Review: Walczac V ROD Classic

Autor Mensagem
CABRON
Veterano
# jun/12


Antes de começar esse review gostaria de deixar claro que não ganho nada da Walczack, nem de nenhuma empresa nesse seguimento, não vivo de música, tocar guitarra pra mim é um hobby pelo qual sou apaixonado, toco guitarra desde 1988... Bom vamos ao que interessa.

Comprei uma Walczac V ROD Classic e vou tentar fazer um review mais detalhado possível.

Fiz a compra pelo site, onde fui rapidamente atendido em horário não comercial, se não me engano mandei um e-mail entre 21:00 e 22:00hs e recebi a resposta quase que imediatamente, legal, tirei alguma duvidas e fechei, efetuei o pagamento e quando foi confirmada pela operadora do cartão de crédito me deram o prazo de 20 dias, a guitarra chegou dentro do prazo.

A chegada – quando cheguei a portaria do meu prédio e peguei a caixa fiquei um pouco p... pois não gostei da embalagem, achei embalagem muito frágil, a guitarra vem dentro da capa que vem dentro de uma caixa de papelão apenas, sem nenhuma proteção de isopor ou um reforço interno de papelão para que quando uma guitarra com esse tipo de headstock angulado é posto deitado no chão vai haver o esforço do braço, como as transportadoras não tem cuidado com nada e os porteiros menos ainda, o braço pode sofrer algum dano, quando vi a caixa de longe ela estava em pé, achei menos mal porém quando peguei a guitarra estava de cabeça pra baixo, achei a embalagem um ponto muito fraco pois o transporte indevido pode comprometer seriamente a estrutura da guitarra, porém isso é um risco que a própria Walczak assume pois as guitarras tem garantia life time.

Desembalando – ótima surpresa simplesmente LINDA, melhor do que eu imaginava, esse modelo é todo em mogno com tampo em maple e escala em jacarandá, sua cor é Orange Sunburst com um verniz que tem um brilho lindo.

Construção – a guitarra é muito bem construída, é robusta e chama a atenção, mas como sou chato procurei minuciosamente por defeitos, achei apenas pequenos detalhes que serão percebidos apenas por quem realmente procurar e não considero defeito, achei apenas dois detalhes, no encaixe do braço próximo ao captador tem um pouco de excesso de verniz, bem pouco mesmo quase imperceptível, outro detalhe é na marcação da escala que é retangular em duas ou três casas tem um pequeno espaço entre a marcação de e a escala, é coisa bem pequena, de milímetros, quase imperceptível, na minha opinião são detalhes aceitáveis que em nada me incomoda pois quase não se vê, escrevi apenas para registro mesmo.


Braço – o braço é em mogno feito com 3 partes, quem não conhece esse tipo de construção procure no youtube que tem um vídeo da própria Walczak, uma ótima surpresa que tive é que o braço não tem aquela colagem que tem um corte diagonal próximo ao headstock, achei esse detalhe importantíssimo pois já vi algumas guitarras que quebram ou descolam exatamente ali, acredito que esse tipo de construção sem essa colagem contribua para maior durabilidade e estabilidade da madeira do braço, essa construção é um ponto forte nessa guitarra. A tocabilidade e o conforto são impressionantes, principalmente o acesso as ultimas casas, a colocação dos trates (dunlop jumbo) é perfeita, nenhuma rebarba e nenhum saltado, um detalhe importante que achei é o friso lateral, não é aquele de plástico comum que a maioria tem, é um filete de madeira clara que achei muito bonito, da um visual mais artesanal a guitarra, uma grande sacada da Walczak.

Corpo – comprei uma guitarra com pintura translúcida justamente para poder analisar os detalhes, mais uma vez me surpreendi positivamente, o corpo é feito em duas partes de mogno, o tampo é em maple, não é um maple figurado mas é bonito, acredito que o maple figurado onere o valor final da guitarra por ser uma madeira importada, um outro detalhe que achei importante, não tem aquele friso no corpo, na lateral da guitarra o maple não é pintado, gostei do resultado, acho que isso também deixa a guitarra com um visual mais artesanal, outro detalhe, é um tampo de verdade, não é aquela folha de maple de 2mm que é colocada somente p/ efeito de acabamento, o corpo tem exatamente 4,5cm de espessura (mogno) e o tampo (maple) tem 1,2cm, totalizando 5,7cm de espessura.

