Montou uma guitarra? Mostre aqui sua obra!

Autor Mensagem
clguitar
Membro
# abr/14
· votar


silasamilcar
Cara, que trabalho legal, ficou de primeira! Parabéns!

Telemaniaco
Membro Novato
# abr/14
· votar


silasamilcar
Parabens, essa guitarra ficou top ,muito bom!!!

silasamilcar
Veterano
# abr/14
· votar


Valeu galera pelo incentivo!

JJJ
Eu mesmo fiz os cortes sim. A primeira guitarra que fiz usei uma madeira muito dura (Jequitibá), foi um inferno para cortar e lixar.
Na segunda usei madeiras mais moles e foi mais de boa para dar acabamento. Por falar em acabamento, usei uma lixadeira de fita e fiz uma lixa que adaptei em uma furadeira para dar os acabamentos mais delicados. Trata-se basicamente de um cilindro com um pedaço de lixa colado por fora e uma haste para adaptar no mandril da furadeira. Meio tosco mas funcionou tão bem que guardei até hoje.
Quanto ao molde, tirei de uma Squier que tenho, a única diferença é a posição da furação para a ponte, que além de ser Floyd Rose o braço que fiz era de 22 trastes e a Squier tem apenas 21. Então tive que recalcular a posição da furação para a instalação da ponte, obedecendo o padrão Fender de escala com 25". Esses detalhes podem tornar a fabricação de uma guitarra bem mais divertida ou um verdadeiro inferno quando não pensado com antecedência. Mas posso dizer que valeu a pena.
Quando fui regular as oitavas, descobri que estava perfeita. Não precisou de mexer na regulagem dos carrinhos da ponte. Fiquei muito satisfeito.

Com um pouco de paciência, perseverança, planejamento, estudo e boa vontade qualquer um pode conseguir fazer o seu próprio instrumento. O prazer é indescritível!

Valeu galera!

JJJ
Veterano
# abr/14
· votar


silasamilcar

Muito bem. Realmente é um grande prazer montar uma guitarra.

Só um detalhe: a escala padrão da Fender (exceto alguns modelos) é 25.5" e não 25" (a PRS que normalmente usa 25")..

MKazan
Veterano
# abr/14
· votar


Vale Cigar Box Guitar nesse tópico?

Se valer, aqui está a minha:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10203564074812387.1073741832 .1530556912&type=1&l=77381ecacd

Não é exatamente "Cigar Box" porque usei uma caixa que originalmente não era de charutos, mas tá valendo.

Escala de 24" lisa para tocar com slide
Captação piezo
Afinação GDg

Video dela tocando:
https://www.facebook.com/photo.php?v=10203563100028018&l=3521198697951 929463

Neste video abaixo usei essa guitarra para fazer a musica do Background (filmei na janela do meu quarto)


JJJ
Veterano
# abr/14
· votar


MKazan

Ah, claro que vale! Lap Steel, Cigar Box, Pau Elétrico... kkkkk

Ficou muito legal, gostei.

MKazan
Veterano
# abr/14
· votar


Obrigado!
Eu faço cigar box e Didley Bow (pau elétrico) para mim e para mrus amigos quando alguém me pede. É divertido fabricar.

Luis A.
Membro Novato
# abr/14
· votar


MKazan

Bacana cara, qualquer dia vou fazer um brinquedo desses, eu tenho uns piezos aqui em casa....

SkyHawk
Membro
# abr/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


MKazan
Não só vale como ficou super legal !!!! Adoro cigar box, tenho uma e toco com frequência. Gostei de algumas soluções de construção da sua como o abaixador de cordas no headstock e tambem como prendeu as cordas na ponte !!!! Parabéns !!!

O som tá muito bom e a CBG está tecnicamente muito bem construida.

