, então dou algum credito a eles sim!

brunowebguitar
Veterano
# nov/12
· votar


longlivetheking
Sim, existem bons tutorias na internet sim, basta saber selecionar pra não fazer besteira!! Agora, fazer aquilo que o Gilney Parson fez, o cara tem que ser muito imbecil. Imagina passar cera liquida de carro no braço da guitarra!!

condor guitar
Veterano
# nov/12
· votar


Cara acho que o metodo do gilney funciona, mas se um dia eu der a caras e fazer o mesmo no minimo vou proteger a escala.

condor guitar
Veterano
# nov/12
· votar


Cara só fiquei meio com uma pulga atrás das zoreias........ apos ver o tutorial do Gustavo Guerra eu fiquei pensando..não é necessario arredondar os trates?? Me ajudem ai?? sim ou não ??

kiki
Moderador
# nov/12
· votar


krixzy
Amigo trastes novos não vem desnivelado, se depois de colocar na guitarra ele apresenta desnivelamento, ou ele ta mau encaixado ou o braço está com algum desnível, e o reparo lixando o traste deve ser a ultima opção que neste caso não é lixar todos os trastes, somente o que está desnivelado, já pensou vc coloca um traste mal encaixado e vai lixar, e depois acaba colocando ele direito? Ai é que o desnível vai ser grande mesmo.

eu tambem achava isso. mas estava errado.

o traste que vem da fabrica tem uma tolerancia de erro da propria fabricação, que muitas vezes é suficiente pra fazer trastejar, dependendo da altura das cordas que voce deseja.

mesmo um traste muito bem colocado numa escala perfeitamente nivelada pode precisar de nivelamento no final.
quem disse isso nao foi eu, foi um luthier e professor de luthieria.

PEMAMETAL
Veterano
# nov/12
· votar


condor guitar

Claro que precisa de arredondamento! E aí que vem minha crítica pra esses métodos caseiros. Nenhum deles tem arredondamento, só nivelamento. Converse com qualquer luthier e ele vai te mostrar que o certo é que a corda tenha contato com a menor area possivel do traste ou seja, ele deve estar bem arredondado pra que isso aconteça.

Guinervauscko
Veterano
# nov/12
· votar


PEMAMETAL

Eu não havia visto o vídeo do Gilney, só o do Gustavo Guerra, mas confesso que rachei o bico de qalquer maneira. Quando vi o vídeo do Gilney eu pensei: "PORRA, ELE NÃO PROTEGEU A ESCALA MESMO!!!"
Veja bem, eu sou um leigo em luthieria, mal consigo regular minha guitarra, mas há certas coisas que se a pessoa tem uma certa capacidade de compreensão mínima ele pensa que há certos cuidados em se fazer um serviço desses.

No geral, valeu por postar o vídeo, eu ri muito. Na verdade eu me segurei pois vi o vídeo de madrugada e não podia rir alto. E concordo plenamente com você. Nós muitas vezes podemos adiquirir uma falsa segurança e sair arriscando fazer coisas sem ter conhecimento, prática e qualificação pra isso.

bmxer
Veterano
# nov/12
· votar


Essa de cera eu ja passo na minha guitarra a 12 anos e as escalas estao perfeitas. Claro q passo de carnaúna em spray e não essas coloridas.
O Lance do Gilney, q achei vacilo, é passar bombril semproteger as escalas.
Eu mesmo acho q vou seguir o topico do GG pra fazer na minha guitarra.

condor guitar
Veterano
# nov/12 · Editado por: condor guitar
· votar


Eu tenho um livro aqui em casa bem antigo........''montagem e manutenção em guitarra, baixo e violão.''

Esse livro me ensinou algumas coisas ele é bem explicado e com bons desenhos...se eu tivesse uma maneira de mandar um scaner nele eu fazia, mas nem da ia dar uns 1030423 R$ pra scanear hehe.