Captação – Essa guitarra vem equipada com captadores Walczak Custom (fabricados pela MALAGOLI), os modelos são STANDARD braço e ponte com as seguintes especificações:
Braço - Resitência: 9k neck | Magn: Ceramic regular | Cable: 4 conductor Tone: bass 6 / middle 7 / treble 7
Ponte - Resitência: 14k bridge | Magn: Ceramic regular | Cable: 4 conductor
Tone: bass 6 / middle 7 / treble 7
Achei a captação o ponto fraco dessa guitarra, não consegui gostar, principalmente o do braço, tem um som um pouco abafado, não é tão definido como eu pensava, enfim, não gostei, o da ponte é melhor, tem um som mais aberto, também é um pouco abafado, porém menos que o do braço, é mais versátil e me agradou mais que o do braço, enfim, captação é pessoal, vou trocar os dois. Achei que a captação fosse melhor, acho que eles estão no nível dos originais das epiphones de melhor qualidade.

Ferragens – as tarrachas são grover, me surpreenderam positivamente, sempre ouvi falar bem delas mas não conhecia, estão no mesmo nível da gotoh, seguram a afinação e são muito precisas, a ponte e o cordal são Wilkinson.

Elétrica – é superior as orientais, bem feita e organizada, porém os potenciômetros e capacitores serão trocados.

Considerações finais – depois de um UP de captadores e parte elétrica essa guitarra vai ficar do jeito que eu quero, nunca tive uma guitarra que não tivesse que trocar alguma coisa, pois pequenos detalhes são de gosto pessoal, gostei muito da guitarra, nunca toquei em nenhuma epiphone que tenha me agradado tanto, desconheço les Paul nacional fabricada em série de igual qualidade, é uma ótima compra, recomendo, gostei tanto da marca que em breve estarei comprando uma tele, acredito que a Walczak está no caminho certo, parabéns, sempre fui descrente quanto a produtos nacionais, nunca achei que fosse possível produzir produtos de qualidade voltados para o músico aqui no Brasil, só que hoje essa história mudou, temos amps, pedais, instrumentos, cabos e captadores de altíssima qualidade.

afonso727
Veterano
# jun/12
· votar


Show de bola cara, tem fotos da nova aquisição ? xD

Shapu
Veterano
# jun/12
· votar


Walckzak owna haha. Futuramente terei uma deles e uma do Peruzzo, mas bem futuramente. Confesso que primeiro quero u ma deles hehe.

Por que não escolheu os caps custom deles ? tipo firebird e o 59 ? pelo video do Teo dornellas, achei o som incrivel.

CABRON
Veterano
# jun/12
· votar


afonso727

Tenho sim, mas não sei como disponibilizar aqui no forum

Shapu

Quando comprei não havia nenhuma informação no site a respeito dos caps, apenas informava que a captação era Walczak custom

Shapu
Veterano
# jun/12
· votar


Quando comprei não havia nenhuma informação no site a respeito dos caps, apenas informava que a captação era Walczak custom

Ah certo hehe.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jun/12
· votar


CABRON

No site tá lá dizendo que os captadores são Walczack Custom Zebra JB.

Como eu vejo as especificações desses captadores?

Eu tô maluco por essa V-Rod Classic, vou comprar uma, mas queria com captadores de alnico. Se esses Custom Zebra JB não forem, vou ver se pego uma como eu fiz o orçamento, com caps Seymour Duncan.

Claudio Walczak
Veterano
# jun/12 · Editado por: Claudio Walczak
· votar


CABRON
GuitarristaDoNickEstranho
Shapu

Deixa eu fazer uma aparição aqui para explicar a questão dos captadores.

Os que equipam a nossa V-Rod Classic são do modelo STD, é um modelo feito com matéria-primas nobres e feitos com alta qualidade um a um. Mas é um captador econômico, mas accessível e bem equilibrado, para todos os gostos.

Os outros captadores da linha já são mais parecidos com os Seymours, Gibsons e afins, tem tudo de melhor que pudermos colocar, e cada um com personalidade própria.

Imaginem, que os nossos STD seriam os caps que equipam uma guitarra famosa mais simples de entrada e os outros equipariam guitarras mais clássicas e caras da mesma marca.

Outro fator é que os STDs são cerâmicos, os outros da linha em geral são em Alnico V e Ceramic 3 Bars.