MKazan
Veterano
# abr/14 · Editado por: MKazan
· votar


SkyHawk
Muito obrigado!
O abaixador é um pedaço de placa de fenolite cobreada para circuito impresso, tenho aos montes aqui e dá até para fazer uma graca nas próximas corroendo o nome ou alguma arte legal como detalhe.

O tailpiece é uma dobradiça que eu encontrei na loja de material de construção. Deu uma leve entortadinha com a tração das cordas mas aguenta bem.

Eu fico contente por vocês terem gostado. Estou fazendo uma para um amigo com captador rails e arte igual ao rótulo de Jack Daniels feita no ateliê de uma artesã minha amiga. Vai ficar coisa fina!

Will Bejar
Veterano
# abr/14
· votar


MKazan
Carai, que da hora!!! Parabéns!!!

FBlues_rock
Veterano
# jul/14 · Editado por: FBlues_rock
· votar


JJJ
Will Bejar

Finalmente desencantou! :)

Caramba, não sabia que lixar e trabalhar com instrumento sem ferramentas, local para apoiar, etc., fosse tão trabalhoso! Nem que eu era tão ruim com solda! hehe

Segue os links para as fotos e comentários:


Foto guitarra original (link)

Foto Guitarra acabamento original desmontada frente (link)

Foto Guitarra acabamento original desmontada atrás (link)

Lixei até retirar todo o verniz e chegar na madeira (com muito custo, levei dias);
Problema 1 - a madeira é poplar, nada de belos veios para meu objetivo, que era tingir a madeira e encerar, ao invés de botar cor sólida e verniz brilhante.

Foto guitarra lixada frente (link)

Foto guitarra lixada atrás (link)

Na hora de pintar, a madeira não absorvia bem, além de esconder os poucos detalhes da madeira (problema 2).
"Solução" desse e do 1º problema: optei por lixar após aplicar as mãos e secar um pouco, assim consegui que aparecesse algo da madeira.

Aplicar a cera foi bem trabalhoso também, pois tem que esfregar muito e com bastante força, para esquentar e dar uma aparência legal.

Resultado da pintura, que pode agradar uns e desagradar outros, foi uma cor meio 'carvão'. Claro que podia ficar melhor, mas pelas limitações, principalmente minhas, superou minhas expectativas. O escudo e placa traseira comprei novos na cor preta mas não serviu, então repintei os originais com tinta preta fosca.
Os knobs e capas dos captadores já recebi na cor preta para substituição, quando comprei os novos caps.

Apliquei tinta magnética na parte elétrica, para reduzir ruídos (blindagem "bem caseira").

Instalei caps Lindy Fralin Blues Special (cap da ponte com "base plate") nesta guitarra, mas ainda não pude testar os novos timbres. Mantive a parte elétrica com o knob de Tone regulando o cap da ponte e o outro regulando o meio e o braço, gostei bastante dessa configuração que veio na Vintage.

Apanhei bastante na soldagem, depois vi que tanto o estanho quanto a solda que comprei não prestavam e peguei material e solda emprestados, aí apanhei (um pouco) menos para terminar.


Fotos dela concluída:

Foto mais clara - frente guitarra "nova" (link)

Foto frente guitarra "nova" (link)

Foto atrás guitarra "nova" (link)


Comentem aí!
Abraços

Luis A.
Membro Novato
# jul/14
· votar


FBlues_rock

Cara ficou um excelente trabalho, eu gosto muito de guitarras nesse tom de madeira escura, na minha opinião ficou muito melhor do q antes, parabéns!

FBlues_rock
Veterano
# jul/14 · Editado por: FBlues_rock
· votar


Luis A.
Brigadão!
Confesso que fiquei fã dela, curti bastante também!
Logo que fiz estranhei um pouco, mas depois que terminou de secar de vez, inclusive a cera, gostei muito do resultado.

Para ajudar, não gostava nem da cor, nem do acabamento relic, foi um bom incentivo para "botar a mão na massa", algo que já queria faz tempo (brincar de luthier).

