Montou uma guitarra? Mostre aqui sua obra!

Autor Mensagem
Milton.Jr
Membro Novato
# set/14
· votar


JJJ
Eita o_o
Uma coisa que tenho dúvida nessa parte é, quando eu sei que devo partir pra lixa mais fina?

Will Bejar
Veterano
# set/14
· votar


Mó trampo... A que eu peguei só tive que tirar a pintura até a seladora.

JJJ
Veterano
# set/14 · Editado por: JJJ
· votar


Milton.Jr

Lixa é barato. E é bom ter várias granulações diferentes.

Tem que ter também uma base reta (em loja de tinta vende essas bases retas para lixa - esqueci o nome...).

Começa com a mais grossa. Quando estiver liso (vai ficar rugoso com as mais grossas, mas tem que ficar "reto"), parte pra um grão mais fino, até chegar na 600, 1200 ou mais, dependendo de quão liso você quer (só pra você ter uma ideia, a GFS normalmente chega a 320 nos corpos crus dela). Eu gosto de chegar a 1200 que fica quase "sedoso"... hehehe - mas acho que é exagero meu...

Milton.Jr
Membro Novato
# set/14
· votar


JJJ
hahaha pqp, vou medir, e levar num marceneiro, se não tentarei me enfiar a faca de novo acho q pedirei para fazer esse acabamento tbm

SkyHawk
Membro
# set/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


Milton.Jr
Amigo seu luthier tá doido !!! Muda de profissional !!!! O meu é dos caros e me cobrou R$ 150,00 para me ajudar a montar a guitarra toda incluindo furações, alinhamento do braço, corpo e ponte, furação e alinhamento das tarraxas, furos guia do parafusos do escudo, etc.

Milton.Jr
Membro Novato
# set/14
· votar


SkyHawk
hahaha sério cara? e da onde vc é? dependendo da pra gastar a viagem e fazer por ele

mogicaqui
Veterano
# set/14 · Editado por: mogicaqui
· votar


Milton.Jr

Corpo de freijó, não? Comprou do Adriano (MG)?

Também estou montando uma strato com corpo de freijó, braço fender japan 1985, hardware e elétrica Fender e captadores David Allen Strat Cats.

http://i1118.photobucket.com/albums/k606/mogicaqui/Stragocaster/IMG_24 92.jpg
http://i1118.photobucket.com/albums/k606/mogicaqui/Stragocaster/IMG_24 88.jpg
http://i1118.photobucket.com/albums/k606/mogicaqui/Stragocaster/IMG_24 91.jpg
http://i1118.photobucket.com/albums/k606/mogicaqui/Stragocaster/IMG_24 86.jpg

Vou arriscar a pintura com laca nitrocelulose, é só dar tempo pra fazer minha cabine de pintura improvisada.

SkyHawk
Membro
# set/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


Milton.Jr
Esse serviço é muito simples para quem sabe. Eu só não montei a guita sozinho porque um erro de alinhamento pode comprometer o instrumento para sempre. Meu luthier é dos tops e o preço claro que é mais caro. Mas só para marcar os furos guia do escudo, furar e alinhar o braço e a ponte de uma Telecaster não dá para cobrar nem perto do que te pediram.

Luthier pode e deve cobrar serviços diferenciados de construção de violões, guitarras 100% custom, reparos graves de headstocks partidos, problemas graves de trincas e folgas em parafusos estruturais. Mas para fazer uns furinhos......... Há va lá, né ???? Tentou te roudar na maior cara de pau !!!!

Estava com um grande vazamento de óleo na garagem embaixo do meu caro o primeiro orçamento foi R$ 15.000,00, levei em outro lugar.... O segundo cara levantou o carro no elevador, olhou com uma lanterna e disse que era só o encaixe do filtro de óleo que estava vazando, me cobrou R$ 280,00 com o filtro novo e resolveu o problema !!!! (História verídica dessa semana). Com guitarra é a mesma coisa, dá mole para ver !!!!!

Só porque o carro é um sedãn importado não dá direito ao sujeito jogar o preço pela cara do freguês. Se eu chego com uma Gibson top em um luthier ele não pode cobrar mais por uma regulagem só porquê é um instrumento caro, se for por ingenuidade do cliente idem !!!

JJJ
Veterano
# set/14
· votar


SkyHawk
Só porque o carro é um sedãn importado não dá direito ao sujeito jogar o preço pela cara do freguês. Se eu chego com uma Gibson top em um luthier ele não pode cobrar mais por uma regulagem só porquê é um instrumento caro, se for por ingenuidade do cliente idem !!!

