Sobre nivelamento de Floyd Rose

    Autor Mensagem
    leandro_standart
    Veterano
    # jun/07


    Primeiramente gostaria de dizer que já procurei na busca... e olhei o tópico oficial sobre regulagem dessa ponte, mas queria informações mais detalhadas, já que vou mexer na minha guitarra e não tenho muita experiência, A minha ponte está "para dentro do corpo" seguindo a definição do tópico oficial, ou seja, acho que eu teria que afrouxar um pouco o spring holder, mas como que é feito este processo ? eu afrouxo essa peça com as cordas afinadas, ou desço um pouco a afinação antes de mexer ? o locknut tem q estar solto ? Vou afrouxando e afinando até estabilizar na posição certa ? Abraço a todos.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    leandro_standart

    É um processo chato. É preciso que você tenha tempo e paciência, senão não rola.

    Não sei se você sabe, mas esta é uma ponte flutuante. Ela fica apoiada sobre dois pivôs e na verdade quem prende a ponte são as cordas e as molas. Sem um ou sem o outro a ponte cai, certo?!

    O que você precisa fazer é equilibrar essas forças opostas (molas x cordas). Se a ponte está pra dentro da cavidade, é sinal de que as molas estão vencendo a disputa, então você precisa afrouxar as molas.

    Tome cuidado pra não afrouxar muito as molas, pra ponte não subir.

    O processo deve ser feito afinando a guitarra diversas vezes, até encontrar o ponto certo de equilíbrio.

    leandro_standart
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    LeandroPanucci

    certo, mas eu afroxo as molas do jeito q a guitarra está ? sem fazer nenhum macete tipo calçar a ponte, ou baixar um pouco a afinação pra não carregar sobrecarregar o braço ou coisas do tipo ?

    LeandroP
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    leandro_standart

    Você deve fazer todo o procedimento com a guitarra afinada. Você afina e verifica visualmente se a ponte está paralela a superfície do corpo. Você ajusta e afina novamente, até o ponto certo.

    Tio Frank
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    é algo simples de se fazer, mais leva tempo

    voce não precisa desafinar, na verdade, mantem ela afinada.

    voce tem que soltar/apertar os dois parafusos igualmente, afinando e verificando se está nivelada de duas em duas voltas que voce da com o parafuso, mais ou menos.

    nobre
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    como vc vai afrouxar as molas, as cordas vao baixar o tom a cada ajuste, vai afinando a cada ajuste na mola e veja a inclinação
    só é bom afrouxar as cordas antes de mexer na situação inversa, onde vc precisaria apertar as molas e as cordas iriam aumentar a tensao podendo partir

    leandro_standart
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Po.. valeu galera !! vo tentar mexer aqui, obrigado a todos !!

    Slash Page
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    aproveitandow...

    a minha ponte ta um tantin pra cima, pra fora.

    mas a afinação ta certinha, devo mada-la pro luthier ou pode ficar assim?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre nivelamento de Floyd Rose