O que não abrimos mão é da qualidade, sempre!

Qualquer duvida, acesse nosso site: http://www.walczak.com.br/captadores-walczak-custom.php

Podemos na venda mudar a captação, tem um pequeno acrescimo, nada que vá desanimar.

Em fim, não quero influenciar no Review, é só para ajudara esclarecer.

Abraço galera!

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jun/12
· votar


Claudio Walczak

Muito bom! Nem precisei mandar e-mail! hehehe

Se possível, me tire uma dúvida então. Por que no site, na página da v-Rod Classic, tem escrito nas especificações: Captadores Walczak
Custom Zebra JB?

TatoPetry
Veterano
# jun/12
· votar


Cabron
Vai na fé na gt-500 meu velho, eu tenho uma custom em ash e estou apaixonado.
Estranhei o comentario dos caps pois a minha veio com os walczak custom também (buffalloozed na ponte e cadillac 59 no braço) e o que mais me surpreendeu foi a qualidade da captação que eu ja planejava trocar futuramente.

CABRON
Veterano
# jun/12
· votar


Claudio Walczak

Compreendo sua colocação, sei que é dificil agradar em todos os quesitos, se isso for feito o preço final será astronômico e não compensará, acho que a Walczak está no caminho certo, fazer a venda direta e ouvir o consumidor foi uma grande sacada, é hoje o grande diferencial da Walckzak, a custom shop tb é uma grande sacada, contimuem assim, pois dessa forma nós e vocês só teremos a ganhar.

TatoPetry

Captação é uma discussão meio complicada, é um gosto pessoal, a questão não é a qualidade, é o timbre, vou dar um exemplo bem prático, é indiscutivel a qualidade de um seymour duncan JB, porém é um captador que não me agrada, já tive um e não gostei, acho que ele soa muito agudo e estridente, porém como falei anteriormente sua qualidade é reconhecida e muito utilizada mundialmente, por isso existe uma infinidade de captadores com várias caracteristicas diferentes.

El_DoradoUK
Veterano
# jun/12
· votar


CABRON
Parabéns pela Lespa, parece ser uma excelente guita. Se as guitarras Walczak forem tudo aquilo que dizem. Tenho um desenho antigo que gostaria de mandar fazer. Seria o pesadelo de quem curte as telecas.

vintagentleman
Veterano
# jun/12
· votar


Cabron,

Tenho duas guitarras com captadores Custom Shop, mas da própria Malagoli, aqueles mais caros que são feitos sob encomenda, numerados e tal.
Uma é HSS com corpo de alder e a outra é HH com corpo de freijó. Ambas têm um som incrível, nada abafado. Mas não são cerâmicos e sim de ALNICO 5 e 8.
Zero reclamações deles. Mas eu não poupei despesas, se é que me entende...
Outra coisa que eu estranho é a comparação que o Walczak fez entre os captadores STD dele e os que vem nas Gibsons Studio em relação às mais caras...
Cara, eu tenho uma studio e posso afirmar que não tem nada a ver, ela tem captação Gibson, som de Gibson e enfim é uma Gibson, obviamente.
Pela minha experiência muito boa com os Malagoli top de linha, pelo que você falou do som abafado dos que vieram na sua Walczak, acho que a comparação referida simplesmente não procede, porque a distância qualitativa entre os cerâmicos Malagoli e os Custom Shop deles é muito grande, e eu acredito que nem haja diferença na captação de uma Gibs studio para as outras, e se existir é mínima...

Claudio Walczak
Veterano
# jun/12
· votar


CABRON

Obrigado amigo. É bem complicado vender instrumentos bons a preços justos sem o peso de um Headstock famoso, mas estamos tentando mudar as coisas.

Para você ver como são as coisas, o STD foi feito em base aos JBs, já que são os preferidos por muita gente, é um questão de gosto mesmo.

vintagentleman

Olá amigo, o que eu quis dizer é que toda empresa tem o seu básico, intermediário e o seu top de linha, entende? Nada de referência a som, etc. Só uma comparação comercial.

Quanto aos nossos captadores, são feitos pela Malagoli da mesma forma que os Custom Shop deles, com o mesmo material, máquina e pessoal. O nosso STD tem um projeto mais simples e equilibrado, só isso. Tanto que os captadores HH777 da Malagoli usam também imã cerâmico, tem um som absolutamente diferente. O que muda é o projeto.

