Autor |
Mensagem |
boblau Veterano |
# nov/16
· votar
Felipe Stathopoulos
bem colocado. Gostei da posição em relação à situação mercadológica. É bem por aí mesmo.
Eu particularmente percebo que existem diferenças entre guitarras produzidas em momentos diferentes da Fender, mas reconheço que ultimamente é praticamente impossível distinguir uma mexicana de uma americana ou japonesa. Aliás as japonesas são, para mim, as melhores standarts.
Mas quando se entra no lado Custom Shop, aí eu vejo coisas diferentes. Provavelmente poderiam transferir a tecnologia de fabricação da Custom Shop para as Standarts, mas neste ponto, eles iriam abrir mão de um mercado de nicho sem necessidade.
Quando vc sai do Custom Shop e entra nas Masterbuilt, aí eu vejo mais diferença ainda. Claro que o preço fica meio ridículo para uma Strato, mas alguém está gastando horas/homem de mão de obra especializadíssima, nos Estados Unidos, para fazer algo personalizado e praticamente à mão, e isto custa muito caro. Mas que as guitarras masterbuilt são diferentes, elas são mesmo.
Mas hj em dia, eu já estou saindo até das Masterbuilts e olhando para as guitarras de luthiers, principalmente os brasileiros, aí vc comparar uma Fender american standart com uma dessas, fica muito diferente mesmo.
Mas nada disto tem a haver com madeiras, estamos agora na discussão de luthieria, onde o buraco é muito mais embaixo do que madeiras influenciarem ou não no som de uma guitarra. E como influencia....
|
Ismah Veterano |
# jan/17
· votar
Só pra constar que está rolando o marco 0 das minhas guitarras. Estou reunindo peças para montar a minha primeira guitarra. Optei por algo mais simples pra começar do zero, uma lap steel mas para tocar "de pé". Será um modelo híbrido de três modelos
2008 Duesenberg Fairytale - Sem a ponte multibender "hand steel", porque não achei (penso em desenhar uma)
1938 National no70 New Yorker - sem o braço largo, e a ação alta
E um cigar box, já que a cobaia precisa, tocar acordes também na maioria das músicas...
Penso em fazer um desenho próprio pro corpo. A Fayrtale é legal, vou partir dela e da 64' Airline Rocket da American Showster Chevy AS57 (o dono sempre quis uma Fly V e é o modelo que melhor vai permitir ele fazer slide nas casas mais agudas). Optei por escala 25.5" para ajudar ainda mais com isso.
Ponte será uma hardtail de Strato, o plate será de tele, como os captadores serão dois comos os do braço da tele. Provavelmente uma pintura relicada surf-green ou semelhante. Braço será como em uma strato, com tarraxas blindadas e com rebaixadores de cordas.
|
Iversonfr Veterano |
# jan/17
· votar
Ismah Será um modelo híbrido de três modelos
Bacana hein! Essa eu fiquei curioso pra ver pronta! Abs!
|
HugoNovaes Membro Novato |
# fev/17
· votar
E aí, amigos! Tudo beleza?
Depois de montar a minha primeira guitarra e o meu primeiro contrabaixo, agora estou construindo um segundo contrabaixo, o qual chamei de v2 (versão 2). Estou postando videos diários no canal que criei para tal: https://www.youtube.com/aprendizdeluthier
Se não for pedir muito, inscrevam-se lá, para manterem-se atualizados das novidades.
Abraços!
|
rsf Veterano |
# fev/17
· votar
HugoNovaes
legal, hugo..já me inscrevi lá..vou acompanhar de perto seus desafios.. mas pelo que vi, vc tem um "arsenal" de ferramentas próprias de um luthier profissional..
|
JJJ Veterano
|
# fev/17
· votar
HugoNovaes
Já me inscrevi. Mas já que pediu, vou pedir também: se inscreve no meu! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
|
HugoNovaes Membro Novato |
# fev/17
· votar
rsf, essas ferramentas eu fui comprando aos poucos. Ainda preciso de muito mais. Até chegar a ser um profissional, acho que preciso de muitos anos de estrada.
