É vantagem aprender guitarra sem aprender violão?

Autor Mensagem
Luiz96
Veterano
# jun/12


Boa noite..
Primeiramente, quero dizer que eu procurei nos tópicos de buscas e no "google" porém não achei as respostas para as minhas dúvidas (no máximo parecidas)

1- Não sei nada de música. To entrando de férias essa semana e vou tentar aprender violão em casa , da certo ou tem que ir pra um professor.. tal. Até pq n que eu n tenha condição, sendo que sei la, n curto mt gente num canto só...
2- Se eu quiser ir direto pra guitarra vai ser dificil entrar no ritmo? (Essa eu iria fazer com auxilio de professor) Sem falar que eu ia ser mt zoado pela galerinha?
3- Eu to indo pros eua esse mes ainda, é interessante eu comprar guitarra la, ou é melhor esperar um tempinho , aprender e comprar aqui? (Uma guita até 200 dólares 250, pq tenho que pegar um bucado de eletronicos).
4- Em quanto tempo eu ja desenrrolo violão se eu fizer uma pratica de todo dia umas 1 hora?


PS.: Não achei nos tópicos de busca lembrando.. se tinha me desculpem.. achei só casos parecidos de pessoas que pelo menos tinham uma certa ideia.. mas n nenhuma ideia.. Valeu ai..

tt_tecnology
Veterano
# jun/12
· votar


Acho que é bom aprender violão primeiro, para quando ir para a guitarra já ter uma boa pegada e uma base também, respondendo as perguntas:

1-Cara, eu aprendi violão quase que sozinho, mas para dar um empurrão inicial, procura alguem que já toca, para que ele te dê umas dicas. Eu comecei assim.

2-Bom, só depende de você, mas saiba que pra comprar uma guitarra, terá que comprar junto um amplificador, então sujiro que compre um violão primeiro. Além do mais, quase todas as coisas que se aprende em guitarra dá pra aprender no violão.

3-200 dólares dá pra pegar uma guita legal lá, mas lembre-se que terá que comprar um amplificador junto.

4-Bom, acredito que tu consiga fazer as pestanas no terceiro mês se aprender sozinho(comigo foi assim), mas o importante é pegar o violão todo o dia para poder aprender.

Its Fucking Boring To Death
Veterano
# jun/12
· votar


Guitarra é guitarra. Violão é violão.

Lógico que se vc souber tocar um instrumento na hora de aprender outro, é melhor. Mas, não é essencial.

akira_gmg
Veterano
# jun/12
· votar


Luiz96
Vou responder aqui:

1 - Assim como muita gente aqui, eu também aprendi violão sozinho, vendo video-aulas, ouvindo e tentando muito. No começo é meio complicado, você se perde e olha uma tablatura e fica se perguntando o que é "b" ou "h". Mas conforme você vai pesquisando, começa a ficar mais fácil. Você falou que vai começar a aprender violão em casa, você tem um violão? Se tiver, comece brincando nele, aprendendo alguns acordes, ler cifras, tabs, técnicas básicas, pestana etc. Se não tiver, e já quiser ir pra guitarra, vá em frente.

2 - Bom, eu comecei no violão, mas eu sempre quis tocar solos, fazer tapping e ligados estilo Zakk. Pouco mais de um ano depois de ter comprado meu violão eu já comprei minha guitarra. Eu acho que é bom começar no violão de nylon. Por que? Porque as cordas não vão machucar tanto seus dedos no processo de aprendizagem, elas são mais macias.

3 - Véi, a escolha é sua agora.

4 - Na verdade, é quando você achar que já "desenrolou.". O Slash sabia três acordes e já queria formar banda. Aí é por sua conta.

CaioRobertoBR
Veterano
# jun/12
· votar


Luiz96

Vc pode começar com a guitarra sem problema algum, embora violão e guitarra sejam bem semelhantes é um pouco diferente tocar um e o outro.

Mas na MINHA OPINIÃO, tu deveria dar pelo menos umas arranhadinha no violão, imagina só: sua galera descobre q tu tocar guitarra, ai ele pegam um violão e dão na sua mão pra animar a roda de amigos, ai vc fala " põw gente nao da, só toco guitarra", quem nao entende pensa logo assim " pow toca guitarra e nao sabe tocar violão, affs" , é legal vc fazer um barulho com a galera de vez em quando. Bom essa é minha opinião, faça o que for melhor pra vc.