Infelizmente, é o que mais acontece: o preço é de acordo com a cara do freguês... A bem da verdade, isso não acontece só no Brasil.

Iversonfr
Veterano
# set/14
· votar


SkyHawk
Se eu chego com uma Gibson top em um luthier ele não pode cobrar mais por uma regulagem só porquê é um instrumento caro

Não é o caso específico do Milton.Jr nem do seu pois realmente tentaram sacanear vocês rs, mas dentro de uma certa coerência acho que deve sim ser cobrado um valor a mais (tipo uns 25%) por um instrumento ou carro de maior valor, pois nessa sua frase você não está medindo a responsabilidade embutida do profissional. Errar é humano, e se por acaso um mecânico quebra sem querer por exemplo alguma peça importante de um encaixe do seu carro importado e tiver que repôr? do importado custa sei lá R$1000,00 enquanto de um carro comum custa R$100. Isso tem que entrar sim no preço do trabalho na minha opinião.

Da mesma maneira a Gibson do seu exemplo. Olha a responsabilidade por exemplo de regular ou refazer os traste de uma guita de R$20.000, e se ele quebra o braço ou acaba riscando feio a guita sem querer e tiver que pagar o erro? fora que se tratando de instrumentos, muitas vezes fica até difícil mensurar isso, pois muitas vezes não dá pra simplesmente "comprar um novo". Bem diferente de fazer isso numa SX. O problema é que tem gente que acaba realmente abusando da inocência do cliente e tenta sacanear. Esse tipo de profissional eu anoto pra jamais voltar.

ederfreire
Veterano
# set/14
· votar


Pessoal, como vocês costumam pintar suas guitarras? Porque to precisando pintar minha guitarra e achei meio caro os preços em locais especializados. Dá pra pintar e ficar legal em casa?

Will Bejar
Veterano
# set/14
· votar


mogicaqui
Que beleza, hein??? Tô louco pra ver o resultado!!!

ederfreire
Dá pra pintar e ficar legal em casa?
Dá sim!!! Eu pintei com spray automotivo, mas acho que não foi da maneira ideal pois tá soltando um pouco de tinta na roupa... o JJJ pintou algumas vezes.... hehehehe

Milton.Jr
Membro Novato
# set/14
· votar


SkyHawk
Então cara, é que tipo, o "luthier" falou que só ia pegar ela pra montar inteira, sabe quando os caras são aqueles véio chatos? hahaha eu só pedi as furações, mas o cara disse q ou faz tudo ou nem faz nada, porém mesmo assim, cobrar o valor de outra guitarra pra montar uma é muita sacanagem.

mogicaqui
Isso, é freijó e comprei do Adriano da RDC sim, e essa sua está espetacular! Cara, depois que vc pintar poderia nos dar umas dicas ae, ou sei la, o preço médio de quanto fica a brincadeira hehehe. Ouvi que pintura em nitrocelulose fica espetacular, porém o preço da tinta é um pouco salgado

Ae galera, estava de bobeira pela internet até que consegui um contato de um luthier numa cidade bem próxima da minha, e após conversar e ver o que eu queria a gente fechou negócio, paguei um preço infinitamente melhor que os 900 cobrados hahaha, e ele aceitou fazer só a furação.
Segue as fotos de como está ficando:

http://i24.photobucket.com/albums/c1/miltonrodriguesjr/IMG_20140922_07 3550971_HDR1_zps82d25cc2.jpg
http://i24.photobucket.com/albums/c1/miltonrodriguesjr/IMG_20140922_07 3601868_HDR1_zps848eb5ab.jpg
http://i24.photobucket.com/albums/c1/miltonrodriguesjr/IMG_20140922_07 3634369_HDR1_zps07f2b134.jpg
http://i24.photobucket.com/albums/c1/miltonrodriguesjr/IMG_20140922_07 36487071_zps1cbfa3a0.jpg

JJJ
Veterano
# set/14 · Editado por: JJJ
· votar


Iversonfr

Tem razão. Cobrar um pouco mais, por conta do risco envolvido é razoável sim. Mas não 10x mais, né? rs

ederfreire

Já pintei com spray, com pincel e com rolo. Cada um tem seus prós e contras.