Mas eu tenho coragem ainda de fazer o metodo do GG em uma guitarra barata pois seu eu pagar 300 em uma guitarra eu nao vou dar 100 pra fazer esse serviço ainda mais onde eu mero que só tem um luthier....de qualquer forma eu dava um jeito de arredondar os trastes ....até pq o livro aqui explica muito bem como fazer isso.

é esse livro bem aqui o

alv2707
Veterano
# nov/12
· votar


É obvio que na maioria dos casos um profissional da área vai obter um resultado muito melhor do que a gente faz em casa. Mas o mais importante é sempre o custoxbeneficio. Não é absurdo nenhum não proteger a escala ou passar cera liquida nela. Se funciona pro cara o que há de errado nisso?

Eu mesmo não faço questão nenhuma de proteger, acho que não compensa. Quem acha que compensa, protege. E outros preferem leva num luthier, seja por quererem o trabalho de algum profissional ou por falta de tempo mesmo.

O Gilney colocou o lance que ele faz e funciona. Não acho que ele foi mal intencionado ou coisa do tipo. Compartilhou o modo dele, segue o exemplo quem quiser.
Desde que o cara não cometa nada imoral ou ilegal tanto faz o método que ele adota, pode passar até bosta na escala se ele quiser, o importante é o resultado final. Tá satisfeito com a guitarra?

Quem tem que seguir os padrões são os profissionais da área, não obrigatoriamente, mas fazendo isso eles asseguram qualidade e ganham confiança dos clientes.
A gente faz o que nos atende melhor.
Isso funciona também pra qualquer outra profissão que eu me lembre agora.

elciosouza
Veterano
# nov/12 · Editado por: elciosouza
· votar


imagina se fosse assim com médicos, professores e etc...qualquer profissão!!! bicho, sem cabimento o que vc disse em prol desse vídeos...PROFISSIONAL é PROFISSIONAL e FUNDO DE QUINTAL é FUNDO DE QUINTAL.
as vezes mexo na minha minha guitarra em casa, não por falta de dinheiro, mas por que eu quero aprender...mas JAMAIS postaria um vídeo tentando ensinar algo no qual eu não tenho CONHECIMENTO para falar. vc ter noção é uma coisa e CONHECIMENTO é outra completamente diferente!!! imagina se qualuer zé ruela der aula de música(aprendeu do jeito dele,sem estudar), lutheria...é RIDÍCULO defender esses vídeos. Mas alguns devem estar se perguntando, mas vc aprendeu vendo vídeos como esse!!! não...foi lendo muito!!! como o próprio autor desse vídeo já comentou certa vez no facebook...até em vídeo da Stew Mac tem algumas cagadas.

longlivetheking
Veterano
# nov/12
· votar


elciosouza
Eu troquei os trastes da minha guitarra vendo videos da net como já escrevi aqui, então eu defendo estes videos, e não acho ridículo, o cara ta passando pra frente as experiências dele
Vai de cada um escolher o caminho a seguir, se o cara tem coragem e vontade de mexer ele mesmo na guitarra estes videos são validos sim.
Eu apoio sempre quem passa conhecimento, ou nesse caso experiencias, é bom pra se ter uma ideia do que se quer fazer.
A internet nos ajuda muito nessa troca de experiencias!
Ou não?

alv2707
Veterano
# nov/12
· votar


elciosouza
imagina se fosse assim com médicos, professores e etc...qualquer profissão!!!

Não sei se você é novo na internet, mas o que mais tem por ai e receita médica caseira e video aula dada por gente só com conhecimentos empíricos. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Pra qualquer profissão que você imaginar tem tutorias como esses de luthieria. A maioria é de gente tentando passar conhecimento, na maioria das vezes "prático" pra frente.

É um ou outro caso de nego mais "jumento" que sai se medicando pela primeira receita que lê na net, que cozinha de acordo com a primeira receita que encontra, que mexe no carro depois de ver um vídeo de um zé ruela qualquer. A maioria das pessoas que fazem isso tem consciência dos riscos.

