Tutorial definitivo sobre nivelamento de trastes

Autor Mensagem
PEMAMETAL
Veterano
# nov/12


Ae rapaziada,

Me desculpem se alguém já postou, mas eu tive que compartilhar!
E ae entenderam o recado?



Ramsay
Veterano
# nov/12
· votar


PEMAMETAL

Valeu por postar esse Hoax!! hahahaha!!
Faz isso nas suas Gibson que elas vão adorar!!!

Nefelibata
Veterano
# nov/12
· votar


UEHAUEHAUEHAUEHAUEHAUEHAUEA....

(dar risada pode? espero não ser advertido por isto...)

PEMAMETAL
Veterano
# nov/12
· votar


Ramsay

Isso não eh um hoax cara, esse cara eh um luthier de verdade, se voce prestar atencão vc vai entender a verdadeira mensagem dele.



Qualquer semelhança nao eh mera coincidencia!

markoantoni-o
Veterano
# nov/12 · Editado por: markoantoni-o
· votar


PEMAMETAL: Tudo bem o cara sentir-se prejudicado, até por ser luthier e especializado nisso, e criticar os vídeos. Porém, os vídeos são só para ajudar aqueles que não tem dinheiro ou não tem luthier em sua cidade ou até só para ajudar no conhecimento de quem é leigo...

Agora, sobre o vídeo, achei uma baita bobagem, uma viagem ele ter feito isto... mas enfim, a vida é de cada um e cada um faz o que quer, só achei inútil!

Abraço.

krixzy
Veterano
# nov/12
· votar


PEMAMETAL
Isso me parece um luthier em crise por falta de clientes graças aos tutoriais do youtube.

PEMAMETAL
Veterano
# nov/12
· votar


markoantoni-o
krixzy

Me desculpem voces 2, mas se voces acham que as pessoas que fazem esses tutoriais tem qualificação suficiente para ensinar as pessoas como fazer um nivelamento de trastes, nem vou discutir.

Eu jamais em hipótese alguma mandaria uma guitarra minha pra um cara como esse GilneyParson regular. Lutheria é serviço especializado, não é pra qualquer Zé roela que acha que sabe regular sair fazendo loucura.

krixzy
Veterano
# nov/12
· votar


O modo mais certo de se fazer isso:



markoantoni-o
Veterano
# nov/12
· votar


PEMAMETAL: como eu disse no meu post anterior, por mais que não tenham qualificação, tem tantos vídeos (tanto de gringos como brazucas) que você adquire informações para chegar ao ponto de tentar fazer algo sozinho, e, para quem não tem um luthier na cidade que mora ou não tem grana para enviar a guitarra, é uma boa pedida saber algumas coisas...

krixzy
Veterano
# nov/12
· votar


PEMAMETAL

Cara, vc acha que luthier nivela traste como? lambendo os trastes? é da mesma forma que o Gustavo mostra no vídeo que postei.

E na verdade nivelar traste é uma forma digamos, "caseira e provisoria" enquanto vc não pode trocar os trastes, quando os trastes vão desgastando não tem como, ele vai desnivelar, e o correto é fazer a troca de todos eles.

Agora a forma que o gline mostra no vídeo é uma forma descuidada e arriscada de se fazer, ele nem ao menos se preocupou em deixar o braço reto antes de sair lixando, e nem passou uma lixa fina pra deixar o traste liso novamente, e muito menos protegeu a escala quando necessário.

edalko
Veterano
# nov/12
· votar


Porra... nao entenderam o espírito da brincadeira...

kiki
Moderador
# nov/12
· votar


krixzy
E na verdade nivelar traste é uma forma digamos, "caseira e provisoria" enquanto vc não pode trocar os trastes,
nao fale besteira sem saber.
mesmo traste novo muitas vezes é nivelado.

krixzy
markoantoni-o
PEMAMETAL
sim, qualquer pessoa pode aprender a nivelar trastes se assistir tutoriais.