Pincel é ruim porque costuma deixar os riscos dos pelos (a menos que você use um pincel muito bom e tenha uma excelente técnica de pintura). Mas você tem um bom domínio sobre o que está fazendo.

Spray é fácil e cobre por igual, mas tem um cheiro insuportável e é bem nocivo à saúde, principalmente se for em apartamento (meu caso...) e o risco é de escorrer (um saco pra consertar).

Ultimamente eu tenho preferido usar rolinho (pequeno). Tem que ser um bom que não deixe fiapos. Não cobre tão uniformemente como o spray, mas te dá um controle bem razoável. E você pode evitar a questão do cheiro se usar tinta com base água.

Mas o grande segredo da boa pintura é a preparação da madeira, ANTES.

Milton.Jr
Membro Novato
# set/14
· votar


É galera... Para minha tristeza o captador da ponte que eu comprei da GFS veio com o fiozinho que sai da bobina estourado. Fui tentar fazer uma cirurgia aqui, tentar grudar um fiozinho e colocar parafina por cima, mas não deu muito certo. Acho que perdi um captador =( . Alguém tem um sigle de ponte ai sobrando pra fazer negócio? hahaha

ederfreire
Veterano
# set/14
· votar


JJJ
Will Bejar
Valeu pela ajuda, galera! Eu tentei tingir a madeira com vieux chene, mas não tingiu nada, só onde a lixa desgastou mais. Mas vou deixar essa minha guitarra quieta por enquanto, já chega eu ter cagado ela toda kkkk ta desmontada... Vou ver o que faço

JJJ
Veterano
# set/14
· votar


ederfreire

O vieux chene só pega na madeira crua (acho). Se tiver com seladora ou fundo acho que não pega mesmo... Teria que lixar toda até chegar na madeira totalmente (mas não sei se é uma boa ideia).

Milton.Jr

Leva pra um luthier ou algum técnico em eletrônica. Não deve ser difícil consertar...

ederfreire
Veterano
# set/14
· votar


JJJ
Pode crer. Por isso vou deixar quieto. Talvez, daqui um tempo, eu mande pra music kolor pintar, gostei do trabalho deles que vi na net e do atendimento também.

Will Bejar
Veterano
# set/14
· votar


ederfreire
Caro pacaraio!!!

SkyHawk
Membro
# set/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


ederfreire
A Music Kolor é caríssima. Manda em uma oficina automotiva de algum amigo, usa a mesma pintura de automóvel só que avisa o pintor para dar 1/3 (só o mínimo para cobrir a madeira) das demãos que ele usa normalmente em um carro. Insiste para todas as camadas serem o mais finas possível. Fica muito bom !!!!!

Outra forma é spray Colorgin, escolhe cores sólidas, pendura o corpo em um gancho e pinta vc mesmo, também fica bom. Tenha paciência, usa camadas muito finas, espera secar bem entre as demãos, e usa uma lixa fina para uniformizar as primeiras camadas. No final verniz incolor spray de qualidade e polimento automotivo.

ederfreire
Veterano
# set/14
· votar


Will Bejar
SkyHawk
Realmente é bem caro mesmo! Vou tentar isso que o SkyHawk falou, só não sei quando hehehe

JJJ
Veterano
# set/14
· votar


ederfreire
Will Bejar
SkyHawk

Caro tipo quanto? Um corpo de strato branco, por exemplo, sairia mais ou menos a que preço?

ederfreire
Veterano
# set/14 · Editado por: ederfreire
· votar


JJJ
Pelo preço que me mandaram, se trata de Ibanez Rg 370, foi o de R$ 350,00 para a pintura básica e R$ 500,00 para sparkle. Mas ainda tem o frete que é por sua conta.

SkyHawk
Membro
# set/14
· votar


ederfreire
Quando eu fiz uma cotação era mais !!! Não achei R$ 350,00 um absurdo para um trabalho profissional não. Mas ainda prefiro o automotivo, tem um cara na minha cidade que faz pinturas personalizadas. Eu pintei minha moto e um capacete com ele e agora pretendo pintar uma futura guitarra (nem comprei o corpo ainda, é um projeto sem data).