JJJ, inscrito lá no teu channel! :D
Valeu aí!
|
HugoNovaes Membro Novato |
# mar/17
· votar
Só para não esquecer: já tem videos novos lá no canal https://www.youtube.com/AprendizDeLuthier.
|
Ismah Veterano |
# mar/17
· votar
Boas novas aos curiosos... Achei a madeira que vai servir para o primeiro passo: experimentação...!
Fui dar uma mão ao meu tio-padrinho ao construir uma estufa e dei de cara com umas tábuas de 1~1,5" de expessura, cerca de 1,8m de comprimento e uns 20~25cm de largura, que eram o topo dos corrimões das 3 sacadas da casa dele...
Nem preciso dizer que cresci os olhos na hora hehehe Vou ver se rola de pegar os outros dois também, antes que virem lenha! Não tenho certeza do tipo da madeira - também nem me importo rs - pois tem generosas camadas de tinta marrom sobre. Não é muito pesada, nem muito leve, e aparenta ser BEM dura... Ideal para o que vou fazer, pois não pretendo usar tensor.
|
HugoNovaes Membro Novato |
# mar/17
· votar
Ismah, vai dar certinho pelo menos na largura do instrumento: juntando duas dessas tábuas passa dos 33cm de uma Les Paul, por exemplo. E 55cm de comprimento é o suficiente.
Aproveitando, tem video novo lá no canal:
|
HugoNovaes Membro Novato |
# mar/17
· votar
Atividades de hoje:
|
Samucamp Veterano |
# abr/17 · Editado por: Samucamp
· votar
O meu projeto blacktop deu mais um passo. Agora ela já está "tocável". Arrumei a parte elétrica, não tinha acertado a ligação para "splitar" o captador da ponte. Troquei o nut que veio no braço ( bem ruim por sinal) por um de latão. http://i53.photobucket.com/albums/g60/Samucamp/IMG_20170414_113247.jpg
Mas daí vem as novas dúvidas. Na hora de acertar o tróculo, eu não tinha nem conhecimento, nem ferramentas adequadas. resultado: http://i53.photobucket.com/albums/g60/Samucamp/IMG_20170414_113326.jpg O que vocês sugerem para arrumar isso? Existe alguma massa que possa passar para nivelar e enganar o acabamento? Outra dúvida, o nut de latão tem os sulcos para as cordas um pouco maior que a medida delas. Acredito ser por isso a mizinha soa estranho quando tocada solta, eu coloquei um pedacinho de papel e ajudou um pouco, mas não resolveu. Sugestões? http://i53.photobucket.com/albums/g60/Samucamp/IMG_20170414_113343.jpg Eu tambem quero trocar o cover do captador da ponte que está gasto e quase não parece mais dourado. Algum segredo? Precisa mergulhar em parafina? http://i53.photobucket.com/albums/g60/Samucamp/IMG_20170414_113255.jpg E para finalizar. eu quero pintar de outra cor. Pensei em branco ( sempre gostei de guitarras brancas ) porque acho que ficaria um contraste legal com o hardware dourado. Pensei em vermelho também. Mas a real dúvida é: será que rola eu só lixar a pintura atual sem retirar tudo e usar ela como base para a proxima tinta? http://i53.photobucket.com/albums/g60/Samucamp/strato%20banca.png http://i53.photobucket.com/albums/g60/Samucamp/strato%20vermelha.png
Grande abraço
|
JJJ Veterano
|
# abr/17 · Editado por: JJJ
· votar
Samucamp
Rapaz, tá ficando bonita, mas... como é que você conseguiu lascar aquilo embaixo da junção corpo/braço daquele jeito?...
Bom... pra reparar é massa pra madeira, lixa, talvez um fundinho e tinta... só que depois, pra ficar 100%, é mais jogo pintar tudo. Como é isso mesmo que você quer, beleza. Quanto a isso, tem um tópico só sobre pintura em guitarra, tá cheio de dicas lá.