Fora isso, gostei muito de fazer, é bem divertido, embora cansativo e demorado (no meu caso, levei diversos dias e várias garrafas de cerveja! hehe)

JJJ
Veterano
# jul/14 · Editado por: JJJ
· votar


FBlues_rock

Ficou interessante. Também acho que ficou melhor que antes, mas penso que você vai cansar da cor e querer trocar. A vantagem é que é mais fácil agora do que foi antes, já que o acabamento de fábrica costuma ser mais difícil de tirar. Agora basta uma lixada e tinta por cima! Eu troquei a cor de uma Strato originalmente preta por dourada. Já estou cansando e quase indo pro branco... hehehe

Detalhe: eu não cheguei na madeira na minha. Só cheguei na tinta, depois pintei por cima.

FBlues_rock
Veterano
# jul/14 · Editado por: FBlues_rock
· votar


JJJ
Pode até ser, mas acredito que não canse não, gostei bastante do resultado e gosto dessa cor. A minha semiacústica é de cor parecida e gosto bastante (link foto) há quase uma década :)

Apesar que não acharia ruim mexer mais, confesso que tomei gosto! Se não mexer mais nas minhas, devo fazer um projeto "do zero" de uma strato, mas pegando um corpo de flamed maple já pintado.

Mas de tudo a grande surpresa foi os captadores. Já tinha ótima expectativa, mas depois que botei as Ernie Ball .012 e toquei ela, fiquei impressionado com o timbre, achei maravilhoso. Claro, ainda falta o guitarrista aqui tocar bem de verdade, mas o timbre em si impressionou muito, até então sempre preferia humbuckers.

Luis A.
Membro Novato
# jul/14
· votar


FBlues_rock

Muito bonita essa ibanez, curto muito essa cor e nao conhecia esse modelo, parabens!

Estou para fazer uma tele de jacarandá, e o acabamento será natural, talvez apenas uma cera....acho q vai ficar muito bacana a cor da madeira escura....

FBlues_rock
Veterano
# jul/14 · Editado por: FBlues_rock
· votar


Luis A.
Gosto muito dessa guitarra, nunca vi outra do mesmo modelo. Embora não tenha sido série especial, parece que produziram por pouco tempo. Não sei se é o caso de todas as semiacústicas da Ibanez, mas esse é bem confortável, o braço é pequeno em "C", bem gostoso para tocar e o acabamento está muito bom. Os caps originais são bons também, embora tenha trocado por um Jazz Model e um JB da Seymour (pela qualidade do instrumento, resolvi investir).

Sobre o jacarandá, por ser uma madeira bonita e escura, vale mesmo valorizar a beleza natural dela ao invés de tingir, mas apesar de eu geralmente não curtir acabamento gloss, nesse caso fica bom.
Segue alguns exemplos para ver o que acha:
http://www.warmoth.com/Pages/ClassicShowcase.aspx?Body=2&Path=Body&lam Top=34

Luis A.
Membro Novato
# jul/14
· votar


FBlues_rock

Ja toquei em algumas ibanez semi acústicas e me agradaram muito mais do q as maciças, nao sou fan de super strats... rsrsrr

Cara, interessante esse site, sao bonitos os corpos com tampo em rosewood.....

Eu devo fazer o tampo e o fundo de jacaranda mas ainda nao escolhi qual madeira será o recheio.....nem a espessura deste, vou precisar de uma orientação....

Eu ja tenho o jacaranda , agora preciso escolher o restante dos componente, e fazer uma poupança para concretizar a ideia rsrsrsr.......

SkyHawk
Membro
# jul/14
· votar


FBlues_rock
Ficou muito bonita !!! Só não entendi bem o acabamento .... Vc usou tinta e cera ???? Explica isso melhor...

FBlues_rock
Veterano
# jul/14
· votar


Luis A.
Da Ibanez gosto apenas das semiacusticas, bons instrumentos e não são guitarras caras. Já as sólidas nunca me empolgaram também.