Antes da internet isso era compartilhado no boca a boca, a diferença é que hoje os caras colocam ai na internet pra quem quiser ver.
Eu acho que vocês tão levando a internet a sério demais. kkkkkkkkkkkk

Abraços cara!

elciosouza
Veterano
# nov/12 · Editado por: elciosouza
· votar


alv2707
não sou novo na internet e nem a levo a sério...só acho perigoso as pessoas disseminarem tal tipo de informação, como as que vc descreveu,somente isso. apesar do cara pagar R$200 para comprar um guita, não quer dizer que o cara deva sair raspando os trastes sem o mínimo de cuidado e sem ferramentas adequadas como muitos vídeos ensinam. eu quando comprei minha primeira guitarra, uma Washburn Lyon, só levava pra luthier...não tinha dinheiro não!!! juntava cada merreca que entrava, pra não me arriscas a mexer e arrumar um problema(R$) maior...e se a pessoa for iinteressada, encontra luthiers razoavelmente baratos...claro, os caras, na sua grande maioria, improvisa nas ferramentas...mas obtém resultados!!! como o luthier no qual eu levava minha Lyon....era R$50 na época. hoje eu regulo minha guitarra e vou começar a nivelar os trastes....mas por que eu tenho um amigo que comprou as ferramentas todas da Stew Mac e vai me ensinar a fazer o serviço...é diferente de vc não ter como verificar qual traste está desnivelado, passar pedra de amolar faca e etc. Quer aprender a regular instrumentos em casa??? procurem na internet os vídeos do Dan Erlewine...aprendi muita coisa com os vídeos dele e cara ensina como improvisar(sabendo do que está falando) ferramentas e TODOS os cuidados necessários com o instrumento enquanto ele é mexido.
http://www.danerlewine.com/

diegomarinho_o
Veterano
# nov/12
· votar


Desde que o este forum existe é esta discurssão:
-By myself vs. LEVA NO LUTHIER LEVA NO LUTHIER
-Beringer presta!? vs. Só pedal de mais de mil dinheiros não queima no primeiro dia de uso e não perde sinal

bmxer
Veterano
# nov/12 · Editado por: bmxer
· votar


Eu mesmo qdo minhas cordas estiverem ruins vou fazer o tuto do GG.
Claro, acho quem quer fazer, faz por conta e risco.
O cara tem q ser perfeccionista, ter paciencia e alguma noção do material q esta trabalhando.
Eu trabalhei por quase 20 anos em metalurgia. Usei tornos, fresas, medeira e muitas coisas q fiz sempre tive q fazer com precisão.
Eu por exemplo vou fazer diferente, vou só nos traste q estão desnivelados e não em todos eles pois meus trastes ja nao sao novos e ja estao gastos.
E no caso da lixa, vou logo pra 1200 e 2000.
O cara tem q ter a noção do material q esta usando e do q esta fazendo.
Tipo: os traste estao gastos e o cara vai meter uma lixa super abrasiva e detona todos eles.
O cara faz por sua conta e risco ou leva para o luthier
Acho legais os tutos, menos o do pedregulho heheheh

Del-Rei
Veterano
# nov/12
· votar


Caramba...... Eu acho esses vídeos sensacionais. Mas acho que pouca gente capta a essência.

Obviamente, cada um faz o que quiser na SUA guitarra, por conta e risco.

O problema são os luthiers formados pela FIY (Faculdade Internacional do Youtube) que cobram pra fud3r os instrumentos alheios.

Um aceno de longe!!!

Paulo91
Membro Novato
# 16/abr/21 10:44
· votar


Lendo aqui os comentários, tirei 2 conclusões.
.
1- não pode-se julgar pq não sabemos da situação do Luthier Gylnei ....( mas como escreveram acima cada um sabe o que faz, mas vai tbm da pessoa ter discernimento para consumir ou Não um material.... consome quem quer).

2- Dica do Luthier Gustavo ótima dica para iniciante. parabéns.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tutorial definitivo sobre nivelamento de trastes