Mas aquele "vão" no contato entre braço e corpo tá estranho... Tem que ficar encostado.
O nut, tem que lixar nas extremidades (eu usaria lima de metal e depois um acabamento com bombril - mas pode deixar alguns risquinhos), até ficar bem centralizado e rente às laterais do braço.
A capa do captador, joga uma tinta dourada e pronto.
|
Iversonfr Veterano |
# abr/17
· votar
JJJ Mas aquele "vão" no contato entre braço e corpo tá estranho... Tem que ficar encostado.
Isso acontece as vezes montando com partes diferentes. Uma tele que montei tive que colocar uma tirinha tipo de cartão telefônico pra erguer um pouquinho ali e dar regulagem no ângulo tudo certinho. Nem de longe é ideal, mas não é completamente incomum não. A opção mais trabalhosa acho que seria arrumar na massa e vir lixando e testando o braço até zerar.
|
JJJ Veterano
|
# abr/17 · Editado por: JJJ
· votar
Iversonfr
Sim, tem o lance do "calço", mas na borda "final" do corpo, tem que encostar...
Se o braço precisa de calço, tem 3 possibilidades:
1) Todo o braço está abaixo do que devia (típico de quando o braço está "reto", mas os carrinhos da ponte estão encostados no "chão" e as cordas ainda estão altas).
Nesse caso, o calço é "total", em todo o buraco da junção, pra subir o braço. Na borda, o braço estará junto ao corpo, apenas separado pela junção (papelão, lixa, o que for).
2) O braço está num ângulo mais fechado com o corpo (as cordas estão altas demais nas últimas casas).
Nesse caso (o mais comum), o calço é colocado longe da borda, no inicio da junção (perto do captador do braço). Na outra extremidade, a borda do corpo encosta no braço...
3) O braço está num ângulo mais aberto com o corpo (as cordas estão encostando e trastejando nas últimas casas).
Nesse caso, o calço é colocado exatamente na extremidade da junção, na borda entre braço e corpo, onde o braço estará junto ao corpo, apenas separado pela própria junção (papelão, lixa, o que for).
Ou seja: em qualquer caso, na borda final, braço e corpo estarão juntos, não deve haver nenhum vão ali... As únicas exceções seriam em casos de torção de braço, onde um dos lados ficaria um pouco mais alto, ou então se o braço ou o corpo foram lixados tortos...
Agora, se você se refere à lateral da junção, aí sim, pode haver algum "gap" (nos casos 2 e 3 acima).
Eu estou me referindo à extremidade final.
Se eu estou errado, algum luthier poderá me corrigir.
Outro detalhe é aquela pequena rachadura no cantinho, já quando o buraco está acabando. Aquilo é típico de braço que foi meio "forçado" (maior que o buraco) e rachou ali. Isso não é grande coisa (já aconteceu comigo... rs), mas tem que ver se o braço ficou alinhado com a ponte, porque a tendência - quando acontece isso - é ele girar um pouco, deixando as cordas desalinhadas (a 1ª ou a 6ª muito na borda, ou até saindo).
|
Samucamp Veterano |
# abr/17
· votar
Na verdade o que aconteceu foi que eu tentei acertar uma irregularidade que já veio no corpo que eu comprei ( usado ) com uma topia e acabei piorando ainda mais hehehehe. Que massa é essa e como eu peço na hora de comprar? Outra coisa, com relação a pintura do captador, que tipo de tinta? precisa lixar? eu comprei uma capa dourada no aliexpress, baratinha, agora não sei se é mais facil pintar ou trocar. E a pintura do corpo? rola só dar uma lixada na pintura atual e pintar por cima? Valeu as dicas
|
Iversonfr Veterano |
# abr/17
· votar
JJJ
No seu caso 3, quando mesmo com os carrinhos altos no máximo as cordas ainda trastejam encostadas no braço nas últimas casas (meu caso), se a gente colocar um calço ali onde você colocou a seta, vai ficar um gap ali. Aí vc disse que nessa borda sempre o braço estará encostado no corpo, me perdi rs.
|
JJJ Veterano
|
# abr/17 · Editado por: JJJ
· votar
Iversonfr
Então... se colocar um calço ali bem onde está a seta, não vai ficar "gap", vai ficar o calço em si... tipo um sanduíche (braço, calço, corpo), sem "buraco". Só fica o "gap", nesse caso, se colocar o calço mais "pra dentro", mas aí é esquisito, né? Melhor "casar" tudo bonitinho (inclusive com um calço que seja mais ou menos da cor do corpo - ou do braço).