mas nao é ver 1 video tutorial, é ver varios, ler sites, ler livros, etc, e o mais importante: só aprende fazendo.
a questao é: voce vai usar sua guitarra como sua primeira cobaia, ou vai dar na mao de um cara que ja fez algumas centenas?
se voce ta afim de ser a propria cobaia, vai fundo.

elciosouza
Veterano
# nov/12 · Editado por: elciosouza
· votar


PEMAMETAL, concordo contigo e com certeza o cara que fez esse vídeo, o Rafael, não está em crise...MUITO pelo contrário...o cara tem é cliente sobrando!! o cara é muito bom, só conferindo o trabalho do cara para falar algo.
Se vcs acham valiosa as intruções que muitos pseudos luthier passam no youtube...apliquem em suas guitarras!!! eu jamais faria isso!!! olha que a minha guitarra é uma Tagima...mas eu amo muito a minha guitarra para esculhambá-la com pedra de amolar faca ou coisa parecida. só não utilizo o serviço do Rafael por que ele é do nordeste eu sou do Rio.
só pra vc terem uma idéia do trabalho do cara...se vcs fuçarem o blog, poderam ver guitarras que entram judiadas e saem novinhas!!!
http://blogdoluthier.blogspot.com.br/

E aqui é o próprio dando uma entrevista para um canal local.
http://www.youtube.com/watch?v=BGuKn5Aca1Q

kiki
Moderador
# nov/12
· votar


sim, achei o video engraçado

edalko
bem lembrado

PEMAMETAL
Veterano
# nov/12
· votar


markoantoni-o
krixzy
Rapaziada, não vou mais discutir com voces não. Minha ultima mensagem sobre o assunto
Claro que ninguem vai levar a guitarra no luthier pra trocar as cordas, e mexer na ação. Tem coisas que realmente é possível fazer sozinho, mas tem que ter cuidado, até o tensor da pra arriscar mexer, mas nivelamento de trastes requer um treinamento mais especializado
Cada um é livre pra fazer o que quiser com a sua guitarra, mas uma coisa é fato: Apesar de o video do Gustavo Guerra mostrar um processo mais cuidadoso que o do Gilney (sem noção), ainda falta o arredondamento da coroa dos trastes, que é feito com ferramentas especificas. Apenas lixar como ele fez, faz os trastes ficarem com a parte de cima (coroa) plana, o que prejudica a intonação das notas e pode caiusar trastejamento no próprio traste, quem conversa direto com luthier sabe que a corda deve ter contato com a menor area possível do traste., ele deve ser bem arredondado. Nesse procedimento aí, fica bem plano.

Abraços e fui!

Ramsay
Veterano
# nov/12
· votar


PEMAMETAL

Ou seja, é tudo o que não deve se fazer na manutenção de uma guitarra, certo??
- Martelo de borracha pra nivelar trastes?? nem aqui nem na China.
- Creme de cabelo pra hidratar escala, idem.
- passar bombril, tijolo e pedras na escala da guitarra, idem.
- Passar limão na escala?? nem pensar!!
O óleo de limão só tem esse nome devido ao cheiro de limão.

Se o luthier que postou o vídeo tá querendo aparecer, conseguiu!!

elciosouza
Veterano
# nov/12
· votar


que isso...cada vez que eu entro nesse fórum me dá menos vontade de voltar
como diz o Rafael Gomes, o cara que fez o vídeo ZOANDO:
é por isso que tá cheio de cara desqualificado ganhando dinheiro. E depois a maioria dos clientes desses caras procuram ele para arrumar a cagada feita. Ele já postou foto de algumas cagadas feitas por pseudoluthier e arrumadas por ele...mas ele não dá o nome do "luthier"...
O VìDEO DO RAFAEL FOI UMA CRÍTICA A ESSES TUTORIAS QUE NÂO DEVEM SER LEVADOS EM CONSIDERAÇÃO!!! para nivelamento de trastes, de forma correta, se utiliza algumas ferramentas específicas para o trabalho sair bom!!!
Se vcs acham os vídeos do Gilney Parson e do Gustavo Guerra bom, ótimo para vcs!!! mas lembrem-se, é melhor um luthier qualificado fazer o serviço...para depois não gastar mais dinheiro arrumando.