Abraço galera!

renatocaster
Moderador
# jun/12
· votar


CABRON

Excelente review, cara. Parabéns pela aquisição!

Se puder depois postar uns sons serial legal. Até mesmo para a gente também sacar o timbre, poder ter uma ideia do que vc falou principalmente sobre os captadores.

Ahn, umas fotos também, não seria nada mal, hehehehe :)

vintagentleman
Veterano
# jun/12
· votar


Claudio Walczak,

Entendi, você não estava se referindo a qualidade de timbre e sim ao aspecto comercial.
Quanto aos PUPS deve ser questão de gosto mesmo. Eu por exemplo não tive uma experiência boa com os cerâmicos devido ao mesmo problema relatado, de som fechado, "para dentro", e não eram Malagoli e sim Ibanez. Então para o meu gosto os ALNICO são perfeitos e ficam excelentes em guitarras com boas madeiras como as que vocês fazem, ainda mais ligadas em valvulados.
Compreendo seu esforço em oferecer o melhor produto possível dentro do orçamento do cliente. Isso é muito bacana e a empresa está de parabéns. Imagino que deva ser como "matar um leão por dia" competir com os chineses que vendem de porcarias a alguns produtos de qualidade a preços sempre difíceis de serem batidos, ainda mais considerado o custo para produzir no Brasil.
Creio que na média vocês oferecem produtos melhores.
Abraço

CABRON
Veterano
# jun/12
· votar


renatocaster

Obrigado cara, o som eu vou ficar devendo pois não tenho equipamento de gravação, o que tenho é uma camera digital e a qualidade do video não é boa, quanto as fotos eu não sei como faz p/ postar aqui.

El_DoradoUK
Veterano
# jun/12
· votar


CABRON
Em relação ao shape do braço da sua Les Paul. O braço é gordo, ou é mais fininho. Tem como dar uns exemplos comparativos?

Claudio Walczak
Senhor, Cláudio.
No site ta faltando as informações sobre as medidas do braço. Largura no primeiro e ultimo trastes, qual é o shape do braço ( C, D etc.). Comparativamente, ele é um braço que se assemelha ao de qual guitarra.

Uns modelos que tenho duvida: Gt500, Walkirie e Magna.

Vocês no Custom Shop podem trocar os braços de cada modelos. Por exemplo, uma Magna com braço de tele. Só um exemplo.

Grato

CABRON
Veterano
# jun/12
· votar


El_DoradoUK

Tomando como base esse blog ( http://guitarra99.blogspot.com.br/2011/09/braco-de-guitarra-formasshap es.html ) para ficar mais claro p/ quem não conhece, o shape é em D, porém não é tão fino quanto das IBANEZ e JACKSON e é milímetros mais estreito, é mto confortável, a pegada é fantástica, esqueci de colocar no review que a guitarra já vem com uma regulagem muito boa de fábrica, também recomendo colocar cordas 11 no mínimo, não só essa como em qualquer les paul, o som fica mais encorpado, a diferença é bem perceptível.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jun/12
· votar


CABRON

Será que dá muita diferença nos bends e vibratos trocar de .010 pra .011 numa les paul??

Digo isso porque já vi gente dizer que dá muita diferença em outros modelos, mas na les paul não dá muito trabalho pra se acostumar porque a escala é um pouco mais curta. Procede??

Pretendo fazer uma no Custom Shop deles, então esse será um detalhe que terei que mencionar, já que na minha cidade não tem luthier pra fazer as regulagens necessárias pra mudança de espessura do encordoamento.

renatocaster
Moderador
# jun/12
· votar


CABRON

Obrigado cara, o som eu vou ficar devendo pois não tenho equipamento de gravação, o que tenho é uma camera digital e a qualidade do video não é boa, quanto as fotos eu não sei como faz p/ postar aqui.

As fotos vc pode tirar e postar em algum desses sites de compartilhamento de fotos. Tem o imageshack, o picasa web, 4shared, flickr. Basta escolher um desses, criar uma conta (é rapidinho) e upar as fotos.

No aguardo, hehehe o/

CABRON
Veterano
# jun/12
· votar


renatocaster

OK, vou verificar esses sites que vc informou e postar as fotos.

michelcuccomo
Veterano
# jul/12
· votar


eu tenho uma classic custom da walczak simplesmente fantastica.
admirada por todos, perfeita construcao, captacao 59,firebird!!!!!

quem quiser ver fotos acesse.