Mas, nosso amigo Samucamp já confirmou o que eu previa... ele realmente deu uma lixada no encaixe do corpo, que ocasionou a perda da linearidade. Esse lugar aí é terrível... qualquer descuido e fica tudo torto...
Samucamp Que massa é essa e como eu peço na hora de comprar? Massa de madeira (branca) ou F12.
com relação a pintura do captador, que tipo de tinta? precisa lixar? eu comprei uma capa dourada no aliexpress, baratinha, agora não sei se é mais facil pintar ou trocar.
Se você já comprou outra capa... agora espera. A pintura poderia ser um spray dourado, por exemplo (mas não fica igualzinho à original - cada "dourado" é um dourado...).
E a pintura do corpo? rola só dar uma lixada na pintura atual e pintar por cima?
Então... aí é que te sugeri ver o tópico de pintura em guitarras. Tem mil e um jeitos de fazer, desde o tosco total até o semi-profissional...
|
Iversonfr Veterano |
# abr/17
· votar
JJJ Então... se colocar um calço ali bem onde está a seta, não vai ficar "gap", vai ficar o calço em si..
Agora entendi o que você quis dizer, é isso aí.
Samucamp
Passou a tupia no encaixe? aí vc não se ajudou hein rsrs. Vai ter que encher com a massa que o JJJ falou, aí vai lixando e testando o braço até dar ângulo, não consigo pensar em nenhum método menos lusitano pra fazer isso, vai ser um saco acertar isso na mão.
|
JJJ Veterano
|
# abr/17
· votar
Iversonfr não consigo pensar em nenhum método menos lusitano pra fazer isso, vai ser um saco acertar isso na mão.
Pois é... esse lugar aí eu sempre evito mexer.
|
Samucamp Veterano |
# abr/17
· votar
estou quase comprando outro corpo hehehe
|
Iversonfr Veterano |
# abr/17
· votar
Samucamp estou quase comprando outro corpo hehehe
Perdido por perdido, tenta arrumar. Apesar de trabalhoso não é de outro mundo, e com certeza seria um belo aprendizado.
|
JJJ Veterano
|
# abr/17 · Editado por: JJJ
· votar
Samucamp
Cara, eu fiquei pensando alguma forma de (re)aplanar aquele buraco do braço e me veio uma ideia aqui...
Pegue uma folha de madeira fina (mas bem rígida) ou um papel bem duro, que consiga ficar retinho, corte no formato, bote uma boa dose de massa embaixo, encaixe, deixe escorrer as sobras (use o próprio braço pra segurar reto), limpe e pronto. Depois refaz o acabamento lateral (que já ia fazer mesmo...) Nunca fiz isso, mas talvez funcione...
|
Samucamp Veterano |
# abr/17
· votar
hummm, boa ideia, vou tentar
|
Buja Veterano |
# abr/17
· votar
Por falar em juncao de braço corpo, estou pensando em pegar um braco do Ali e botar na minha strato. So que os bracos la quase todos nao vem com a furação do troculo.
Liguei pra alguns luthiers daqui pra ter uma "nocao" apenas do valor que ficaria pra furar, colocar o braco no lugar (mesmas medidas das fenders atuais) e regular altura, oitavas e tal. Nenhum quis me dar valor aproximado por telefone. Somente se eu comprar o braço primeiro, esperar eternos 3 meses pra chegar, pagar as taxas, e depois que ele chegar, eu levar la pra fazer uma avaliação, e so dai falar se da pra fazer e quanto ficaria.