PEMAMETAL
Veterano
# nov/12 · Editado por: PEMAMETAL
· votar


Ramsay

Cara a mensagem dele é bem simples, parece que voce ta se esforçando pra não entender.

Resumindo, lutheria é um serviço especializado e requer qualificação pra fazer, não é assistindo um tutorial no youtube que voce vai começar a regular guitarra pros seus alunos e ainda cobrar deles.

Roubando as palavras do próprio autor do video :
"Entretanto, repito: meu problema não é com o Gilney, mas sim com qq pessoa de qq ramo que se diz apta a executar um trabalho quando na verdade não é. Esses caras estão por aí disseminando lendas e ganhando dinheiro com a desinformação das pessoas."

Pedra, martelinho de borracha e tijolo são só metaforas pra representar os danos que uma pessoa não qualificada pode causar no instrumento quando se mete a fazer um serviço desses.

krixzy
Veterano
# nov/12 · Editado por: krixzy
· votar


kiki
Amigo trastes novos não vem desnivelado, se depois de colocar na guitarra ele apresenta desnivelamento, ou ele ta mau encaixado ou o braço está com algum desnível, e o reparo lixando o traste deve ser a ultima opção que neste caso não é lixar todos os trastes, somente o que está desnivelado, já pensou vc coloca um traste mal encaixado e vai lixar, e depois acaba colocando ele direito? Ai é que o desnível vai ser grande mesmo.

krixzy
E na verdade nivelar traste é uma forma digamos, "caseira e provisoria" enquanto vc não pode trocar os trastes,

kiki
nao fale besteira sem saber.

Você acha certo tentar nivelar trastes tão gastos que já estão quase na altura da escala em vez de trocar por outros novo?

Ramsay
Veterano
# nov/12
· votar


PEMAMETAL

Cara, eu sou o meu luthier, e não preciso de luthier nenhum pra fazer quaisquer serviços nas minhas guitarras, com excessão de pintura, o resto eu faço.

krixzy
Veterano
# nov/12
· votar


Ramsay
Cara, eu sou o meu luthier, e não preciso de luthier nenhum pra fazer quaisquer serviços nas minhas guitarras, com excessão de pintura, o resto eu faço. (2)

PEMAMETAL
Veterano
# nov/12
· votar


krixzy
Parceiro, voce esta redondamente enganado. Ja passaram pela minha mão 4 Gibson Les Paul, uma Standard, 2 Custom e uma 1959 reissue. Te garanto que todas elas tem os trastes lixados e nivelados de fabrica depois de o braço ser encaixado na guitarra.
O processo de fabricação da GIbson por ser muito tradicional tem algumas falhas, por exemplo, os trastes sao todos colados na escala, a escala é colada no braço, é feito o binding e por ultimo o braço é colado no corpo, qualquer imperfeição tem que ser tirada no nivelamento de trastes, nao da mais pra mexer na madeira da escala. Assista qualquer video Factory Tour da Gibson e vc vai ver.
Olhe as fotos desses trastes, isso pra voce parece um traste novo que não foi lixado?

LP Custom

LP Standard

elciosouza
Veterano
# nov/12
· votar


PEMAMETAL..essa galera ainda tem muito para aprender. FUI!!!

OBS: Eu não sei de nada e não me considero nada...apenas um "guitarrêro" "bluesêro".

krixzy
Veterano
# nov/12
· votar


PEMAMETAL
Te garanto que todas elas tem os trastes lixados e nivelados de fabrica depois de o braço ser encaixado na guitarra.

Não amigo, acredito que vc está enganado, já assisti vários vídeos mostrando todo o processo de fabricação da Gibson, e depois de pronta é avaliada por uma pessoa final, se ele reprova alguma coisa, está é refeita e não consertada, isso para manter o padrão de qualidade, e acho que se o traste fosse lixado na fabrica vc não perceberia, porque eles deixam lisinhos sem arranhões, como novos, e também não chegariam a lixar tanto para deixar o traste visivelmente mais baixo que os outros. Se vc comprou uma gibson nova e está visivelmente lixado tem alguma coisa estranha ai, eu não acredito que foi lixado na fabrica.