Abçs.

Kaah_lol
Veterano
# jun/12
· votar


Violão e guitarra são bem parecidos. Eu aprendi violão sozinho, na época das revistinhas de música. Faz uns 9 anos, nem sabia o que era internet ainda kkkk
Mas é bom dizer que os dois são instrumentos diferentes (muitos sabem disso, mas tem abobados que acham que tocam guitarra só por fazer notas na quinta no violão). Já que vc ta indo pros EUA, compra uma guita lá. Mas vc tem que ver bem o que vc quer tocar, essas coisas. Pois se vc aprender, buscar mais de guitarra e descobre que a guita que vc tem não é a guita pro seu estilo musical? Daí complica...
Se eu fosse vc, faria o que o CaioRobertoBR disse, dava uma arranhada no violão. Só pra saber os acordes pra dar uma 'enganada', rsrs
Abraços

esdras_63
Veterano
# jun/12
· votar


CaioRobertoBR
Mas na MINHA OPINIÃO, tu deveria dar pelo menos umas arranhadinha no violão, imagina só: sua galera descobre q tu tocar guitarra, ai ele pegam um violão e dão na sua mão pra animar a roda de amigos, ai vc fala " põw gente nao da, só toco guitarra", quem nao entende pensa logo assim " pow toca guitarra e nao sabe tocar violão, affs" , é legal vc fazer um barulho com a galera de vez em quando. Bom essa é minha opinião, faça o que for melhor pra vc.
Hehehe, acontece isso comigo. Aprendi direto na guitarra e violão sei bem pouco (nem tenho um na verdade) e quando dão um violão pra mim acontece igual você descreveu mas tento me virar heheheh.

Eu acho que seria interessante você aprender violão primeiro pra pegar o esquema do negócio, mas não acho necessário. Eu acho violão e guitarra instrumentos diferentíssimos embora muitos achem iguais, então muita coisa que se faz no violão, não se faz na guitarra e vice-versa.

carlcarl
Veterano
# jun/12
· votar


eu comecei pelo violão porque não tinha grana pra comprar uma guitarra.
aproveita que estas indo pros states,compra uma boa guitarra.deixa guardada e compra um violãozinho vagabundo pra "arranhar mesmo" desta forma quando voce cansar de arranhar o violão corre pra guitarra.
uma das vantagens de começar pelo violão é que incomoda menos as pessoas que estão por perto.
abç
Carl

Drinho
Veterano
# jun/12
· votar


Luiz96

pode comprar a guitarra primeiro...

iniciantes costumam comprar violao antes porque com 100 reais voce compra um pra começar a tocar, se por um acaso nao continuar com o instrumento nao teve prejuizo.... mas nao que nao possa comprar a guitarra primeiro

tt_tecnology
Veterano
# jun/12
· votar


Drinho
100 reais?? Tonante?? ASHAUSHHA
Tem que pegar uns 200$$ e comprar um da SonicX da Giannini.

vintagentleman
Veterano
# jun/12
· votar


Violão e guitarra é tudo "GUITAR".

Leomju
Veterano
# jun/12
· votar


Luiz96
Cara... começa no violão sim. É muito bom!

E depois, vai ser triste se depois que já tiver pego as "pentas", tiver arriscando "solinhos" e não saber aquela musiquinha de quatro acordes no violão pra animar a rodinha de amigos né!

maspn
Veterano
# jun/12
· votar


violão e guitarra é a mesma coisa, só muda a pegada.

aff.

e sei lá cara, tocar violão acho uma delicia, bem mais do que guitarra.
é um instrumento com o som bem natural, pega um takamine que tu ve que não é vantagem alguma.

:)

Drinho
Veterano
# jun/12
· votar


100 reais?? Tonante?? ASHAUSHHA

nada... tem uns chineis ai de graça que funcionam...

pra quem tá começando tá otimo

Tiago Correia
Veterano
# jun/12
· votar


Curti esse Tópico.

Recentemente comecei a estudar violão mas já pensando em comprar uma guitarrinha. E mal sabia que seria proveitoso iniciar o violão antes da guita.

Valeu!