SkyHawk
Na verdade, tingi diretamente a madeira. Primeiro lixei até sair toda a tinta e verniz, ficou só a madeira "crua". Aí dissolvi anilina preta em álcool isopropílico (98% puro, quase 0 de água). A anilina encontra em lojas de madeira e artesanato, o álcool em lojas de eletrônicos. Apliquei, esperei secar, limpei a 'sobra', e repeti 3x, lixando com lixa bem fina para dar esse efeito "não uniforme" e aparecer a madeira. Não sei se precisava 4 mãos de tinta, mas como estava lixando e a madeira parecia não absorver bem, fiz assim.
Depois de limpar muito bem, apliquei algumas mãos de cera, esfregando muito para "queimar" (esquenta bastante e melhora a aparência).

Demora alguns dias para secar e sair o cheiro de cera.

Tem informações sobre processo similar em um blog, com resultado bem mais profissional que o meu:
http://guitarra99.blogspot.com.br/2011/03/quanto-custa-uma-boa-telecas ter.html

Acha outras infos net afora também, eu pesquisei bastante e conversei com a dona da loja de material e madeiras para artesanato, foi quem comentou sobre lixar após pintar.

Will Bejar
Veterano
# jul/14
· votar


FBlues_rock
Ficou muito linda!!! Agora, quero ouvir o som da criança... hehehehe...

Falando em som, acabei não levando a minha guitarra pra São Paulo pra fazer aquele teste. Quero ver se marco um ensaio, pra sentir o som dela em plena ação!!! hehehehehe...

Abraço!

RENATORATM
Membro Novato
# jul/14
· votar


FBlues_rock

Comentem aí!

Simplesmente linda , parabéns pelo trabalho !

FBlues_rock
Veterano
# jul/14
· votar


Will Bejar

RENATORATM
Simplesmente linda , parabéns pelo trabalho !
Ficou muito linda!!! Agora, quero ouvir o som da criança... hehehehe...

Brigadão! Caramba, nem imaginava que mais alguém curtiria tanto quanto eu!

O som é a melhor parte, lindo demais! Botei .012, com esses caps, o timbre me impressionou, articulado com apenas os singles são, mas sem o som "magro" que associava ao modelo (embora ainda rola um "quack", na pegada certa) :)

bruwhat_
Membro Novato
# jul/14 · Editado por: bruwhat_
· votar


Esse topico é exatamente oque eu procurava !!! hahahah

bom, vamos lah !!!
tenho uma strato preta com o escudo branco da cruiser da crafter. Tenho ela a uns 6 7 anos jah... ficou muito tempo parada a coitada... esses tempos me perguntei porque eu tinha parado de tocar, e acabei retomando !!! hahahaha

bom, pra começar, tiver que colocar uns potenciometros novos, pois os antigos estavam quebrados. Levei para um luthier amigo meu, e ele disse
para tomarmos uma cerveja enquanto ele colocava os pots... comentei que queria trocar o escudo tbm, e ele tinha um sobrando, mas era HSS o meu era SSS. Ele me vendeu o dele + o cap da ponte da condor. A furação era diferente, mas consegui fazer outros furos e colocar o escudo !!! ( me surpreendi com a madeira da guitarra, ele falou que era muito boa só pela facilidade de fazer os furos ).
O escudo agora é preto...

" Para, gastar dinheiro com guitarra ruim, guarda e compra uma guitarra boa !!! " nao, gosto dessa e temos envolvimento emocional jah !!! hahah

enfim, gostei de MAIS do resultado, o humbucker deixou o som mais minha cara, dai comecei a gostar da brincadeira, tenho varios planos pra ela hahaha...

bom, mas o proximo passo será comprar uma tarracha de qualidade e um cap pra ponte melhor...
Minha lista: Tarraxa gotoh MLB3-G preta, um nut de osso e um dimarzio tone zone !!!

nao vejo a hora de chegar tudo, estou ansioso pelo resultado !!!