E eu não discordo de vc, há muito ze ruela se passando por luthier sem saber de nada, por isso aprendi a fazer tudo sonsinho pq não confio entregar minha guitarra pra outro cara fusar. Mas também defendo que há vídeos e tutoriais que ensinam muito bem como se fazer, e graças a eles faço tudo que preciso na minha guitarra e deixo do jeito que eu gosto, cordas baixinhas sem trastejamento, tensor no ponto certo, ponte nivelada, trastes ok, tudo regulado certinho.

PEMAMETAL
Veterano
# nov/12
· votar


krixzy
Não amigo, acredito que vc está enganado, já assisti vários vídeos mostrando todo o processo de fabricação da Gibson, e depois de pronta é avaliada por uma pessoa final, se ele reprova alguma coisa, está é refeita e não consertada, isso para manter o padrão de qualidade, e acho que se o traste fosse lixado na fabrica vc não perceberia, porque eles deixam lisinhos sem arranhões, como novos, e também não chegariam a lixar tanto para deixar o traste visivelmente mais baixo que os outros. Se vc comprou uma gibson nova e está visivelmente lixado tem alguma coisa estranha ai, eu não acredito que foi lixado na fabrica.

Sim e dai que é avaliada por uma pessoa final? O lixamento e nivelamento dos trastes acontece antes de pessar por essa pessoa, é normal!!! Isso não quer dizer que a guitarra ta com defeito cara.
É o processo de fabricação que faz ela ser assim. Se voce assistiu voce vai entender o que eu estou falando, Em guitarras japonesas e korenas o processo é diferente a escala é colada no braço e o braço colado no corpo (sem trastes). Aí eles nivelam a madeira da escala lixando, só depois da madeira nivelada é que os trastes são colocados, nestes casos quase nunca precisa de lixamento e nivelamento por que o traste foi a ultima coisa a ser feita, se precisar é muito pouco.

Numa Gibson o processo é o contrario, a escala é lixada e o traste é colocado, aí depois a escala é colada no braço, depois disso o braco é colado no corpo. Percebe que tem tanta coisa depois da colocaçao dos trastes que no final a madeira ja movimentou, aí qualquer movimentaçao do braço tem que ser compensado nivelando e lixando os traste, depois vem pintura etc etc etc aí que vai para a pessoa final avaliar. Quando esse cara avalia todo nivelamento ja foi feito. Nivelamento não é defeito cara é regulagem. Toda guitarra um dia vai precisar passar por nivelamento, algumas precisam ja na construção outras nao.

Repito pra voce cara, toda Gibson é lixada e nivelada de fabrica e isso nao quer dizer que o serviço seja ruim, é um lixamento e nivelamento na maioria das vezes bem feito na minha opinião (mas a maioria dos luthier fala que o entrastamento das Gibson é péssimo). Das 4 guitarras que passaram pela minha mão 3 tinham o braço ótimo, 1 era ruim, mas todas eram lixadas e niveladas, 2 delas eu comprei novas em Miami, a Custom e a Standard.

Não tem nada de estranho uma Gibson ser lixada de fábrica, todas são pode pegar qualquer uma e voce vai ver como os trastes sao iguais aos da foto que eu postei, pouco arredondados e mais baixos que o normal devido ao lixamento

PEMAMETAL
Veterano
# nov/12 · Editado por: PEMAMETAL
· votar


krixzy
Coloca em 4:05 e voce vai ver a maquina Plek lixando os trastes pra ficar nivelado.
Acredito que vc saiba o que faz uma maquina Plek.

