Ferramentas necessárias para nivelamento de trastes

    Autor Mensagem
    Pepe Le P
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Pepe Le P


    Olá pessoal, decidi tentar fazer um nivelamento de trastes da minha segunda guitarra e gostaria de perguntar ao pessoal que já tem experiência com esse tipo de procedimento quais as ferramentas adequadas para realizar o serviço (se possível indicando qual a função específica de cada uma no processo) e onde posso encontrá-las?

    Infelizmente não estou com grana no momento para tentar importar um "fretwork kit" completo daqueles que vendem na Stewmac, então procuro por alternativas que me possibilitem um resultado satisfatório.

    Pelo pouco conhecimento que tenho no assunto acredito que serão necessesários algo como:

    - Régua de aço ou algum outro objeto "reto" e longo para auxiliar a verificar se é necessário algum ajuste no tensor antes de realizar o procedimento.

    - Fita crepe para proteger a escala

    - Lima de aço retangular para aplainar os trastes (consigo comprar em uma ferragem?)

    - Serra faca (?) para arredondar as pontas de cada traste (onde comprar?). Talvez uma lima (lima meia cana?) com superfícies de diferentes rugosidades.

    - Lixa d'água 320, 600, 1200 e palha de aço pra fazer um acabamento mais fino.

    - Alguma cera para polir? Aplicar com algodão e tirar excesso com pano?

    Agradeço desde já a todos que puderem fornecer orientações nesse sentido.

    Até!

    MestreJuca
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Pepe Le P

    Basicamente é isso que você citou.

    Agora troca
    Alguma sera para polir?

    Por Cera.

    danilomagacho
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Pepe Le P

    É uma lima de perfil, própria para isto, e existe mais de um tipo, dependento do perfil desejado.

    Cera não é necessário, lixa 600 e depois 1200 após ajustar o perfil.

    Pepe Le P
    Veterano
    # out/11
    · votar


    MestreJuca
    Nossa que erro crasso! hehehe. Valeu o toque, já corrigi o texto. E você sabe onde conseguir as limas adequadas?

    danilomagacho
    É uma lima de perfil, própria para isto, e existe mais de um tipo, dependento do perfil desejado.

    Legal, vou pesquisar sobre os diferentes tipos. Estas limas podem ser adquiridas em ferragens? Valeu o toque.


    Vocês já realizaram com sucesso este tipo de procedimento antes?

    Valeu!

    danilomagacho
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Pepe Le P

    Cara, é difícil de encontrar esta lima, em ferragens nem pensar. As minhas eu comprei na Stewart McDonald...

    http://www.stewmac.com/shop/Fretting_supplies/Shaping_and_crowning.htm l

    Eu faço isto com alguma frequência... mas não sou Luthier não, eu só mexo nos meus instrumentos e nos instrumentos de alguns amigos.

    mr.floyd
    Veterano
    # out/11
    · votar


    aproveitando o tópico..
    como faço pra deixar os trastes BRILHANDO? mais alguma coise que dure, porque aqui com 5 dias perde já perde o brilho


    vlws

    danilomagacho
    Veterano
    # out/11
    · votar


    mr.floyd

    Não tem jeito. Só se você polir ele de 3 em 3 dias. Ou então colocar trastes de Inox e não a base de Níquel.

    MestreJuca
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Pepe Le P
    E você sabe onde conseguir as limas adequadas?

    Não sei.

    Pepe Le P
    Veterano
    # out/11
    · votar


    danilomagacho
    Eu faço isto com alguma frequência... mas não sou Luthier não, eu só mexo nos meus instrumentos e nos instrumentos de alguns amigos.

    Se tu já tem experiências bem sucedidas é o que conta! Nos últimos meses tenho me dedicado a aprender como regular bem meus instrumentos e agora quero começar a me aventurar na praia dos reparos mais simples.

    Eu pensei em importar os seguintes produtos da Stewmac:
    - 0862 Fret Leveler, 6"
    http://www.stewmac.com/shopby/product/0862

    - 1175 Fret End Dressing File
    http://www.stewmac.com/shop/Fretting_supplies/Shaping_and_crowning/Fre t_End_Dressing_File.html?tab=Video#details

    Acho que com estas duas ferramentas, uma boa régua metálica e mais algumas lixas já da pra fazer um trabalho decente.

    Valeu as dicas!

    mr.floyd
    Veterano
    # out/11
    · votar


    danilomagacho
    vlwss manow

    Gilbertinho
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    to querendo ferramenta p isso, vi uma em um site de fora um negocio q tem o formato arredondado dos trastes, seria isso q usa pra retifica? é um q tem de madeira e de metal (euacho) e na foto o cara ta passando no braço..
    e lá informa o raio q eu vo querer mas como eu sei qual o raio?
    Vlw

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ferramentas necessárias para nivelamento de trastes