Stephan.Forte
Veterano
# jun/12
· votar


Violão primeiro, com certeza!!!
No começo suas mãos doem um pouco, principalmente os dedos, mas depois tu se acostuma, e quando for pegar uma guitarra vai notar que é MUITO MAIS MACIA de tocar do que violão, vai ser mais fácil pra vc aprender guita depois, e outra, todo mundo que conheço e não conheço que toca guitarra também toca violão, é estranho só aprender um dos 2, mas é você quem sabe.....

Jinkxs
Veterano
# jun/12
· votar


Luiz96

Acho violão ideal pra começar. Como o Drinho falou, com 100 pila já dá comprar um Michael e tirar um sonzinho.

Outra coisa... com violão você rapidamente pode juntar uma roda de amigos e fazer uma brincadeira. É legal e motiva o aprendizado.

Já com a guitarra é mais complicado. O investimento inicial e maior e os resultados levam mais tempo. E a guitarra é um instrumento que precisa de acompanhamento, e demora um tempinho pro iniciante ter a segurança necessária pra se aventurar em uma banda.

Arimoxinga
Veterano
# jun/12 · Editado por: Arimoxinga
· votar


Pra mim isso ai é balela, visto que a teoria de ambas são iguais mudando apenas as técnicas da mão direita, como por exemplo usar os dedos ao invés de palheta....

Na minhã opinião, menos se você quiser tocar violão clássico começa logo na guitarra.

violão popular e guitarra são práticamente a mesma coisa o que fizer em um vale a mesma moeda no outro.

CaioRobertoBR
Veterano
# jun/12
· votar


Eu comprei primeiro meu violão pq eu não tinha grana pra comprar a guitarra, e tbm nao sabia se iria gostar, se eu nao gostasse o preju ia ser bem menos. Se não fosse por esses motivos eu teria começado direto da guitarra. Mas hj do graças a Deus por isso, pois aprendi (estou aprendendo :D) os 2 instrumentos e como eu era louco por guitarra (ainda sou) eu pegava 1 musica de violão e 2 de guitarra hehe e tocava no violão msm. Tenso eram os bend na corda 0.11 de violão ai acostumei com a "Dureza" do violão, quando comprei minha LP corda 0,10 parecia elastico :D.

Luiz96

Se vc tem certeza que quer tocar guitarra, vai em frente e compra. Mas se puder aprender violão tbm melhor ainda.

Abçs.

tt_tecnology
Veterano
# jun/12
· votar


CaioRobertoBR
Cara, até 0.10 de violão é mais duro do que 0.11 de guitarra(tive a chance de experimentar). Como digo: pega violão antes que daí tu vai ter pegada, de preferencia um 0.10 ou 0.11, quando tu for pra guitarra, vai parecer manteiga na tua mão.

Jinkxs
Veterano
# jun/12
· votar


Arimoxinga

Também acho muito preciosismo de alguns guitarristas que afirmam que são instrumentos "completamente" diferentes. Não são a mesma coisa, mas muito de um se aplica no outro.

Indico começar com o violão porque é mais barato e mais rápido conseguir resultados práticos. Afinal, com 3 acordes você já leva Knockin' on Heavens Door, La Bamba, Twist'n Shout, Sweet Chlid o' Mine, Do Seu Lado, etc... etc... etc... Ou seja, já dá pra levar um sonzinho "pras mina".... hehehe!!!

Com a guitarra também dá.... usando a mesmos acordes, mas aí tem que ter amp, e se não tiver tomada.... já era!!!

Depois, com o tempo, se a pessoa gostar mesmo, tiver paciência e presistência.... investe na guitarra e leva de bandeja tudo que já aprendeu com o violão.

CaioRobertoBR
Veterano
# jun/12
· votar


tt_tecnology
até 0.10 de violão é mais duro do que 0.11 de guitarra

To ligado, imagina o meu violao 0,11 e guitarra 0,10 :D

As vezes eu faço uns solinhos no violão pra aquecer, com Bend, Vibratos etc. ai toco facil guitarra dps.