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.367429906645535.89329.100001 355852437&type=3

Del-Rei
Veterano
# jul/12
· votar


CABRON
Fala, cara!!!
Bacana, é bom quando ficamos satisfeitos com os equipamentos!!

Há quanto tempo você tem essa guitarra?
Já tocou em volumes altos (ensaios/shows)? Como ela se saiu?
Qual o equipamento (amp/pedais) que você testou nela?

No aguardo de fotos e sons!!
\o/

Um aceno de longe!!!

CABRON
Veterano
# jul/12
· votar


Del-Rei


Há quanto tempo você tem essa guitarra?
3 ou 4 meses

Já tocou em volumes altos (ensaios/shows)? Como ela se saiu?
Poucas vezes toquei em volume alto com ela, não tenho banda, apenas tenho amigos musicos e nos reunimos sempre que possivel, toquei apenas com um drive e um delay em um Acedo 302 de um amigo, ele se saiu muito bem, principalmente depois do UP que fiz, troquei os pots, blindei, troquei os capacitores e captadores, coloquei um ROSAR heartbraker no braço e um punchbucker na ponte, ficou animal.


Qual o equipamento (amp/pedais) que você testou nela?

drive e um delay em um Acedo 302, em casa eu toco com um Laney LV100 e uma BOSS ME25.

Na minha opinião a Walczak achou um nicho de mercado que até então não existia aqui no Brasil, tirando o revenderdor ela consegui o que todos nós gostamos, preço justo, essa guitarra está no nivel das epiphones TOP, aquelas TOP que quase não se vê por aqui, porém com um custo beneficio melhor e garantia life time, na faixa de preço dessa guitarra não tem similar no mercado em termos que qualidade de construção, madeiras e ferragens.

CABRON
Veterano
# jul/12
· votar


michelcuccomo

Show essa guitarra, que cor é essa? na foto não parece preto, parece ser uma cor tipo metálica ou é impressão? Em breve vou postar as fotos da minha.

Del-Rei
Veterano
# jul/12
· votar


CABRON
Bacana!!
Nunca toquei num Acedo, mas falam bem dessa marca.
Mesmo não tendo banda, ter guitarra e tocar com amigos é sempre uma diversão!!

Vou dar uma sondada nessa Walczac.
Provavelmente não vou comprar nenhuma, mas é sempre bom pesquisar a respeito de novas marcas, hehe.

Valeu, cara!!

Um aceno de longe!!!

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jul/12
· votar


CABRON

Você usa .011 na sua V Rod??

vou fazer uma custom shop com eles em breve e queria colocar cordas .010 ou .011. As .010 eu sei como se comportam porque tenho uma strato com cordas desta espessura, os bends são muito pouca coisa diferentes da .009.

Agora queria saber da .010 pra .011... Porque dizem que melhora o timbre e tals, e dizem que não é tão difícil de acostumar porque lespa tem escala menor e fica mais confortável...

O que me diz?

CABRON
Veterano
# jul/12
· votar


GuitarristaDoNickEstranho

Eu toco com .10 em strato, essa guitarra veio com .10, troquei por .11 p/ ver se tinha mta diferença, e tem, a diferença é notável, segundo a walczak ela vem com d'addario de fábrica, eu particularmente não gosto dessa corda, tenho usado somente elixir e SIT, como não tinha elixir onde costumo comprar eu coloquei a SIT .11 que considero uma ótima corda, resumindo, tem uma melhora de som significativa sim com .11, regulei ela e me adaptei rapidamente, a pegada da guitarra tb é exelente, vale a pena colocar corada .11

CABRON
Veterano
# jul/12
· votar


Del-Rei

Acedo é certeza de bom produto, estou namorando um Acedo 290, estou realmente apaixonado, ainda não tive oportunidade de tocar um 290, em breve irei a SP a trabalho, vou dar uma passada na casa de um amigo que tem um 290, assim que as dividas diminuirem vou comprar um, caso não conheça taí o video:
http://www.youtube.com/watch?v=nXRjPY7FPLA&feature=player_embedded

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jul/12
· votar


CABRON

Pois é, cara... Fiquei bem curioso pra saber como é.

Só o que me causa um receio é a possibilidade de desconforto grande nos bends e vibratos, que uso bastante.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review: Walczac V ROD Classic