LDC
Veterano
# set/14 · Editado por: LDC
· votar


Ai galera a minha... projeto meu, montagem feita pelo meu pai e agora estou refazendo o acabamento, fazendo um acabamento mais fino com seladora, cera e lixas finas

1

2

3

4

5

6

7

8

9


Especificações:

Ponte fixa
Neck-thru
24 casas
Seymour Duncan - Distortion PAR
Push pull
Chave 3 posições

Madeiras:

Cedro – Esta madeira nacional é bastante utilizada pelos instrumentos Tagima fabricados no Brasil. De densidade média, esteticamente esta madeira é bastante similar ao mogno (ou seja, sem graça). Porém, sua velocidade de propagação sonora é superior. De acordo com Amorim Fernandes, a velocidade de propagação sonora do Cedro é de 4639 metros por segundo, enquanto a do mogno é de 3464 m/s.

Pau-marfim – embora seja clara como o Maple, esta madeira brasileira possui alta densidade. Em questão de sonoridade, por ser uma madeira densa e dura, na escala pode ser substituída pelo Jacarandá.

Jacarandá (Rosewood) – Madeira de alta densidade. Dentre os jacarandás, o mais apreciado é o baiano (nacional). Assim como o Ébano é usado nas escalas dos instrumentos. De acordo com o estudo de Amorim Fernandes, a velocidade de propagação sonora é de 3590 m/s.


A Imbuia possui uma aparência bem exótica, linda, com densidade e dureza parecida com o Birch, porém com uma prevalência maior de grave;

SOM:

A Sonoridade ficou com bastante peso e pouco abafada, sem perder brilho, bastante sustentação de som, a parte elétrica permite limpar totalmente o som mesmo com o amp no talo de ganho, gama de timbres bastante grande de blues a heavy metal.

SkyHawk
Membro
# set/14
· votar


LDC
Bela guitarra !!!! Parabéns ao seu pai pelo trabalho de madeira, muito bacana !!! Quais as especificações ???

LDC
Veterano
# set/14 · Editado por: LDC
· votar


SkyHawk

Valeu!

Especificações:

Ponte fixa
Neck-thru
24 casas
Seymour Duncan - Distortion PAR
Push pull
Chave 3 posições

Madeiras:

Cedro – Esta madeira nacional é bastante utilizada pelos instrumentos Tagima fabricados no Brasil. De densidade média, esteticamente esta madeira é bastante similar ao mogno (ou seja, sem graça). Porém, sua velocidade de propagação sonora é superior. De acordo com Amorim Fernandes, a velocidade de propagação sonora do Cedro é de 4639 metros por segundo, enquanto a do mogno é de 3464 m/s.

Pau-marfim – embora seja clara como o Maple, esta madeira brasileira possui alta densidade. Em questão de sonoridade, por ser uma madeira densa e dura, na escala pode ser substituída pelo Jacarandá.

Jacarandá (Rosewood) – Madeira de alta densidade. Dentre os jacarandás, o mais apreciado é o baiano (nacional). Assim como o Ébano é usado nas escalas dos instrumentos. De acordo com o estudo de Amorim Fernandes, a velocidade de propagação sonora é de 3590 m/s.


A Imbuia possui uma aparência bem exótica, linda, com densidade e dureza parecida com o Birch, porém com uma prevalência maior de grave;

SOM:

A Sonoridade ficou com bastante peso e pouco abafada, sem perder brilho, bastante sustentação de som, a parte elétrica permite limpar totalmente o som mesmo com o amp no talo de ganho, gama de timbres bastante grande de blues a heavy metal.

JJJ
Veterano
# set/14 · Editado por: JJJ
· votar


ederfreire
SkyHawk

Se eu fosse cobrar por uma pintura, cobraria até mais, porque é um trabalho brabo... Mas eu não tenho a estrutura, não sou empresa e esse não é meu trabalho! E se a gente levar em conta que você consegue comprar uma guitarra INTEIRA (e pintada) por esse preço, aí realmente complica.

LDC

Essa é aquela que foi pro Tagima, né? Já deu pra consertar tudo? Muito bonita.

clguitar
Membro
# set/14
· votar


LDC
Ficou lindona, parabéns!

Will Bejar
Veterano
# set/14 · Editado por: Will Bejar
· votar


LDC
Primeira vez que vejo os saddles mais ou menos com as mesmas distancias do nut que os das minhas stratos !!!

Normalmente a disposição dos saddles é assim:
http://www.strat-talk.com/forum/attachments/stratocaster-discussion-fo rum/13947d1290866113-guitar-will-not-intonate-stratocaster-saddles-set ting-intonation.jpg

Os das minhas é igual à sua.... hehehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Montou uma guitarra? Mostre aqui sua obra!