PguitarMaxx
Veterano
# jun/12
· votar


cara hj em dia vc tem muito material na net pra aprender... eu aprendi tocar mesmo sozinho, com um professor só peguei umas batidas pra ter noção e umas dicas o resto peguei sozinho, guitarra eu usei um pouco do conhecimento que tinha no violão e partir disso eu fui me familiarizando com o instrumento, se vc quer aprender a tocar violão pega um violão se quer guitarra, pegue um violão primeiro. Digo isso pela praticidade do instrumento e seus princípios básicos, que se aplicam a guitarra. se vc quer mto fazer solos e tals, pegue um violão de aço, que é oque mais se "parece" com um guitarra. eu nunca tive um violão de nylon, comecei com um tagima dallas, de aço confesso que ele machucou bastante meus dedos no inicio, mais depois de 1 mes eu ja nem sentia mais dor, e nele aprendi mta musica que se usam guitarras, e depois quando peguei minha guita passei tudo pra ela. então esse é meu conselho, começa com o violão cara, isso não é uma regra, longe disso, tem mto fera que começou com uma guita véi, mais eu acho que vale mto apena começar com um violãosinho


digo isso tudo por experiencia propria

boa sorte

tt_tecnology
Veterano
# jun/12
· votar


Só acho que o cara deve aprender violão primeiro porque depois pode investir na guitarra, e se quiser um som mais pesado, pode investir numa corda 0.12 ou 0.13 sem problema com a mão acostumar.

Luiz96
Veterano
# jun/12
· votar


to ligado. Mas assim, eu sou loco loco loco pra tocar guitarra. Gosto pra caramba de Slipknot e de poucas musicas de metallica.
Tenho violão aqui sim, 3 cordas de naylon e 3 normais. as cordas "agudas" são pra naylon, na verdade, enfim.
Eu queria mt aprender só, sei la, eu aprendo mt bem pesquisando por mim mesmo, pois com professor eu so "decoro" e esqueço, a não ser que eu pratique pouco dia apos dia. Mas daí, não sei nem por onde eu começo a aprender. Meio que preciso de um "roteiro de estudo"
Beleza, supondo que eu compre a guita, compro pedaleira tbm?ou só a guita e o amplificador?
Vocês podiam me indicar um modelo de guitar até 200 250 dolares e um amp bom la nos eua?

Valeu ai pra glr que respondeu, achava que ia ser mo zoadão aqui AHEAHUE

LeandroP
Moderador
# jun/12
· votar


É vantagem aprender guitarra sem aprender violão?

Não! Não é vantagem!

Jinkxs
Veterano
# jun/12
· votar


Luiz96

Tenho violão aqui sim, 3 cordas de naylon e 3 normais. as cordas "agudas" são pra naylon, na verdade, enfim.

Os bordões (as 3 mais graves) são de nylon também, mas revestidos por uma "capa" de aço.



Mas daí, não sei nem por onde eu começo a aprender. Meio que preciso de um "roteiro de estudo"

Violão:

Mão Esquerda:
Começe estudando os acordes fundamentais (dó, ré, mi, etc...) e seus desenhos no braço... na net tem vááários tutoriais. Depois treine a passagem de um acorde para outro.

Mão Direita:
Estude e treine as batidas (pra cima e pra baixo) e depois treine o dedilhado.

Começando assim dá pra pegar algumas músicas nas revistinhas e tocar em pouco tempo. Depois você se aprofunda.... aí avalia se é legal ter um professor ou não.

PguitarMaxx
Veterano
# jun/12
· votar


Beleza, supondo que eu compre a guita, compro pedaleira tbm?ou só a guita e o amplificador?

pra começar, e pra não gastar muito, pega uma guita e um amp, pois quando vc começa a tocar guita vc n precisa de nada mais que um som clean e um drive legal, mais depois de um tempo, conforme vc for aprendendo vc vai sentir a necessidade de uma pedaleira, ou um pedal, ai vc pensa nisso

PguitarMaxx
Veterano
# jun/12
· votar


mais cara, eu aconcelho vc aprender primeiro o violão, pq guitarra apesar de ter os mesmos princípios do violão, tem uma pegada diferente

Jinkxs
Veterano
# jun/12
· votar


Luiz96

Beleza, supondo que eu compre a guita, compro pedaleira tbm?ou só a guita e o amplificador?

Putz... nem começou a tocar e já tá com a GAS atacada??? Caraca!!!

Bem vindo ao clube....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a É vantagem aprender guitarra sem aprender violão?