"Palhetada" com os dedos

Autor Mensagem
Metallover1000
Veterano
# set/12


Entao, eu nao conheço ninguem que utilize essa tecnica (WTF??), mas quando comecei a estudar as tecnicas e tal por falta de uma palheta, usei os dedos da mao esquerda mesmo, e com o passar do tempo comecei a gostar, so que eu nao tenho nenhum amplificador, nem pedal, tambem toquei poucas vezes em um amp, nao da pra saber se da pra tirar um som dahora num amplificador. Agora, queria saber se tem algum problema com o som de saida usando um amp?
Agradeço desde ja, abraços...

AndreMagoo
Veterano
# set/12
· votar


Cara dá sim. Timbre "da hora" usando dedos somente:



Lelo Mig
Membro
# set/12
· votar


Cara tá cheio de grandes guitarristas que nunca ou eventualmente não usam palhetas. O vídeo acima é um deles...este aqui outro:



AndreMagoo
Veterano
# set/12
· votar


Grande Mark Knopfler! Comecei a tocar guitarra depois de ouvir Dire Straits!

Metallover1000
Veterano
# set/12
· votar


Nossa cara que legal isso, entao, qual a ventagem dessa tecnica?

Migs_LesPaul
Veterano
# set/12
· votar


Lelo Mig
Ahhh o Mark Knopfler, aprendi a tocar nesse estilo (Polegar, Indicador e Médio) graças a ele. Outro que usa os dedos e toca muito é o Jeff Beck!

Metallover1000
Veterano
# set/12
· votar


Ah, nunca tinha assistido o video do Dire Straits, nossa cara, tudo isso sem palhetas =]

Migs_LesPaul
Veterano
# set/12
· votar


Metallover1000
A vantagem é que você terá mais recursos e precisão em notas simultâneas em cordas diferentes. Fora o fator timbre, parece que ele fica mais grave quando se toca com a polpa dos dedos (estlio Mark Knopfler).

renatocaster
Moderador
# set/12
· votar


Acho que a maior referência é o Mark Knopfler, pois o Richie Kotzen começou a tocar sem palheta há pouco tempo. Sem contar que vários guitarristas de country também usam o "Fingerstyle".

Tem muita coisa boa no Youtoba sobre a técnica.

Plank
Veterano
# set/12
· votar




o andy do pro guitar shop tambem tem uma tecnica excepcional na mão direita :D

Jeps
Veterano
# set/12
· votar


Tem também a palhetada hibrida. Jimmy Page usava bastante.

Lelo Mig
Membro
# set/12
· votar


Jeps

Lembrou bem....Jimi Hendrix também usava muito e Jeff Beck também usa..(só cara ruim, né??)..kkk

Jeps
Veterano
# set/12
· votar


Lelo Mig

Pô, eu queria ser ruim desse jeito!! kk

renatocaster
Moderador
# set/12
· votar


Alguém aqui já viu algum guitarrista tocando com "dedeira"? Tipo aquelas que usa para tocar viola caipira? Eu já vi um cara usando esse artifício, e o maluco detonava, hehehe. Tinha que ver ele fazendo sweep com aquela porra, inacreditável!

Pena que eu vi isso há uns 7 anos atrás e foi ao vivo. Não tem o video no youtube pra demonstrar pra vocês. Mas era incrível o que o camarada conseguia fazer com a dedeira na guitarra, e tocando com drive!

bezerrabru
Veterano
# set/12
· votar


Eu toco só com o dedo ultimamente, até prefiro... da para ter uma boa técnica pra tocar Blues por exemplo.

Comecei há um ano com isto, devido ao uso de Slide Guitar (tanto em Standard Tunning quanto em Open E).

Procure Derek Trucks, é absurdo o que ele fazia sem palhetas.

Fora isto, tem também o Duanne Allman... Se eu não me engano, ele usava só os dedos o tempo todo (ou a maior parte dele), devido ao Slide...

Bom, sou suspeito para falar das técnicas que convergem para o Slide...

Lelo Mig
Membro
# set/12
· votar


renatocaster

Já vi sim Renato, no country tem muito. No country tem muito guitarrista que detona Banjo e Guitarra, aí, acho que prá não ficar tirando as dedeiras entre um e outro instrumento os caras se adaptam a tocar a guita com elas alguns chamam esta técnica de "banjo roll"... e geralmente tiram um som do K7.

Muitos usam pick só no dedão e deixam as unhas crescerem para ficar mais cômodo.

TatoPetry
Veterano
# set/12
· votar


bezerrabru
To na tua onda também, comprei um slide essa semana pra começar a estudar com ele e a palheta ta meio de lado. Tocar com slide de palheta é foda.

Metallover1000
Veterano
# set/12
· votar


Obrigado ae amigos ^^
Cara, consigo "fazer" mais harmonicos com a parte de cima da unha do dedo indicador do que com a palheta..
Depois eu vou gravar uns improvisos pra mim ver se voces curtem o meu jeito de tocar sem palheta...

chiock
Veterano
# set/12
· votar


renatocaster
Um que usa dedeira, também, é o Chris Broderick do Megadeth.