FBlues_rock
Veterano
# jul/14
· votar


bruwhat_
Também curti a brincadeira, fico pensando qual a próxima a inventar.
Sobre os caps, pode comprar os melhores que puder bancar, nada disso de "não se deve botar caps que valem mais que a guitarra", por um motivo bem simples: quando e se quiser pegar outra guitarra futuramente, só tirar os caps e botar nela, coisa simples de fazer (nem precisa de luthier, basta o diagrama p não se perder).

JJJ
Veterano
# jul/14
· votar


bruwhat_
Esse topico é exatamente oque eu procurava !!! hahahah

Seja bem-vindo então!

Porém... especificamente o seu caso, acho que é mais tunagem do que propriamente "montagem" de uma guitarra, que envolve, no meu modo de ver, pelo menos algo mais "estrutural": braço, corpo...

Dá uma olhada nesse tópico:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/311776/

Talvez você goste ainda mais do que esse... hehehe

bruwhat_
Membro Novato
# jul/14
· votar


JJJ
Muito pertinente sua observação KKK ops JJJ ( hahaha )
vou ficar de olho lah tbm ! hahaha valeu !!!

clguitar
Membro
# ago/14 · Editado por: clguitar
· votar


Pessoal,

Aqui vai mais uma guitarra montada por mim mesmo. É uma cópia de Les Paul palmeirense.

http://s1144.photobucket.com/user/ciroleal/slideshow/

Comprei quase tudo no eBay. O corpo e o braço vieram da China. Tive que lixar bem o tróculo para poder colar direito.

A pintura eu fiz com anilina solúvel em água (só no tampo, no resto do corpo foi natural mesmo). Depois, passei algumas camadas de óleo de linhaça e, finalmente, envernizei à mão com goma laca, no esquema artesanal da "boneca", e também usando pedra pômis em pó para preencher os poros com a goma laca. Acho que ficou um brilho bem interessante e, principalmente, o acabamento ficou bem fininho, como eu prefiro.

As tarraxas são a única coisa mais "de marca": são Grovers com trava.

A ponte e o tailpiece são também de algum vendedor da China no eBay. A ponte é supostamente estilo Wilkinson, com carrinhos rolantes. Até o momento, a afinação tem sido bastante boa.

Os potenciômetros são Alpha 500K. Os captadores são Epiphone HotCH e 57CH (acho que esse é o nome), que eu tinha aqui em casa. O restante dos plásticos etc. foi tudo comprado no eBay, geralmente de vendedores chineses, hehehe

Apanhei muito para montar essa guitarra, que, a rigor, foi meu primeiro projeto (outros acabaram passando na frente, hehehe). Deve dar pra ver nas fotos que os furos para a ponte o tailpiece estão bem toscos, graças à minha inexperiência. Não sei se dá pra ver, mas já tem vários arranhõezinhos na pintura, além de algumas partes que poderiam ter ficado melhores.

Enfim, não é um resultado profissional.

Mas a guitarra está tocando direitinho, afinando e oitavando como se espera. Deu um pouco de trabalho nivelar os trastes (que vieram bem irregulares, apesar de confortáveis nas bordas do braço) e acertar a altura do capotraste.

O som da bichina tá bem legalzinho e ela tem um bom sustain. A madeira do corpo e do braço parece ser aquele mogno asiático que se usa por aqueles lados O tampo é de maple, mas o flame é só uma lâmina, evidentemente. Acho que a qualidade é bastante boa, considerando que paguei nos dois, com envio, 150 dólares.

Finalmente: o logo do headstock eu mandei fazer num site americano, não vou me lembrar agora do nome. Mas ficou colado um pouco torto, hahaha.

É isso aí, abraço!

SkyHawk
Membro
# ago/14
· votar


clguitar
As fotos não estão abrindo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Montou uma guitarra? Mostre aqui sua obra!