Resumo: Inviavel. Pode passar facil facil do valor que ficaria aqui no brasil uma troca pal a pal com um braço que dê, ou entao até o investimento fica alto demais pra pouca coisa.
Pelo que vi, eu preciso apenas que a medida do braco bata com as medidas do corpo e que o comprimento dele seja as mesmas do meu braco, pra dar afinacao. Bom, acredito que o comprimento do braco seja praticamente igual, ja que sao tudo meio que padrao. Com alguma boa probabilidade de ser, eu so terei mesmo que fazer os 4 furos e pronto. O motivo de vir sem furos é exatamente isso. Eu botar o braco no lugar e marcar onde eu quero os furos.
E entoão, preciso de mandar pra luthieria so pra furar, ou posso pedir qualquer manufatura de moveis por exemplo pra furar isso?
|
Will Bejar Veterano |
# abr/17
· votar
Buja A furação não tem muito segredo... Vc faz com broca menor só a guia. O problema maior com os b braços da Ali é a medição lateral. Quase todos que vi são de 57mm e 20mm de altura (normalmente é 19mm de altura). Tem um cara vendendo uns braços de strato a 300 mangos mais ou menos no ML, acaba saindo quase a mesma coisa.
|
Buja Veterano |
# abr/17
· votar
Will Bejar Eh tive olhando os comentarios dos braços do Ali e sao comentarios muito perturbadores.
Uns caras dizem que veio perfeito, bem embalado, chegou rapido e serviu direitinho. Mandam até a foto da guitarra com o braço.
Ja outros escrevem que veio uma porcaria, muido, mal embalado, trastes tortos, descolando, enferrujados, escala lascada, nut quebrado, buraco da tarraxa grande demais (o pequeno da pra alargar, mas o grande..como que faz!?), marcas de batida pra todo lado, tensor inoperante, emfim, um braço perdido de tao lastimavel. E tambem postam as fotos. Em um deles vi tanta ferrugem quanto o casco do titanic agora.
Os braços mais baratinhos, de 30 doleta, eu mesmo vi defeitos nas fotos dos anuncios. Os mais caros de 100 doletas, parecem especiais, birds eye e tudo que tem direito. Mas os cometarios desanimam.
Entao, estou pensando num braço brazuca mesmo. Até animaria em trocar meu braço novinho pelo de alguem, talvez até usado. Poderia ser um giannini, um squier bullet, tudo bem. Se tivesse em bom estado claro, eu trocaria e ainda voltaria uma micharia. Por causa do medo que bateu dos braços do Ali.
E é engracado, que comprei meu braço no ebay, e foi tudo 100% total. Pena que la os preços subiram demais.
|
Jabijirous Veterano |
# abr/17
· votar
Buja
Se tiver facebook https://www.facebook.com/RdcGuitars/
|
Buja Veterano |
# abr/17
· votar
Jabijirous Gostei muito do trabalho. Mas so rolando a pagina vi preços bons pra quem quer montar uma premium custom shop. Braços de 700 reais. Eu estou procurando bracozinho de squier bullet rsrs. O corpo da minha guita é alder barato.
|
Iversonfr Veterano |
# abr/17
· votar
Buja Os mais caros de 100 doletas, parecem especiais, birds eye e tudo que tem direito. Mas os cometarios desanimam.
Em pagar U$100 num xing ling duvidoso, tem Mighty Mite por U$125 no eBay.
Entao, estou pensando num braço brazuca mesmo.
A não ser que a realidade tenha mudado muito, esquece. Em 2015 procurei alguém pra fazer um braço pra mim. Cara, eu liguei e mandei e-mail para todos os luthieres que encontrei nesse fórum, no google e etc que imaginei que fariam uma coisa bacana. Simplesmente não achei. Primeiro que menos de 5 aceitaram fazer apenas o braço (entrei em contato com muitos mesmo, mais de 15 com certeza), e os preços foram entre R$950 e R$1600. Resultado, comprei um no eBay da Mighty Mite por U$99. Hoje em dia tem um vendedor no ML que até tem bastante venda e feedback bom, mas não conheço.
|