"This revolutionary process ensures PRECISE FRETWORK and a perfeclty ... nut"



markoantoni-o
Veterano
# nov/12 · Editado por: markoantoni-o
· votar


PEMAMETAL: quero deixar bem claro que a minha opinião foi que os vídeos ensinando a fazer reparos nas guitarras são bons para você aprender certas coisas e, aprender outras coisas para leigos que não sabem o que é um traste, ou nut, ou até o que é retifica de trastes... porém, vocês desvirtuaram minha opinião e colocaram ela com outras que não tem nada a ver.

só acho que todo conhecimento é válido, eu não faria uma retifica de trastes na minha gibson, eu levaria a um luthier para fazer os reparos... só que trocar as cordas, limpeza do corpo e braço, ajuste na altura das cordas, ajustar oitavas eu sei fazer...

agora, não dá para julgar todos pela opinião alheia, minha opinião é diferente das dos amigos citados acima, não me coloque no bolo!

tenho um amigo luthier e respeito (e valorizo) o conhecimento dele... acho válido que podemos levar a guitarra após a compra para um check no luthier, além de a cada 6 meses levar a guitarra para ajustes...

você me entendeu né!
Abraço!

inExperienced
Veterano
# nov/12
· votar


Marcado pra ver depois!

inExperienced
Veterano
# nov/12
· votar


Marcado pra ver depois!

deboraiommi
Veterano
# nov/12
· votar


KKKKKKKKKKKKKKK

Mas falando serio,o gilney teve boa vontade e se virou com o que tinha em mãos,falto um pouco mais de tecnica assim como o do gustavo,são metodos improvisados que dão resultados,sejam bons,ruins e até otimos(raramente).
Acho que o do gustavo dará melhor resultado,mas é preciso mais atenção e cuidado ao fazer esses procedimentos.
A verdade é que esses videos são bastante empiricos.O luthier estuda e se qualifica pra fazer essas coisas,existe uma logica por tras disso...
Alem da tecnica existem ferramentas corretas para tal finalidade,por exemplo essa lima pra arredondar trastes.
A satira do luthier foi muito bem feita rsrsrs
Mas vivemos no Brasil,quem nunca improvisou ?qualquer coisa que seja...
Não dá pra esperar encontrar um luthier com todo arsenal da stew-mac
no meio de sertão de piraraporinha do monte verde,não é ?
a maioria dos luthiers ,acredito que até os do forum ,tem ferramentas improvisadas...
Claro o cara seria lunatico se aplicase a tecnica do giney numa gibson custom shop ultra top master fucker,mas pras giannnini,shelters,chinezinhas e afins até pode ser,me desculpem os luthiers mas se o cara compra uma guitarra de 200 reais ela vai pagar mais 120 num luthier ? rsrsrs não desemerecendo o luthier nem achando abusivo o preço,pelo contrario sei reconhecer um bom serviço feito por um profissional qualificado,mas pra realidade do cara que comprar uma guitarra de duzentão é foda!

Não sou a favor da cara feliz do gustavo.Ele faz parecer muito simples,e ele como icone da guitarra deveria saber que as coisas não são bem assim...pois o moleque vai tentar fazer e vai detonar os trastes da unica guitarra que tem e depois vai ficar chorando porque não tem grana pra mandar pro luthier arrumar e nem pra comprar outra(Pode acontecer sim!).
Me parece pergigoso...isso me lembra aque velho ditado "um pouco de conhecimento é muito perigoso"...

Enfim,acredito que o gustavo sabe fazer esse procedimento,pois diz que já fez e teve bons resultados.Acredito na inocencia do Gilney,que a sua maneira mostrou como se faz,acredito que a tecnica dele dá resultado sim,e ao que me parece ele tem experiencia tambem.
Ora se pra eles esta certo ,quem sou eu pra discutir,afinal tambem tenho minha tecnica de nivelar e polir trastes...

O luthier rafael,que por sinal é muito bem humorado,mostrou uma visão um pouco exagerada,porem muito engraçada!! kkkkkk
Logico as coisas não são desse jeito,mas ele tentou alertar o quanto isso é perigoso.

Agora uma coisa é certa ter que nivelar os trastes é um saco!!!
E quase todas,mesmo NOVAS vem desniveladas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tutorial definitivo sobre nivelamento de trastes