Alex guitar man
Veterano
# set/12
· votar


eu seguro meu dedo como se fosse uma palheta ^^

Tomaz.
Veterano
# set/12
· votar


Eu uso mais os dedos que a palheta. Consigo explorar melhor a "dinâmica" (diferença entre o ataque nas cordas) com os dedos.

Só quando vou tocar algo muito bruto, tipo SRV, é que uso palheta.

herikguitar
Veterano
# set/12
· votar


Metallover1000

E ai cara, tudo blz?

Bom, eu também abandonei a palheta. Não pratico técnicas avançadas como Sweep e etc, na verdade eu nem me interesso muito. Não acho que a palheta seja necessária em tudo, os dedos as vezes caem muito bem na música, tanto pelo timbre quanto pelo conforto.

Eu também não tenho amplificador. Usava VST, até que aconteceu um pequeno problema aqui e foi tudo por água abaixo. Mais comecei a tocar com os dedos após me interessar por Country e ter virado fã do Dire Straits, principalmente do Mark Knopfler. Me apaixonei pelo timbre do Mark Knopfler e desde então é só isso. Mas mesmo com a Guitarra desligada tenho gostado mais dos dedos do que das palhetas.

E como o pessoal falou, existem vários guitarristas talentosos que usam os dedos. Alguns usam somente os dedos, outros usam os dedos e a palheta alternadamente (parte da música com os dedos, outra parte com a palheta e etc.) e alguns usam os dois juntos (palhetada híbrida).

renatocaster

Alguém aqui já viu algum guitarrista tocando com "dedeira"? Tipo aquelas que usa para tocar viola caipira? Eu já vi um cara usando esse artifício, e o maluco detonava, hehehe. Tinha que ver ele fazendo sweep com aquela porra, inacreditável!

Sim, já vim sim. Realmente é o máximo. Já vi várias vezes guitarristas Country tocar dessa forma. Não lembro de nomes aqui, mais que é legalzão é mesmo.

Agora, deixo aqui minha contribuição auditiva e visual para o tópico. Dois vídeos do Dire Straits, um onde predomina o som com Drive - Money For Nothing - e outro onde predomina o som Clean - Sultans Of Swing.



Outros exemplos bons do som do Mark Knofpler com drive são as músicas: You and your friend, Heavy Fuel, Calling Elvis e Brothers in Arms.



Exemplos de outras músicas com o som do Mark Knopfler no clean: Tunnel Of Love, Telegraph Road, Going Home, On Every Street e Walk Of Life.


Abçs!

bezerrabru
Veterano
# set/12 · Editado por: bezerrabru
· votar


Sem palheta, que timbre, que técnica, que Feeling...

Pô, queria tocar só 1% deste cara...



Este cara se chama Derek Trucks...


Há também brasileiros que dominam muito bem a técnica de tocar sem palheta...

Otávio Rocha, um dos melhores guitarristas do MUNDO...



renatocaster
Moderador
# set/12
· votar


chiock
Lelo Mig
herikguitar

É muito maneiro mesmo. Pra tocar com destreza exige muito tempo de prática e treino, porque não parece ser fácil não.

Abs

nofear
Veterano
# set/12
· votar


Que som aquele do Kotzen hein... PQP!

Italo L
Veterano
# set/12
· votar


Mark knofpler toca pra caramba!!!

TatoPetry
Veterano
# set/12
· votar


Um caso interessante também acho esse aqui.
Eu tava tirando essa musica do santana e reparei que tinha alguns momentos que a guitarra soava bem mais aveludada e nunca soube o pq, até ver ele tocando ao vivo!

Reparem bem na mão direita como quando ele quer um som mais aveludado ele usa o polegar ou o dedo indicador.

rocknroll_guardian
Veterano
# set/12
· votar


Um guitarrista que acompanha o Roger Waters em turnê também não usa palheta... E o cara tem muito estilo... Por exemplo, quando ele vai dar uma nota forte e deixar soar, ele dá um toque forte nas cordas e abre a mão toda de forma a até fazer uma performance com essa técnica... Eu curto bastante, sempre procuro usar em músicas que não exijam muita velocidade!

Lelo Mig
Membro
# set/12
· votar


TatoPetry

Cara, têm uma merda, básica, fácil, idiota...mas que eu não consigo fazer nem fud..., que o Santana faz direto. Eu já cansei de treinar e pareço um retardado, que é "esconder" a palheta entre na parte entre o dedão e a palma da mão, ou fechar o dedo indicador e levar a palheta junto para trás do dedo.

Eu toco bastante com os dedos, já cansei de tentar isso, ia facilitar prá caramba, mas não consigo.......

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# set/12
· votar


Lelo Mig
É complicado pegar o jeito mesmo, eu sempre me enrolava nessa jogada. Agora consigo fazer com certa facilidade.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Palhetada" com os dedos